O Poema Dos Surdos escrita por Nena Lorac


Capítulo 1
Prólogo


Notas iniciais do capítulo

Isso é apenas uma introdutória a essa fanfic, que já está com os capítulos contados.

Ela será no mesmo esquema da "Caminhando Entre Os Bordos". Com cada estrofe nas notas iniciais antes de cada capítulo.

Boa Leitura!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/664179/chapter/1

“Mãos firmes e bonitas. Gestos precisos e expressão bem pregada. Nunca pude ouvir sua voz, mesmo que ele não tenha problema na fala, mas o que eu enxergo é mais do que necessário para compreender. Não consigo vê-lo de outra forma. És belo e encantador, hábil com as palavras escritas e datilologadas. Como alguém, tão errado perante a sociedade foi encontrar alguém como ele? Pagar meus pecados é ser presenteado com esse ser angelical? Nunca irei descobrir tais respostas, mas uma coisa eu consigo ter certeza: apenas quero viver o resto da minha vida com ele e saber que serei a pessoa mais feliz estando ao seu lado. Agora estou aqui, esperando ele decidir qual será o meu sinal.”


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

* Datilologia - É a arte de se comunicar através das mãos. Quando um surdo "escreve no ar", ele está datilologando. Mas a datilologia é usada somente para as letras, pois normalmente, na Língua de Sinais, é usado um símbolo para expressar uma palavra ou situação. Seria ruim ter que escrever letra por letra até formar as frases. A datilologia é mais usada para escrever os nomes das pessoas ou quando a situação/objeto/expressão não possui um símbolo.

* Alguns podem não saber, mas cada surdo possui seu sinal. É como se fosse o apelido da pessoa, algo que a identificasse. Mas só um surdo faz esse processo de "batismo" para dar o sinal de outra pessoa surda ou não-surda.

—---- xXx -----

Pra quem não sabe, eu faço uma matéria chamada Libras (ou Língua Brasileira de Sinais), e a minha professora é uma ouvinte que convive no meio da comunidade surda (e ela é um amor de pessoa). Ela meio que vai me ajudar com essa fic, então, toda informação que eu vou colocar aqui, tem uma fonte confiável que vive no meio da comunidade surda. Enfim, eu espero que gostem de mais uma fic minha com esses temas.

Algumas curiosidades antes de você entrar nessa minha fanfic:

* Sobre os Surdos: Eles não se consideram deficientes. O orgulho deles não permite isso.
Quando o Surdo sabe a Língua de Sinais e a língua de seu respectivo país, são considerados bilíngues.
E sim, a Língua de Sinais é considerada como Língua (não confundam com Linguagem) desde 2002 pela ELB.

* Sobre a Língua de Sinais Brasileira: A nossa base para a Língua de Sinais vem da França. Em teoria, se você é um Surdo brasileiro, e encontra um Surdo francês, vocês podem conversar sem muitos problemas.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "O Poema Dos Surdos" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.