A Casa Dividida escrita por Redbird


Capítulo 19
Noticias do sul


Notas iniciais do capítulo

OLá minha gente, mais um capitulo. Eu sei, eu sei. Mil desculpas pela demora. Espero que gostem.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/286682/chapter/19

O frio foi diminuindo gradativamente a medida que a primavera chegou. Os dias estavam amanhecendo cada vez mais bonitos.  Havia um clima convidativo, o que parecia zombar do estado de espera em que se encontrava o país.  

Embora tudo parecesse estar bem na pequena casa do professor Mellark, Katniss estava preocupada e sabia que o fato de ter perdido o emprego deixava Peeta abalado.  E ainda havia o fato de que ele não queria contar como tinha sido o encontro com o Snow, o que só  a deixava ainda mais preocupada. 

-Você está bem?- perguntou Finnick enquanto Katniss parecia entretida com um livro grosso na sua frente.

Katniss o olhou com curiosidade.

-Estou- disse ela sorrindo para o novo amigo- Por que a pergunta?

-Bom, você parece distraída. Preocupada na verdade- Perguntou ele calmamente, enquanto pregava uma tábua da varanda.

Katniss olhou diretamente para Finnick. Ela ainda não sabia muito bem quem ele era, se era confiável, no entanto, desde que chegara, Finnick se mostrara um excelente amigo, disposto inclusive a guardar o segredo do falso casamento de Katniss e Peeta.  

-Estou preocupada com Peeta- diz Katniss sem saber por que se sentia tão à vontade na presença de Finnick- Ele perdeu o emprego, você sabe, e tenho quase certeza que é minha culpa.

Finnick olha para Katniss como se estivesse sondando a garota.

-Não acho- diz ele após alguns segundos- Depois do que você me contou, acredito que esse Snow seja mais um maldito racista. É claro que se ele puder vai ter você.  Katniss, você representa tudo o que esse velho teme e odeia. Mas acredito que o fato de Peeta ter perdido emprego é mais uma forma de mostrar a todos que ele ainda tem poder.

- Eu sei. O pior é que ele vai fazer de tudo para botar São Francisco e a Califórnia contra a abolição e o no mapa dos confederados. Mas mesmo assim...

-Katniss, se não fosse você Snow acabaria achando uma desculpa para fazer a vida de Peeta um inferno. Vai por mim, se você é perigosa, Peeta é muito mais. Não há nada que assuste mais um homem cruel e frio como Snow do que bondade, educação e tolerância. São coisas que ele não entende.

Katniss olhou impressionada para Finnick.

-Acho que você pode até ter razão- diz ela pensativamente.

- Claro que tenho.  Agora preciso colocar essa tábua de volta- diz ele fazendo uma mesura exagerada, o que fez com Katniss caísse na risada.

    - E- diz ele ficando sério de repente- Se você não percebeu Peeta é perdidamente apaixonado por você. Então, por favor, não desperdice isso. 

Katniss sentiu seu coração se contraindo involuntariamente. A única coisa que ela conseguiu fazer foi dar um sorriso tímido para Finnick antes que ele voltasse a se dedicar totalmente a sua tarefa.

No final da tarde Peeta chegou de mais uma ronda a procura por emprego.  Katniss sentiu o coração pesar ao ver o quanto ele parecia abatido.  Assim que a viu, ele deu um sorrio tímido e foi para o quarto  o que só fez com que Katniss se sentisse pior.

Haymitch chegou junto com ele e lançou um olhar preocupado a Katniss. 

- Como ele está- perguntou Katniss a Haymitch que tinha acompanhado Peeta.

-Para falar a verdade nada bem. Katniss, precisamos conversar- Diz Haymitch puxando a amiga para frente da casa onde poderiam conversar mais calmamente, sem serem interrompidos.

-Eu não falaria isso se a situação não fosse complicada, Peeta provavelmente vai me matar, mas eu acho que você tem o direito de saber.

Katniss olhou para o amigo curiosa.

-Greasy Sae. Ela disse que precisa de alguém para trabalhar com ela. Pensei que você seria a pessoa perfeita.

