Querido Diário,me Apaixonei! escrita por Amy_Mary


Capítulo 5
POV Edward - Guerra Declarada




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/258142/chapter/5

O frio da noite em Seattle fazia com que eu me aconchegasse mais ao meu casaco. Olhei para o céu mais uma vez, as luzes ofuscantes da cidade, tampavam a luz das estrelas, fazendo com que o céu fosse apenas um mar de azul escuro, sem nenhuma luz. Com esse pensamento, me lembrei do lugar aonde eu mais via as estrelas à noite. Na casa do Lago, em uma cidade a 7 km da cidade de Jacksonville. Um lugar tranquilo, que fazia parte da minha infância.

Mas ao pensar na casa do Lago, não me lembro de mais das estrelas como antes. Lembro-me apenas de ter esbarrado em uma garota nervosinha, a jogando em um maldito chafariz!Bufei frustrado por não conseguir tirar esses pensamentos da minha cabeça. Maldita Isabella. Maldita hora em que sua família entrou em minha vida.

–Ei Edward!-senti algo cutucar minha cabeça com força.

–Mas que merda!O que foi Jacob?!-falei perdendo a paciência. Pensar na garota nervosinha, sempre me deixa de mau humor.

–Ei, relaxa cara. Só ia te oferecer mais uma dose. -ele falou me estendendo a garrafa. Peguei a garrafa de suas mãos, dando duas goladas de uma só vez na cerveja, quase me fazendo engasgar. -Vai com calma cara!-a voz arrastada de Jacob falou de novo.

Entreguei-lhe a garrafa.

–Pra mim já chega. -me referi à cerveja.

–Edward Cullen negando uma cerveja?-Jasper chegou perto de nós rindo com os outros garotos. -Desde quando?

–E desde quando te interessa o que eu faço ou deixo de fazer Jasper!-vociferei para ele. Ele levantou as mãos em redenção.

–Foi mal, capitão. -Jasper se sentou ao meu lado encostando as costas na mesma lápide que eu.

Dei de ombros olhando novamente para o céu escuro.

A muito tempo,eu e mais alguns caras sempre íamos a noite ao cemitério,para refrescar a cabeça.Encostávamos na lápide e bebíamos o quanto quiséssemos.Até convidávamos algumas garotas as vezes.Mas era apenas por quebrar as regras,o que fazíamos bastante.Mas hoje...Não era comum que viéssemos aqui nas segundas.Mas hoje aquela garota me tirou do sério.

Não sei se é porque sou o capitão do time de hóquei ou coisa parecida mas,ver aquela mimada me desafiando...Quem ela pensa que é?Chega à minha cidade,mora na minha casa,frequenta aos meus jogos e ainda acha que tem o direito de mandar em mim?Bufei de raiva, atraindo mais a atenção dos garotos, mas pouco me importei.

Maldito dia em que eu resolvi sair para escutar música por aquelas ruas perto da casa do Lago. Lauren estava me dando nos nervos, cheia de mimimi pra cima de mim. Odeio que tentem ser meus donos. Eu andava tranquilamente pelas ruas ensolaradas, pronto para voltar para a casa, os fones de ouvido muito alto, quando sinto alguma coisa se esbarrar em mim e um barulho de água ecoar.

Retirei meus fones olhando para todos os lados, a procura de alguma coisa que eu tenha batido. E La estava ela. Eu havia empurrado uma garota em um chafariz. Não tinha coisa mais normal não?Típico. Bom, não iria deixar a menina de cara na água sem ajuda.

–Hei você quer ajuda?-perguntei tentando ser o mais simpático possível e estendi minha mão pra ela.

Então ela levantou a cabeça e nossos olhares se cruzaram. Os olhos cinza dela encararam os meus, como se fossem feitos para ficar juntos. Ta confesso. Isso soou molenga. Mas o que posso fazer?Foi o que eu senti naquela hora. A garota estava toda ensopada e então a ajudei a se levantar e nós ficamos nos encarando, com ela ainda dentro do chafariz.

Mas o motivo de eu a ter encarado naquela hora, foi porque eu a achei bem atraente. Os cabelos castanhos e molhados estavam colados ao corpo, bochechas rubras, lábios rosados e cheios, separados minimamente. Com a roupa grudada no corpo, dava para ver suas curvas, que eram bem sensuais para uma adolescente comum.

