Historias De Cinema escrita por Vitoria Souza


Capítulo 1
Capítulo 1


Notas iniciais do capítulo

Desenvolvimento e negócio
O ilusionista francês, Georges Méliès começou a exibir filmes em 1896, quando ganhou uma "filmadora". Ele foi pioneiro em alguns efeitos especiais. Seu filme "Le Voyage dans la Lune" (ou "Viagem à Lua") de apenas 14 minutos foi o primeiro a tratar sobre o assunto de alienígenas.
Edwin S. Porter que se tornou camaraman de Thomas Edison usou pela primeira vez a técnica de edição de imagens. Em seu filme "Life of an American Fireman" de 1903 é possível ver duas imagens diferentes mas que ocorreram simultâneamente, a visão de uma mulher sendo resgatada por um bombeiro e a mesma cena com a visão do bombeiro resgatando a mulher. Em "The Great Train Robbery" (1903), o segundo filme western do cinema, sendo apenas mais novo que Kit Carson, o grande legado foi o "cross-cutting" com imagens simultâneas em diferentes lugares. Mas o mais importante em Porter, foi que o final do filme "The Great Train Robbery" teve que ser mudado, por motivos morais e éticos, visto que originalmente os bandidos se saiam bem no final, o que passava uma idéia de impunidade ao povo, se mostrava a partir dai, um cinema "educador".
O desenvolvimento de filmes fez crescer os nickelodeons, pequenos lugares de exibição de filmes onde se pagava o ingresso de 1 nickel. Onde se juntavam uma grande quantidade de pessoas, chamando a atenção da elite para o poder de influencia daquelas exibições. O filmes também começaram a crescer em duração. Antes um filme durava de 10 a 15 minutos. Em 1906, o filme australiano "The Story of the Kelly Gang" tinha 70 minutos sendo lembrado até hoje como o primeiro longa metragem da história do cinema. Depois do filme australiano, a Europa começou a produzir filmes até mais longos: "Queen Elizabeth" (filme francês de 1912), "Quo Vadis?" (filme italiano de 1913) e "Cabiria" (filme italiano de 1914), este último com 123 minutos de duração.
Imagem do polêmico filme "The Birth of a Nation"
Em janeiro de 1914 foi exibido "Photo-Drama of Creation", um filme com mais de 8 horas de duração apresentado e narrado por Charles Taze Russell, fundador do movimento religioso dos Estudantes da Bíblia e da Sociedade Torre de Vigia.[carece de fontes] O Fotodrama consistia de um conjunto de slides com pinturas coloridas descrevendo o relato criativo bíblico desde a criação do Universo aos dias atuais, se prolongando pelos 1.000 anos futuros do reino de Jesus, segundo as crenças de Russell.[1] Foi o primeiro filme a incluir som sincronizado e imagens coloridas.[2][3]
Cena de "Intolerance", filme de DW Griffith
Pelo lado americano, o diretor D. W. Griffith conseguia destaque. Seu filme, "The Birth of a Nation" (ou "O Nascimento de uma nação") de 1915, foi considerado um dos filmes mais populares da época do cinema mudo, causou polêmica porque foi mal-interpretado, onde um simples retrato da sociedade americana foi considerado uma glorificação da escravatura, segregação racial e promoção do aparecimento da Ku Klux Klan e Intolerance (1916) já "Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages" (ou "Intolerância") é considerado uma das grandes obras do cinema mudo, apesar da grande massa nao ter entendido a proposta de quatro historias simultaneas, achando o filme muito confuso.
Em 1907, os irmãos Lafitte criaram os filmes de arte na França com a intenção de levar as classes mais altas ao cinema já que estes pensavam ser o cinema para classes menos educadas.
Em 1921, Chaplin começa sua fase de ouro com os filmes O Garoto e Em Busca do Ouro, de 1925.



