1763 escrita por NightmareMoon


Capítulo 1
Capítulo 1


Notas iniciais do capítulo

Uma pequena drabble sobre o ponto de vista da Bahia quando decidiram mudar a capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro. Enjoy.
[fanfic postada também no social spirit: http://socialspir.it/4730087]



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/656833/chapter/1

Quando leu o documento, atirou em cima da mesa e se jogou na cadeira, furiosa. Quem aquele marquês idiota pensava que era para tomar tal decisão? Nem rei era! O que o verdadeiro monarca acharia disso? Será que ele sabia da mudança? E Afonso? Mandara apenas uma carta explicando tudo da maneira mais amena possível com aquelas palavras bonitas que só deixavam a pequena nordestina mais irritada.

Bahia massageou as têmporas, sentindo a raiva se dissipar e dar lugar a um sentimento estranho. Traição. Tristeza. Abandono. Malditos eram aqueles holandeses idiotas! Se Pernambuco não tivesse expulsado aquele idiota de cabelos arrepiados, ela mesmo teria feito sozinha com uma panela de barro! A Maranhão dissera era apenas uma decisão passageira e todo aquele ouro não poderia durar para sempre. Logo voltariam para o açúcar e tudo voltaria a ser como antes.

Mesmo assim, Bahia cumprimentou Rio de Janeiro e lhe desejou os parabéns pelo novo título, como havia aconselhado seu pai. Havia ficado tão furiosa com a ideia que acabara tendo uma briga feia com Luciano e até tentou fugir de casa mas seus irmão acabaram a convencendo para ficar e conversar com Brasil depois que esfriasse a cabeça.

Restava agora apenas aceitar tudo.

Sua época de ouro acabara, no final das contas.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Algumas informações que podem ser úteis (ou não):

— Resumindo, a principal atividade econômica durante o Brasil colonial foi o cultivo da cana-de-açúcar, com destaque na região nordeste. Os holandeses que vieram para cá se estabeleceram principalmente em Pernambuco, um dos maiores produtores, e acabaram aprendendo o método para uma boa produção. Depois que foram expulsos na revolução que ficou conhecida como Ressurreição Pernambucana, os holandeses foram cultivar a cana nas Antilhas caribenhas e com alguns métodos vantajosos, acabaram superando o Brasil na exportação, obrigando a colônia a procurar outro meio econômico pra poder "sobreviver". Com isso, a Coroa portuguesa incentivou os bandeirantes à explorarem o interior do território afim de encontrar metais preciosos. Ao descobrirem as minas de ouro, o governo decidiu mudar a capital para um lugar perto do fluxo aurífero, ou seja, o Rio de Janeiro.Quem decidiu fazer essa mudança foi o Marquês de Pombal, citado no comecinho pela Bahia.

— Acreditem ou não, os baianos não ficaram nada felizes com essa mudança. Tanto é que, quando Bahia tentou "fugir de casa", foi uma alusão bem suavizada ao movimento conhecido como Revolta dos Alfaiates, resultado do descontentamento da população baiana que visava se separar do resto do país.

— Quando Bahia disse que poderia acertar os holandeses com uma panela de barro, foi uma referência à heroína capixaba que defendeu sua vila Vitória da invasão holandesa, jogando água fervente nos caras e incentivando seus vizinhos a atacarem com coisas que dispunham, tais como paus, pedras e panelas. A ação surpreendente deu tempo ao donatário da Capitania do Espírito Santo, Francisco de Aguiar Coutinho, de fortalecer as defesas da vila, organizando militares e civis para um novo confronto. Porém, os invasores derrotados, humilhados e desanimados, zarparam quase de pronto, encaminhando-se à Bahia.

— Caso seja novato no fandom ou conheçam eles por outros nomes:
Luciano: Brasil
Afonso: Portugal

Bem, acredito que estas sejam as únicas referências. Comentários, sugestões e críticas construtivas são aceitas com muito amor e pasta. Kesesese, see ya~



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "1763" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.