Século XXI escrita por Ramon Cristian


Capítulo 10
Escola e ensino




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/345346/chapter/10

Cada pedaço de região desse globo tem um padrão de vida diferente. Isso depende muito do governo, família e influências que cada um tem. Se tem muito em comum com a sociedade globalizada. As pessoas da mídia como os cantores, atores, esportistas, escritores influenciam muita gente num nível que pode ser global.

Tem gente que gosta de seguir uma tendência internacional. A beleza nessa tendência são mulheres magras e altas. As roupas variam com a estação. Os filmes são de Hollywood. Tem um jogador de futebol top que anuncia um produto e ganha milhões (ou bilhões) de dinheiro. Coisas inumeráveis.

Mas não é todos que gostam da tendência internacional. Também tem gente que se baseia em modos de vida em pilares nacionais ou até mesmo regionais.

Tem grupos que se conectam com a música, com alguma paixão em comum ou por um objetivo.

Com as cidades se formou subgrupos. Várias culturas num pequeno espaço. Principalmente em espaços com imigrações recentes. O ser humano em alguns lugares “não se misturam” tão facilmente.

Os jovens formam modos de vida mais facilmente que os adultos, que na maioria são mais tradicionais. Quando uma criança se interage com crianças diferentes dela é mais fácil para ela ter um modo de vida diferente do que aquelas que nunca se interagiram.

Cada país tem um governo que controla e tenta colocar ordem dando assim um estilo de vida. No Brasil tem um desrespeito muito grande pelas leis e isso já virou até piada. No Japão e Cingapura se tem um respeito pela lei mostrando uma cultura completamente diferente.

As instituições religiosas ou uma ideologia e a educação também influencia muito o modo de vida das pessoas. Os meios de comunicação são ferramentas poderosas que fazem muita diferença na vida das pessoas.

Os hobbies conectam pessoas muito diferentes (ou iguais) que tem coisas em comum para compartilhar. É interessante como é o século XXI, temos uma parte da sociedade que vive num sistema tradicional e outro que nasceu respirando a idade contemporânea. Mesmo os que vivem no sistema tradicional como é o caso dos árabes se aderem ao sistema contemporâneo numa maneira muito rápida. Os mais anciãos tentam segurar, mas as crianças e os adolescentes ficam encantados com as novas tecnologias e possibilidades. Pessoas mais anciãs num sistema mais tradicional deixam os jovens a terem certos hábitos no modo de vida por não conhecer as coisas da atualidade. Um exemplo básico: Tem um jogo muito violento que está no mercado que é para maiores de dezoito anos, os pais veem os filhos jogando e deixam por não conhecer nada de videogames e por não saber que existe classificação para jogos de videogame.

Outro exemplo: Uma adolescente ouvindo uma música contrária a religião da família, como ela está usando fones de ouvido e a mãe não sabe como funciona o aparelho a mãe não sabe o que sua filha está fazendo.

Acredito que os modos de vida dos jovens que serão os adultos amanhã vai ser muito diferentes dos modos atuais, até mesmo em sociedades tradicionais a globalização está “entrando”. Como será que vai ser os modos de vida daqui algum tempo?


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Século XXI" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.