Comentários em A Quarta Máscara

Bernard Walker

04/12/2011 às 22:24 • Afundar, emergir.
Ah, então era por isso que você estava sumida, né? Fico feliz que esteja de volta! ^^
Esse capítulo, ao meu ver, foi bastante extremo. A Louise, de fato, chegou ao "fundo do poço". Não sei onde eu ouvi isso, mas dizem que o fundo do poço é um bom lugar, porque é a partir de lá que você pode começar a subir. Acredito nisso. 
Fiquei com pena da Lyan... Creio que lidar com pessoas como a Louise (e euzinho!) não seja fácil. Ela é tão frágil, tão perigosa pra si mesma. Imagino como a culpa dela, Lyan, deve ter sido dolorosa. 
O maior destaque desse capítulo foi o processo de "afundamento" e "emersão" em si. Os recursos que você utilizou com uma habilidade fantástica fizeram dessa passagem um dos momentos mais belos e sublimes da história. É impressionante como o texto oscila entre a morbidez e a delicadeza com igual intensidade. Sem dúvida, uma leitura pra ser devidamente apreciada e degustada! É sério, procuro por um defeito e não encontro nenhum! 
Teremos ainda um próximo capítulo, certo? Agora fiquei na dúvida... Você me disse que dividiria a história em quatro partes ou minha memória me confunde? 
 


Resposta do Autor [Maapha]: É, pois é, nem sempre a internet colabora com a nossa vida. -_-
Não sei o que esse nyah tem que não deixa as coisas do jeito que eu configuro. Dá uma raiva... A história fica toda mal-formatada. ¬¬
Bem, vamos dizer que eu passei por boa parte disso que aconteceu aí. Alguns dos próximos capítulos ainda não aconteceram comigo, mas em algum lugar do meu pobre coração, eu ainda tenho fé de que elas vão vir. Eu acredito nas pessoas e na capacidade de mudar que elas têm. Sentimental, mas é o que eu acho.
Um professor de redação um dia me ensinou que o título do texto é tão importante quanto o texto em si. Ele deve ser capaz de resumir o conteúdo em menos de dez palavras. A cada capítulo que escrevo, quebro a cabeça durante um bom tempo até achar um nome legal, e, além disso, ideal. Espero que alguém dê valor pra isso, o que eu acho que não acontece ._. Mas é a vida.
Quanto aos defeitos, não sei não. Sempre acaba escapando alguma coisa, e eu não tenho medo de ouvir quando algo está errado. E não tema em me avisar.
A história deveria ter seis capítulos, sem contar o epílogo. Agora tem sete. Esse quarto era pra ser mais longo, mas eu achei que não cabia colocar tanta coisa em um só, então reparti em dois. Então, ao todo, são oito partes.
Memória é uma coisa que me falha de vez em quando, mas a gente vai levando mesmo assim. Espero que tenha paciência comigo e não desista de ler. :3


Martha123455

30/10/2012 às 20:53 • Afundar, emergir.
O que acha que precisa ser melhorado?
Ah! Não sei! Talvez...NADA (como é obvio kkk)

O que mais gostou no capítulo?
A Lyan ter corrido para ir ter com a menina e quando a menina acordou sentir que conhecia essa pessoa e estar feliz pela sua presença! =)

ADOREIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ^^


Bernard Walker

23/12/2011 às 01:38 • Caminho cruzado.
Ah, o meu momento de leitura (pelo menos no computador) é totalmente à noite, então estou lendo esse novo capítulo à noite também =}
Como eu já disse em outras reviews, tenho me identificado bastante com vários momentos da sua história, mas esse capítulo reforçou uma ideia que até então não estava tão nítida pra mim, que são as grandes diferenças entre as duas personagens. Começando pelos lugares em que elas viviam. A Lyan, numa torre; a Louise, num poço. Enorme diferença de perspectiva! Uma tinha o sentimento de superioridade; a outra, de inferioridade. Isso me faz pensar em como o extremo de qualquer sentimento é prejudicial e em como caminhos diferentes podem levar a um mesmo fim. Muito interessante!
Gostei de todo o capítulo. A parte do conflito interior da Louise ficou bem realista. Não quero parecer puxa-saco e confesso que muitas vezes tenho dificuldades em criticar o trabalho dos outros, mas somos amigos! Se eu encontrasse algum erro ficaria à vontade pra falar, pois você me deu essa liberdade. Então fique tranquila. Estou sendo sincero em tudo o que tenho dito.
Abraços e até mais! =)


