É óbvio, William. escrita por Laís


Capítulo 1
Jim


Notas iniciais do capítulo

A cena inicial é do final de The Great Game e eu retirei umas falas só p/ situar a história.
Essa história ficou martelando na minha cabeça um tempo e não resisti. Espero que tenha ficado bom.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/624506/chapter/1

-Aceite esse conselho, meu querido. Afaste-se. Embora eu tenha adorado isso, nosso joguinho. Sendo o Jim da tecnologia. Gostou do detalhe da cueca?

-Pessoas morreram.

-É isso que as pessoas fazem.

-Eu vou impedir você.

-Não, não vai.

-Você sabia, Sherlock? O que éramos... Ou melhor, o que seríamos? Você não me reconheceu, mas não o culpo. Faz tanto tempo... E, claro, você me conheceu por outro nome na época.

~x~

O irmão mais velho de James o segurou pelo pulso carinhosamente.

-Eu não quero ir – a criança repetiu o mantra das últimas horas em voz manhosa. –Você não aprendeu nada no último colégio em que estive?

-Jimmy, é a escola. Todas as pessoas precisam passar pela aterrorizante fase escolar. – O Sr. Moriarty tentou remediar a situação enquanto arrumava a mochila nas costas do menino.

-Mas as outras crianças são burras, eu não tenho paciência com elas.

Moriarty gargalhou sonoramente. Estavam em frente à escola onde pais davam beijos “de boa sorte e comporte-se” nas bochechas dos filhos.

-Jimmy, você só precisa ser normal e vai ficar bem – encorajou.

-Mas eu não quero ser normal! É entediante – James retrucou com beligerância e levantou o queixo em uma postura de desafio.

Vendo que sua bravata não surtira efeito, com um muxoxo de insatisfação, largou o braço do irmão e sentou no meio-fio. Os cotovelos apoiados nos joelhos e as mãos pressionando as bochechas. Jimmy – como somente o irmão o chamava – não era tão alto quanto as outras crianças da mesma faixa etária. Os olhos escuros combinavam com as madeixas arrumadas com afinco e entravam em contraste com a tez pálida do menino.

-Pensando melhor, ser diferente é bem legal - Moriarty sentou-se ao lado do irmão. - Mas também é difícil. Você está pronto para isso, Jimmy? Você sempre gostou de charadas, palavras cruzadas e buscas. Ama desafios. E ali, do outro lado da rua, está o maior desafio que você pode enfrentar. Sobreviver na escola sendo uma criança diferente. Achava que isso pudesse chamar a sua atenção.

O Moriarty mais jovem vincou a testa e lutou com o peso da mochila na hora de levantar.

-Eu vou ficar bem – concluiu peremptório.

-Quem sabe você não encontra outra criança perdidamente diferente para fazer amizade?

James não acreditava muito naquela hipótese.

-Agora eu preciso ir, tenho minhas próprias provas para estudar. – Moriarty lançou uma piscadela na direção do irmão e voltou pelo caminho que vieram.

~x~

-Eles não parecem gostar muito de você.

James estava recolhendo suas coisas do chão. Os papéis espalhados estendiam-se até a outra extremidade do corredor. Quando terminou de organizá-los, volveu o olhar para o garoto de cabelos cacheados à sua frente.

-Um pouco óbvio, não? – disse com a voz sobrecarregada de desdém.

-Mas eles se cansam. Valentões sempre saem em busca de uma nova vítima depois que a antiga perde a graça.

-Você gosta mesmo de deduzir o óbvio. E não importa, estarei longe dessa escola na próxima semana.

O menino pareceu ofendido e encheu sua réplica de orgulho.

-Meu nome é William Sherlock e eu só estava tentando ajudar porque o livro que minha mãe fez com que eu lesse dizia para fazer isso – virou as costas e saiu em passadas fortes e determinadas.

-Obrigado – James apressou-se em agradecer antes que ele sumisse de vista. Sherlock pareceu repensar sua decisão e ficou parado, esperando que o outro o alcançasse.

-Jim Reagan – apresentou-se quando chegou ao lado da primeira pessoa que fora gentil com ele na escola.

Andaram em silêncio e James notou uma certa postura altiva em Sherlock, como se ele visse coisas imperceptíveis aos olhos alheios.

-Você gosta de palavras-cruzadas – a afirmação viera abruptamente, como se Sherlock acabasse de perceber a presença de Jim ao seu lado. Estavam no pátio da escola, as outras crianças corriam e gritavam.

-Eu só faço palavras-cruzadas com o meu irmão. As outras pessoas desistem com muita facilidade.

-Não estava chamando você para jogar – Sherlock rebateu, como se dissesse algo óbvio – Estava deduzindo. É bem fácil. Vi vários folhetos de lógica no meio das suas coisas.

-Me parece mais observação do que dedução. É óbvio. Você observa e constata. Quando deduz, parte de poucas informações até uma conclusão maior. Contanto, se trabalhar nisso, pode descobrir o segredo das pessoas... Isso é o que o meu irmão diz, que quando você sabe o segredo de alguém, esse alguém pertence a você. – as palavras soaram com uma animação evidente.

-Por que eu iria querer isso? As pessoas não importam, os problemas delas que são interessantes.

-É claro que as pessoas importam! – contestou James – Elas são as peças.

-Se você diz... – Sherlock deu de ombros descuidadamente – Vai mesmo embora semana que vem?

Jim fez um leve meneio com a cabeça.

-Sim.

~x~

-Será que nascemos com um caráter predeterminado? Como uma bomba relógio em sua contagem regressiva? Quando somos crianças, já apresentamos os traços do que nos tornaremos? Ou somos algo e o caminho até aqui nos muda? Penso nessas coisas de vez em quando – disse enquanto caminhava languidamente pela área da piscina. Sherlock ainda mantinha a arma apontada em sua direção. - Sempre formos diferentes dos outros.

James Moriarty aproximou-se de John Watson que, por sua vez, usava um colete repleto de bombas que explodiriam ao mero desejo de Moriarty.

-As pessoas normais não são adoráveis?

-Não faço a mínima ideia do que você está falando – retrucou Sherlock.

-Jim Reagan. O garoto das palavras cruzadas.

A expressão de Sherlock alterou-se quando ele finalmente soube quem era James Moriarty.

~x~

-Como esse é meu último dia aqui nessa escola, trouxe isso para você.

Jim entregou um embrulho para Sherlock.

-Uma lupa? – fitou James com olhar desconcertado.

-Se você quiser ser um detetive um dia e descobrir o segredo das pessoas através dos detalhes, vai precisar de uma lupa. É óbvio, William.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Então, gente?
O Jim aparece com o irmão dele que, na minha cabeça, é o Professor Moriarty (talvez ele ainda apareça na série, vai saber). James Moriarty é o único nome que temos do irmão do Professor, então fui obrigada a inventar um sobrenome ali no meio.
Espero que tenham gostado!



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "É óbvio, William." morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.