Caramela escrita por Shakinha


Capítulo 1
Caramela




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/14619/chapter/1

Uma semana depois do passeio no shopping, Miro foi até a casa de Leão, tratar de um assunto com Aioria.

Miro: Oi Aioria! Vim buscar a chinchila manca que você falou que ia me dar!

Aioria: (abrindo a porta) Entra aí! Eu vou lá dentro pegar ela pra você! (sai)

Miro: (esperando pelo amigo) Que legal! Sempre quis ter um bichinho de estimação! Mas eu acho que cães e gatos dão muito trabalho… Mas uma chinchila? Que trabalho um bicho tão pequeno pode dar?

Nisso chega Aioria carregando várias coisas e uma gaiola enorme

Aioria: Pronto! Tá tudo aí! Ração! Pó de banho! Alfafa! Suplemento! Ventilador! E a dita cuja! Ufa!

Miro: O.O Peraí! O que é tudo isso? Eu vou levar uma chinchila… Não adotar um bebê!

Aioria: (cansado) Aceite, meu amigo… Bebês são muito mais simples de cuidar do que chinchilas! Elas vêm até com manual de instruções! (mostra um livro)

Miro: Como é que é? Manual de instruções?

Aioria: Sim! Chinchilas são, praticamente, videocassetes com um casaco de pele! Sem o manual, você nunca vai saber como funcionam! Olha só… (folheando o livro) Você sabia que elas precisam de uma temperatura ideal pra viverem?

Miro: Como é que é? O.O

Aioria: Elas só sobrevivem entre 18 e 22 graus Celsius!

Miro: ò.ó Mas é uma fresca, mesmo!

Aioria: É pra isso que serve o ventilador! Para os dias de calor! E eu uso este termômetro pra medir a temperatura ambiente! (mostra um termômetro e continua a ler o livro) Aqui diz também que as chinchilas preferem ambientes secos, em aproximadamente 40% de umidade ou menos! Mas toleram muito bem ambientes mais úmidos, chegando até 75% de umidade!

Miro: O.O Er… Aioria? Acho que mudei de idéia! Vou pedir pro Shion comprar um hipopótamo que deve ser mais fácil de cuidar!

Aioria: QUÊ?! Nada disso, rapazinho! Você vai levar esse traste daqui agora mesmo!

Miro: Mas eu não quero mais! ~.~

Aioria: Não interessa! Eu to com esse pepino peludo por sua culpa, lembra?

Miro: O.O Minha culpa?! O que foi que eu fiz?!

Aioria: Não acredito! Você não se lembra do nosso passeio no shopping semana passada?

Miro: (tentando lembrar) Vagamente… Minha memória não é muito boa!

Aioria: ò.ó Pois eu lembro pra você: você me fez entrar num sorteio idiota e…

Miro: Ah, lembrei! Você foi sorteado e ganhou…

Aioria: Uma chinchila manca… E um rádio-relógio gago!

Miro: Ei, ei! Se você quiser, no lugar da chinchila, eu posso ficar com o rádio-relógio!

Aioria: Não vai dar! Eu to usando ele pra calçar a mesa da sala!

Miro: ¬¬ Tá bom, vai! Eu fico com esse bicho esquisito! O que mais diz aí, no manual?

Aioria: Vamos ver… (folheando o livro) Aqui está! ^.^ (lendo no livro) “No período da manhã ou no mesmo horário da ração, pode ser fornecido, duas a três vezes por semana, um suplemento alimentar”!

Miro: Suplemento alimentar? O.O Uau! Uau! Sério?! Ela toma suplementos, igualzinho aos atletas? (já todo feliz)

Aioria: ^.^ É isso aí!

Miro: E o que ela toma?

Aioria: Germes de trigo!

Miro: Germes?! Que nojo! ò.O

Aioria: É o que diz aqui! “Germes de Trigo”!

Miro: Deixa eu ver esse manual! (pega o livro)

Aioria: Onde será que o Aioros compra “germes”? : p

Miro: (lendo o livro) “Germem de trigo”, Aioria! “Germem”! ¬¬

Aioria: Ah, é? He, he, que coisa… ^.^’

Miro: Mas agora eu fiquei tentado! (todo feliz) Quero ver essa coisinha ser uma atleta pra vencer competições e…

Aioria: Miro! Ela é manca, esqueceu?