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Hollywood Charlie Chaplin

Até esta época, Itália e França tinham o cinema mais popular e poderoso do mundo mas com aPrimeira Guerra Mundial, a indústria européia de cinema foi arrasada. Os EUA começaram a destacar-se no mundo do cinema fazendo e importando diversos filmes. Thomas Edison tentou tomar o controle dos direitos sobre a exploração do cinematógrafo. Alguns produtores independentes emigraram de Nova York à costa oeste em pequeno povoado chamado Hollywoodland, graças a Griffith, que já o sugeria. Lá encontraram condições ideais para rodar: dias ensolarados quase todo ano, diferentes paisagens que puderam servir como locações e quase todos as etnias como, negros, brancos, latinos, indianos, indios orientais e etc, um "banquete" de coadjuvantes. Assim nasceu a chamada "Meca do Cinema", e Hollywood se transformou no mais importante centro da industria cinematográfica do planeta.

Nesta época foram fundados os mais importantes estúdios de cinema (Fox, Universal, Paramount) controlados por judeus (Daryl Zanuck, Samuel Bronston, Samuel Goldwyn, etc.) que viam o cinema como um negócio. Lutaram entre si e as vezes para competir melhor, juntaram empresas assim nasceu a 20th Century Fox (da antiga Fox) e Metro Goldwyn Meyer (união dos estúdios de Samuel Goldwyn com Louis Meyer). Os estúdios encontraram diretores e atores e com isso nasceu o "star system", sistema de promoção de estrelas e com isso, de ideologias e pensamentos de Hollywood.

Começaram a se destacar nesta época comédias de Charlie Chaplin e Buster Keaton, aventuras de Douglas Fairbanks e romances de Clara Bow. Foi o próprio Charles Chaplin e Douglas Fairbanks junto a Mary Pickford e David Wark Griffith que acabaram criando a United Artistcom o motivo de desafiar o poder dos grandes estúdios.

[editar]O cinema no mundo

Em alternativa a Hollywood existiam vários outros lugares que investiam no cinema e contribuiam para seu desenvolvimento. Na França, os cineastas entre 1919 e 1929 começaram um estilo chamado de Cinema Impressionista Francês ou cinema de vanguarda (avant garde em francês). Se destacaram nesta época o cineasta Abel Gance com seu filme épico "J’Accuse" e Jean Epstein com seu filme "A queda da casa de Usher" de 1929. Na Alemanha surgiu o expressionismo alemão donde se destacam os filmes "Das Cabinet des Dr. Caligari" ("O gabinete do doutor Caligari") de 1920 do diretor Robert Wiene"Nosferatu""Phantom" ambos de 1922 e do diretor Friedrich Wilhelm MurnauMetrópolis de Fritz Lang de 1929.

Na Espanha surgiu o cinema surrealista donde se destacou o diretor Luis Buñuel"Un Perro andaluz" (ou "Um Cão Andaluz" em português) de 1928 foi o filme que mais representou o cinema surrealista de Buñel.Na Rússia se destacou o cineasta Serguei Eisenstein que criou uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica. Seu filme de maior destaque foi "The Battleship Potemkin" (ou br:"O Encouraçado Potemkin", pt: "O Couraçado Potemkin") de 1925. Infelizmente, cerca de 90% dos filmes mudos se perderam. De fato, a maioria dos filmes mudos foi derretida a fim de recuperarem o nitrato de prata, um componente caro.

[editar]A era do som

Até então já haviam sido feitos experimentos com som mas com problemas de sincronização e amplificação. Em 1926, a Warner Brothersintroduziu o sistema de som Vitaphone (gravação de som sobre um disco) até que em 1927, a Warner lançou o filme "The Jazz Singer", um musical que pela primeira vez na história do cinema possuia alguns dialogos e cantorias sincronizados aliados a partes totalmente sem som; então em 1928 o filme "The Lights of New York" ,(também da Warner), se tornaria o primeiro filme com som totalmente sincronizado. O som gravado no disco do sistema Vitaphone foi logo sendo substituído por outro sistema como o Movietone da Fox, DeForest Phonofilm e Photophone da RCA com sistema de som no próprio filme.

O Beijo, lançado em 1929 e protagonizado pela atrizsuecaGreta Garbo, foi o último filme mudo da MGM e o último da história de Hollywood, com exceção de duas jóias raras de Chaplin: Luzes da Cidade e Tempos Modernos.

