Um caderno chamado Diário escrita por Lybruma


Capítulo 12
Aranhas


Notas iniciais do capítulo

Oie o
Capítulo inteiramente dedicado à Virgula (por favoritar e ter um nome mega legal xD) e Pequena Biazinha, a única que comentou no capítulo anterior T-T
Olha, gente, se continuar assim eu só vou postar um capítulo a cada duas semanas, belê? E eu estava pensando em postar mais dois nessa semana... Mas vocês que escolhem t.t
AH! Motivos desse capítulo:
1º: Eu queria escrever sobre aranhas
2º: Eu acho aranhas mega interessantes (por mais que eu tenha aracnofobia :v)
3º: Quero deixar vocês informados sobre essas aranhas legais :3
Dica: Vão procurando as imagens no Google :D
Beeeeeeeeijo



Quinta

Diário, Diário! Sabe que dia é hoje? É quinta-feira!

Não, espera, não teve o efeito que eu queria.

Hoje é quiiinta-feeeeeeeeira! E amanhã é seextaaaa! E o fim de semana? Ele vem aí!!

Pronto. Agora eu consegui demonstrar e compartilhar a minha alegria com você.

Dá pra acreditar?! Amanhã é sexta! É amanhã que eu tenho o meu encontro com a Alyssa!

Ãn... Cof. Não que eu esteja contando as horas e já tenha preparado a minha roupa. Claro que não. Isso é coisa de menina.

Mas em compensação... John e Tassy estão insuportáveis! Não param de me zoar. Todo dia eu venho ouvindo “Já marcou a data do casamento? Hihi” e de vez em quando o Josh resolve se pronunciar: “Use camisinha!”.

Eu realmente não sei o que eu fiz pra merecer isso. Provavelmente estou sendo castigado por todas as vezes em que eu dormi sem escovar os dentes (que isso fique apenas entre nós. De Peter pra Diário).

Mas não importa! Amanhã é sexta, tem um filme mega legal em cartaz, a Tassy e o John saíram pra fazer compras de novo e o Josh está na academia!

Por isso eu aproveitei pra fazer nada. Quer dizer... Não necessariamente nada. Eu arrumei as passagens secretas que estavam com muita teia de aranha e, sinceramente, eu não quero que nenhuma empregada venha reclamando que foi picada por alguma aranha que tinha a cor marrom.

Ei, aproveitando o embalo, eu vi umas imagens muito legais de aranhas no computador. Eram as 5 aranhas mais venenosas do mundo. Ok, outra coisa “não necessariamente” legal. Ver fotos de aranhas é legal até o momento em que uma te pica. Sorte que você é um caderno e não corre esse risco, né?

Agora voltando ao assunto.

Eu vou falar aqui as aranhas e o que eu achei delas. Por dois motivos: 1º: eu não tenho nada melhor pra fazer e 2º: quero deixar isso registrado. Nunca se sabe quando vai precisar da ajuda de uma criaturinha de 8 mini-perninhas (dependendo da aranha, claro. Tem umas mega grandes).

Primeira: Aranha-Armadeira. Ela é uma aranha mega interessante. Algumas pessoas a chamam de “Aranha Macaco” pois a forma dela atacar é pulando. Tem cerca de 5cm e as pernas chegam a alcançar 17cm! E ela é, tipo, SUPER venenosa. Apenas 0,006mg de seu veneno é necessário pra matar um rato. Sem dizer que quando ela se sente incomodada ataca diversas vezes no mesmo lugar. Então, imagine, você está se preparando para sair, só falta colocar o sapato. Então você vai lá, pega seu tênis e pic sente alguma coisa furando seu pé repetidas vezes, logo após vem a sensação do veneno. É de se desesperar, né?

Agora vamos partir pra segunda.

Aranha-de-Areia: “Seu veneno bastante poderoso causa necrose do tecido cutâneo e sangramento pelos orifícios do corpo podendo levar à morte. O maior problema é que não existe qualquer tipo de antídoto para seu veneno. Bem, não preciso dizer nada sobre essa, né? Cara, SE VOCÊ FOR PICADO POR ELA NÃO TEM VOLTA! É, tipo, daqui pra luz! (ou pra escuridão. Depende de como você foi na sua vida). Sorte que ela vive em lugares “desérticos” e pouco habitados. Tipo lá na Ásia e na África. Agora é só evitar viajar pra esses lugares. Sou jovem demais pra morrer pela picada de uma aranha.