Mas não foi aquilo que me prendeu ao seu olhar. Foram os olhos cinza, que pareciam me dizer tudo e ao mesmo tempo nada. Eram profundos e carinhosos, fazendo com que a garota a minha frente se tornasse um enigma para mim. E como eu estava certo.

Toda nervosinha, com seu jeito de sabe tudo, ela me desafiava. E eu odeio isso. Me da vontade de rir, só de pensar em como ela se acha a dona do mundo. E ainda tento pensar com clareza, como foi que ela conseguiu se infiltrar na minha vida tão rápido?Se mudar para minha casa, foi o suficiente para eu me irritar. E também tinha o papo que minha mãe chegou a me falar, sobre “respeitá-los como você gostaria de ser respeitado”. E quem disse que eu quero ser respeitado?Dane-se o respeito.

Não fui com a cara dela, e nem ela com a minha. Desde aquele dia na casa do Lago declaramos uma guerra. E como se não bastasse ela tentar ser a dona de tudo, ainda tinha que julgar. Primeiro, falando que eu não jogo bem. Ninguém diz que eu não jogo bem. Desde criança eu jogo hóquei, me tornei profissional e eu vivo para as competições, me dedico mais nisso no que qualquer outra coisa. E quando ela chegou pra mim, dizendo que não achou que eu jogava bem, foi o estopim pra mim.

E agora isso. Só porque eu fiquei preso a tarde inteira no Rocket Stone treinando para as finais, e Lauren aparece do nada na minha casa, ela já vem me criticar. Tudo bem,eu sabia que tínhamos aquele dever de casa pra fazer e esse ano eu quero conseguir pontos positivos na escola,para poder entrar na regional competição de hóquei,que vai acontecer em Nova York por uns longos anos.Mas infelizmente não deu para eu poder fazer o dever.O que posso fazer?Cometo erros. Mas é claro que a espertinha não conhece os erros.

–Uau cara, você ta parecendo perturbado. -Jasper comentou ao meu lado.

Bufei rolando os olhos.

–To de boa.

–Quer um?Para acabar com a tensão?-Jacob me ofereceu um cigarro.

–Agora não. -Voltei a olhar para o céu quando outra voz me interrompeu.

–Edward, sabia que ia te encontrar aqui com os viciados. -Lauren chegou perto de mim risonha, com Leah e mais duas amigas atrás dela.

–Oi Lauren. -murmurei.

Ela se sentou ao eu lado toda assanhadinha, encostando o rosto no meu ombro.

–A noite ta linda né?-ela sussurrou no meu ouvido.

–Só se for pra você... -resmunguei. Ela rolou os olhos e se inclinou para mim me beijando. Eu não era louco de recusar um beijo dela. Bom, mas foi por beijar Lauren que a irritadinha ficou com raiva.

–Como está o jogo?-ela perguntou tentando puxar assunto.

–Estamos indo bem. -Jasper quem responde. -Os Tubarões não tem chance.

–Lauren, vamos indo. Meus pais me matarão se eu chegar atrasada outra vez. -Leah resmungou. Lauren suspirou e assentiu para ela.

–Já vou Leah. Espere-me lá na rua. -Leah se distanciou e Lauren sorriu pra mim. -Gatinho eu tenho que ir. Nos vemos amanhã na escola?

–Claro. -sorri pra ela, que me deu um beijo e se foi.

–Agora que as meninas foram embora, me conta aí Edward. -Jacob chegou perto de mim. -Você tem uma puta sorte de morar com aquela novata hein?

–É a garota é uma gata. -Riley se aproximou com outra garrafa de cerveja.

–É uma chata isso sim. -rolei os olhos.

–Ah cara não tente nos enganar com esse papinho. -Jasper riu da minha cara. -Assim pensaremos que é gay.

Bufei.

–Vá á merda Jasper.

–Bom, se o pegador do Cullen ta fora, eu to dentro. -Jacob riu. -É a primeira garota bonita que você rejeita. Não vou perder essa oportunidade.

–Ela é toda de vocês. -murmurei.

–Jacob, você vai enfrentar muitos concorrentes. -Jasper riu.