Miro: Não tem problema! Eu coloco ela num programa de treinamento! É isso! Eu vou ser o “personal treiner” dela! (abre a portinha da gaiola e pega a chinchila) Todo dia, de manhã, ela vai correr, brincar e tomar sol comigo no piscinão do Shion, aí ela vai praticar natação e… (já pulando de felicidade com o bichinho)

Aioria: Er… Miro! Chinchilas não podem tomar sol… Chinchilas não podem se molhar… E chinchilas dormem durante o dia inteiro!

Miro: (capota) Como é que é?! Ela não pode fazer nada?! Esse bicho é feito de quê? De papel higiênico?

Aioria: (cobre as orelhinhas da chinchila com as mãos) Chiu! Não fale essas coisas na frente dela, desalmado! ò.ó

Miro: ò.ó Com uma vida sedentária dessa, não me admira que seja manca!

Aioria: O.O UUH!! Não toque nesse assunto! Ela é muito sensível!

Miro: ò.ó O quê?!

Aioria: Ela é manca porque a mãe do antigo dono confundiu ela com um rato… e deu uma vassourada na pobrezinha!

Miro: Oh, tadinha! Mas que ela parece com um ratão gordo, eu não vou negar!

Aioria: Ò.Ó AAH!! Quer parar com isso?! Ela vai ficar traumatizada!! (vira para a chinchila e diz:) Não dê ouvidos pra esse bobão! Você não parece um rato não, tá? Você é como um lindo coelhinho anão, com um rabinho de esquilo, viu? E tem mais! Eu fiz estas pequenas muletas com palitos de picolé pra você!

Miro: O.O ò.ó Aioria! Você não acha que tá mimando demais esse bicho?

Aioria: Como assim?

Miro: Ora… “Ai, não posso tomar sol, senão eu me queimo”! “Não posso me molhar, porque sou feito de açúcar e posso derreter”!

Nisso, o telefone toca…

Aioria: Espera aí! Vou atender o telefone! (sai)

Miro: Hunf!! (fica parado olhando pra chinchila) Que belo abacaxi você tá me saindo, hein? E não adianta ficar me olhando com esses olhinhos lacrimosos aí! Não vou cair nessa, tá?

Um minuto depois, Miro já está abraçando a chinchila. Aioria volta.

Aioria: Há, há, há! Era o Mu! Ele disse que o Shaka deixou ele no vácuo de novo! Daqui a pouco ele deve aparecer por aqui pra…

Miro: (dando beijinhos na chinchila) Pokemon do papai!

Aioria: Bom! O que você tava dizendo sobre mimar a Eduarda? ¬¬

Miro: O.O Eduarda?! Que raio de nome é esse? ò.ó

Aioria: Ora! É a cara dela, você não acha? (pega o bichinho no colo)

Miro: Eu tava pensando em algo mais doce e meigo como… Caramelo!

Aioria: ¬¬ Caramelo?! É uma fêmea! Não percebe?

Miro: Quem disse que é uma fêmea? ¬¬

Aioria: Ora, ela é uma chinchila e não um chinchilo! Parece que não entende nada!

Miro: Legal! Caramela, então! Que tal?

Aioria: Caramela! Pra mim tá ótimo!

Miro: E aí? O que a Caramela come? Queijo?

Aioria: O.O AAH!! Eu já falei que ela não é um rato!! Quer parar com isso?! ò.ó

Miro: Ah! Aqui está! (lendo o manual) Ela come uma ração peletizada! Vinte a trinta gramas por dia! Tem uma balança aí?

Aioria: Acho que o Afrodite tem uma! Vem comigo!

Eles sobem até a casa de Peixes com a chinchila na cabeça de Aioria.

Aioria: Ei, Dite! Podemos usar sua balança?

Afrodite: Pode. Vem cá!

Eles vão até o banheiro e encontram uma daquelas balanças de banheiro. Miro começa a colocar ração em cima da balança.

Aioria: Vai, coloca aí!

Miro: Me avisa quando chegar nos trinta gramas, tá?

Aioria: Ué! O ponteiro nem se mexe! A balança deve estar quebrada!

Miro: Caramba! Quem é o elefante cor-de-rosa que conseguiu quebrar uma balança?

