Como não Conseguir Um Dia de Folga escrita por Madame Bovary


Capítulo 1
Como não conseguir um dia de folga




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/56873/chapter/1

Após as festividades pelo casório de Connie, a casa dos Corleone estava vazia. No local onde havia sido a festa, apenas Sonny, Fredo, Clemenza e Tessio batiam papo, riam alto e bebiam cerveja. Tom Hagen, o conseglieri da Família Corleone, observou aquela cena e percebeu que durante toda a festa não havia batido papo com ninguém, nem rido alto e muito menos bebido cerveja. Precisava estar sóbrio e atento, pois era ele quem organizava o entre e sai de afilhados e outros pedintes da sala do Don, durante a festa. A voz grave de Don Corleone interrompeu seus pensamentos:

 

- Tom, venha aqui!

 

Já desanimado, Tom chegou ao escritório de Don Vito Corleone.

 

- Você vai a Los Angeles hoje à noite para resolver o problema de Johnny Fontane com aquele Woltz. Quando voltar, amanhã, quero que envie convites e faça uma lista de parentes e afilhados que gostariam de me ver, no aniversário de Santino.

 

- Aniversário do Sonny?? O aniversário do Sonny é daqui a 7 meses!!

 

- Eu sei, mas vamos comemorar na próxima semana. Quero lhe fazer uma surpresa. E se eu fizer a festa no dia do aniversário dele, não será uma S-U-R-P-R-E-S-A. O que acha conseglieri?

 

Tom pensou em dizer: “Acho ridículo e também acho que o senhor está ficando lelé”. Mas se limitou a responder:

 

- Acho uma ideia... eh... interessante. Tenho certeza que Sonny vai se surpreender.

 

- Muito bem, Tom, boa viagem. Ah, compre passagens na classe econômica, estamos em épocas de vacas magras.

 

 

 

Tom estava cansado de trabalhar em dias de festa. Isso tinha que acabar e aquela era sua chance.

 

- Don, eu... eu... eu... gost..aria... de... lhe... fazer... um... ped..ido.......

 

- O que é? – A feição do Don era ameaçadora.

 

- Gostaria de saber se eu poderia ter uma folga nesta festa de aniversário do Sonny.

 

- Uma folga...

 

Tom, imediatamente, se arrependeu de ter pedido.

 

- Uma folga...

 

O coração de Tom começou a disparar.

 

- UMA FOLGA!!!

 

Tom começou a suar.

 

- E COMO EU DAREI UMA FESTA SEM O MEU CONSEGLIERI?

 

- Eu sei padrinho, mas é que eu gostaria de me divertir um pouco também.

 

- Tudo bem, eu lhe darei 15 minutos para se divertir durante a festa.

 

- Don, eu queria uma folga integral nesta festa...

 

- O QUE??????? Ta maluco? Quem vai organizar a recepção dos meus afilhados? Quem vai tomar nota dos trabalhos a serem feitos para eles? EU????

 

Tom pensou em responder: “Sim, o senhor. Seus afilhados e suas confusões são problema seu!” Mas, novamente, se limitou a responder:

 

- Talvez o senhor possa fazer uma exceção e não receber nenhum afilhado pedinte nesta festa.

 

- Dãããããããã... mas se eu não resolver os problemas dos meus afilhados, não terei nenhum favor a receber deles depois!

 

- É só nesta festa Don... o senhor poderia dizer que não vai conceder nenhum favor nesta festa.

 

- Impossível! Nenhum siciliano recusa um pedido de favor – principalmente de um afilhado – em um dia de festa.

 

- Mas, Don...

 

- Muito bem Tom, estamos conversados. Boa viagem.

 

 

 

Tom saiu do escritório e caminhava em direção a sua casa quando se lembrou das últimas palavras do Don: “Nenhum siciliano recusa um pedido de favor em um dia de festa.”

 

- Aff! Eu deveria ter pedido a folga na festa de casamento da Connie!

 

Arrumou os documentos e rumou para o aeroporto.

 

Enquanto isso, em seu escritório, Don Corleone refletia aliviado sobre a conversa com Tom:

 

- Ufa! Ainda bem que ele não me pediu esta folga na festa de aniversário da Connie...


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!