Comentários em A Quarta Máscara

RavenGarden

25/10/2011 às 21:45 • Paraíso e inferno.
Hi darling ^^
Eu gostei muito da história, muito boa mesmo. Admito que me deixei ser levado pela dor da personagem principal e quase derramei algumas lágrimas aqui.

A história esta muito boa e eu gostei muito dela ^^.
Continue assim. Kisses Kisses my dear singer.


Resposta do Autor [Maapha]: Obrigada pelo comentário... Faz tanto tempo que ninguém deixa nada pra mim. Até magoa meu pobre coração. ;_;
Daqui a alguns trechos, você pode se surpreender. Espero que continue lendo. :3


Bernard Walker

29/10/2011 às 00:46 • Paraíso e inferno.
Grande e forte metáfora a respeito dessa nuance de sofrimento humano. O interessante é que fazendo uso dessas descrições mais cruas você provoca um choque e uma comoção que as pessoas geralmente não sentem ao se deparar com certas formas de violência em seu dia-a-dia. Uma pessoa, principalmente numa fase vulnerável como a infância, é um alvo fácil para variadas formas de agressão, intimidação e humilhação, o que as impede de desenvolver sua personalidade e suas qualidades. Isso é uma covardia terrível, pois, como você mostrou, a pessoa não só se torna incapaz de acreditar em si mesma, como também passa a se desprezar e se acomoda num sofrimento, que, por absurdo que seja, lhe parece natural.
Achei legal você criar uma conexão entre a Quarta e a Quinta Máscara e também achei interessante o ponto de vista da personagem a respeita de sua "correspondente", julgando que a vida dela era perfeita por viver numa torre, com todas aquelas armas. A gente tende a imaginar que o sofrimento dos outros é menor por uma razão ou outra.
Comecei a me sentir mais otimista quando a personagem começa a fazer desenhos nas paredes com seu sangue, ou seja, transformar sua dor em algo belo e consolador. Esse final do capítulo me disse muita coisa. Um dilema muito realista sobre o desejo de possuir algo e o sentimento de incapacidade, o anseio pela vida e a desesperança. Está maravilhoso. E fico feliz em saber que teremos mais um capítulo. Mas saberei esperar pacientemente. Abraços!


Resposta do Autor [Maapha]: Você sabe que receber review é sempre uma alegria imensa. Eu fico ainda mais feliz quando descubro que ele é seu. Que bom ter você como leitor. Seus comentários são detalhados e bem feitos... Valeuzão, viu. *-*
Há muita coisa pra se colocar nessa história. Muita mesmo. Eu estou escrevendo cada Máscara de acordo com o ponto de vista da pessoa. Como a minha era a Quinta, ela foi a primeira a ser escrita e publicada. Tenho uma ligação muito forte com pessoas de tipo 4, então logo foram brotando as idéias pra fazer essa. O problema é que são coisas DEMAIS, a história ficou mais longa do que eu pretendia (mais de 20 páginas de Word!) e eu preferi dividi-la em capítulos. Ler de uma vez só seria muito cansativo, vá por mim. D:
A ligação entre as duas histórias deve ser mostrada porque as pessoas 4 valorizam demais as relações, sejam amorosas ou de amizade. Principalmente quando o amigo ou amor em questão é considerado superior. Em contraste, os 5 não dão tanta atenção a isso, e é justamente o motivo pelo qual as pessoas têm tão pouco destaque em A Quinta Máscara. A história não tem uma única fala, repare bem. Estou me esforçando pra manter essa linha, e tem mais 7 histórias por vir ainda. ^-^
Vou parar de falar senão entrego as surpresas aqui mesmo. Até mais, meu querido, e essa história também é dedicada a você. ♥


Martha123455

29/10/2012 às 22:23 • Paraíso e inferno.
O que acha que precisa ser melhorado?
N.A.D.A.

O que mais gostou no capítulo?
A ideia da menina poder subir o poço com o seu sangue e a ligação com a primeira história. ^^

ESTOU A ADORAR!!! =D
A história é bastante interessante e tenciono continuar a leitura! ^^


Resposta do Autor [Maapha]: Obrigada pelo comentário. A Quarta Máscara me deu muito trabalho. o/


Melo

01/02/2013 às 22:38 • Paraíso e inferno.
Simplesmente surpreendendo. O que mais gostei foi o jogo de ideias...de forc'a e fraqueza, alegria e tristeza, euforia e depresao e o contraste que ha na historia e a maneira em como e encarado. Simplesmete..muito bom


Resposta do Autor [Maapha]: Obrigada pelo comentário. O tipo 4, de fato, é feito de extremos opostos. Não vou contar muita coisa, mas digo que a chave desta história é o equilíbrio. Lendo-a, você descobrirá o motivo. Ela é longa, se tiver gostado, espero que tenha paciência para continuar... Aproveite. :D


Bernard Walker

30/10/2011 às 21:50 • Contato.
Aqui realmente temos um aprofundamento significativo, com um diálogo, ainda que tímido, e a revelação dos nomes das personagens.  A figura de Lyan é descrita com riqueza de detalhes e precisão. Toda a interação entre as duas personagens tão diferentes prende bastante a atenção. Um amadurecimento pode ser notado na personagem Lyan, desde a Quinta Máscara. Ela parece muito mais forte e ousada do que antes. Quanto a Louise, está passando pela purificadora e surpreendente experiência de descobrir que é digna de respeito e admiração, algo que parece realmente mágico, após tanto tempo de isolamento e maus tratos. Creio que esse encontro pode dar muitos bons frutos. Como já está tudo escrito, não vamos ter que esperar muito pelo próximo capítulo, né?