Terceira: Aranha-teia-de-funil (não me pergunte o porquê desse nome). Ah, eu tenho um comentário interessante pra fazer sobre ela que provavelmente vai salvar milhares de vidas: NÃO MEXA COM A FÊMEA! Ah é, se você souber distinguir a fêmea do macho ajuda muito. Ok, explicação: A picada dessa aranha em contato com a corrente sanguínea pode causar um infarto e o veneno da fêmea é 6 vezes mais letal que o do macho. Cool! Ela também é mega grande e “os dentinhos” dela medem cerca de 1,5mm. Sorte que ela é nativa da Austrália! Pera, sorte nada! Eu sempre quis ir pra lá!

Continuando... (estamos terminando!)

Quarta: Viúva-negra. Bem, como já era de se esperar... NÃO MEXA COM A FÊMEA! Na verdade, não mexa com nenhuma das 32 espécies válidas nesse gênero. A picada é dolorosa e fatal. Mas em compensação... Ela é muito bonita! Tem a “pele” preta e uma mancha vermelha em forma de ampulheta no abdômen. Mas só a fêmea é assim. Pra variar...

Quinta! Iupi!!

Aranha-das-costas-vermelhas: Não, ela não tem mais de uma costa. Nem mais de uma mancha (vermelha). “Esta espécie de aranhas só pode ser encontrada na Austrália e é considerada parente da viúva-negra. Possui veneno muito tóxico que chegou a matar várias pessoas antes que um antídoto fosse desenvolvido. Os sintomas mais comuns são: tonturas, fortes dores de cabeças, tremores e vômitos.” Hum... “Fortes dores de cabeça”. Acho que a Tassy é alguma parente indireta dela, hehehe. Ok, comentário do Peter: Na verdade, não tem muito o que falar, já que ela é tipo uma parente da viúva negra (como está escrito aí em cima). É venenosa, blá blá blá, não mexa com a fêmea, blá blá blá.

Agora vamos pras 20 mais bonitas (ou estranhas) do mundo! (segundo o site, claro). Não! Calma! Eu não vou falar de todas as 20, vou fazer uma seleção.

Primeira: Colaranea viriditas, ela é uma aranha bem interessante e parece um limão, hehehe. Ela é marrom e verde, e pode facilmente se camuflar em plantas e árvores.

Segunda: Gasteracantha falcicornis,é inofensiva aos humanos (uhuul!) e é famoso por seu vários “espinhos”. Tem as cores amarela, preto e marrom e são relativamente pequenas.

Terceira: Aranha Kerengga (Myrmarachne plataleoides), essa é, de longe, uma das mais legais que eu vi. Ela parece um formiga! É uma espécie da Ásia e a fêmea (claaro) se parece ainda mais com um formiga, por ser mais pequena e não chamar muita atenção.

Quarta: Com palpos que parecem “pantufas”, essas aranhas, por incrível que pareça, são “do bem”! Elas ajudam alguns agricultores brasileiros a controlar pragas nas plantações de soja. Legal, né?

Quinta: A Poecilotheria metallica é, com certeza, a aranha mais bonita que eu já vi (em fotos, que fique claro. Eu nunca vi uma “ao vivo”). Com uma pelugem entre o azul e o roxo, ela é uma das aranhas que está em perigo de extinção e é uma das mais populares entre os “colecionadores de aranhas” (sim, existe isso). O habitat natural dessa espécie fica no centro sul da Índia.

Sexta: Arachnura higginsi. Basicamente é uma aranha que faz cosplay de escorpião. Literalmente. Quando ela se sente ameaçada chega a curvar a cauda para simular um ataque. Maaas, não há veneno. Ela é uma aranha sem veneno, hehehe.

Sétima (e última): Aranha-Joaninha. “Os machos Eresus sandaliatus tornaram esta espécie conhecida como aranha-joaninha (as fêmeas são inteiras pretas). Raras, estas aranhas vêm reconstituindo a sua população, após terem sido consideradas extintas no Reino Unido.” Hum... Essa também é uma aranha interessante, e parece uma “parente” da viúva negra, né?

Eu achei legal! E depois de ler tudo isso eu não quero saber de aranhas. Principalmente da “teia de funil”. Sou jovem demais pra morrer.



Notas finais do capítulo

E ae, o que acharam? Eu sei, não tem NADA a ver com a história e tals, mas... Eu quis escrever sobre aranhas u-u
Comentem(!!!!!!!!!!!!), critiquem, falem o que vão jantar... A caixa de comentar é de vocês! :3
AH! Sejam bem vindos, leitores novos!
Mega abraço pra vocês