Lado A Lado - O Amor E O Tempo escrita por Márcia Pelosi


Capítulo 3
Capítulo 3 - A Catarina apareceu!


Notas iniciais do capítulo

Neste cápítulo vamos relembrar a cena do confronto entre Laura e Edgar. A professora descobre nas coisas do marido fotos com dedicatórias de uma mulher. Será o fim do casamento?



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/369907/chapter/3

Laura chega em casa. Edgar está sentado na poltrona azul lendo um livro.  Quando percebe a chegada de Laura, Edgar fecha o livro, coloca-o na mesinha e  se levanta. Ele se dirige à sua esposa que está entrando em casa com uma cara de poucos amigos!

Edgar: Laura! Que bom que você chegou.....eu...não te vejo desde ontem!

Laura está irritada. Ela está segurando o chapéu! Ela não consegue olhar nos olhos de Edgar.

Ela dá de ombros e responde irônica.

Laura: Não é tanto tempo assim!

Edgar estranha o tom de voz de Laura. Ele abaixa a cabeça envergonhado com o fora de levou!

Edgar: É verdade, mas eu esperava jantar com você ontem, almoçar hoje com você!

Laura é seca quando responde.

Laura: Eu almocei na casa da minha mãe.

Laura aponta a escada e sem dar muita conversa, diz ao marido.

Laura: Eu vou para o meu quarto.

Edgar tenta impedir que Laura saia. Ele pega em seu braço. Edgar não entende porque Laura o está tratando assim. Ela fica, mas não consegue encarar Edgar.

Ele tira as mãos do braço dela. Eles estão em frente à escada. Edgar está olhando para Laura e ela olha para o outro lado.

Edgar: Espera. Antes me diz! Por que mal fala comigo? Por que vira o rosto e não olha para mim?

Enquanto Edgar fala, Laura está de cabeça baixa! Edgar coloca as mãos na cintura! Mais uma vez Laura tenta desviar o olhar e Edgar continua insistindo. Ele pede em voz baixa, mas firme!

Edgar: Laura, olha pra mim!

Laura encara finalmente o marido. Em seus olhos dava para perceber a dificuldade em olhar para Edgar. Ela faz uma cara de enfezada e só consegue dizer um nome.

Laura: Catarina Ribeiro!

Edgar fica surpreso.

Edgar: Catarina?!

Laura: Quem é?

Edgar fica sem graça. A resposta se Edgar sai quase inaudível.

Edgar: É uma amiga.

Laura: Amiga?

Edgar fica sem palavras. Ele gagueja um pouco. Ele está confuso com o que está acontecendo.

Edgar: Como é que você sabe dela?

Laura se irrita. Ela fala como uma metralhadora.

Laura: Você vai me perguntar? Você não vai responder?

Ele tenta falar

Edgar: Ela é.....

Laura o corta e fala num alto grau de irritação. Os dentes trincados!

Laura: Quem?

Edgar fica irritado e confuso.

Edgar: Peraí, Laura! Eu, eu não tô entendendo...

Laura grita com Edgar e o interrompe. Ela está com muita raiva. Quando ela fala os olhos estão molhados.

Laura: Eu que não entendi quando eu vi as fotos dessa mulher toda saudosa! Fotos do ano passado!

Laura se aproxima da sala. Ela explica irritada.

Laura: Matilde derrubou por acidente suas caixas de Portugal e as fotos apareceram. Catarina apareceu!

Edgar anda pela casa. Ele coloca a mão na boca. Ele consegue balbuciar.

Edgar: Laura...

Ele se aproxima um pouco de Laura.

Edgar: Tá bom! Eu vou explicar pra você.

Ele esfrega as mãos. Edgar procura as palavras.

Edgar: Catarina......Eu conheci Catarina em Portugal. Ela é uma cantora. Foi um erro, eu sei!

Laura está ouvindo Edgar falando e está muito decepcionada com o que escuta.

Edgar: Mas eu também sei que apesar de noivos nós não éramos apaixonados. Nós fomos nos distanciando com o tempo. Eu sinto muito! Acabei me envolvendo com ela.

Laura continua muito irritada e fala ironicamente com o marido, gesticulando com a mão.

Laura: Você tá se justificando? Tá querendo se justificar dizendo que eu não tenho o direito de me sentir traída? É isso?

Laura está no seu nível máximo de irritação. Ela continua segurando seu chapéu. Ela joga o chapéu na mesinha e vem em direção a Edgar.

Laura: Muito bem! Muito bem! Então porque você não me contou tudo? E não terminou esse noivado? Podíamos ter tomado outro rumo na vida!

Edgar fica surpreso com a reação de Laura. Ele só consegue dizer uma coisa. Ele está mal pelo sofrimento causado à Laura.

Edgar: Eu não queria..... eu não queria te magoar!

Laura interrompe Edgar e fala irritada.

Laura: Me magoar?! Me magoar?! Porque afinal que você tem tanto medo de me magoar?!

Laura fala com as mãos para a cima. Ela está quase chorando! Edgar e Laura se aproximam mais.

Edgar: Porque eu gosto de você!

Laura fica surpresa com o que Edgar fala. Ela o encara. Os dois se olham por alguns instantes. Laura balança a cabeça. Edgar está visivelmente triste por fazer Laura sofrer. Laura pergunta de pronto!

Laura: E a Catarina?

Edgar fica sem jeito.

Edgar: Acabou. Terminou há algum tempo! Pra mim há bastante tempo!

O queixo de Laura treme quando ela faz essa pergunta.

Laura: O que é que você sentia por ela?

Edgar tenta desconversar.

Edgar: Ah, Laura! Por favor!

Ele acaricia a barba e vira o rosto para outro lado. Laura continua!

Laura: Amor?

Edgar está desconfortável com as perguntas de Laura. Ele continua mexendo na barba.

Laura: Era paixão? Você era apaixonado por ela, Edgar?

O clima entre os dois está bastante tenso.

Edgar: Laura, porque é que você tá fazendo isso?

Laura mais uma vez é irônica com Edgar e aumenta o tom de voz!

Laura: Ué, nós não somos amigos? Amigos não confiam um no outro? Pelo menos era isso que eu pensava que nós éramos, Edgar! Amigos! E como amigo você podia me contar tudo!

Edgar balança a cabeça afirmativamente. Ele escolhe as palavras para falar.

Edgar: Eu era......eu fui apaixonado por Catarina sim!

Laura está petrificada com essa revelação de Edgar. Ela o encara. Os dois se olham por alguns instantes! Laura dá as costas para Edgar e anda rápido em direção à escada.

Edgar tenta impedir que a mulher suba as escadas. Ele a chama.

Edgar: Peraí, Laura!

Ela não volta atrás e sobe as escadas correndo. Edgar ainda chama o seu nome uma vez. Ela não o escutou e ele dá um suspiro e coloca mais uma vez a mão na cintura e balança a cabeça!


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

E então, gostaram? Alguém sabe porque o Edgar não quer magoar a Laura? É porque ele está caidinho pela sua esposa! Alguém precisa contar isso para eles, né?