Novas 365 Oportunidades escrita por barbiscatarry


Capítulo 1
Capítulo 1


Notas iniciais do capítulo

Ola pessoas! Escrevi essa história no dia 02/01 e decidi postar porque... Bem, talvez vocês estendam depois de ler. Boa leitura, espero que gostem!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/580376/chapter/1

Não foram poucas as pessoas que disseram: “2015 nos trará novas 365 oportunidades”. Para mim, tudo isso é bobagem. É sempre assim; prometem mudar e fazer a vida ter algum sentido, mas acabam esquecendo tudo depois de uma semana. Não, eu não sou apenas mais uma odiadora de festas que está aqui para dizer o quanto não deveria haver festa ou frases de ajuda nessa época do ano. Isso seria total hipocrisia, sendo que estou escrevendo isso e não fiquei em casa na noite da virada. Estou apenas dizendo que não acreditava nessas promessas falsas e muito menos nessa frase. Não acreditava. Até hoje.

O primeiro dia do ano começou como muitos, parado. Fiz minhas coisas normalmente e passei o dia falando sobre como 2015 seria legal, e sobre as minhas promessas (que eu acreditava que não iria cumprir, mas as fiz mesmo assim). Parei para pensar sobre renovação e sobre as tais 365 oportunidades, mas o máximo que consegui foi pensar em dias monótonos, como sempre. Talvez essas 365 oportunidades fossem apenas uma desculpa para nos tirar de casa em busca de algo novo...

Mas foi no segundo dia que minha ficha caiu. Acordei e fiz minhas coisas como sempre. Era um dia tranquilo como todos os outros, e ninguém mais falava ou refletia sobre o novo ano. Tudo estava normal; as pessoas estavam conformadas. E eu também estava, eu também parei de refletir sobre e aceitei que nada mudaria. Porque, no fundo, eu esperava que algo mudasse. Todos nós esperamos, vamos ser sinceros. É um novo ano, é tempo de recomeçar, todos estão felizes, e você está dizendo tchau a todas as coisas que te perseguiam no ano anterior! Algo tem que mudar, certo? Muito errado! A verdade é que mudanças não se fazem sozinhas, e muito menos com fogos de artifícios.

Entrei no computador e comecei a navegar por sites e mais sites que não continham nada de interessante. Tudo já tinha sido visto por mim antes, e as pessoas se tornavam cada vez mais robóticas, sempre agindo da mesma forma. Foi então que eu achei um site diferente. Era um site cheio de trabalhos. Trabalhos sobre qualquer tema que você procurasse, e você mesmo poderia enviar o seu trabalho para que outras pessoas vissem. E então eu parei e pensei novamente naquela maldita frase. Novas 365 oportunidades. E então eu pensei nos sites de fanfic, e também no Facebook. Pensei em todos os sites que conhecia, e pensei nas pessoas que conhecia também. Talvez realmente pudessem existir novas 365 oportunidades.

Vejamos bem, nós vivemos em mundo onde tudo é muito fácil graças à tecnologia. Se quisermos saber de algo, só precisamos digitar. Ou podemos pegar um ônibus e ir até algum lugar onde possamos obter essa informação. Ou podemos telefonar para um amigo e perguntar, ou até mesmo enviar mensagem. É tudo tão fácil! Mas mesmo assim nos contentamos em ficar parados sem fazer nada o dia todo, e, quando fazemos, é quase sempre algo inútil. Nós podemos moldar o nosso mundo da forma que quisermos, mas preferimos nos moldar da forma que o mundo quer. Pare e pense em como tudo poderia ser diferente. Estou falando de tudo mesmo. Pense em quantos amigos novos você pode fazer, em quantas coisas você pode ler, quantos filmes pode assistir, quantas fotos pode tirar, quantas diferentes decorações pode ter o seu quarto, e quantas diferentes roupas você pode vestir.

Ótimo, saímos da nossa zona de conforto inicial! Vamos mais fundo com isso, então. Nós podemos fazer muito mais, podemos ajudar outras pessoas também. Eu sei muito bem do quanto nos sentimos pequenos nesse mundo enorme, e parece que nós – com toda a nossa insignificância – não podemos mudar nada. Mas nós podemos. Acredite, você pode. Sempre saberemos de algo que outra pessoa não sabe. Sempre teremos algo que outra pessoa não terá. Vamos parar de nos exibir com isso, e vamos compartilhar mais. Nesse site de trabalhos, por exemplo, pessoas desconhecidas me ajudaram com diversas informações que para eles não é nada. Nos sites de fanfic, por exemplo, pensamentos são compartilhados e pessoas se sentem compreendidas, muitas vezes. Até mesmo no Facebook isso pode acontecer, podemos postar textos, fotos, e até vídeos. Podemos criar eventos e reunir várias pessoas que estão se sentimos entediadas – sim, isso vale como ajuda.

Temos a terrível mania de achar que tudo o que é pequeno é insignificante, tanto para o bem quanto para o mal. Prejudicar um pouco alguém é algo aceitável. Ajudar minimamente alguém é perda de tempo. Por que o pouco está sendo comparado ao nada? É claro que algumas ajudas são maiores que outras, mas isso não significa que você não deve ajudar minimamente, e que deve esperar até poder ajudar muito. Muitas vezes não temos condições de ajudar crianças pobres, muitas vezes não temos dinheiro suficiente para comprar milhares de brinquedos e comida para elas. Mas muitos de nós podemos sair do conforto de nossas casas e ir até a favela mais próxima para brincar de bola com uma criança. Parece que não é nada, não é? Mas, para aquela criança, pode ser muita coisa. Saber que alguém se importa já é muita coisa.

E se as pessoas falarem que você está dando pouco de si? Bem, com certeza é melhor do que nada. Você, e apenas você, sabe o quanto pode dar, e o quanto aquilo vale para você e para a pessoa que recebe. O resto não importa. Vamos sair dessa caixa, vamos mudar, temos ferramentas para isso. Pense que nesse exato momento você poderia estar mais feliz, ou famoso, ou rico, ou do jeito que você sempre sonhou. Pense que agora você poderia estar salvando uma vida, ou criando sorrisos, ou aprendendo algo novo. Mas nada disso nunca acontecerá enquanto estivermos dentro da maldita caixa.

Então é isso. Esse ano, eu prometo sair da minha zona de conforto. Não, essa não é mais uma promessa furada. Eu realmente vou sair. Pode ser com algo simples como conversar com alguém novo que eu nunca vi, ou com algo maior como ajudar alguém que realmente precise. Não importa. Esse ano, eu prometo aproveitar minhas novas 365 oportunidades.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Então... O que acharam? Comentem! Até a próxima, beijos!



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Novas 365 Oportunidades" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.