Lado A Lado - O Amor E O Tempo escrita por Márcia Pelosi


Capítulo 1
Capítulo 1 - O início de tudo


Notas iniciais do capítulo

Será que o amor entre duas pessoas pode surgir por imposição de terceiros. As mães de Laura e Edgar marcaram um encontro entre seus filhos com o objetivo de unir esse casal. Será que elas vão conseguir?



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/369907/chapter/1

Capítulo 1 - O início de tudo!
Constância chega ao quarto de Laura pela manhã, abre as cortinas, e acorda a filha.
Constância: Laura, minha filha, acorde! Combinei com o Sr. Bonifácio (Dono da Tecelagem Vieira) e D. Margarida de passarmos uma temporada em sua casa de campo em Petrópolis!
Laura esfregando os olhos: Mamãe, já falei mil vezes para a Sra. que não vou com vocês para a casa de campo! Já havia combinado com a Sandra, para ela passar uns dias aqui em casa! As aulas acabaram e estamos de férias, e o papai deu seu consentimento!
Constância emburrada: De forma nenhuma minha filha! Já está tudo acertado! Vamos passar esses dias na agradável companhia dos Vieira! Eu e D. Margarida tomamos um chá na Colonial e tratamos tudo! Ela me falou de seu filho mais velho: Edgar! Um excelente rapaz! Estudioso, educado! ( Constância dá um sorriso malicioso) É muito garboso o rapazote! Edgar tem praticamente a sua idade! Dois anos mais velho!
Neste momento mãe e filha são interrompidas por batidas na porta do quarto de Laura. A tia de Laura adentra o recinto, esbarrando em uma mesinha na entrada do quarto, e deixando cair um vaso de flores! Constância se irrita.
Constância: Tinha de ser você não é, Celinha? Meu Deus! Como você é estabanada minha irmã!
A moça fica sem graça diante da situação e abaixa a cabeça! Laura olha sua tia sendo humilhada por sua mãe e não consegue ficar indiferente! Chega perto de sua tia, lhe dá um abraço, beija o seu rosto e abre um sorriso!
Laura: Tia Celinha, que bom ver a Sra! Como vai?
Celinha: Vou bem, Laurinha! Obrigada minha sobrinha e você, como vai?
Laura desanimada: Estava ótima até a mamãe vir com essa novidade!
Constância: Já está resolvido, minha filha. Fale com sua amiguinha que você não vai poder assumir um compromisso com ela, por já ter planos comigo!
Laura indignada: Mas eu não marquei nada com a Sra !
Laura conhecia muito bem a sua mãe! Não adiantava argumentar! A moça não poderia se livrar deste enfadonho passeio! Ela teve uma ideia!! Gostava muito da companhia de sua tia Celinha e disse.
Laura: Está bem, mamãe! Já que a Sra. insiste, nós vamos a Petrópolis, mas faço questão da presença de Tia Celinha comigo!
Celinha fica empolgada! Finalmente vai respirar outros ares e se livrar, mesmo que por alguns dias de sua irmã Carlota!
Constância fica enciumada e diz: Pois bem! Que assim seja! Celinha vai conosco!
As três começam os preparativos para a viagem! Assunção e Albertinho vão ficar na capital e somente as mulheres irão! Laura está arrumando sua mala! Estava tão desanimada por ser praticamente obrigada a embarcar nesta viagem sem nenhum atrativo! Isso a deixava desolada! Pegou o seu exemplar de Machado de Assis, Dom Casmurro, escrito no ano de 1899, que trouxe da Biblioteca de Tereza e colocou na sua bagagem!
Um sorriso brotou dos lábios de Laura! Terei bastante tempo no campo para me dedicar à leitura, concluiu a moça em pensamento! Laura fecha os olhos e começa a imaginar a figura de Bento! Personagem principal do livro, este advogado solitário, ocupa os pensamentos da moça! Será mesmo que Capitu o traiu com o melhor amigo? Laura estava tão envolvida com a leitura que numa noite destas, sonhou com os personagens principais da trama! Em seu sonho, ela era Capitu e Bento seu marido! Capitu (Laura) tentava convencer seu marido (Bento) sobre a sua fidelidade! Laura quando se recorda desta aventura, dá uma gargalhada em seu quarto!