–Não me importo. -Jacob tomou outra golada de sua cerveja.

–Pessoal, - Me levantei. -Eu já vou indo.

–Mas por quê?Você sempre fica mais!-Jasper falou surpreso.

–Hoje eu não estou a fim. Fazemos isso outro dia ok?-eles assentiram não se importando. -Até amanhã. -acenei pra eles.

–Até. -responderam.

Caminhei a passos largos, até a minha moto e voltei pra casa. Só de lembrar que eu tinha aquela bosta de dever de casa pra fazer... Aquela garota que vá a merda.

[...]

Eu já estava pronto para ir pra escola. Eu devia estar com a aparência horrível porque fiquei fazendo o dever. Óbvio que fiz apenas a minha parte, Isabella que se vire com a dela.

–Edward, espere. -minha mãe saiu da cozinha vindo até mim.

–Foi mal mãe mas eu estou atrasado.-falei pegando minha mochila e as chaves do carro.

–Que história foi aquela de que você não fez o dever de casa com a Bella, e ao invés disso foi jogar hóquei?!-ela exclamou.

Bufei. Merda de garota com a boca grande.

–Mãe, eu me atrasei no Rocket Stone só isso. Mas ela é muito nervosinha e fica toda dramática com esse papinho.

–E ela é quem está certa. Você devia dar mais valor para a escola. -Rolei os olhos. Ta brincando comigo né?Até minha mãe vai ficar do lado dela?

–Ok, ok já entendi. -falei me virando para sair.

–Ei, espera aí mocinho. -ela me parou. -Esse ano eu quero mudanças Edward, ano passado, você quase repetiu o ano!Se esse ano a sua nota decair em qualquer matéria, você vai estar fora das competições de hóquei.

–Como é que é?!Não pode fazer isso!

–Mas é claro que eu posso. -riu sarcástica. -De agora em diante eu quero ver mais responsabilidades da sua parte Edward.

– Mãe, você sabe como o hóquei é importante pra mim!

–Eu sei. E também sei que se você não quiser perdê-lo, vai melhorar na escola. -ela sorriu. -Agora vá que você já está atrasado.

Ainda incrédulo, saí de casa com um humor do cacete. Graças a Deus eu não encontrei com Isabella enquanto ia para a garagem. Mas encontrei a irmã dela.

–Edward!Que bom que te encontrei. Eu esperava que você não tivesse saído. -ela sorriu vinda ao meu lado.

–Estou atrasado Carmen. -respondi apenas.

–Pode me dar uma carona?-ela ergueu a sobrancelha.

Rolei os olhos, Carmen era uma garota legal, bonitinha até. Com aqueles cabelos negros e as várias mexas roxas, ela parece estar disposta a tudo só para se destacar.Parece até uma das minhas,eu até lhe daria uma chance.Senão fosse nova demais,não curto garotas mais novas,mas até que da pra aguentar,mesmo ela não tendo o mesmo fogo que Lauren ou Leah.

–Claro, entra aí. -eu falei abrindo a porta do carro. Ela sorriu satisfeita e chegou perto de mim, e ousadamente plantou um beijo em minha bochecha e entrou no carro. Entrei no carro, ainda pensando no que minha mãe havia dito. Isso não podia acontecer. Eu não ia perder o hóquei.

[...]

Minha primeira aula passou-se monotamente e a simples menção de que irei encontrar Isabella na próxima aula, me deixava ainda mais ansioso e nervoso. Ansioso porque eu a iria fazer engolir cada palavra que jogou contra mim ontem, e nervoso porque ela ainda acabava com a minha sanidade.

–Vamos Edward. Vai ficar sentado aí o dia inteiro?-Jasper falou rindo.

–O quê?-falei voltando ao mundo real.

–A aula Edward. Já acabou. E você está atrasado 3 minutos para sua aula de Biologia. -Assim que Jasper proferiu aquelas palavras sai da sala correndo até o meu armário. É claro que não ia encontrar com ela lá, a certinha já devia estar na classe a muito tempo.

Peguei logo meus livros do meu armário, eu fui tranquilamente até o laboratório. Cheguei perto e ouvi alguma coisa, como o professor dizendo que ia começar a apresentação do dever. Sorri, e aqui vamos nós. Entrei na sala, causando um silêncio geral na sala. O professor ergueu seus olhos para mim.

