A vida fora do plástico escrita por mokoli-me


Capítulo 1
Adubo da alma




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/648432/chapter/1

Da série: no rosto escorre água e sal.
Não me recomponho, essa água é adubo
pra terra que me veste (sobre emoção racial).

Você é uma criança, olha para seus colegas e se pergunta por que você é a única menina de pele escura na sala, se pergunta por que só tem duas pessoas na sala com cabelo não liso e você é uma delas. Olha para o livro que diz "as mulheres brasileiras têm a cor tropical", "existem milhares de negros no Brasil", as pessoas dizem "não existe mais racismo, os negros estão em pé de igualdade", mas quando você olha para a sala de escola particular, só vê o que ninguém vê: dois negros que, de alguma forma, foram parar naquele mar de crianças brancas de classe média.
Você, criança, tenta, mas não enxerga o que te faz igual, aceita que é exceção e talvez precise de óculos, porque ninguém vai entender sua falta de visão.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

História autoral. Pensamentos que tive aos 7 anos de idade. Eu não sabia o que era racismo, nem entendia muito bem a escravidão, mas senti em mim o peso do que era ser uma pessoa de pele escura e te digo: ali, de modo empírico, natural, nasceu em mim o sentimento de que a minha cor sugava o peso da igualdade que me faltava. Assim, de modo natural, comecei a negar o que eu era.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "A vida fora do plástico" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.