A viagem começa! Laura , Constância e Celinha tomam um coche e rumam para Petrópolis!
Depois de horas de viagem, as três chegam aos aposentos da família Vieira! Era uma casa bem grande! Elas descem do coche e já são esperadas por uma jovem senhora de cabelos castanho/claro e olhos castanhos amendoados. Seus cabelos estão presos em um coque! Roupas verde oliva, e por um rapaz loiro, alto, olhos verdes! Margarida se aproxima.
Margarida: D. Constância! Que prazer recebê-las em minha casa! Com certeza (diz dirigindo o olhar para Laura) você deve ser Laura! Como vai minha querida! Margarida pega as mãos de Laura!
Laura um pouco tímida: Estou bem, D. Margarida! Prazer em conhecê-la!
Neste momento, o rapaz loiro se aproxima das duas! Numa coisa Laura concordava com a mãe! Este rapaz era mesmo garboso!
Constância, mesmo que a contra gosto, apresenta sua irmã Celinha!
Margarida: Laura, querida! Este é meu filho primogênito: Edgar!
Desta vez Edgar pega uma das mãos de Laura e a cumprimenta beijando sua mão! O jovem rapaz tem um olhar penetrante! A moça fica um pouco desconfortável diante do rapaz! Edgar está fitando a beleza incontestável da moça! Laura é uma moça de pele bem clara, olhos bastante expressivos e feições muito delicadas! Sua estatura é baixa, mas apesar disso, ele pôde perceber que aquela moça marcava presença!
Edgar: Muito prazer, Laura!
Edgar também cumprimenta Constância e Celinha!
Laura: Muito prazer, Edgar! (Diz Laura, com a respiração um pouco fora do compasso!)
Todos entram nos aposentos e Margarida indica aos hóspedes suas acomodações! Como a casa é muito grande, para a sorte de Laura, ela e sua tia são acomodadas em um quarto e sua mãe em outro! Já acomodadas e arrumando suas roupas, Celinha diz à sobrinha!
Celinha: Minha querida! Você reparou que o filho da D. Margarida não tirou os olhos de você?
Laura enrubesce: Que é isso tia Celinha! Ele só estava sendo gentil! (Dá um sorriso tímido)!
Celinha: Imagine, só! Ele se agradou de sua beleza e de sua doçura, sim!
Anoitece! As moças fazem a toillete e se preparam para o jantar! Todos estão em volta da mesa! O filho mais moço de Margarida ( Fernando) e seu esposo (Sr. Bonifácio) chegam mais tarde. O jantar se inicia, e o assunto em destaque são as modificações ocorridas na sociedade! O fim da escravidão em 1888 e o que isso significava para os moldes da sociedade! A opinião de Edgar e Laura destoa da dos demais participantes do jantar! Uma troca de olhares acontece entre eles! Terminado o jantar, todos se recolhem e vão para seus quartos! Celinha estava tão cansada, que deitou em sua cama e logo adormeceu! Laura, apesar do cansaço da viagem, não conciliava o sono! A moça acendeu uma vela e iniciou a leitura de seu livro!
Amanhece em Petrópolis! A temperatura abaixa e Laura sente prazer em perceber a brisa fria em seu rosto! O café da manhã é servido! Pães, bolos, queijos, compotas estão expostos na mesa e todos apreciam as iguarias!
Num repente Edgar quebra o silêncio.
Edgar: Laura, você não gostaria de dar uma volta pela cidade? O clima está tão agradável!
Laura se surpreende pelo convite! Neste momento, Margarida fala.
Margarida: Que ótima ideia, meu filho! Este clima de Petrópolis fará muito bem às nossas convidadas!
Constância: O convite é encantador, não é minha filha!? Mas não convém que vocês façam este passeio a sós! Celinha os acompanha!
Laura: Claro, será um prazer!
