O Invento escrita por TamirisJ


Capítulo 4
Capítulo 4


Notas iniciais do capítulo

CAPÍTULO FINAL!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/573392/chapter/4

Me chacoalham. Abro os olhos, sobressaltada. Busca ar ruidosamente e percebo que estou fora d'água. Era um sonho.
Olho para frente, ainda assustada, e vejo Katniss me olhando.
– Vamos - ela diz. - O sol está surgindo e muito provavelmente os Carreiristas estão à procura de alguém para matar.
Aceno com a cabeça. Com um rosto sério e obediente, levanto o máximo a cabeça, vagarosamente. Meu corpo ainda dói muito, mas não tanto quanto já chegou a doer. Minha cabeça está melhor. Consigo andar rápido se prestar atenção no que faço e minha visão está 100% melhor. Devo tomar cuidado com minhas constantes tosses e rastros de sangue que deixo pelo caminho por conta das mesmas.
Estou tentando pegar um esquilo com a faca quando dou conta de que ainda não sei o que aconteceu no lago.
– Katniss.
– Sim.
– O que aconteceu no lago? - pergunto, olhando para ela.
Katniss para de colher as plantas e olha para mim. Seu rosto adquire um tom sombrio.
– Tudo - responde.
Ela olha para o céu, que está claro, e depois suspira.
– É uma longa história - continua - ,e devemos ter cuidado com os Carreiristas. Mas enfim, resumidamente, você caiu porque três lobos surgiram por trás de nós e dois Carreiristas e o tributo do Distrito 6, eu acho, na nossa frente, e o peso que você estava fazendo no gelo era enorme. Bem, os Carreiristas eram o tributo do Distrito 4 que atirou uma lança no garoto do 6, provavelmente você ouviu o canhão, e... - ela suspira e seus olhos brilham, tristes e raivosos - Peeta.
Levanto as sobrancelhas, impressionada. Era algo inédito, um Carreirista que não fosse dos Distritos 1, 2 ou 4. Deve ser difícil para ela... Ter um colega Carreirista. Ele lutando do lado dos bons, enquanto ela é deixada à deriva por alguém que confessara o amor por ela.
– Sinto muito - as palavras escaparam da minha boca antes de pensar em fazê-lo.
Ela simplesmente acenou com a cabeça.
– Bem... - ela continuou - Eles estavam primeiramente preocupados com os lobos. O tributo do 4 jogou sua lança novamente e acertou um no pescoço. Eu não podia te ajudar. Preparei meu arco, virada de lado e pronta para atirar onde teria mais conveniência. O gelo arrebentou aos pés do Carreirista e ele caiu na água... - ela pausou e eu acenei, me lembrando do cadáver que me levou à vida - Então ele tentou se esgueirar para fora, mas eu acertei uma flecha em sua cabeça.
Ficamos em silêncio uns dois minutos, enquanto Katniss relembrava sua primeira vítima.
Deixo ela à vontade para continuar.
– Bem, um a menos - ela diz, me deixando surpresa. Estava tão sombria e repentinamente comemora a morte de um garoto. Ah, sim, estamos nos Jogos Vorazes, onde matar é o objetivo. - Você estava batendo logo abaixo dos meus pés no gelo, e Peeta avançou para os lobos e lutava com um deles. Quebrou o pescoço de um enquanto o outro uivava, pedindo ajuda. Acertei uma flecha entre os olhos deste último, e foi quando você batia mais do que nunca no gelo. Olhei para Peeta, esperando por luta, mas ele se ajoelhou cuidadosamente e bateu no gelo onde você estava. Conseguiram quebrar o gelo, e os outros lobos chegaram, 10, aproximadamente. Tinha medo de que o gelo rompesse, mas só tinha tempo de preparar o arco e atirar - sua narrativa estava constante, ela sem fôlego, como se estivesse revivendo tudo novamente -, Peeta estava indo em sua direção quando um lobo o atacou e ele teve que lutar. Foi quando saiu do gelo sozinha. Após vencer o lobo, ele te aninhou no colo e eu matei o restante dos lobos. Peguei minhas flechas. Peeta alegou que devia voltar... - sua voz fica inconstante - me beijou e me ajudou a te trazer para essa caverna, a mais próxima do lago.
