Martin Luther King Jr. escrita por leth


Capítulo 1
ÚNICO.




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/172093/chapter/1

Martin Luther King Jr.

Michael Luther King Jr, mais conhecido por Martin Luther King Jr e posteriormente oficializado este nome, nasceu em 15 de janeiro de 1929. Veio de uma breve linhagem de pastores da igreja batista Ebenezer, em Atlanta, onde seu avô e pai até então eram pastores. Martin era o Co-pastor de seu pai até seu então, assassinato. Aluno da escola pública segregada da Geórgia, teve seu ensino completo aos quinze anos. Recebeu diploma de bacharel em 1948 no Morehouse College, uma escola para negros onde seu avô e seu pai haviam se formado. Após três anos de estudo teológicos no Seminário Teológico Crozer, na Pensilvânia, foi eleito presidente de uma classe sênior predominitivamente de brancos (o que na época era considerado raro e para alguns, um absurdo). Com a bolsa ganha em Crozen, se matriculou em estudos de pós-graduação na Universidade de Boston e completou sua residência para doutorado em 1953. Se casou com Coretta Scot, que conheceu em Boston, e desse casamento, houveram dois filhos e duas filhas.

Por ser sempre considerado um forte trabalhador, dedicado, e que lutava pelos direitos civis para com os membros de sua raça, foi nomeado membro do comitê executivo da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor, uma organização líder de seu país. Estivera pronto, no inicio de 1955, a aceitar a liderança da grande demonstração Negro Não-violento dos Estados Unidos, quer seria o Boicote aos Ônibus onde uma moça negra fora sem sequer piedade, tratada como indigente e presa, diante a brancos, por não ceder seu lugar a uma moça de pele clara. Este boicote durou 382 dias. Somente em 21 de dezembro de 1956, a suprema corte declarou leis que exigiam em ônibus, a segregação, onde todos eram tratados como iguais. Durante todo esse tempo, King foi preso, sua casa fora bombardeada, foi submetido a abuso pessoal, mas ao mesmo tempo, no fim de tudo, emergiu como um líder negro de primeira ordem.

Foi eleito presidente da Southern Christian Leadership Conference, em 1957, que era uma organização formada para realizar novas lideranças para movimentos de direitos civis. Foi a partir daí que teve grande influencia em Gandhi. Durante esse tempo à 1968, Martin viajou por seis milhões de milhas e falou mais de duzentas e cinqüenta vezes, debatendo sobre a injustiça, os protestos e dando planos de ação. Escreveu cinco livros, e inúmeros artigos realmente memoráveis. Liderou um protesto em Birmingham, Alabama, onde chamou a atenção de todo o mundo, proporcionando uma conscientização, inspirando a “Carta da Prisão de Birmingham”, que fora um manifesto da revolução negra.

Dirigiu diversas marchas, e realizou inúmeros discursos, todavia, o que mais despertou atenção e entrou para a história fora “I have a Dream” (“Eu tenho um sonho”). Em todo seu percurso, fora preso mais de vinte vezes e agredido no mínimo quatro. Foi premiado o “homem do ano” pela revista TIME em 1963 e além de tornar-se líder simbólico dos negros americanos, se tornou um líder simbólico para os negros mundialmente.

Com trinta e cinco anos, foi o homem mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. Entregou o premio em dinheiro para o avanço do movimento dos direitos civis.

Em quatro de abril de 1968, estava na sacada de seu quarto de hotel no Tenessee (Memphis) onde estava liderando uma marcha de protesto de solidariedade, quando foi assassinado. 


Martin Luther King foi um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e também no mundo, com campanhas de não violência e de amor ao próximo.  Proferiu seu famoso discurso "Eu tenho um ‘sonho" em março de 1963 frente ao Memorial Lincoln em Washington, durante a marcha pelo emprego e pela liberdade".

Organizou e liderou marchas a fim de conseguir direito ao voto, fim da segregação, fim da discriminação e de direitos civis básicos.  Teve uma marcha organizada que só foi completada na terceira tentativa, 25 de março de 1965, com a permissão e apoio do presidente Lyndon Johnson. Foi durante esta marcha que Stokely Carmichael (Líder dos Panteras Negras) criou a expressão "Black Power".

Nos tempos atuais é considerado uma das figuras mais importantes do século XX, não só pelos negros, mas para todos aqueles que buscam em si a liberdade, justiça, igualdade e a paz. Destaca-se pela sua atitude de Não-Violência e Amor ao próximo. Sua jornada sempre será lembrada por todos aqueles que conhecem sua história e o aplaude, de pé.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

thanks x)



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Martin Luther King Jr." morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.