Resposta do Autor [Maapha]: Eu já estava pensando "Cadê o Leonardo que não comenta na minha história? Ele não quer mais olhar na minha cara, oh my gawd, o que será da minha vida?" Bom, ainda bem que era só drama da minha parte, vá se acostumando hahahaha
Ler durante a noite é bom por causa do silêncio e porque ninguém fica te chamando pra lavar a louça. Dá pra colocar a música que eu quiser (você sabe que eu vivo disso) e no escuro ainda, apesar de não ser muito bom pra saúde da minha cabeça que dói.
Eu tenho feito o meu melhor pra ser fiel a tudo o que eu sei sobre essa personalidade em especial. Primeiro porque eu não tive essa personalidade, óbvio, e segundo porque qualidade literária é essencial, faz favor né. Com tanta porcaria que ando vendo aqui no site, sinto-me na responsabilidade de postar alguma coisa ligeiramente bem feita ._.
Essa analogia do espelho eu costumo fazer há algum tempo. Se você olhar o desenho do Eneagrama (aquela estrela meio torta lá), você pode reparar que o 4 e o 5 são exatamente opostos, em simetria. E é bem o que acontece, dá pra notar na prática e na historinha linda e fofa que escrevi.
Que bom que está sendo sincero comigo. Não adianta ter um bajulador vazio, né? Só serve pra inflar o ego. Obrigada por tudo, jovem. :3
Vou ficar alguns dias sumida da internet porque estou viajando. Quando voltar pra casa coloco o capítulo 6 no ar. Abraço e aproveite seu natal. :D


Martha123455

31/10/2012 às 02:15 • Caminho cruzado.
O que mais gostou no capítulo?
Terem falado que a Lyan é a menina da torre e que quase morreu por isso, a escolha de ir ou ficar, a resposta da menina: "Eu vou com você.", a pergunta da Lyan "Só porque é o que eu quero?" e a resposta da

Eu penso que sei mais ou menos o significado das coisas que assinalei e nesse ponto de vista também a história está otima! E perfeita! 
PS: Eu perferia no msn se poder ser, vou te mandar o meu mail agr por MP.


Bernard Walker

10/01/2012 às 06:50 • Rastros de luz.
Tomar a decisão de sair do fundo do poço é difícil. Talvez a mais difícil. Sair do poço, então, custa um grande esforço e essa voz lá no fundo realmente existe. A pessoa fica meio que suspensa entre o desejo de se recuperar e a comodidade que a escuridão oferece. É um momento muito delicado. É preciso ter consciência do que se quer e aprender a ter consideração por si mesmo. E, de fato, a jornada não termina do lado de fora. É lá que ela começa de verdade e há um monte de outros desafios pra superar. Mais uma vez, você descreveu a situação de maneira muito precisa. Como você disse, não é algo que você viveu, mas você compreendeu muito bem o que acontece com pessoas como a Louise e essa é uma capacidade que pouquíssimas pessoas têm.


Resposta do Autor [Maapha]: Oh, eu estava sentindo falta de ter você por aqui. Obrigada por ler e comentar, pela milésima vez. :)
Bom, não falta muito para que a história acabe. Tenho mais duas partes prontas e uma que resolvi fazer depois que tinha terminado, portanto três capítulos. Agora que estou com o notebook, fica tudo mais fácil. Mas não nego que é chato ter só um leitor que comenta de fato >:
Posso dizer que esses últimos trechos da história só vi acontecerem recentemente. Eu escrevi as partes finais pensando no futuro, e não no que eu já tinha visto, então sempre tem o risco de eu ter errado alguma coisa. Mas, pelo visto, não errei. Que bom :3
Como eu disse no começo do capítulo, não é fácil passar por isso. Pode ter certeza que não. Precisamos fazer um certo esforço pra resistir à tentação de voltar ao conforto do nosso sofrimento, e essa é a mais perigosa das armadilhas. Como simples espectadora dessa personalidade, não tem muito que eu possa fazer além de ter esperança e dar apoio, respeitando o tempo de cada um. Ainda vou ser boa nisso, um dia.
Quando eu me lembrar, posto mais um pouco. Até lá, mah friend!