Olho para baixo, pensando nas mortes dos tributos do 4 e do 6. Uma lança e flecha. E eu quase morri por falta de ar. Penso nos outros tributos restantes. Quais serão as armadilhas preparadas para eles? Crianças tão jovens submetidas a isso!
Sinto uma ira súbita e forte, e desejo de fazer algo. Mas o quê? Qual o poder que eu tenho perante o da Capital? Tudo o que posso fazer é vencer. Ou ajudar Katniss a vencer. Ela merece.
– Katniss, vou te ajudar a vencer - digo, sentindo o peso de minhas palavras.
Ela olha para mim, surpresa.
– Me ajudar? Ajude a si mesma! Esses são os Jogos Vorazes! As regras não permitem ajuda.
– Então mude! - grito, deixando a ira fluir em minha palavras. Não sei o porquê de eu estar a apoiando tanto. Talvez por ser alguém que mereça ganhar se eu morrer - Mude as regras, Katniss! Você é a garota em chamas, não? Pois acenda uma fogueira, cujo churrasquinho é a carne da Capital ao invés da nossa!
Ela arregala os olhos, como quem diz: "você está louca de dizer isso aqui?". Repentinamente, me sinto vazia e me calo. Acabei de proclamar minha morte. Quando penso isso, sinto um tremor nos meus pés.
Mas quer saber? Não tem problema, porque a Capital proclamou a minha assim que meu nome foi sorteado naquela estúpida colheita.
– Se vou morrer, ainda quero ser eu mesmo - balbucia Katniss, como que para si mesma.
– O quê? - pergunto, sem entender nada daquelas palavras.
Ela olha ao redor e balbucia.
– Você está certa.
Não sei o porquê, mas sorrio. Mas meus lábios se distorcem assim que sinto um cheiro estranho. Sinto meu corpo se enrijecer e meus olhos lacrimejarem. Meu nariz está irritadíssimo. Minha pele formiga. Olho para Katniss e percebo que seu rosto não está muito diferente do que o meu. Sinto cheiro de...
De repente, seus olhos se arregalam.
– Fogo - ela diz. - Eles escolheram churrasquinho de nós.
Me sinto enjoada e minha visão está turva, mas vejo o ambiente laranja. O fogo se espalha rapidamente. As chamas são altas, brilhantes e chegam até a ser bonitas se o objetivo delas estarem aqui não fosse me matar.
Então sei o que vai acontecer. Meu organismo não resistirá a mais uma brusca falta de ar. Me sinto explodir por dentro, e vomito. Meu estômago dói.
– Eliza! - grita Katniss - Venha! Corra!
Tento correr e seguir seu som, vomitando e segurando a barriga, aos tropeções, sem enxergar.
Tropeço num ramo de árvore e caio de joelhos. Sinto meu corpo pegar fogo, arder.
É isso. Eu lutei. Sei que Katniss vai vencer.
Respiro fundo e a tosse chega. Sinto um puxão nos meus braços e ouço um "levante!". Parece minha mãe falando, para eu levantar quando há fogo perto de casa por conta de fios queimados. Tenho que salvar as coisas de casa. O dinheiro. O dinheiro para o sustento. Preciso pegá-lo.
– Eliza! - ouço minha mãe gritar.
Ergo minhas pernas e me ponho a correr, mesmo que cega pela fumaça. Sinto-me quente, como que ardendo, devo estar com febre... Mas tenho que pegar o dinheiro... Tudo o que sobrará depois deste estúpido incêndio...
