Diário sem sentido nenhum escrita por Clarice


Capítulo 8
Anunciação - Alceu Valença (+ Orquestra de Ouro Preto)


Notas iniciais do capítulo

Falando sobre música de novo! ♥
Deixem suas reflexões nos comentários.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/711763/chapter/8

Sei que no último capítulo, eu fiz uma análise de música, mas preciso muito falar sobre "Anunciação" de Alceu Valença. É um forró típico do nordeste, cheio de características culturais e históricas. Hoje, no entanto, quero falar sobre minha experiência pessoal com essa música e o motivo de eu gostar tanto dela.

Parte um - minha experiência

Sabe as sensações que sentimos quando estamos apaixonados? Rir sem motivo, sentir borboletas no estômago, uma mistura de ansiedade e alegria inexplicáveis? Acho que isso define o tema principal da música e especialmente o que eu senti quando ouvi a gravação de Alceu e a Orquestra Ouro Preto ontem. Quase não consegui dormir de tanta animação.

Quando eu tinha oito anos, música era uma disciplina obrigatória. Nós tínhamos flautas doces e aprendíamos a cantarolar algumas canções, coisa que eu adorava. E um dos meus passa-tempos prediletos era tentar tocar as músicas que eu ouvia na flauta. Claro que saía tudo errado, mas eu tinha oito anos, então mereço desconto. Por volta dessa época, nas festas juninas eu fui apresentada à dupla sertaneja "Vitor & Léo". - Cafona, mas eram meus ídolos de infância- Então um belo dia, eu ganhei o DVD de um show deles, comprado diretamente da feirinha aqui em frente de casa. A minha música favorita do DVD era "Anunciação", que mal sabia eu ser esse o nome, e muito menos de quem era. Eis que um dia eu consegui tocar ela toda errada na minha flautinha... Pronto, era o dia todo só no refrão!

Ontem eu lembrei por puro saudosismo disso e decidi ouvir a música, encontrando na primeira página do youtube uma versão com a Orquestra de Ouro Preto. Aconselho vocês a assistirem essa gravação e entenderem a sensação que eu tive. Alceu Valença usa muito em suas músicas, ritmos típicos brasileiros como os maracatus e repentes de viola, ele também adora o baixo elétrico e a guitarra, que também são muito presentes nessa versão.

*Observação importante: reparem na felicidade do maestro regendo, parece uma criança quando ganha doce. Reflete exatamente o que a música passa.

Parte dois - Reflexões

A letra fala da visita de alguém e a deliciosa expectativa daquele que espera. É como se ao saber da notícia de que esse alguém viria, o eu lírico não conseguisse conter tanta alegria dentro do peito e a externalizasse cantarolando pelas ruas das cidades de Pernambuco, com o sol quarando as roupas nos varais em uma manhã de domingo.

Quando sonhamos, idealizamos um futuro. Quase sempre, nós ficamos com um sorriso apaixonado no rosto do tipo "Ah, se eu tocar nessa orquestra um dia, imagina?" ou "Eu vou morar em uma casinha no interior com aquele(a) que eu amo e ter filhos" ou ainda "serei absurdamente feliz". Minha interpretação é a de que eu saio pelas ruas cantando sobre meu futuro:

"Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais!"

O momento antes do beijo, quando nosso coração começa a palpitar, ou quando estamos com muita fome e vamos dar a primeira mordida em um sanduíche, isso é a expectativa. Foi gravada uma matéria que falava sobre o significado dessa música, na qual Alceu Valença disse que havia uma inspiração para a composição dela: o nascimento de seu filho. Quer expectativa maior do que a anunciação de um pai ao saber que seu filho está chegando?

O ser humano tem cravado na alma o destino de buscar a felicidade.

"Anunciação" é minha trilha sonora pra essa busca.

***

Na bruma leve das paixões
Que vêm de dentro
Tu vens chegando
Pra brincar no meu quintal
No teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal

 

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais

 

A voz do anjo
Sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido
Já escuto os teus sinais
Que tu virias
Numa manhã de domingo
Eu te anuncio
Nos sinos das catedrais

 

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Escutem a música. Se eu fiquei toda felizinha por ter ouvido, talvez você fique também.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Diário sem sentido nenhum" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.