No final de 1929, o cinema de Hollywood já era quase totalmente falado. No resto do mundo, por razões economicas, a transição do mudo para o falado foi feito mais lentamente. Neste mesmo ano já lançado grandes filmes falados como "Blackmail" de Alfred Hitchcock (o primeiro filme inglês falado), "Applause" do diretor Rouben Mamoulian (um musical em preto e branco) e "Chinatown Nights" de William Wellman (mesmo diretor de "Uma estrela nasce" de 1937). Foi também no ano de 1929 criado o prêmio Oscar ou Prêmios da Acadmia que serve até os dias atuais como premiação aos melhores do cinema.

[editar]Cinema colorido

O primeiro filme colorido foi produzido em 1935 e se chamava Becky Sharp. O curta de animação Flores e Árvores da Disney, também pode ser lembrado como o primeiro filme colorido (produzido em 1932). Por isso há uma polêmica em torno disto, pois Flores e Árvores, era apenas um desenho animado e não um filme com elenco.

Com o uso do Technicolor, vários filmes aderiram ao cinema colorido, alguns pioneiros são "...E o Vento Levou" e "O Mágico de Oz", ambos de Victor Fleming.

Porém até 1975, muitos filmes eram em preto-e-branco. Alguns cineastas porém, optaram por fazer filmes em preto-e-branco, um exemplo éSteven Spielberg em A Lista de Schindler.

[editar]Criatividade

O uso do som fez com que o cinema se diversificasse mais em termos de gêneros nascia entre eles o musical algumas comédias. E com a junção dos dois surgia a comédia musical.

Filmes históricos ou bíblicos na maioria das vezes caminharam de mãos dadas. Dentre os que misturavam este dois gêneros se destacaram"Os dez mandamentos" (versão original de 1923), "Rei dos Reis" de 1932 e Cleopatra de 1934.

Filmes de gangsters se tornaram populares como por exemplo "Little Caesar" e "The Public Enemy" ambos de 1931. Este tipo de filme foi fortemente influenciado pelo Expressionismo Europeu. Talvez o ator que mais se destacou neste gênero foi Humphrey Bogart.

O gênero ficção cinetífica já existente desde o cinema mudo foi se desenvolvendo cada vez mais com a produção de clásicos como"Drácula" (com Bela Lugosi) de 1931 e "Frankenstein" (com Boris Karloff) do mesmo ano.

O cinema também passou a ser mais crítico, um exmplo de filme é a comédia crítica Tempos Modernos, de 1936, de Chaplin.

Também começou a era de ouro da comédia pastelão. Os Três Patetas e O Gordo e o Magro destacam-se.

duplo sentido com conotações sexuais de Mae West em "She Done Him Wrong" de 1933. A comédia anárquica sem sentido dos Irmãos Marx.

Em 1939 os maiores êxitos do cinema foram "O Maravilhoso Mágico de Oz" e o "Gone with the Wind" (pt: "E tudo o vento levou"; br: "E o vento levou").

Na Itália foi criada a Cinecittà por ordem de Mussolini em 1937. Na América Latina se destacaram o mexicano Cantinflas e a luso-brasileira Carmem Miranda. Carmem Miranda estreou no filme "Alô, Alô Carnaval" de 1936 mas conseguiria sucesso internacional na década seguinte atuando em Hollywood.

No Brasil, foram produzidos filmes como O Descobrimento do Brasil e Brasa Dormida, ambos de Humberto Mauro.

Cecil B.De Mile dirige Cleópatra, em 1934.

Na União Soviética lançou-se o importante clássico O Homem com a Câmera.


