Primavera escrita por Fadaravena


Capítulo 1
Capítulo Único


Notas iniciais do capítulo

Campanha em prol de aumentar o blmatsu no fandom brasileiro, que venham todas as combinações do arco-íris.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/713111/chapter/1


Sol de primavera:
Um conjunto de cores
Borboletas no céu

 

— Por aqui mano Ichimatsu. - Jyushimatsu exclamou ao longe

 Ao seu próprio ritmo, Ichimatsu atravessou a rua na faixa de pedestres até um extenso campo florido. Seu irmão mais novo carregava em uma mão um balde amarelo e na outra uma rede de apanhar insetos. Assim que o alcançou uma forte fragrância adocicada envolveu seus sentidos e fez pinicar seu nariz.

— Foi aqui que viu o besouro rei?

— E o mano Ichimatsu vai poder ver ele também. Não é empolgante? - ele balançou a rede no ar de um lado ao outro.

 Ichimatsu soltou um riso fraco.

— Sim, empolgante.

 Os dois começaram a explorar o campo. Boa parte dele era em céu aberto com a grama à altura do joelho, um pouco mais distante, porém, podia-se avistar o começo de um bosque com suas árvores altas e exuberando cores.

 Jyushimatsu ia à frente, quase se arrastando pela grama alta, enquanto ele ia atrás observando o irmão. O primeiro inseto que Jyushimatsu capturou foi uma pequena borboleta de listras azul-arroxeadas, no final das suas asas se estendiam dois alongamentos como a manga das vestes de verão, suas antenas eram bem compridas, era magnífica. Ichimatsu arregalou os olhos, admirado.

— É uma fraque, cauda de andorinha. - disse Jyushimatsu, concentrado, parecia um especialista examinando uma espécime exótica, as pupilas dilatadas.

 Ichimatsu apenas balançou a cabeça, assentindo.

— Lembra quando fomos para o festival e o mano Karamatsu estava usando um quimono todo aberto atrás?

— Tem razão, parece o Merdamatsu.

 Como confirmando, a borboleta se soltou da rede e deu várias voltas no ar, exibindo-se para os dois espectadores. Eles acompanharam a bela borboleta até esta pousar numa orquídea branca, quando se aproximaram ela alçou vôo e se despediu elegante pelo bosque. Os dois irmãos se colocaram um ao lado do outro olhando-a se afastar como a um avião na despedida de um amigo de longa data.

 Ficaram por um tempo absortos até um espirro de Ichimatsu os chamar de volta à caçada.

— Vamos ver por aqui. - chamou Jyushimatsu.

 Os dois caminharam até perto de alguns arbustos na extremidade direita do campo. Ambos se agacharam e começaram a afastar as folhagens. Enquanto faziam isso, sem perceberem, suas mãos se encontraram e os fizeram virar o rosto rapidamente um para o outro. O largo sorriso não abandonava Jyushimatsu, mas Ichimatsu sentiu a temperatura do corpo subir e se concentrar em suas bochechas. Desviou o rosto para o lado pigarreando.

— Talvez esteja próximo do bosque. - arriscou.

 O irmão balançou com vigor a cabeça para frente e para trás, junto com as mangas de seu casaco.

 Na metade do caminho Ichimatsu deu outro espirro, dessa vez mais forte. E então uma sucessão deles o acometeu de uma tal forma que sentiu os seus olhos coçarem.

— Seu nariz tá escorrendo, mano. - disse com simplicidade, estendendo-lhe um pano.

 Ichimatsu olhou para ele, depois para o rosto sempre sorridente de Jyushimatsu.

— Obrigado. - pegou o lenço e agora não só seus olhos, mas também seu rosto ardia. Assou o nariz e lhe devolveu o lenço.

 O sol ia caindo no horizonte tingindo o céu de laranja e vermelho. O doce aroma da manhã deu lugar ao sutil cheiro de terra da tarde. Jyushimatsu se aproximou do irmão que aguardava próximo de uma laranjeira e lhe estendeu o balde, lá dentro estava uma lagarta verde e cheia de pelos engatinhando de um lado a outro e subindo a parede do balde.

— Essa é uma kemushi.

— Kemushi. - repetiu.

— É o mano Choromatsu quando fala de trabalho, seus pelos do traseiro pegam fogo!

 Ichimatsu deu uma risada sonora.

— E esse aqui? - apontou para uma joaninha escarlate no fundo da rede.

— É o mano Osomatsu, e tá vendo aquela mariposa peluda no tronco, quase não dá para ver, né? É o Totty se disfarçando para não ser pego por um predador!

 Ichimatsu teve que concordar com essa.

 Mais para o finzinho da tarde, quando achavam que não iriam alcançar o seu objetivo avistaram em cima de uma rocha, num canto sombreado, um besouro maior que a palma da mão, escuro, com um chifre comprido se dividindo em dois menores na ponta.

 Ichimatsu ficou boquiaberto e soltou uma exclamação de espanto. Seu irmão colocou o balde no chão e com as duas mãos segurou o besouro.

— É incrível, Jyushimatsu.

— Não é? Agora o mano Ichimatsu também pode ver o maior inseto do Japão.

 Ichimatsu assentiu.

— É.

 

 Assim que voltaram para casa seus outros irmãos já se preparavam para dormir. Jyushimatsu contou empolgado sobre a pequena aventura e Ichimatsu prestava especial atenção à narrativa.

— Ei, Ichimatsu, seu nariz tá vermelho. - observou Osomatsu apontando para o seu rosto. Ichimatsu o cobriu no mesmo instante.

— Que é isso? Alergia? - seu irmão mais velho soltou uma gargalhada.

 Ichimatsu abaixou a cabeça e bem de leve confirmou.

— Isso não é bom. - Jyushimatsu disse, precipitado.

 Rapidamente arranjou um jeito de evitar o desconforto, veio por trás do irmão, e, com destreza, colocou uma máscara cirúrgica à altura do seu nariz. A sensação de incômodo de antes foi sumindo, virou-se para Jyushimatsu surpreso.

Agradeceu uma vez mais.

 Quando todos já estavam dormindo, Ichimatsu ainda acordado acariciou com carinho a máscara, recordando-se do dia, e algo dentro de si despertou aquecendo seu peito.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!