A fórmula do sucesso musical no Brasil. escrita por João Marcelo Santos


Capítulo 1
Capítulo Único.




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/516453/chapter/1

Eu estava voltando de mais um dia cansativo na minha escola, em pleno entardecer de uma Sexta-Feira, bem cansada e quereno me jogar na cama.

A minha surpresa, porém, foi chegar e lembrar que meus pais estavam trabalhando. Ao entrar no meu quarto, encontrei minha irmã, Roxele, fuçando no meu PC.

–Roxele!! - Eu exclamei, exasperada. Era muita inconvenciência usar meu PC sem pedir permissão!

–Ah, Oi Renata - A criança sorriu, e olhou pra mim com um olhar meio estranho - Eu queria fazer uma pergunta pra você.

–Pra mim? - Joguei minha mochila na minha cama e me joguei lá também. Fiquei estiradona, e olhei minha irmãzinha - Que tipo de pergunta?

Ela virou a cadeira para mim, e me encarou.

–Como eu faço para escrever uma música boa no Brasil? Ela me pergunta do nada, e eu me pego surpresa por isso.

–Uma música boa no Brasil? - Eu perguntei - Você quer ser cantora?

–Sim! - Ela sorriu para mim. - Eu queria fazer uma bela música, como as dos Beatles, Bob Dylan, Frank Sinatra, The Doors, e essas bandas estrangeiras! Queria fazer um sucesso assim como Luã Santana, e a Valesca Popozuda!!

Eu ri bem alto quando ela disse isso, ela não entendeu. Achou até que eu zombava do sonho dela.

–Ah, então você quer fazer uma BOA MÚSICA.

–S-Sim...

–Que faça sucesso no Brasil.

–É.

–Desista.

–A-am??

–Roxele, fazer uma BOA MÚSICA é diferente de FAZER SUCESSO - Eu me sentei na cama, e a encarei - Pelo menos, no Brasil.

–M-Mas.... os Beatles, Bob dy---

–Ah, mas esses são cantores estrangeiros. - Eu a lembrei. - Você quer fazer sucesso no Brasil, certo??

Ela ficou confusa.

–É o seguinte - Eu comecei minha explicação-: Se você quer fazer sucesso no Brasil, você deve ter pensado em algo?

–Ah, pensei. - Ela sorriu - É sobre uma adolescente, que fica a observar as estrelas com seu amado, e ambos fazem metáforas... Terminando com um pedido de casa---

–EPA, EPA! - Eu exclamei - Quer fazer sucesso no Brasil com ISSO?? Impossível. Esqueça isso. Completamente errado.

–M-Mas porquê?? -Ela me endagou.

–SUCESSO é algo, SER BOM é outra coisa. - Eu expliquei pra ela. - Essa é a lei no Brasil. Você quer fazer sucesso, não é? Então, deixa que a tia Renata aqui dá uns conselhos à você; Primeiramente, você precisa seguir as seguintes regras pra fazer sucesso. PRIMEIRA LIÇÃO: Não pense em NADA; Sim, não pense em nada. Simplesmente pegue a caneta e saia escrevendo o que lhe vier na telha, EXCETO coisas romanticas, sobre a atualidade, coisas bonitas e legais. Escreva porcarias.

–M-Mas assim, as pessoas não vão gostar! - Ela exclamou assustada. Eu sempre detestei Funk e a forma como o Brasil tratava a música, então por quê justo eu estaria dizendo isso? - Você enlouqueceu??

–EXATO! Elas vão AMAR!!! Não pense em nada. Escreva um funk bem escroto, com sequencias ilógicas: e logicamente, contendo putaria. Mas muita putaria; Saia escrevendo putaria que nem uma maníaca. E seja machista; Xingue as mulheres de cachorras, vadias, e descreva o sexo.

–Mas.. I-Isso é horrível! -ela exclamou. - Esses são funks, não...

–EXATO!!! No brasil, o que presta é o Funk! - Eu dei uma piscadela. Ela não tinha entendido porquê justamente eu, que amo músicas estrangeiras, estava dizendo isso, mas começou a entender. - E eu estou explicando a forma como acontece no Brasil, que é o que você quer saber certo??

–AAhh...

–Posso continuar?

–Pode, mestra - Ela segurou uma risada.

–Pois bem; Escreva apenas algo que o Brasileiro regrida mentalmente! Isso mesmo, sem cultura nenhuma!!! Que nem os MC'S: Faça um lixo que todos amem, e que envolva repleta putaria!

Eu fui até o PC e mexi nele, mostrando as imagens de uma MC qualquer que me apareceu no google. Ela tinha uma cara bem feia, quase nua, com um short bem pequeno e surrado. E o pior é que o Brasil gosta disso, não dá pra entender.

