Meus Rascunhos escrita por Teud


Capítulo 22
Redação: A Beleza social da dúvida


Notas iniciais do capítulo

Um texto que escrevi agora na inspiração da noite!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/445154/chapter/22

A dúvida é Bela. Não é como se eu realmente gostasse de ter dúvidas, pelo contrário! Ter nossa vida e arredores sob controle é uma das melhores sensações que pode se sentir! O medo do desconhecido é tão terrível que pode nos paralisar e nos impedir de seguir em frente! Porém, como já dizia Sócrates, “aqueles que dizem que sabem de algo apenas assinam seu atestado de presunção. Ao afirmar que não sei de nada, sei mais que todos vocês”. Ao alegar algo assim, ele não quis dizer que a ignorância compensa, e sim que somos incapazes de estar certos sobre qualquer coisa. A imprecisão do universo é tão tremenda que somos até capazes de nos perguntar se estamos, na verdade, em um grande sonho coletivo sugerido por Matrix...

Problemas na nossa vida são como quebra-cabeças, só que a mesa que jogamos está em uma praia bastante isolada, sem coberturas... É só você, o sol e as ondas vindo para destruir o que você montou até o momento... Gosto de usar essa metáfora para descrever a efemeridade e pressão que sofremos durante nossa jornada. Se por um lado temos que resolver questões de maneiras totalmente distintas de outro ou de um momento para o outro, ele pode deixar de existir para dar lugar a outro a qualquer momento. Certeza não é algo que temos nesse mundo, então para que correr para resolver um quebra-cabeça que pode ser levado pelo mar a qualquer momento? Minha aposta é que, se você quer uma vida melhor para si, se quer sentir-se melhor consigo e com te rodeia, monte o quebra-cabeça se for uma situação que valha à pena para a manutenção ou criação do bem estar do ambiente em que você está. Minha recomendação é para não contribuir para as ondas levarem tudo o que importa para as pessoas, e sim se importar também com algo e trabalhar em conjunto com elas para ter um excelente ecossistema que pode te ajudar a construir uma proteção contra o sol, chuva, vento e quem sabe até contra as ondas do mar! Veja o que a dúvida os ajudou a construir!

Meu ponto ao escrever esse pequeno ensaio é fazê-lo refletir sobre o quanto é importante é o bom relacionamento social com pessoas que você acredita que são de confiança para quem sabe criar uma vida melhor, preparada um pouco mais para a incerteza que o mundo é, mas sem se esquecer que tudo continua incerto e, por isso, não devemos deixar de aprender. Reflita, aprenda, leia, escreva, fale e ouça. Você pode ser feliz, e aqueles perto de você também. Espero que não se esqueça de meus sentimentos aqui depositados e que tenha uma vida cheia de boas composições.

Mateus Rezende Tebaldi, Julho de 2017


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

O texto será publicado no jornal O Debate, circulado em Macaé-RJ.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Meus Rascunhos" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.