Aulas de Português
Feitas especialmente para você, amante do mundo das fanfics, que não se sente atraído pela Gramática e tem dúvidas em Redação. A língua pode ser muito bonita e fácil de lidar, e aqui vamos te mostrar como.
Vejamos, nesta aula serão vistos mais alguns tópicos sobre o uso da vírgula, acreditamos que essa seja a última aula sobre a vírgula e assim poderemos partir para uma nova missão. Sem mais delongas, vamos lá!
Caminho do ninja amador. Missão 02. Meta 02: |
Dominar a vírgula (final) |
Usaremos a vírgula para:
separar orações intercaladas |
---|
Relembrando: oração é uma construção gramatical que se organiza ao redor de um verbo.
Exemplo:
O importante, insistiam os Cavaleiros de Ouro, era a segurança do Santuário. |
Basicamente é isto, ou seja, identificamos os verbos para saber quantas orações existem no período e depois, devemos separá-las, intercalando-as, usando a vírgula.
Vamos também utilizar a vírgula:
para separar orações coordenadas assindéticas |
---|
Por exemplo:
O tempo não para no porto, não apita na curva, não espera ninguém. |
OBSERVAÇÃO: o verbo para não recebe mais o acento agudo depois da reforma ortográfica.
Até aqui, dúvidas? Não? Continuando...
para separar orações coordenadas adversativas, conclusivas, explicativas e algumas orações alternativas |
---|
Aqui as orações são coordenadas sindéticas e precisam de conjunções ligando-as. Dependendo da conjunção, a oração será classificada em adversativa, conclusiva, explicativa, alternativa ou aditiva, mas nos foquemos nos quatro primeiros tipos.
Exemplos:
Esforçou-se muito, porém não conseguiu o prêmio. (adversativa) |
Vá devagar, que o caminho é perigoso. (explicativa) |
Estuda muito, pois será recompensado. (conclusiva) |
As pessoas ora dançavam, ora ouviam música. (alternativa) |
Embora a conjunção e seja aditiva, há três casos em que se usa a vírgula antes de sua ocorrência: 1) Quando as orações coordenadas tiverem sujeitos diferentes. Por exemplo: Goku comeu todo o arroz, e ChiChi protestou. Neste caso, Goku é sujeito de comeu, e ChiChi é sujeito de protestou. 2) Quando a conjunção e vier repetida com a finalidade de dar ênfase (polissíndeto). Por exemplo: E chora, e ri, e grita, e pula de alegria. 3) Quando a conjunção e assumir valores distintos que não seja da adição (adversidade, consequência, etc...). Por exemplo: Coitado! Treinou muito, e ainda assim não venceu o torneio. |
para separar orações subordinadas substantivas e adverbiais, sobretudo quando vêm antes da principal |
---|
Por exemplo:
Quem tentou matar Saori, todos queriam descobrir. |
Quando voltei, lembrei que precisava estudar para a prova. |
E, por fim, utilizaremos a vírgula:
para isolar as orações subordinadas adjetivas explicativas |
---|
Esse tópico foi bastante pedido e comentado, aqui está a explicação:
Observe a diferença entre a oração subordinada adjetiva restritiva e a explicativa:
O homem que fuma vive menos. |
Agora observe o mesmo exemplo com vírgula:
O homem, que fuma, vive menos. |
Aqui a oração é explicativa, a significação não se restringe só ao homem que fuma, mas a todos da espécie. Claro que nem todos os homens fumam, foi apenas um exemplo estranho.
O que deve ser observado é que a oração subordinada adjetiva explicativa não restringe informações, mas, sim, acrescenta uma característica própria de quem ou do que se diz. No texto escrito, é obrigatoriamente separada da principal por sinal de pontuação.
Por exemplo:
A incrível professora, que ainda estava na faculdade, dominava todo o conteúdo. |
Aqui fica bem fácil de observar o que foi explicado acima, no exemplo, a característica da professora é explicada, usando-se vírgula no período.