Resposta do Autor [Maapha]: Nossa... Com tantas respostas positivas, estou até pensando em diminuir o intervalo da postagem. Sério.
Não sei se você notou, mas a Lyan é, boa parte, inspirada em mim mesma. Ela tem elementos complementares de outras pessoas, mas a base é a minha imagem. E é como eu costumo imaginar a aparência da minha própria alma. Assim como ela, mudei horrores.
É justo por causa desse relacionamento que a história ficou tão longa. O enredo foi exigindo detalhes, ações, diálogos e a coisa cresceu demais. Ainda há muita coisa que elas vão passar, e eu vou manter minha boca fechada para não estragar a surpresa. :x
Continue lendo e comentando assim. Até, e obrigada. o /o/


Martha123455

29/10/2012 às 22:49 • Contato.
O que mais gostou no capítulo?
Aparecer uma nova personagem com o nome de Lyan Petusk e ser a menina da torre ;)

Resposta à tua pergunta: eu não acho o teu português diferente, os outros é que são =P
Muito bom!! Vou ter de continuar a ler hehe
PS: recebes-te a mensagem que mandei-te à dois dias??


Resposta do Autor [Maapha]:  Oi de novo! Que bom que está gostando das minhas histórias... tem reviews suas em quase todas elas ._.
Recebi, sim, a mensagem, só não respondi porque estava betando a one-shot de uma menina que me mandou. Eu posso betar a sua. Prefere por msn ou por aqui mesmo? :D


Melo

17/02/2013 às 10:21 • Contato.
Adoro os detalhe que ha na historia. A escrita e surpreendente. Os detalhes me fascinam. Sem disser dos sentimentos, mesmo simbolicamente, expressos. E uma maneira muito audaz de transmitir certos pensamentos ou ate, ironias do cotidiano e da vida. Nao sei onde voce se inspira ou de onde voce pega todo este material para formar esta historia (tambem, as suas outras historias nao ficam atras)...mas e simplesmente surpreendente  e legal. Estou gostando da historia, e dos pontos que voce quer mostrar. Continua escrevendo, que eu vou continuar lendo xD


Resposta do Autor [Maapha]: Agradeço mais uma vez pelo seu comentário. Esse tipo de história não faz muito sucesso aqui no Nyah, mas tudo bem.
De fato, todas as minhas histórias sobre as máscaras são feitas de símbolos. Eu não encontrei maneira melhor de escrevê-las do que assim. Símbolos podem ser interpretados quantas vezes o leitor quiser, e uma face nova deles sempre pode aparecer. Eu te mandei o artigo na Wikipedia sobre o Eneagrama? Se não mandei, tem um link pra ele nas notas da história. Dê uma olhada, ele é bem completo.
A Quarta Máscara já está completa. Volte sempre :D


Bernard Walker

12/11/2011 às 18:08 • Impulso.
Por mim, você pode diminuir o tempo de postagem sim! Estou curioso pra ver a evolução da história. Essa séria das Máscaras está muito promissora.
Você já tinha comentado que era uma pessoa do tipo 5, mas, pelo que você disse, a sua ligação com a Lyan é algo mais profundo. Ao escrever, a gente sempre acaba de uma forma ou outra colocando traços da nossa personalidade nos personagens, mas aqui você o fez de forma bastante consciente, o que exige, no mínimo, auto-conhecimento, que não é assim tão fácil. Então te parabenizo por isso!
Como pessoa do tipo 4, devo dizer que eu compreendo a atitude da Louise, É difícil assumir a responsabilidade sobre nossa própria vida e os sofrimentos que ela possa ter. Não nos sentimos dignos do que admiramos e preferimos manter uma distância "segura".  Já deixei muitas estrelas escaparem também.
Estou adorando a simbologia da história. Gosto muito de narrativas com símbolos e metáforas e que exigem interpretação. Também acho que te dá maior liberdade no momento de descrever os aspectos psicológicos dos personagens.
Imagina, nem precisa agradecer. Eu adoro discutir e esmiuçar as histórias. E aqui temos o privilégio de nos comunicar com os autores pessoalmente, né? Então devemos aproveitar =)
 
  


