Seddie vs. Creddie – A Análise escrita por Larissajau


Capítulo 2
Análise geral de todas as temporadas de iCarly


Notas iniciais do capítulo

É aqui que a fic começa de verdade...



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/563245/chapter/2

1ª e 2ª temporada:

Seddie: Freddie e Sam se odiavam profundamente. Brigavam, se agrediam tanto verbalmente quanto fisicamente e não concordavam com nada. Porém isso não os impedia de serem amigos e fazerem o iCarly juntos (note também que todas as agressões começavam pela Sam).

Creddie: Freddie e Carly mantinham uma relação saudável como amigos. Freddie, por sua vez, se mostrava interessado por Carly em praticamente todos os episódios enquanto a mesma não o correspondia em nenhum sentido.

Temporada 2, episódio 10 – Comentário sobre iKiss:

Muitos Creddies dizem que iKiss nunca comprovou nada a respeito de Seddie. Mas pare para pensar bem: Você beijaria uma pessoa que odeia porque nunca beijou ninguém? Eu, especificamente, não faria isso. E nenhuma outra pessoa que eu conheça. Você não concorda que Freddie poderia ter pedido para beijar Carly, no começo do episódio, e não Sam? Pois é, ele não pediu, provavelmente, para não levar mais um NÃO na cara. Aliás, na visão de Freddie, quais eram as chances de Sam aceitar seu pedido? Acho que nenhuma até porque, inicialmente, ele se recusa a dizer sua ideia. E quando finalmente resolve falar, comenta logo em seguida: "vai quebrar meu braço agora, né?". Também é interessante a insistência de Sam em querer saber sobre a ideia de Freddie e o fato dela ter completado a frase que ele inicia: "e se a gente se beijasse?". E sem falar, é claro, no "eu te odeio" no final... Resumindo: Na certa, eles não se beijaram apenas pelo motivo inicial (para terem seu primeiro beijo). O beijo provavelmente aconteceu porque ambos possuíam, minimamente, uma queda um pelo outro.

3ª temporada:

Seddie: A relação amizade/ódio entre Sam e Freddie continuava a existir com a mesma intensidade.

Creddie: Inicialmente, Freddie continuava mostrando interesse por Carly com atos e comentários, sempre sem obter sucesso. Porém, depois do episódio iSaved Your Life, onde Freddie salva Carly de um atropelamento e a mesma corresponde-o amorosamente por um curto período de tempo, pode-se notar uma diminuição progressiva do interesse amoroso de Freddie.

Temporada 3, episódio 3 – Comentário sobre iSpeed Date:

Muitos dizem que esse é um episódio Creddie. De fato, se fizermos uma análise superficial de iSpeed Date, é o que ele realmente parece ser. Porém, quando paramos para analisar o comportamento da Sam em relação ao "baile em que a garota convida" e a expressão que ela tem em seu rosto após ver Carly e Freddie dançando, só podemos concluir uma coisa: Sam queria ir ao baile com Freddie, mesmo sem admitir (logicamente) e ficou muito desapontada ao ver seus dois amigos juntos (talvez até enciumada). Na minha ótica, iSpeed Date é um "falso Creddie", pois mostra claramente que Sam se interessa de alguma maneira por Freddie.

Temporada 3, episódio 10 – Comentário sobre iSaved Your Life:

Inquestionavelmente, esse é um episódio Creddie (verdadeiramente, acho que o único da série). Mas não é porque ele é Creddie que realmente comprova que Carly e Freddie se gostam de verdade. Por que exatamente? Pense comigo: Carly correspondeu Freddie apenas pelo motivo dele salvar sua vida. E o que Sam fala no fim do episódio sobre Carly não gostar de verdade de Freddie comprova o que eu acabei de dizer. Preste a atenção também, no fato de Sam se mostrar enciumada durante todo o episódio, chegando a comprovar isso ao dizer a Freddie que seu relacionamento com Carly a fazia querer vomitar sangue. Resumindo: Freddie mostra que se importa (pelo menos minimamente) com o que Sam diz, a ponto de terminar com quem dizia que gostava e Sam, por outro lado, se mostra incomodada com o relacionamento de Carly e Freddie.

4ª e 5ª temporada:

Seddie: Inicialmente, o relacionamento amizade/ódio continuava como nas temporadas anteriores. A partir do episódio iOMG, Sam mostrou seus verdadeiros sentimentos, seguida de Freddie, em iLost My Mind. Por outro lado, devido às acentuadas diferenças do casal, depois de algum tempo namorando, Sam e Freddie acabam se separando em iLove You.

Creddie: A partir da quarta temporada, Freddie parou de mostrar qualquer interesse explícito por Carly. Ela, assim como nas temporadas anteriores, continuava a não insinuar nada.

Temporada 4, episódio 10 – Comentário sobre iOMG:

Esse episódio realmente não precisa de muita análise, pois nele, Sam deixa claro que sempre gostou de Freddie revelando isso a ele através de um beijo repentino e sem explicações concretas.

Temporada 5, episódio 1 – Comentário sobre iLost My Mind:

Esse episódio simplesmente desbanca o que muitos Creddies diziam a respeito sobre Freddie não corresponder aos sentimentos de Sam, pois mostra que o garoto gostava suficientemente dela a ponto de correspondê-la durante uma das transmissões do web show iCarly. E foi a partir daí que pudemos ver, com clareza, que Sam e Freddie realmente se gostavam.