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Notas finais do capítulo

Cinema como propaganda política
Em governos totalitários, e até mesmo em democráticos, muitos governantes usaram da popularidade que o cinema tinha conquistado, para fazer propaganda dos seus regimes.
A Alemanha Nazista, é um exemplo de país que usou o cinema como propaganda da supremacia ariana, alguns filmes que se tornaram famosos foram O Eterno Judeu e O triunfo da Vontade.
A União Soviética também se ocupou da sétima arte para fazer campanha do leninismo e do marxismo, o cineasta preferido do governo soviético era Dziga Vertov, considerado o "pai" do cinema verdade.
[editar]Anos 40
O filme "Casablanca" de 1943
A Segunda Guerra Mundial fez com que a Inglaterra e Estados Unidos produzissem vários filmes com apelo patriota e que serviram de propaganda de guerra. Havia também já no final da guerra filmes antinazistas. Dentre os filmes que retrataram a época da guerra se destacou o popular "Casablanca" de 1943 com o ator Humphrey Bogart.
Alguns diretores optaram a fazer sátiras da Segunda Guerra, um exemplo é O Grande Ditador de 1940, de Charles Chaplin.
No começo da década, o diretor Orson Welles lançou o filme "Citizen Kane" (em Portugal, "O Mundo a seus Pés"; no Brasil, "Cidadão Kane") com inovações como ângulos de filmagem e narrativa não linear. Em 1946, o diretor Frank Capra lançou o filme "It's a wonderful life". Ambos os filmes estão classificados entre os melhores de todos os tempos.
No ano de 1947, o Comitê de Segurança dos Estados Unidos fez a primeira lista negra de Hollywood acusando 10 diretores e escritores de promover propaganda comunista. Os filmes "Mission to Moscow" e "Song of Russia" foram considerados propaganda pró-soviética.
Na Itália nascia o Neo-realismo como reação ao cinema facista do regime de Mussolini, e buscava a máxima naturalidade, com atores não profissionais, iluminação natural e com uma forte crítica social. Se considera inaugurado o gênero com "Roma, cidade aberta" (de 1945), ainda que se considera como seu maior representante "Ladrão de bicicletas" de Vittorio de Sica.
[editar]Anos 50
O Comitê de Segurança amplia a lista negra incluindos diretores, atores e escritores incluindo até mesmo Charles Chaplin.
O início da década de 50 marcou para a chanchada brasileira uma enorme reviravolta. Embora a Atlântida tenha se consagrado na década anterior como uma das mais fortes indústrias cinematográficas do país, ainda assim as produções eram um tanto desleixadas. Os estúdios estavam mal acomodados, os equipamentos sem a manutenção necessária e os atores recebiam quantias ínfimas pelo árduo trabalho de interpretar em condições precárias. No fim da década 40, mais precisamente no ano 47, o sucesso das chanchadas trouxeram para a Atlântida uma série de novos investidores, interessados principalmente em participar dos lucros da empresa, então ainda sob a administração dos irmãos Burle e Moacyr Fenelon. Entra em cena nesta altura um personagem que será fundamental na consolidação das produções da Atlântida na década de 50: Luís Severiano Ribeiro Jr.. Severiano entrou juntamente com vários outros empresários nos investimentos em produções, que a ele principalmente interessavam por seu domínio em pelo menos 40% das salas de exibição no Brasil. Assim, ele poderia participar dos lucros de uma forma muito maior. A grande surpresa veio, ainda em 1947, quando noticiaram que Severiano havia comprado uma grande quantia de ações da Atlântida, tornando-se acionista majoritário e, consequentemente, dono da companhia.
Os filmes 3-D porém duraram pouco tempo, de 1952 até 1954 dentre os quais se destacou o filme "House of Wax" de 1953.
No final da década de 50 surgia na França o maravilhoso nouvelle vague donde se destacaram Claude Chabrol, Jean-Luc Godard ("O Acossado") e François Truffaut ("Os Imcompreendidos").
O cinema da Índia era produzido em grande escala mas no ano de 1955 pela primeira vez ganhou reconhecimento internacional com o filme "Pather Panchali" (ou "A canção do caminho").
Uma das produções que se destaca é Os Deuses Vencidos com Marlon Brando e Montgomery Clift.