–Senhor Cullen, espero que tenha uma ótima explicação para seus 5 minutos de atraso logo na entrega do primeiro dever do ano.

–Desculpe professor, eu me perdi na aula de Trigonometria, isso não irá se repetir. -disse formalmente. Procurei meus olhos pela sala e logo encontrei o olhar de Isabella. Ela olhava pra mim espantada e confusa. Sorri internamente por isso.

–Então sente-se. -o professor indicou minha mesa e tranquilamente andei até lá e me sentei, notei que minha parceira me olhava ainda confusa. -Espero que você e a senhorita Swan tenham feito seu dever corretamente.

Encarei Isabella,que me olhava com um olhar triunfante e um sorrisinho sarcástico no rosto.Isso querida,pode começar seu showzinho.

–Na verdade professor, acho que meu parceiro não fez a parte dele. -ela falou segura.

–Como assim?-o professor começou confuso. -O trabalho era para os dois fazerem juntos.

–Eu sei. -ela continuou petulante como sempre. -Mas Edward aparentemente não sabe o que significa exercício em dupla.

Ele virou seu olhar para mim.

–Isso é verdade Senhor Cullen?

Sorri.

–Mas é claro... -falei hesitante. Isabella sorriu, mostrando todos os dentes brancos e enfileirados. -Que não. -terminei.

–Como é?!-Isabella falou incrédula. -Não vai admitir para o professor que pisou na bola comigo?!Vai mentir na cara de pau?

–Mas é claro que não estou mentindo sua louca!Pode ver meu caderno professor, eu fiz perfeitamente minha parte da tarefa. -estendi meu caderno para ele, e ele o pegou verificando.

–É, isso é claro. Está tudo completo Cullen. -ele me devolveu o caderno. Isabella me olhava boquiaberta. -Isabella, porque contou essas mentiras do Senhor Cullen?

–Eu... Mas ele... Eu não menti!-ela se defendeu.

–Oh não?-ergui a sobrancelha com um sorriso cínico.

–Não!E você sabe disso seu imbecil!Eu fiquei te esperando um tempão na sua casa pra fazer esse bendito dever!E você não apareceu!E depois te vejo se agarrando com qualquer uma na porta de casa. Eu sei o que aconteceu!

A sala inteira começou a murmurar.

–Hei vocês dois... -o professor começou.

Levantei-me da minha cadeira.

–Vai começar com esse seu discurso me acusando de qualquer coisa de novo?-ela se levantou também.

–E você quer o quê?Quer se esconder atrás de suas mentiras?

–Parem já com essa discussão... -o professor tentou apartar a confusão.

–O cacete que é mentira!Pode olhar o meu caderno!

–Senhor Cullen!Olhe o palavreado!Isabella, todos nós já vimos aqui que Edward fez seu dever corretamente, será que da pra pararem com isso e voltarmos à aula antes que eu mande os dois para a direção?!

–Não se preocupe diretor. -falei abrindo um sorriso sarcástico. -Não é culpa dela afinal. Algumas pessoas não sabem a hora de parar de fingir.

–Ora seu... -ela começou toda vermelha de raiva.

–Já chega!-o professor soltou um grito que calou a turma inteira. -Não tolero esse tipo de confusão em minha aula!O dois vão já para a sala do diretor!Vão explicar a ele tudo o que aconteceu aqui, e só voltem quando ele liberar!Estão entendidos?

Eu assenti frustrado. Isabella estava em choque assimilando o que tinha acabado de escutar.

–Como?-ela sussurrou.

–Isso mesmo que acabou de escutar senhorita Swan. -ele chegou perto de nós e nos empurrou até o corredor. -Se querem brigar que seja fora da minha aula!-ele disse e fechou a porta na nossa cara.

Bufei indignado. Porcaria!Isso não estava nos meus planos!O que vou fazer agora?Se chamarem minha mãe eu to fudido!Olhei para a nervosinha ao meu lado, ela estava de olhos arregalados e arfava. Obviamente ainda não tinha assimilado os fatos.

–Hei você está surda ou o quê?Temos que ir para o diretor. -estalei os dedos em sua frente.

