Conformismo escrita por nicksousa


Capítulo 1
Capítulo Único




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/25442/chapter/1

 

O verde, esculturas de ferro nele. A areia amarelada e seus pequenos habitantes. O mar; instantes azul, instantes verde. Escunas, barcos de madeira passando naquela imensidão. Do meu lado direito a Marina com lanchas, barcos a vela, todos os tamanhos e valores imagináveis ou não. Segurança, roupas de luxo, vários idiomas, dinheiro, muito dinheiro. Do meu lado esquerdo a Gamboa; povoado que tem uma vista privilegiada, mas que não tem quase nada. Casas amontoadas, barcos de madeira, alguns mais velhos do que os próprios donos. Marginalização, quase nus, quase desnutridos. Mal falam o idioma do país que nasceram, o centavo que sobra do orçamento – quando o tem –, é luxo, é a alegria do dia ou até do mês.

 

Eu ali no meio dos dois mundos, admirando suas particularidades, suas peculiaridades, no meu particular. Acostumada a ir ali tantas e tantas vezes admirar só a beleza do centro, nada dos extremos, nunca prestei atenção, confesso. Mas, mudei minha rotina. Mudaram minha rotina. Me acostumei a ver toda aquela beleza através do reflexo dos óculos esporte dela que nunca nem descobri o nome, nunca me dei o trabalho de levantar e perguntar. Todas as semanas, naquele mesmo dia, tínhamos um encontro inconsciente: eu ali em cima, sentada no banco de concreto olhava o verde, as esculturas, a areia, o mar, a Marina, a Gamboa através dela ali embaixo. No reflexo dos seus óculos ficava tudo ainda mais bonito. Nunca vi seus olhos nem seu sorriso – mais confissões –, mas ela me fazia bem, muito bem. Eu só precisava olhá-la e nada mais. Precisava ver seus cabelos negros, sua pele alva. Tinha curiosidade, mas não tinha vontade da aproximação. Tinha medo do encanto acabar quando cruzássemos nossos olhares.

 

Assim como a Marina e a Gamboa  são conformadas com as respectivas situações, eu também sou com a minha. Eu não desejo aquela mudança assim como a Marina. Eu tenho privilégios assim como a Gamboa. Eu não quero que o encanto dos nossos encontros termine com olhares, sorrisos, palavras. Eu só quero continuar admirando aqueles lugares do meu lugar favorito através daqueles óculos da mulher que me encantou a alguns metros de distância. Só isso.

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Conformismo" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.