-Haymitch isso é sério?- Diz Katniss sentindo uma pontada de esperança- Você acha que ela me contrataria?

-Provavelmente. Só espero que Peeta não fique chateado comigo.  Acredito que ele não fique muito feliz com você sustentando a casa.

-Mas...

-Eu sei, homens ás vezes podem ser complicados.  Mas estamos quase entrando numa guerra. Você vai precisar de todo o sustento que puder obter. Além do mais, tem outra coisa que preciso te contar.

-Haymitch o que você está aprontando?- Perguntou Katniss assustada com o tom de voz do amigo.

- Teremos uma espécie de reunião na próxima semana. Na livraria de Greasy Sae. Precisaremos de você lá.

-Certo. Você já avisou os outros?

-Vou avisá-los. A guerra está próxima e precisaremos de todo apoio se quisermos conseguir alguma coisa. Você sabia que Snow está tentando obrigar as famílias a levarem suas  crianças negras e mestiças para  se inscreverem na prefeitura? Ele diz que isso é uma espécie de censo. Mas eu tenho certeza que é para manter o controle sobre  essas famílias.

-Haymitch isso é horrível!- Diz Katniss.

-Eu sei.  Se ele conseguir isso... Essas famílias já sofrem demais Katniss, imagine o que pode acontecer com elas se ele resolver implantar essas medidas de controle.

Katniss estremeceu com o pensamento.

-Snow descobriu que sou mestiça- disse Katniss de repente, como se essa verdade tivesse caído sobre ela como se fosse uma tempestade- Por isso ele demitiu Peeta.

-E ele ainda vai fazer pior Katniss. Esse é só o começo.

Katniss sabia que Haymitch tinha razão. Ela queria fugir, se esconder em algum lugar onde as pessoas não fossem tão más, onde ela não fosse tão frágil. Como quando ela tinha 13 anos, quando seu pai estava na guerra e logo depois dele morrer.  Ela costumava se esconder no escritório dele toda vez que a mãe ficava braba ou  quando as outras crianças eram más com ela.  Mas ela não era mais uma menina de 13 anos, dessa vez ela teria que lutar.

- Vou falar com Greasy Sae. Vou aceitar o emprego. É o mínimo que posso fazer por Peeta.

Haymitch assentiu aprovadoramente.

-Agora Katniss, tome muito cuidado. Trabalhar na livraria de Greasy Sae vai deixar você visada.  Quando Peeta chegou aqui eu a indiquei como aliada por que que sabia do que você é capaz.  Mas ainda sim... Garota eu fiz uma promessa a seu pai. Não vou deixar nada acontecer com você.

-Haymitch, não se preocupe eu vou ficar bem.  Eu sei que pode ser arriscado, mas devo isso a Peeta.

 Haymitch assentiu Katniss se afastou.

-Katniss- chamou Haymitch- Você é uma sobrevivente. Merece a chance de lutar, eu nunca a teria colocado nisso se não soubesse do que é capaz.

Katniss sentiu vontade de abraçar Haymitch. Era a primeira vez que alguém, além de Peeta, via alguma utilidade nela.

-Obrigada Haymitch- diz ela entrando na casa.

Assim que ela entrou no entanto, sentiu que algo estava terrivelmente errado. Rue, Tresh e Finnick olhavam abobalhados para Peeta e o jornal que ele tinha nas mãos. Peeta estava pálido. Katniss  sabia que ele estava abatido nos últimos dias, mas ela tinha que admitir, nunca o tinha visto desse jeito.

-Você tem certeza Peeta? – Perguntou Tresh encarando o amigo.

- O que está acontecendo- Perguntou Haymitch  olhando para todos.

-Peeta tem noticias do sul-  fala Rue num tom que deixou Katniss assustada. 

- Os confederados atacaram o Forte Sumter.

-Forte Sumter?  Isso  não fica na Carolina do  Sul? O que significa?- Perguntou Katniss sem entender bem. 

- Significa querida Katniss, que já começou- diz Haymitch com os olhos opacos- Nós estamos oficialmente em guerra. 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

E ai pessoal? Gostaram? Por favor, me digam o que estão pensando. É muito importante para mim Bjooos