Viva o Brasil e Essa Sujeira escrita por Patto


Capítulo 1
Viva o Brasil


Notas iniciais do capítulo

Essa é uma história real. Cabe a você decidir se vai fazer parte dela.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/116377/chapter/1

Brasil, Quarta-feira, 15 de dezembro de 2010. Parabéns aos nossos representantes por hoje eles terem conseguido o tão merecido aumento de fim de ano. É de imensa importância que os parlamentares e o presidente de um país tão grandioso e tão cheio de esplendor sejam bem recompensados pelos seus atos, seus feitos e as suas conquistas pelo povo. Aliais, seria justo que todos os lideres políticos neste país recebessem tamanho reconhecimento. R$ 26.700,00 de salário livre mensal por servirem à nação. Se não, mais. O misero reconhecimento que tinham desde 2007 era de apenas R$ 16.500,00 de salário livre mensal pago aos nossos parlamentares e R$ 11.400,00 de salário livre mensal pago ao nosso presidente. Um verdadeiro absurdo pagar com tão pouco a pessoas que desempenham um papel tão importante à nossa nação enquanto temos um povo que recebe rios de dinheiro para trabalhar 8 horas por dia. Imagine, pagamos 52x menos R$ 510,00 por mês aos nossos trabalhadores. Além do mais, nossos deputados, hoje, nos custam tão pouco: cerca de R$ 108.800,00 por mês e os senadores apenas R$ 137.600,00 mensais aos cofres públicos. É justo que nos custem um pouco mais. A partir de fevereiro de 2011 passaram a nos custar apenas 213 salários mínimos por deputado e 270 por senador. Devemos isso a eles. A final, eles nos deram o país que temos agora. Por tamanha generosidade de nossos políticos vivemos em um país sem desigualdades, sem miséria e plenamente desenvolvido socialmente.

Por isso que há um orgulho dos brasileiros em viver neste país. Tenho pena dos outros povos por não terem praias tão belas, por não estarem cercados de tantas belezas naturais, por não terem os nossos mananciais, nossas florestas, nossa fauna, e principalmente por não terem um governo tão justo quanto o nosso. Pobre dos suíços que se veem obrigados a viver com uma renda per capta de US$ 49.367,00. Não consigo imaginar como vivem com tão pouco. Talvez por isso eles sejam um país com IDH de apenas 0,960. Os suíços estão em 9º lugar. Enquanto nós anunciamos orgulhosos nossa renda per capta que chegará a US$ 10.000,00, e ostentamos um IDH de 0,813, nós estamos na 75ª posição do ranking mundial. Mas se fosse futebol nós estaríamos em 1º não é? É isso o que importa a próxima copa em 2014, e as olimpíadas de 2016, serão aqui. E temos que ser bons anfitriões. Precisamos fingir que somos um povo civilizado. Por isso as cidades que sediarão os jogos serão limpas, serão reformadas, serão feitas mais modernas. Os mendigos serão escondidos e as famílias pobres não vão ser mostradas na TV. Eles não seriam loucos de fazer um jogo no sertão do país, lá não tem vida não é? É um lugar esquecido.

Bom, devemos estar orgulhosos por sermos um país considerado desenvolvido. Não temos problemas com o trafico de drogas, nem com prostituição. Nossos jovens estão todos na escola. Aqui não há analfabetismo. Sabemos todos que os morros do sudeste deste país são um lugar para passarmos férias com a família, ainda mais agora que eles foram pacificados. Nossos hospitais são todos limpos e equipados. E ainda tem gente que reclama. Talvez não seja possível convencer a todos do nosso sucesso. Mas deveriam estar agradecidos, não? Aposto que os parlamentares e as famílias de classe A/B do Brasil concordam plenamente comigo. O nosso país é um ótimo lugar pra se viver. Pena que os outros 75% do país irão discordar. Sim, são 145. 292. 094 brasileiros que acordam todos os dias antes das 5 da manhã para irem ao trabalho, muitos num transporte público lotado, levam em média 240 minutos no percurso de ida e volta, trabalham em média 8 horas por dia, quero dizer são apenas 84 horas semanais que passam longe de suas famílias, e recebe salário mínimo de R$ 510,00, esses dirão que o país não está assim às mil maravilhas. Mas quem se importa com eles? Pelo menos eles têm trabalho. O que há de mal em nossos representantes ganharem 52x mais do que o resto da nação? Não são eles quem trabalham arduamente todos os dias, várias horas por dia? Aliais alguém sabe dizer qual a jornada de trabalho de um desses parlamentares? Quando eles faltam, e sabemos que faltam, quem é o chefe que lhes cobra? É descontado o dia de trabalho em sua folha de pagamento? Ah, mas com um salário desses alguns dias de desconto não seria problema.