Temporada 5, episódio 4 – Comentário sobre iLove You:

Nos dois episódios anteriores a esse, Freddie e Sam passam por várias brigas, exatamente por terem personalidades completamente diferentes e um mesmo temperamento teimoso. Mesmo depois de resolverem essas brigas, ao ouvirem o sermão de Carly para Spencer, decidem terminar o namoro em função do grande número de diferenças entre os dois. É interessante observar que eles terminam dizendo "eu te amo" (nunca vi namorados terminarem assim) e que resolvem romper oficialmente apenas a meia-noite (sendo que ainda eram 22h30min). O que eles fizeram durante esse tempo sempre será desconhecido (imagine o que você quiser), porém é extremamente óbvio dizer que quando namorados resolvem se largarem, eles não pedem esse "tempo" antes. Em resumo, Sam e Freddie resolvem romper o namoro, unicamente por se importarem com a opinião alheia a respeito do relacionamento deles. O fim do episódio deixa mais do que claro que eles ainda se gostam.

6ª e 7ª temporada:

Seddie: Depois de terminarem o namoro, na temporada passada, Sam e Freddie não voltaram mais a brigar e a se odiar como antes. Também é interessante notar que em várias situações, Sam tentava se tornar mais "normal" e Freddie mais "anormal". Isso provavelmente se deu pelo fato deles terem dito em iLove You que se um dia, Freddie ficasse mais "anormal" ou Sam mais "normal", existiria uma possibilidade deles voltarem.

Creddie: Mesmo depois de terminar com Sam, Freddie não voltou a paquerar ou mostrar interesse por Carly como fazia nas primeiras temporadas. Algo que marcou Creddie na última temporada (mais especificamente no último episódio da série, iGoodbye) foi o beijo de despedida que Carly deu em Freddie. Farei a análise dele logo a seguir.

Temporada 7, episódios 8-9 – Comentário sobre iGoodbye:

Em iGoodbye, quando Sam liga para Freddie e ele acha que a garota estava fazendo isso a fim de reatar o namoro dos dois, ambos ficam embaraçados com a situação e logo mudam de assunto. Isso mostra claramente que eles ainda se gostam. Por outro lado, no mesmo episódio, quando Carly se despede de Freddie com um beijo e este ergue os braços comemorando, muitos Creddies e até Seddies acharam que "Creddie havia vencido". Mas não se engane em pensar que isso demonstra que Creddie aconteceu ou acontecerá. O fato de Freddie ter comemorado, provavelmente se deu por ele conseguir concretizar parcialmente tal sonho de criança que era poder beijar Carly novamente. E por parte dela, o beijo foi apenas um sinal de amizade e não de paixão até porque, logicamente falando, esse beijo contradiria todas as ocorrências Seddie que existirão mais tarde em Sam & Cat (spin-off de iCarly e Victourious) e é por isso que, na minha opinião, o criador da série, Dan Schneider, encaixou esse beijo no episódio final mais como uma despedida para os fãs Creddie do que para fazer algum sentido no enredo. Por que a Carly beijaria sem motivo um menino que ela desprezou durante a série toda? Ninguém adquire sentimentos do nada (quando falei que Carly desprezava Freddie, quis dizer em relação a sentimentos amorosos e não em amizade). Aliás, é interessante constatar que, superficialmente, Creddie é de fato um shipper real em iCarly. Por outro lado, como disse antes é superficial, pois não passa de uma paixão infantil não correspondida. Porém, na minha ótica, relacionamentos superficiais não são reais, pois não passam de algo momentâneo. E esse é o motivo primordial para eu não shippar Creddie, pois se Seddie é um casal verdadeiro (no aspecto da não superficialidade) não existem motivos para eu shippar algo que não exista.

Sam & Cat - Spin-off de iCarly e Victourious - Episódio especial #TheKillerTunaJump:

Protagonizando as personagens Sam Puckett e Cat Valentine, Sam & Cat foi um spin-off de iCarly e Victourious, duas séries de sucesso da Nickelodeon. Um spin-off não é nada mais do que uma série que envolve personagens de outras duas ou mais séries (uma espécie de crossover).

Nesse episódio especial, o #TheKillerTunaJump, três antigos personagens fazem uma aparição na série: Jade, Robbie e Freddie. Este último, em vários sentidos, demonstra preocupação, ciúmes e afeto por Sam assim como ela também faz isso. Os simples fatos de Sam ter dito para Cat que Freddie foi "o único cara que ela já amou" e dele ter dito para Robbie "Eu am... eu gosto muito da Sam e não quero que ela se machuque" são apenas alguns exemplos praticamente explícitos de momentos Seddie nesse episódio. Isso comprova a veracidade de minhas análises em iGoodbye.

O fim de Sam & Cat:

Por diversos motivos, a série Sam & Cat acabou sendo cancelada prematuramente. Com isso, Schneider não conseguiu produzir o final Seddie que tanto prometeu aos fãs. Existem rumores que daqui a alguns anos, Schneider provavelmente produzirá um filme ou especial sobre iCarly, onde Sam e Freddie acabem ficando juntos.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Nada de sair me xingando nos comentários, por favor! Tenha ao menos um pingo de bom senso e maturidade.