Laura não costumava concordar com a mãe, mas a ideia de um passeio com Edgar, surpreendentemente, a agradava bastante! Os três começaram o passeio! Eles estavam gostando da presença um do outro! Ambos sorriam e, curiosamente, em alguns momentos falavam juntos a mesma coisa o que causava estranheza e um sorriso encantador em seus rostos! Por incrível que pareça, a atenção de Laura em Bento, limitava-se à hora de dormir, mas pra falar a verdade, o rosto de Bento estava perdendo o foco para o belo rosto de Edgar, que, este sim ocupava a maior parte do tempo, os pensamentos de Laura! Por sua vez, com Edgar não era diferente! A forma com que a moça o acompanhava nos passeios, que se tornaram diários, era uma agradável surpresa! Os dois tinham muitos assuntos em comum! Edgar contou para Laura, seus planos de estudar Direito em Portugal! Ele, que estava tão animado com esses projetos, parecia estar em dúvida se era isso mesmo que queria!
Durante um dos passeios pelo campo, nas terras da família Vieira, os dois caminhavam mais a frente e em seguida Celinha, com sua sombrinha se protegia do sol forte! Laura segura o braço de Edgar! De repente ele beija a mão da moça e diz:
Edgar: Aguarde um momento!
Edgar se afasta de Laura e se agacha no chão! Ele colhe um lindo ramo de alecrim e presenteia Laura! A moça fica encantada! Pega o ramalhete nas mãos e sente o seu aroma!
Laura responde dando um beijo no rosto do rapaz: Edgar, que lindo! Obrigada!
Edgar fica emocionado! Aqueles lábios tocando o seu rosto causa no rapaz uma agradável sensação! Ele retribui com um sorriso radiante e diz!
Edgar: O alecrim é forte e corajoso! E o seu aroma muito agradável!
Os encontros deles, durante as férias, alegravam os dias de Edgar e Laura, mas infelizmente eles chegaram ao fim! Tanto a família Vieira quanto a família Assunção retornaram à Capital e o que Laura imaginou que fosse uma enfadonha viagem tornou-se um momento de puro prazer! A companhia de Edgar era maravilhosa! Quando chegaram ao Rio, Edgar fez questão de levar Laura e suas acompanhantes em casa! Celinha foi deixada em casa primeiro! Constância e Laura seguiram com Edgar! Quando chegaram na mansão de Assunção, Constância entrou e permitiu que sua filha se despedisse do rapaz a sós!
Edgar: Laura, vou sempre guardar na minha memória esse momentos maravilhosos que passamos em Petrópolis! (O rapaz falou segurando as mãos de Laura).
Laura: Edgar, também vai ser muito difícil não me recordar de nossos momentos juntos!
Num ímpeto Edgar se aproxima mais de Laura e beija suavemente seus lábios! Edgar estava com 18 anos e Laura com 16! O primeiro beijo marcou para sempre a vida destes dois jovens! Durante uma semana, o casal continuou se encontrando! Edgar fez a corte a Laura e quando eles se encontravam não tinham noção do tempo!
Infelizmente chegou o momento de Edgar embarcar para Portugal! Laura foi com Tia Celinha e sua prima Alice levá-lo ao porto! No momento em que os dois se despediam, Edgar olhou fixamente nos olhos de Laura e diante de seus pais e das parentes de Laura falou.
Edgar: Laura, você aceita casar comigo quando eu voltar de Portugal?
Laura: Aceito Edgar!
Os dois trocam um beijo apaixonado e depois Edgar se despede de seus pais, se afasta e entra no navio acenando para Laura!


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

E então? Gostaram do primeiro capítulo! Os dois nem imaginavam que o amor ia atingir o coração deles, não é? Mas a viagem de Edgar deixaria o casal distante um do outro. Será que o amor vai suportar a distância? Não deixem de comentar! Espero receber comentários e sugestões!