Kazabiakis - Antes Da Maldição escrita por Renata


Capítulo 1
Epílogo




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/239087/chapter/1

Todo adolescente frequentador de uma escola vive o período da “Feira de Ciências”. Esse é um dia para todos os alunos libertarem a criatividade para assuntos, teoricamente, chatos. Um dia para mostrar a sociedade aberta o quanto a ciência pode ser muito legal e interessante.

No ano de 2012, a Feira de Ciências da Escola Municipal São Francisco de Assis prometia um excelente prêmio ao vencedor: uma viagem para conhecer a Usina Hidrelétrica Itaipu, já que o tema seria “Água”.

Essa usina foi construída de 1975 até 1982, localizada na fronteira Brasil e Paraguai, no Rio Paraná. Ela gera uma potência de aproximadamente 14.000 megawatts. Ela fornece 90% da energia consumida pelo Paraguai e 19%, pelo Brasil. Além dessa enorme importância, ela foi considerada, em 1995, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Itaipu significa “pedra que canta”.

Ainda nesse ano, aconteceu a Rio +20, uma importante reunião com os representantes de quase todos os países para promover uma mudança em relação ao ambiente. A última reunião ambiental aconteceu em 1992, no Rio de Janeiro, conhecida como Rio 92.

É um passo importante, já que a atualidade do ambiente da Terra é preocupante. As calotas polares dos Pólos Ártico e Antártico estão derretendo, a temperatura mundial está elevando-se cada ano mais. Chove onde não chovia antes. Cidades estão sendo diariamente alagadas. Na região sul está nevando, fato que há muitos anos nunca ocorria no Brasil. Em Santa Catarina, teve um furacão. Em Montes Claros, Minas Gerais, aconteceu um abalo sísmico que derrubou tetos e paredes de algumas casas. Situação preocupante!

Então, a Escola Municipal São Francisco de Assis decidiu usar o tema para dar uma força nesse movimento pró-ambiente, afinal assim, os jovens estarão mais envolvidos com as discussões ambientais.

Quando essa escola foi construída, o objetivo era ter uma instituição que aprofundasse no estudo do meio ambiente mundial. Inicialmente, não seria uma escola comum para graduação primária, seria uma escola técnica do meio ambiente. Porém, com a falta de instituições escolares na cidade satélite Itapuã, localizada no Distrito Federal, essa escola técnica virou uma escola fundamental e de ensino médio.

São Francisco de Assis era um frade católico, que viveu na Itália. Ele tinha uma visão positiva da natureza e do homem, sendo considerado patrono dos animais e do meio ambiente por esse enorme apreço. Ele foi canonizado pela Igreja Católica em 1228. São Francisco foi um grande homem! Por ser patrono do ambiente e dos animais, a escola recebeu o nome dele.

E, assim, inicia a jornada de um grupo de alunos que descobriram (sem querer) um outro mundo a caminho do prêmio conquistado.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Kazabiakis - Antes Da Maldição" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.