Ela pareceu finalmente acordar e olhou para mim,seus olhos exalando ódio.

–Seu... Idiota!Estúpido!-me deu um empurrão.

–Hei... Olha como fala!-falei com raiva.

–Dane-se como eu falo Edward Cullen!Isso tudo é culpa sua!Se tivesse mais responsabilidade com seus compromissos eu nunca estaria nessa situação.

–Minha culpa?!Quem quis bancar uma de sabe tudo foi você!

Ela bufou e grunhiu com raiva.

–Eu odeio você, garoto mimado e imbecil!-ela gritou saindo marchando em minha frente. Só faltava sair fumaça de seus ouvidos.

–Eu também odeio você sua garota nervosinha, idiota e louca!-falei com mais raiva ainda. Fomos os dois morrendo de ódio um do outro, caminhando em direção a sala do diretor.

[...]

–Não acredito no que estou presenciando aqui. -o diretor falou alternando olhares entre nós dois. -Logo no segundo dia de aula, já tenho essas preocupações. -ele esfregou os olhos parecendo cansado.

–Diretor eu... -tentei me manifestar, mas ele levantou a mão, impedindo que eu falasse. Isabella ao contrário do que eu pensei, estava extremamente quieta e de cabeça abaixada.

–Pensei que esses seus dias haviam acabado Edward. Pensei sinceramente que haveria uma mudança nesse ano. -então ele suspirou e voltou seu olhar para Isabella. -E você senhorita Swan?-ela ergueu seus olhos cinza para ele. -Li seu histórico de Jacksonville. Notas impecáveis, comportamento excepcional. Uma excelente aluna, é muito confuso vê-la aqui em uma situação como essa,admito.

Ela voltou seu olhar para suas mãos, envergonhada.

–No entanto, não posso deixar de me impor a isso. -ele continuou. -Deviam ter mais responsabilidade. Esse ano não é como os outros, é um ano decisivo. Vocês decidem os seus futuros, e se você Edward, quer mesmo entrar na competição nacional de hóquei, e você Isabella, quer mesmo entrar para a Universidade de Stanford, vocês precisam cooperar. Se querem mesmo ter esses seus sonhos realizados, precisam ter responsabilidade, compromisso.

–E é por esse mesmo motivo, - ele continuou olhando alguma coisa em seus documentos. -Que tenho um trabalho pra vocês. Se quiserem discutir no meio de uma aula, é melhor aprenderem a conviver juntos.

O encarei tentando descobrir o que ele queria falar de uma vez.

–Que trabalho?-quem perguntou foi Isabella.

–Vocês vão juntos duas vezes nessa semana em um asilo. A escola está fornecendo ajuda a eles, e nada melhor do dois de nossos alunos irem até lá para orientá-los em alguma coisa.

–O QUE?-eu e ela exclamamos juntos.

–Idosos?!-reclamei.

–Juntos?!-ela também reclamou.

–Sem reclamações. Se quiserem que esse dever de vocês ainda tenha valor na matéria, terão que aceitar. Ou querem ao contrário e levar uma advertência para casa?-ergueu uma sobrancelha.

–Não!-falamos ao mesmo tempo.

–Ótimo!-ele sorriu satisfeito. Pegou algo em sua pasta e nos entregou. -Esse é o endereço do asilo. Terão que ir hoje e Sexta-Feira, às 15:00h,e terão que ficar lá por pelo menos uma hora e meia.Entendido?

Assentimos.

–Tudo bem. Voltem para a sala de aula e digam ao Sr.Banner que já cuidei do castigo de vocês e que podem apresentar o tal dever.-já íamos saindo quando ele nos parou.-Esperem.Não se esqueçam do que eu disse.Espero mesmo ver melhoras.-avisou e nós assentimos mais uma vez.-Podem ir.

Saímos em silêncio e caminhamos até o laboratório, no meio do caminho ouvi alguns resmungos de Isabella.

–Vai ficar aí resmungando, ou vai andar mais rápido, porque só se tivermos muita sorte para ainda termos tempo para apresentar o dever.

Ela ergueu seus olhos pra mim.

