Palavras na Brisa Noturna escrita por Charichu


Capítulo 9
Volta para casa Brasil


Notas iniciais do capítulo

Texto feito quando o Brasil perdeu na Copa do Mundo para França...



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/18279/chapter/9

Volta para casa Brasil                     

 

 

 

Volta para casa Brasil!

E acaba logo com essa modinha estúpida de ser brasileiro apenas em quatro e quatro anos. Ser brasileiro não depende de época, não depende de bola, não depende de copa. Ser brasileiro é inerente a nossa essência desde o nascimento e não precisamos levantar uma taça dourada para percebermos isso.

 

Volta para casa Brasil!

E reveja esta terra tão bela que hoje pertence aos descendentes dos bravos e heróicos homens que já expugnaram os franceses tantas vezes. Terra que pertence a um povo cujo sangue miscigenado traz o que há de melhor de três raças: criatividade, força de vontade e beleza. Sim, volte para esta terra que nunca poderia ser representada por jogadores que já se esqueceram da garra de seu povo graças aos anos que viveram na Europa.   

 

Volta para casa Brasil!

Pois é somente com este gosto amargo da derrota na boca para o seu povo aprender a variar a marmita insossa que engole todo dia: futebol e carnaval. Quem sabe com essa dor no peito em fim possamos perceber que quem associa patriotismo unicamente com futebol no final acaba sambando só.

 

Volta para casa Brasil!

E escuta com atenção o apelo que seu povo desesperado canta nas ruas:

 

É Campeão

da hipocrisia, da violência, da humilhação.

É Campeão

da ignorância, do desespero, desnutrição
                        É campeão

da covardia e da miséria, corrupção
            É campeão

do abandono, da fome e da prostituição

 

Volta para casa Brasil!

Porque não importa quantas vezes você é jogado para escanteio, seu povo sempre ergue a cabeça e se concentra na próxima partida. Só espero que dessa vez, você consiga mudar de tática e invista na educação. Afinal, é muito mais gratificante esperar que crianças instruídas brilhem no campo do futuro do que aguardar com a bandeira na mão a seleção derrotada no aeroporto.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Palavras na Brisa Noturna" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.