[editar]Anos 60
Nos anos 60 o sistema Hollywood começou a entrar em declínio. Muitas produções passaram a ser feitas em Pinewood Studios na Inglaterra e Cinecittà na Itália ficando fora de Hollywood. "Mary Poppins" de 1964 da Walt Disney Productions, "My Fair Lady" também de 64 e "The Sound of Music" (br: A noviça rebelde pt: Música no coração) de 1965 estão entre os filmes mais rentáveis da década.
Iniciado pelo diretor John Cassavetes, o cinema americano passou a tomar novos rumos com a produção independente com orçamento reduzido.
Na França o destaque ficou para "Jules e Jim" de 1962 (br: "Uma mulher para dois" do diretor François Truffaut). Na Itália foi o filme "La dolce Vita" de Federico Fellini de 1960. Na Inglaterra o destaque ficou para o início da série de filmes de 007 com o filme "Dr.No" em 1962. Na América Latina o maior destaque ficou por conta da Argentina e do diretor Fernando Solanas. Doutor Jivago é adaptado para o cinema com estrondoso sucesso.
[editar]Anos 70
Nos anos 70 surge nomes como Steven Spielberg e Woody Allen, e os filmes de terror, suspense, aventura, ação e ficção ganham lugar. Com o lançamento de Tubarão, nascia a fase de ouro do consagrado cineasta americano Spielberg. Surgia na sétima arte também Sylvester Stallone. Vale lembrar também da trilogia O Poderoso Chefão de Coppola, o Último Tango em Paris e Laranja Mecânica.
No Brasil, o cinema novo, ganhava força, com cineastas criativos e intelectuais como Gláuber Rocha, Arnaldo Jabor, entre outros. As pornochanchadas dividem o espaco com estes filmes. As comédias de Mazzaropi também ganham força, com filmes que retratavam o cotidiano do "jeca" do nordeste e sudeste.
O mundo perde infelizmente em 1973, Bruce Lee, com 32 anos, e o gênio da sétima arte, Charles Chaplin, aos 88 anos.
[editar]Anos 80
Os anos 80 representavam o nascimento duma nova era cultural, e também cinematográfica claro. Os filmes de ficçao ganhavam espaço. Neste gênero se destaca Spielberg (diretor do filme de 1982 ET, o Extraterrestre).
No âmbito italiano, Bernardo Bertolucci lança o clássico O Último Imperador. NA França, Godard dirige o polêmico Je Vous Salue, Marie, e François Truffaut dirige A Mulher do Lado e De repente, num domingo!.
[editar]Anos 90
Reaparecem os filmes 3D, e a indústria cinematográfica tem um apse memorável. Alguns dos filmes se destacam é o clássico A Lista de Schindler, de Spielberg, . O cinema desenvolve várias tecnologias, que desencadeariam no cinema atual.
Nos países europeus o cinema aparece com uma ótima crítica. Entre os títulos estão A Voz da Lua e A vida é bela.
[editar]Anos 2000 e atualmente
O cinema começa a se modernizar cada vez mais. O cinema simbólico volta ás telas. Alguns filmes que marcam esta volta são "A Paixäo de Cristo" e "Casa de Areia e Névoa". As animações e outros filmes são modernizados, a computação e as técnicas de efeitos especiais modernizam muito o cinema, tendo um grande sucesso.
O cinema dos países subdesenvolvidos também toma espaço, o cinema iraniano destaca-se com filmes como "Dez" de Abbas Kiarostami.
Em 2008, é produzido o filme crítico 8, dirigido por 8 cineastas de diversos países, que alerta os governos mundiais de cumprir as oito metas do milênio, até 2015.
Filmes de ficção, como Avatar, mostram que se modernizou muito o cinema.
Jean Luc-Godard, dirige em 2010, seu último filme atualmente chamado Film Socialisme, e continua com sua nouvelle vague ensaísta e pretenciosa, de ideologia esquerdista.
Os filmes atuais nos mostram como o cinema mudou, e como as novas tecnologias meljoram cada vez mais a arte de fazer filmes, o cinema.
Referências
↑ Jehovah's WitnessesWho Are They? What Do They Believe?, page 6
↑ IMDB article "Photo-Drama of Creation (1914), IMDB article "Trivia", Retrieved 2009-04-15
↑ American Movie Classics, "Timeline of Greatest Film History Milestones'..."1914", Retrieved 2009-04-15
[editar]Ligações externas
História do Cinema
Institut Lumière
Lumière - Diretório de Links sobre História do Cinema



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