–Está vendo ela?? Deve se vestir assim: Shorte quase impercebível, camisa lascada aberta, jeans de preferencia. E fique rebolando no palco, e se pôr silicone nos seios e na bunda ajuda. Contrate um MC para lhe encoxar em público. Lembre-se que a história é sobre putaria, então vamos aos exemplos?

Ela ria, e concordou: Vamos, mestra..

Eu abri o WordPad - que demorou bastante, no meu PC lento da xuxa - e escrevi para que ela visse as seguintes lições:

"PRIMEIRA LIÇÃO: NÃO ESCREVA NADA COM LÓGICA. E COM MUITA PUTARIA, A MAIS HORROROSA QUE TIVER, COM PRECONCEITO E MACHISMO. ACRESCENTE DROGAS, SE QUISER. QUANTO MAIS LASCADA, MELHOR. E PONHA UMA FRASE CURTA QUE VICIE A TODOS UMA FRASE DE MERDA.

SEGUNDO: Não se importe com o português. Fale R em vez de L em palavras, e ponha R inexistentes, como PRUQUÊ em vez de PORQUÊ, enfim, escreva em uma lingua nova que se assemelhe ao porguês, um Roxelês - Todos amam isso.

TERCEIRO: Saia divulgando a música no Youtube, mendigue, e ponha uma foto no seu Facebook você apenas de calcinha. Isso fará a todos derreterem por você. A globo logo te contratará.

QUARTO: Não cuide da aparência: Ponha piercing em tudo quando é lugar, lembrando de deixar seu cabelo liso ao estremo. Faça de você uma dinossauro humana, todos amam isso."

Roxele já tinha um ataque de riso maníaco quando cheguei nessa parte.

–Mestra, então, musicas lixosas. Com estilo lixoso Isso seria o Funk certo? Um lixo cultural Brasileiro. E os pagodes e axés?

–Ah, faça funk!! Acredite, dámuito mais dinheiro! E mais: ponha um nome novo, MC VAGABONDYS, com um falso "Ingrêis", ponha o nome das músicas horrorosos, como "Çoki na bum dah dela" ou "Koçera ná shoxo táh." Logo logo isso virará febre nacional, e todos amarão isso! Faça a pior merda possível! E, uma semana depois, ela será esquecida- então faça outra pior ainda, e ainda seja ruim em matemática, mostre no dedo 2 e diga que é 5.

Ela tinha mais outro ataque de riso mudo estérico.

– Me diga mestra --ela recuperou o fôlego - Mas, e CD'S originais? e Mamonas assasinas e legião Urbana?

–AH, esqueça esses lixos antepaçados! Funk e putaria são cultura, cérebro de minhoca é o que você deve ter!! Legião Urbana e Mamonas ASSASSINAS são lixos. Hoje, o Brasil não liga pra qualidade, e sim, inutilidade pra ter dinheiro exibindo! E quem precisa de CD's originais? Isso gasta dinherio à toa, lembre-se que eles querem pagar barato.

"E OUTRA: LEMBRE-SE DE FUGIR DA ESCOLA, POIS QUANTO MAIS BURRO E VAGABUNDO, MELHOR!! ELES QUEREM ALGUÉM MAIS BURROS QUE ELES, PARA SE SENTIREM MELHOR!! FAÇA ISSO E VOCÊ TERÁ MILHÕES DE FÃS!!"

–Mas, mana... - Ela falou, tentando não rir - Então, o Brasil não vai ligar pra música? Devo fazer uma porcaria que todos vão gostar??

–Isso maninha!!! Quem sabe você deva imitar a "BRÍTINE SPÍR", usar as mesmas roupas, copiar e copiar tudo dos gringos! Faça shows vestindo roupas de galinha que todos vão amar! E procure oferecer seu corpo para todos, obviamente.

Ela já ria muito. A barriga da coitada já estava doendo e eu desisti de falar mais alguma coisa. Então, me encaminhei para a cozinha para pegar uma rosquinha no pote.

–Bem, maninha essas foram as dicas - Dei outra piscadela- Repense bem a diferença entre BOM e SUCESSO no Brasil. Até mais e beijocas.

Ela recuperou o fôlego.

–Então, É o Funk que presta - ela me seguiu dizendo isso. - Nada de bom, certo? Lixo deve ser feito para agradar a lixeira que o Brasil é?

Olhei sorrindo para minha maninha..

–Entendeu finalmente, querida irmã!! Essa é a realidade - Agora , estou com fome. E eu espero que você NUNCA SIGA essas dicas que eu dei pra você.

–Pode deixar, irmã.

...


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Bom, a história foi essa. Curta, e não foi uma das melhores, mas dá pro gasto.Comentem suas opiniões, e se eu ofendi alguém, sorry, me desculpem. Bem, é isso - Valeu e até mais.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "A fórmula do sucesso musical no Brasil." morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.