Afrodite: Er… Então era pra isso? Vocês não têm um copo de medidas, não?

Aioria: É… Acho que tem um lá em casa! Valeu Dite!

Miro: Aposto que o Aldebaran veio aqui e sentou na balança, não foi?

Voltando à casa de Leão…

Aioria: Espera aí! Lembrei de uma coisa!

Miro: O quê?

Aioria: O Aioros só dá comida pra caramela à noite!

Miro: Por quê?

Aioria: Sei lá! Acho que ela é um tipo de morcego sem asas!

Miro: ¬¬ Sabe o que é um morcego sem asas? Um rato!

Aioria: Ah, a Maricota tá estressada, é? (põe a chinchila na gaiola)

Miro: ò.ó Esse bicho é cheio de nove-horas! E agora? Como você vai me ensinar a dar ração pra ela?

Aioria: Já sei! Você pode dormir aqui! Assim ficamos acordados até tarde!

Miro: Beleza! Você me empresta um pijama?

Aioria: Claro! Vem comigo! (vai no quarto e volta com um pijaminha de centaurozinhos) Aqui está! Esse foi o primeiro pijaminha do Aioros!

Miro: AAH!! Eu não vou usar um pijaminha de centaurozinhos!!

Aioria: Olha, é o que tem, tá legal? O Mu sempre dormiu aqui com esse pijaminha e nunca reclamou!

Miro: O Mu usava isto? Duvido!

Aioria: Aioros! O Miro vai dormir aqui!

Aioros: Ok, por mim tudo bem!

E assim… De noite…

Aioria: Prontinho! Já tomei banho! E aí? Ela já comeu?

Miro: Não! O que será que tá acontecendo?

Aioria: Vai ver ela resolveu fazer uma dieta, depois que você chamou ela de rato gordo!

Miro: ¬¬

Aioria: Bom, deixa pra lá! Agora eu vou te ensinar a dar banho nela!

Miro: Banho? Mas você disse que ela não podia se molhar!

Aioria: E não pode! Ela toma banho com pó de mármore! (traz um recipiente com pó de mármore)

Miro: A Caramela toma banho rolando no pó? O Shion ia adorar isso, porque aí ele não ter que limpar a molhação que o Mu faz no banheiro!

Aioria: É mesmo!! Há, há, há!!

Miro: Por falar nisso… Não é ele que vem ali?

Mu chega na janela do quarto de Aioria, cumprimentando o amigo.

Mu: Fala aí, Leãozinho!

Aioria: Fala aí!!

Miro: Olá, Mu!!

Mu: ¬¬ Aioria! O que o Miro tá fazendo na sua casa a esta hora da noite?

Aioria: Ele vai dormir aqui! Não é o máximo?

Mu: AAAHH!! Ele vai dormir no meu colchonete?! E com meu pijaminha velho de centaurozinhos?! (ciuminho!!)

Aioria: Olha, Mu! Não sei se isso já passou pela sua cabeça… Mas você não é o único amigo que eu tenho!

Miro: Esse garoto tem problema! ¬¬

Mu: ò.ó É assim, é? É assim? Pois vocês todos vão ver! Eu vou… Eu vou… (vai subindo as escadarias)

Miro: Nossa! Ele ficou mordido mesmo!

Aioria: Agora ele vai pra casa de cima desabafar com o Shaka! Ele sempre faz isso!

Miro: E aí? Vamos dar um banho na Caramela? (todo empolgado)

Aioria: (olhando bem pra chinchila) Ela tá meio estranha!

Miro: Quê?!

Aioria: Olha só a carinha dela! Ela tá triste! ó.ò

Miro: Será que ela tá doente? O.O

Aioria: Acho que sim! Ela não evacuou nenhuma vez hoje!

Miro: Ela não fez o quê?

Aioria: Cocô! Ela não fez cocô! Entendeu agora ou vou ter que desenhar pra você? ¬¬

Miro: E se a gente espremesse a bichinha delicadamente, até que…

Aioria: Tá maluco?! Assim você vai matá-la de uma vez! ò.ó

Miro: Mas eu não quero que ela morra!! O que vamos fazer?!