-separar orações intercaladas: | O importante, insistiam os Cavaleiros de Ouro, era a segurança do Santuário. |
-para separar orações coordenadas assindéticas: | O tempo não para no porto, não apita na curva, não espera ninguém. |
-para separar orações coordenadas adversativas, conclusivas, explicativas e algumas orações alternativas: | Esforçou-se muito, porém não conseguiu o prêmio. (adversativa) Vá devagar, que o caminho é perigoso. (explicativa) Estuda muito, pois será recompensado. (conclusiva) As pessoas ora dançavam, ora ouviam música. (alternativa) |
- diante da conjunção e: | 1) Quando as orações coordenadas tiverem sujeitos diferentes. Goku comeu todo o arroz, e ChiChi protestou. 2) Quando a conjunção e vier repetida com a finalidade de dar ênfase (polissíndeto). E chora, e ri, e grita, e pula de alegria. 3) Quando a conjunção e assumir valores distintos que não seja da adição (adversidade, consequência, por exemplo). Coitado! Treinou muito, e ainda assim não foi venceu o torneio. |
-para separar orações subordinadas substantivas e adverbiais, sobretudo quando vêm antes da principal: | Quem tentou matar Saori, todos queriam descobrir. |
-para isolar as orações subordinadas adjetivas explicativas: | A incrível professora, que ainda estava na faculdade, dominava todo o conteúdo. |
Peegakat
Olá =D
Eu gosto muito dessas aulas, elas são muito esclarecedoras para ninjas noobs que nem eu rsrs. Mas eu continuo com uma dúvida chatinha e vou escrever ela aqui jájá, apesar de não saber se vão responder ela pelos comentários ou não.
Enfim, a dúvida é:
Vocês falaram que usamos a vírgula para isolar as orações subordinadas adjetivas explicativas, e é exatamente aí que eu me enrolo na hora de escrever. Nos dois exemplos que foram escritos, a oração isolada começa em ''que''. Por isso eu não tenho certeza se posso escrever, por exemplo:
''A manchete vinha acompanhada de uma foto da noiva, uma mulher esbelta com ar de sofisticação chamada Juju'' em vez de ''[...]foto da noiva, que era uma mulher esbelta[...]''
De qualquer forma, obrigada pela aula!!
Letícia Silveira
Oi, amoras (:
Well, vim encher o saco de vocês novamente. Mas eu, realmente, amo português e tenho muitas curiosidades a serem esclarescidas sobre a língua. Hoje mesmo descobri o porquê de José Alencar escrever sempre "importuno" em vez de "inoportuno". Por exemplo, "o dia foi importuno". Achei muito estranho e tive de consultar o meu primo que cursa Letras.
Mas, enfim, vim aqui falar sobre a matéria, não é? Bem, iniciaremos com uma perguntinha básica que eu tenho. Eu aprendi que nós assistimos a algo quando observamos e que assistimos algo quando ajudamos. Então, nessa frase, não haveria crase? "Passadas as Olimpíadas, assistindo à cerimônia de encerramento" Caso não haja, por que seria? Não estou as contrariando, quero apenas esclarescer a minha mente confusa.
Depois, eu não conseguiria classificar essa oração adversativa em causal, temporal, modal, comparativa, concessiva, consecutiva, etc. "Quem tentou matar Saori, todos queriam descobrir." Eu interpretaria a oração que inicia com "quem" como objetiva direta, então gostaria apenas de esclarescer o que ela realmente é, uma vez que eu não consigo classificá-la.
E uma dúvida que eu tenho: eu sei que as modais sempre são antecidas de vírgula (e, aqui, quero dizer quando as orações não estão deslocadas), mas e as causais? Eu devo antecedê-las com vírgulas? Por exemplo, na oração em itálico. Ela não está deslocada ou antecedida por uma oração adverbial para ser separada por vírgula. Devo colocá-la ou não?
Pergunto isso, porque, na minha última redação, errei essa vírgula. O corretor colocou-a ali, mas eu não entendi, pois, quando aprendi, disseram-me que apenas a modal tinha.
Bem, acho que estou atecedendo-me demais. Desculpe por ser tão chata, tão irritante e tão inútil. hehe Beijão, obrigada pela paciência!
Kaoru Slytherin
Adorei esta aula, foi realmente esclarecedora. Tirei muitas dúvidas quanto ao uso da vírgula, e acho que com um pouco de prática conseguirei dominá-la por completo (aliás, estou empregando-a corretamente aqui?). Muito obrigada por terem assumido essa seção tão importante do site, estão fazendo um trabalho incrível! Agora, só me resta aguardar a próxima aula. Tchauzinho! o/ PS.: Me ocorreu uma ideia doida, mas não sei se devo encaminhá-la à administração. Muitas pessoas acabam deixando de acompanhar as aulas por não lembrar de conferir a seção, mesmo que os intervalos de postagem sejam regulares. Por que não notificar ao usuário sobre as postagens das aulas através da página de Atualizações, ou em uma região de destaque na página inicial? No primeiro caso, acho que seria melhor que o usuário notificasse se quer ou não ser avisado sobre as aulas. O que acham da ideia?
Lorena