Resposta do Autor [Maapha]: Eu amo seus comentários. ♥
Quanto ao auto-conhecimento... Eu não tinha pensado nisso ainda. Minha intenção sempre foi essa de ser 'eu' na história, meu retrato, e agora que você falou, é verdade. É o que minha psicóloga costuma chamar de 'consciência de si'. Ainda tenho muita coisa pra aprender nessa vida, mas o primeiro passo já foi. E sigo tentando. :)
Por um motivo em especial, as pessoas 4 costumam me atrair, e elas sentem o mesmo sobre mim. Mas não dá pra ficar divulgando o tal motivo por aqui, talvez um dia eu te conte. É uma história muito longa... Vai te tomar um bom tempo me lendo no MSN. Eu prefiro falar sobre isso pessoalmente, mas você mora em um canto do Brasil, e eu em outro. D:
É bom que você se sinta tocado. Eu costumo dizer que existe um limite entre a verdade e a grosseria: a verdade incomoda e dói, mas é necessária, enquanto a grosseria só ofende e é inútil. Espero ajudar uma pessoa ou outra com o que escrevo. Não que eu goste muito do estilo "auto-ajuda" de escrever (aka vender livros). Escrevi a história pela arte e pela vontade de ver esse mundo melhor. Entende? Maior papo de doido, mas é isso aí. haha
Acho que ainda posto o capítulo 4 hoje, se a vontade permitir. Até lá, e muito obrigada. o/


Martha123455

30/10/2012 às 05:49 • Impulso.
O que mais gostou no capítulo?
A estrela ter ido embora (também não podia estar sempre à espera kkkk) e a menina ter ficado chateada por a outra tentar apanhar a estrela (e ter dado uma estala a Lyan por isso)

PS: Coitada da Lyan...
Bom trabalho!!! ^^


Resposta do Autor [Maapha]: Oi de novo! -q
Essa história não é só uma história; é uma reunião de símbolos. Cada coisa que acontece é um ato psicológico (estranho isso? pois é) que se toma, e que cada pessoa pode interpretar. O que achou, por esse ponto de vista?


Melo

18/02/2013 às 19:51 • Impulso.
Parece que no comeco elas tinham uma bela amizade e que Lyan, realmente poderia ajudar Louise, tira-la do seu sofrimento. Mas, Lyan interrompe os pensamentos de Louise e rompe os seus sonhos, o unico que ela tinha que poderia ser considerado como felicidade: "a esperanca de alcancar a estrela". Mas no caso, Lyan esta sendo realista (pois ninguem consegue pular tao alto), o problema esta que Louise nao quer encarar esse fato e prefere viver no seus mundo, com as suas propias historias.... 
E isso neh? Ate aqui tudo bem? xD.....(acho que apenas fiz um resumo..mas ja vem o comentatrio....)
Esperava um pouco mais da sua escrita...nao sei, faltou alguma coisa (porque mesmo entendendo a mensagem, o capitulo nao me cativou). Os dialogos ficaram um pouco seco...ate um pouco confuso....Mas mesmo assim, voce deixa claro os sentimentos de Louise "Enfim, seu sonho adorado, sua estrela tão bela, estava bem ali, ao alcance de sua mão. Podia tocá-la e tê-la para o resto da vida, sem dificuldade, sem problema algum. Porém, que vitória ela teria para celebrar? Que glória haveria, se o rosto do inimigo já não era tão claro?"......essa parte e muito expressivo, gostei. Foi o final do capitulo que gostei mais, isso, porque o final me surpreendeu (e e isso que eu gosto del ler nas tuas historias...)
"Nem percebeu que ainda havia um rastro da presença de Lyan sobre suas costas e braços, um pequeno traço de existência aquecendo-a do frio cortante daquela noite". Belo pensamento....bem objetivo. Talvez, e isso que muitas pessoas signifiquem para nos, porque ao longo da nossa vida, vamos conhecendo diferentes pessoas, que farao parte de nossa vida, nossas lembrancas e logo: da nosso existencia; mesmo nao gostando muita da pessoa....mas o q


Resposta do Autor [Maapha]: Eu te juro que tentei responder sua review umas três vezes e não consegui em nenhuma. Só agora recuperei a paciência e voltei aqui. Da primeira o Nyah comeu o que eu tinha escrito. Da segunda, tive que sair bem na hora. Fazer o quê? Agora é eu me lembrar de tudo pra colocar aqui @_@
Whatever. Eu não sei se estava de fato em uma das minhas melhores fases escrevendo essa parte. Ela não é exatamente o "ápice" da história, é um caminho para ele, o que um amigo uma vez definiu como "aqueles capítulos intermediários chatos, mas necessários". O diálogo foi como foi por dificuldade de ambas as partes de falar a respeito do assunto. Apesar disso, é bom saber que ainda existe alguma qualidade nele. Espero que continue lendo pra saber o que acontece em seguida, mesmo que tenha se decepcionado um pouco.
O Nyah parece que aprontou com o seu comentário também, pelo menos aqui, no final tá faltando uma parte. É isso mesmo ou ele engoliu o que você escreveu também? Porque tá assim:
Talvez, e isso que muitas pessoas signifiquem para nos, porque ao longo da nossa vida, vamos conhecendo diferentes pessoas, que farao parte de nossa vida, nossas lembrancas e logo: da nosso existencia; mesmo nao gostando muita da pessoa....mas o q
E poof, acaba. Tá certo? Se tiver faltado alguma coisa, mande por MP. Obrigada! :3