Aioria: Talvez ela esteja com calor! Eu vou buscar o ventilador! (sai correndo)

Miro: Calma Caramela! O papai tá aqui com você! ç.ç

Aioria: (chegando correndo com o ventilador) Ei! Que história é essa de “papai”?! Eu sou o pai dela!! ò.ó

Miro: Nada disso! Você deu ela pra mim, lembra? ò.ó

Aioria: Isso quer dizer que você é o pai adotivo dela, bestão! Eu sou o pai de verdade! ò.ó

Miro: Pai de verdade é aquele que dá carinho e amor! Não interessa se é adotivo ou não!

Aioria: Ora! Fui eu que trouxe o ventilador pra ela e…

Aioria liga o ventilador, mas na frente dele havia o recipiente com pó de mármore e, logo na frente, Miro.

Aioria: Ops!

Miro: AAAH!! Você jogou pó de mármore nos meus olhos!!

Aioria: Foi sem querer!! Foi sem querer!!

Nisso, chega Aioros.

Aioros: Aioria! Que bagunça é essa?

Miro: (com os olhos fechados) Quem tá aí?

Aioria: Mano!! A chinchila tá doente! Corre!

Aioros: O que aconteceu com ela?

Aioria: (traz a chinchila correndo) Ela não quer comer nem fazer cocô! E fica com essa cara de tonta o tempo todo!

Miro: (ainda com os olhos fechados, perdido) Cadê todo mundo?

Aioros: Não é cara de tonta, maninho! É cara de cansada!

Aioria: Cansada de fazer o quê? Ela dorme o dia inteiro! ó.ò

Rádio-relógio gago: O-o-onze ho-ho-horas e-e vi-vinte mi-mi-mi…

Miro: (aponta para o rádio-relógio) Caramela? É você?

Aioros: Vamos colocá-la na gaiola de novo, pra ela descansar! (pega o bichinho no colo) Por que vocês não vão dormir agora?

Aioria: Tá bom! (vai guiando Miro até o quarto)

Miro: Onde estou? É bonito aqui?

E assim, no dia seguinte…

Aioria: (acorda e começa a bater na cabeça de Miro) Miro!! Acorda!! Já amanheceu!! Vamos ver se a Caramela tá bem!!

Eles levantam e vão até a sala.

Miro: He, he, he! Eu tive um sonho muito louco com ela!

Aioria: Eu também! Sonhei que ela tinha melhorado e… e…

Eles vêem a gaiola vazia.

Aioria: AAAH!! Cadê ela?! Cadê ela?! (vai correndo ao encontro de Aioros) Aioros!! A Caramela fugiu!! A Caramela fugiu!!

Aioros: Calma, Aioria! Ela não fugiu, não!

Aioria: Cadê a Caramela, mano?! Cadê ela?!

Miro: O.O

Aioros: Acho que ela já estava muito velhinha, Aioria! Ela não agüentou…

Aioria: Ela não agüentou o quê, Aioros?! Fala, mano?!

Miro: (olhinhos lacrimejando)

Aioros: Ela não acordou hoje, Aioria! Aí, eu tive que levar ela embora, porque…

Aioria: Eu não quero que ela vá embora, Aioros!! Traz ela de volta!! Por que você levou ela embora?! Por quê?! (chorando)

Miro: (chorando também)

Aioros: (chora também e abraça os dois menores)

Aioria: Traz ela de volta…

E assim… Mais tarde… Os dois garotos tristonhos, olhando pela janela da casa de Leão…

Miro: Aioria? Você acha que existe um céu para as chinchilas?

Aioria: É claro! Existe um céu pra cada tipo de animalzinho! Uma vez eu tive um pintassilgo que também morreu! E o Aioros falou que ele tinha ido pro céu dos pintassilgos! Maneiro, não é?

Miro: É! Ei! Eu te contei do sonho que eu tive com a Caramela esta noite?

Aioria: Não!

Miro: No sonho, ela não tava mais doente! E podia correr, tomar sol e brincar na água quando quisesse!

Aioria: Que legal!

Miro: E-eu acho que é isso que ela tá fazendo agora, não é? Se divertindo à beça!

Aioria: Pode crer!

E, com o cair da noite, vem a certeza de que a pequena Caramela está num lugar melhor… E ela não está triste, não! Eles sabem disso! Porque, em seus sonhos… Eles brincam entre as estrelas!


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Bom, espero que tenham gostado. Mandem reviews! Quem quiser ler a original, está na revistinha Cebolinha nº 234.