Essas coisas deveriam ser ensinadas nas escolas. Duvido que algum aluno de escola pública nesse país tenha essas questões em sua grade curricular. Duvido que algum deles saiba o que faz um senador, um deputado. Mas o que os professores ensinam então? Ensinam coisas valiosíssimas. Aposto que todos os alunos da rede publica nacional sabem que a minhoca é hermafrodita ou decoraram quantas e quais eram as capitanias hereditárias. São essas informações valiosíssimas para o desenvolvimento intelectual desses jovens. Mas será que eles sabem escrever a palavra hermafrodita? Mas tudo bem, a culpa é dos poucos professores. Formam-se cada vez menos a cada ano. E destes que se formam ainda menos querem lecionar na rede pública. Gananciosos, só por que ganham 40% menos que os outros que estudaram o mesmo que eles.

Temos no fim de cada ano o exame que atesta como os nossos jovens são esforçados. E como tem sede de aprender coisas novas. Todo aluno do terceiro ano do ensino médio se mata de estudar. Claro, ele precisa concorrer com os alunos das escolhas particulares uma vaga na faculdade. E para isso ele tem que se virar para aprender em um ano tudo o que ele não aprendeu nos oito anos anteriores em que passou na escola. Mas nossos estudantes são um exemplo. Muitos conseguem. Pena que a custo de noites mal dormidas. Mas não tem problema eles deixarem de ir a uma festa. São jovens tem a vida toda para curtir. Verdade. É elogiável que estudem tanto. Pena que isso só seja exigido deles no ultimo ano de aula. Apenas no ultimo ano é preciso que aprendam algo, pouca coisa, pois só basta decorar, como fizeram a vida toda, para na hora da prova serem capazes de ao menos distinguir uma questão de história de uma de matemática. É simples. E graças a esse nosso infalível sistema de ensino temos tantos profissionais qualificados no nosso mercado de trabalho. Acho até incrível haver tantas vagas em setores específicos. A qualidade de mão de obra no Brasil é incrível. Não é preciso muito, eles aprendem rápido a manejar uma pá e uma colher de pedreiro. Profissão essencial para o desenvolvimento de um país como o nosso. É preciso construir novos gabinetes para os novos encarregados do governo, ministros e ministras. O que seria de nós sem eles. Eu diria mais, os responsáveis pelos ministérios da saúde e educação deveriam ganhar um pouco mais pelos excelentes serviços prestados até hoje.

É tão bom viver aqui. Oh salve, salve mãe gentil.  Pena que alguns dos teus filhos ainda morrem de fome. Mas vê que realmente os filhos teus não fogem à luta. Precisam lutar para sobreviver em teus seios fartos. Entendemos que mesmo produzindo tanto tu não pode dar a todos o sustento. Agradecemos-te pelo pouco que temos. Só lamentamos por nossos filhos que terão ainda menos. Mas friso outra vez, terra dourada, o importante é que nossos líderes estejam bem trajados, bem alimentados e fortes, para nos representarem no exterior. Não ligamos de pagar suas viagens, suas festas, seus carros oficiais, seus aumentos de 103% de salário. Tudo pelo bem da nação. Por isso não nos indignamos quando querem negar a nós um salário digno ou condições apropriadas de se viver. O que nos dão já nos basta. Devemos saber lhes ser gratos.

Não! Por que não se levanta Brasil? Por que quer ver seus filhos e filhas brincando em chão de terra enquanto os poderosos esbanjam no luxo? Ouça a sua vós grande nação. Todos os seus filhos, 193.722.793 de pessoas. Abra os teus olhos e veja suas riquezas escorrendo do bouço deles. Esquecestes de que são eles quem devem vos servir e não vós a eles? Por quê? Por que labutas tanto para garantir a farta ceia deles enquanto há na sua mesa apenas o pão? Por que ficas calado sem dizer nada?

Mas todos dizem, não é? Disseram e fizeram ouvir a sua vontade. Direito seu de eleger seus representantes. 1.079.884 de vocês filhos do Brasil escolheram para lhes representar um homem que admite não saber se quer qual a função do cargo ao qual se candidatou. Escolheram mais um homem inapto a lhes representar. Mais um dentre tantos que já estão lá.

E isso faz de mim o que? Um esquerdista indignado com discursos de protesto? Isso me torna a minoria sem voz deste Brasil? Talvez. Mas talvez os poucos que ainda enxerguem essa bagunça e que se sintam traídos por isso não sejam mais tão poucos. Talvez, alguns de vocês filhos do Brasil queiram de fato mudar. E mais, talvez alguns acreditem que se não mudar pior do que está fica. Por isso se você não partilha da mesma opinião que eu não me julgue um tolo ou um extremista. Continue pagando homens e mulheres que pouco ou nada fazem por você. E veja o Brasil de amanha em que os seus filhos vão viver.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

E aí? Vai continuar aguentando isso?



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Viva o Brasil e Essa Sujeira" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.