Diário sem sentido nenhum escrita por Clarice


Capítulo 5
Concerto para violoncelo em Mi menor - Edward Elgar


Notas iniciais do capítulo

Uma pergunta pra quem estiver lendo. Quero obrigatoriamente uma resposta.
Como você dobra sua roupa?



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/711763/chapter/5

O violoncelo é um instrumento da família das cordas. Ele faz a parte grave das vozes de uma orquestra, mas não é o instrumento mais grave dela, porque quem ocupa esse lugar é o contrabaixo. Temos então a ordem do mais grave pro mais agudo: contrabaixo, violoncelo, viola (a viola é um violino grande mais grave que um violino pequeno) e violino. Para tocar o violoncelo é preciso estar sentado em uma cadeirinha e usar o espeto que tem na parte de baixo dele como apoio no chão. Esse espeto se chama espigão. Antigamente, no período barroco, as pessoas tocavam com o violoncelo apoiado nas pernas apenas, mas ai a gente viu que ele é bem pesadinho e decidimos colocar um espeto. Ainda tem gente que toca sem esse espeto, porque tocam coisas do período barroco, mas o mais comum hoje em dia é tocar com o espigão.

Músicos que não tem nada pra fazer da vida, se algum de vocês estiver lendo isso, me perdoem por falar tanta merda.

Prosseguindo: o violoncelo também é chamado por abreviação de cello, que se pronuncia TCHELO. Não é vioLÃOcelo. Não é Sélo. Eu falava assim também. Ele é tocado com uma vareta que se chama arco. Essa vareta tem uma parte feita de crina de cavalo, a gente usa ela pra esfregar na corda (friccionar é mais chique, mas eu vou falar esfregar porque eu to afim.) e ai produz o som.

Quando esfregamos a crina do arco na corda, o som passa pelo cavalete e vai pra caixa de ressonâcia. Ai ele faz um passeiozinho bacana por toda a caixa e sai pelos Fs, que são esses buracos em formato de f na madeira. Quanto mais tempo o som demora pra percorrer a caixa de ressonância, mais grave ele fica. É por isso que os instrumentos mais graves são maiores e os instrumentos mais agudos são menores.

***

Eu acabei de chegar, não troquei de roupa, tenho que estudar várias músicas, mas estou procrastinando aqui. Sabe, eu participo de um projeto de orquestra de cordas na periferia de São Paulo. Toco esse trem ai que tanto amo. Veio um maestro bacaninha hoje que fala várias coisas. Ele fala muito. Sério. Mas dentre as coisas que ele fala, a maioria é meio filosófica e motivadora.
Só que pessoas que fazem isso me deixam confusa. Agora mesmo eu estou pensando:

"Ok, vida, o que a gente faz com você agora?"

***

A Música é uma professora que nos ensina coisas. Listarei algumas que aprendi com ela:

1. Você não é isso tudo não, baixa a bolinha ai.

2. Você tem que ter paciência, relaxa.

3. Você vai me amar tanto que nunca vai conseguir me abandonar por completo. 

4. Trate de aprender a não olhar só pro seu umbigo porque não é só você que tá tocando. Você não é o centro do mundo.

5. Eu vou conversar com você sempre que você abrir esses ouvidinhos ai pra mim.

6. Aprende a tocar a sua parte direito, se não todo mundo vai se prejudicar por sua causa.

7. Se você me estudar e tiver paciência, eu juro que você vai ficar felizinho, então não desiste.

8. Você não pode ficar se exibindo pras pessoas que estão começando agora, o certo é andar com gente que já é fera, porque cada vez você vai aprendendo mais.

9. Nunca ache que você não pode melhorar.

10. Nunca ache que você não pode piorar.



Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Me conte:
1. Qual é a sua, mano?
2. O que você acha desse diário nada a ver?
3. Como você dobra sua roupa?

Um xero



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Diário sem sentido nenhum" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.