Martha123455

31/10/2012 às 02:33 • Rastros de luz.
O que mais gostou no capítulo?
A menina sair vencedora e conseguir sair do poço e ainda ser uma escritora hehe

AMEI!! Hehe
Tenho pena que já esteja a acabar... (é que eu estou a gostar muito, pff tens de continuar a escrever a serie!)
PS: no capitulo anterior o meu comentário não apareceu completo: «a resposta da menina: "Eu vou com você.", a pergunta da Lyan "Só porque é o que eu quero?" e a resposta da menina "Não por você, Lyan. Por mim".» ^^


Bernard Walker

14/01/2012 às 17:32 • Origens.
Que bonito! Cheguei a me arrepiar aqui. Essa história se parece muito com algo que se passou comigo e me marcou muito.
Sim, parece o último capítulo, mas não é, né? Acho que o último será uma espécie de epílogo, talvez dando um gostinho de como será a próxima Máscara. Estou certo???
Esse capítulo concluiu muito bem a história. Eu já tinha desconfiado que aquela mulher cruel era a própria Louise. Ontem mesmo estava conversando com uma amiga sobre como o mal é plantado nas nossas almas e cresce feito uma erva daninha. Aí já não é necessário que ninguém nos faça mal porque ele já está dentro de nós. Mas é muito bom acordar e perceber que o mundo não é feito só de ódio e pessos cruéis.
  Achei interessante ela ter selado o poço para não cair mais nele. E também o reencontro com a estrela, que vi como um sinal de que agora ela está livre para buscar seu sonho. Não houve tristeza na despedida, mas torço pra que as duas amigas se encontrem de novo no futuro.
Acompanhar essa história me proporcionou não apenas uma ótima leitura, mas também uma verdadeira reflexão sobre mim mesmo e minha relação com o mundo. Não desanime com o número de reviews. O reconhecimento sempre chega pra quem tem talento. Não sou eu que digo isso, é um fato! Então, vá em frente, minha amiga.   


Resposta do Autor [Maapha]: Olá, coleguinha! Escrevo sua resposta a partir da fria e linda Inglaterra. Estarei por aqui nesta semana e na próxima. Não quero mais ir embora desse lugar!
Bem, é sempre bom ter seus comentários aqui, então agradeço de novo por ler sempre e deixar reviews... É realmente irritante saber que pessoas lêem suas histórias e não se dão ao trabalho de dar as caras. Sério :/
Quanto ao final, vou te responder aqui mesmo, porque sei que ninguém lê essa seção: de início, eu pensei em postar os últimos pedaços da história como epílogo, mas acabei decidindo que fica melhor como um extra. Porque esse epílogo não é realmente parte da luta do tipo 4 para se descobrir, mas uma pequena cena final que eu quis escrever. Agora preciso procurar uma capa bonita pra colocar, o que tá difícil de achar.
Legal saber que o que eu escrevo fez bem a você. Era o meu objetivo ao criar essas histórias, e espero, aqui na minha humildade humana, que mais pessoas sintam o mesmo. Talvez um dia, né?
Vou terminar a resposta e me levantar da escada. Tem gente querendo passar e eu tô no caminho. hahahaha
Obrigada por tudo e boa sorte por aí. :)


Martha123455

31/10/2012 às 03:17 • Origens.
O que mais gostou no capítulo?
Da liberdade da menina para realizar os seus sonhos!

ADOREI!!!! (estou sempre a dizer isso mas é a mais pura verdade --')
Eatou ansiosa pelo extra (pena que já está no final =( ) 
Eu acho mesmo que esta história (e a anterior e as próximas) podem vir mesmo a ajudar alguém, belissimo trabalho!! ^^
PS: Ve lá se não tenho razão: Tenho ACERTEZA ABSOLUTA que estas duas histórias e as próximas que ainda estão por vir ficariam maravilhosas no livro de auto-ajuda hehe ;)