–Pra você deve ser tão fácil não é?Ser chamado a atenção. Mas fique sabendo, eu não sou desses tipinhos como você, não ando em linhas tortas, e sim em linhas retas. E não vai ser você que vai me levar pro fundo do poço Edward,eu não vou deixar.-ela me mandou essa e saiu praticamente correndo na minha frente.

–Argh!-grunhi. Que garota petulante!

[...]

–Ah não fica assim Edward. -Lauren falou enquanto massageava meus ombros no refeitório. -Não é culpa sua.

–Eu sei disso!E é exatamente isso que me deixa mais puto ainda. -respirei profundamente.

–Ah desde o início eu sabia que aquela garota seria encrenca. -Leah falou tocando em minha mão. -Sabia que ela ia fazer alguma merda.

–Ah, mas ela é gata. -Riley falou risonho.

–Cala a boca animal!-rugi. Leah deu um tapa no braço dele.

–Ué, mas estou falando a verdade oras. -ele se defendeu.

–Foda-se a verdade Riley. -Lauren trincou os dentes. -Ela é apenas mais uma barata em nossas vidas. Faz muito mal para o Edward,ficar perto dela,não é gatinho?

Assenti ainda quieto, apreciando a massagem que ela me oferecia nos ombros. Lauren não era a melhor massagista do mundo, pois possuía mãos mais duras que pedra. Mas dava pro gasto.

–E falando no diabo... -ouvi Leah murmurar e rapidamente afastei as mãos de Lauren gentilmente de mim e abri meus olhos procurando por ela. Ela entrava no refeitório um pouco cabisbaixa, mas ainda tinha aquele sorriso Colgate no rosto, ao lado dela minha irmã e aquele Mané do Erick Yorke ao lado dela. Ele falou alguma coisa em seu ouvido que a fez sorrir. E que sorriso...

Merda, onde eu to com a cabeça!Não importa se eu me sinto atraído por ela, eu a odiava. Ela havia declarado guerra.

–Oi gente!-Carmen chegou perto de nós e as meninas a olharam acusadoramente. Retirei meus olhos da nervosinha e encarei a Carmen. -O que foi?-ela perguntou confusa pelos olhares das meninas.

–Sua irmã, é um pouco irritante não acha?-Lauren falou cínica.

–O que tem a Bella?

Lauren rolou os olhos diante do apelido da garota.

–Sua irmã, não deixa de trazer vários problemas para Edward. Acho melhor você ter uma conversinha com ela, quando a encontrar em casa.

Carmen se encolheu um pouco e depois me olhou.

–É verdade Edward?O que a Bella te fez?

Suspirei voltando meu olhar para a garota, a peguei me encarando e logo desviou o olhar. Mas quando percebeu que eu não ia parar de encará-la, me encarou de volta, com ódio. Então ousadamente moveu os lábios formando uma frase eu sou ler muito bem. ”Eu odeio você Cullen.” Rolei os olhos pra ela e a respondi. ”Temos o mesmo sentimento” Ela bufou e desviou o olhar.

Voltei meus olhos para Carmen. E sorri para ela.

–Fique calma Carmen, o que eu e sua irmã temos não chega até você.Isabella é apenas mais uma certinha que entra na área.Topetuda,que acha que pode tudo.Mas se ela acha que vou desistir da guerra,está muito enganada.

Lauren e Leah sorriram triunfantes e Carmen deu um meio sorriso nervoso, e logo desviou o olhar para os irmãos Brandon que entravam no refeitório. Dois esquisitos.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Oi povo!Sinto muitíssimo ficar tão desaparecida assim,é sério,é muito difícil.Por isso mesmo vou para com essa demora!É ISSO MESMO!ACABOU A DEMORA DAS DUAS FICS!You Belong With também não vai ter mais hiatus.Tipo,eu sei que nem todos comentam e gostam de dar as caras,mas tem os que comentam e que mostram que acompanham,e admiro essas pessoas,e por elas eu vou postar mais rápido,prometo!

O que acharam da guerra Bella e Edward hein??Eu amei!!kkkk
Ah e uma Feliz Dias das Mães para todas vocês,e para as mães de vocês e também as vovós!Que todos aproveitem bem suas mães!Nos vemos em pouco tempo!Bjokas!



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Querido Diário,me Apaixonei!" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.