Corro o mais rápido o possível e ultrapasso minha mãe. Não consigo respirar direito, é como se o ar fosse composto por ácido sulfúrico. Vomito mais e aperto meu estômago, como que forçando a comida a ficar. Vou precisar de proteínas para sobreviver nas casas de abrigo.
Caio e então sinto, de repente, um alívio no meu corpo, como se água tivesse sido jogada nele. Respiro fundo, e consigo detectar oxigênio. Ah, que delícia é respirar ar puro!
Não me sinto mais pegando fogo, mas estou fraca... Vomito ainda mais, não consigo segurar a comida. Mas é aqui que está o dinheiro. Tenho que procurá-lo. Tento me levantar, mas me impedem.
– Não! - grito. Estou cega, meus olhos enxergando somente fumaça - Preciso... - tosse -... Dinheiro!
– Já peguei o dinheiro - diz mamãe.
Então começo a chorar, aliviada, sabendo que não morreremos de fome, apesar de termos perdido nossa casa. Talvez meus irmãos e meus pais não morram de fome... Porque me sinto tão fraca... Minha respiração é lenta, meu coração mal sinto... Mamãe saberá pegar o dinheiro nos próximos incêndios...
– Mãe - balbucio. - Mãe, você sabe continuar? - minha voz está tão rouca que mal escuto. Sinto fumaça sair da minha boca. - Sabe... Pegar o dinheiro sem mim?
Sinto lágrimas escorrerem dos meus olhos, e lágrimas caindo sobre mim. Fecho os olhos. Mamãe me pega no colo e aninha minha cabeça, me afaga.
Mal consigo respirar. Luto, mas consigo pegar cada vez menos ar...
– Consigo - diz mamãe. - Claro que sim. Por você. Pela sua luta.
Luta. Meus olhos repentinamente se abrem, e vejo Katniss Everdeen. Será que não era mamãe o tempo todo? Lembro de algo como queimação, mas também lembro da máquina... Não sei, é como se a fumaça estivesse dentro do meu cérebro, dentro de mim...
– Katniss. Vença. - eu digo. - Pela minha família, faça algo por eles. Se não, deixe que eles vão comigo, viverem em paz.
– Vou vencer. Por você. Por Prim. - ela me observa, preta pela fumaça - Mas tente lutar por sua família! Vamos, lute por ela!
Tento respirar, mas o que sinto é uma lágrima descendo de meu rosto.
– Ganhe.
Sinto pegarem na minha mão com força. Estou tremendo descontroladamente, meu corpo em busca de ar.
Então dou um suspiro desesperado, fecho os olhos com força, sinto coisas explodirem... Vejo o sol tão lindo no céu e sinto seu calor, que queima. Observo os campos verdes que sempre vi na televisão e que sempre quis ir. E ali, no fundo, vejo mamãe, meus irmãos, meu pai e Teez.
Então a mão que me segurava afrouxa, como que indo embora, e corro ao encontro deles, mas o cenário vai ficando preto... Eu caio na grama, de repente fraca, sinto uma dor imensa no peito, grito por eles, mas a dor é forte demais... Ouço, no longínquo, minha mãe dizer 'estamos indo!', e tudo fica escuro".
Eliza, Distrito 3.

UMA NOTA A MAIS
"E então o canhão soa, e ela tem um sorriso esboçado no rosto".
Katniss Everdeen, Distrito 12.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Espero que tenham gostado da narrativa! :D
Bem, para ela se encontrar com Katniss, a Rue não poderia aparecer (pelo menos até Eliza morrer), então é como se tivesse pegado o lugar dela.
Não, não acho que sobreviveria nos Jogos Vorazes. Provavelmente tropeçaria numa pedra e morreria logo no começo, na verdade, a Eliza foi muito além do que realmente acho que conseguiria hahaha
Obrigada por ler e deixe reviews! :)
PS: O "Uma nota a mais" é um recurso de escrita que adotei de Markus Zusak. Acho uma ideia incrível... Com tão pouco, você diz muito!



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "O Invento" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.