Mahal não desampara um filho de Durin escrita por Vindalf


Capítulo 2
A solução




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/592462/chapter/2

Quando Anna abriu os olhos, eles estavam pesados. Thorin a encarava, parecendo mais aliviado que nunca. Anna imediatamente despertou, assustada:

— Thorin...?

— Está tudo bem, ghivashel — ele se apressou em dizer. — Tudo está bem.

Ela se sentou, assustada:

— Darin...!

Thorin sorriu suavemente, respondendo:

— Nosso filho está bem, já voltou ao que era. Agora brinca com a elfa, a quem reconheceu.

Anna se emocionou:

— Authiel? Ele a reconheceu?

— E reconheceu também o jovem Estel — acrescentou. — Todos estão impressionados.

Ela saltou da cama, decidida:

— Quero vê-lo.

Thorin alertou:

— Não no momento. Lord Elrond quer vê-la imediatamente. Disse que é muito importante.

Relutantemente, Anna assentiu. Lord Elrond os esperava na biblioteca, com uma refeição reforçada, especial para Anna.

— Tolmennorne — disse o senhor élfico, usando a expressão "escudo de carvalho" —, fique também. Como pais da criança, precisam tomar essas decisões juntos.

— Decisões? — repetiu Thorin.

— Sobre como lidar com essa criança especial e única. Há maneiras de se lidar com isso. Anna recebeu uma oferta para ser treinada em seus poderes, uma que incluía Darin. Talvez fosse o momento de reconsiderar sua resposta.

Thorin franziu o cenho, intrigado, e Anna esclareceu:

— Aqui o mago Saruman se ofereceu para treinar a mim e a Darin, na sua fortaleza em Isengard.

— É ao sul de Erebor. Bem, bem ao sul.

Elrond ajudou:

— Foi aqui mesmo, nessa sala. Eu me lembro muito bem desse dia.

Anna não pôde deixar de sorrir ao se lembrar da reação de Darin à tentativa de Saruman de manipular sua mãe. Ela disse a Thorin:

— Darin não gostou da ideia, e expressou sua contrariedade fazendo algumas prateleiras de livros se romperem. Deu-nos um susto e tanto.

Elrond garantiu:

— Lindir só conseguiu reorganizar os livros há pouco mais de seis semanas. O menino é um filho de Aulë: tem um gênio forte.

Thorin sorriu de orgulho. Mas Anna estava preocupada:

— Às vezes ele se descontrola e não consegue controlar seus poderes. Nem sempre posso ajudá-lo. Como poderei criá-lo corretamente? Como evitar que ele se sinta discriminado, isolado ou revoltado por ser diferente? — Emocionada, Anna foi às lágrimas. — Darin é tão especial, e sua mãe é uma inepta e incompetente, inadequada para educá-lo!

Ela caiu no choro, nervosa, e Thorin a abraçou:

— Isso não é verdade, fukurduh. Você é Sanamad, lembra? Mãe perfeita.

Elrond lembrou:

— Ninguém é mais adequado para criar seu filho, Erulissë, porque ninguém além de seu filho é como você. Os dois partilham de talentos singulares e magia única. É da natureza dos dois.

Anna confessou:

— E se isso acontecer de novo? O que posso fazer? Não posso correr para Rivendell toda vez que ele se transformar, e Darin é pequeno demais para entender o que acontece ou ser treinado. Sempre imaginei que ele estaria mais velho quando os seus poderes se manifestassem. Se descobrirem... ele pode ser tachado de bruxo ou monstro, ser caçado!...

Thorin pegou a mão dela:

— Tenha calma, Anna. Vamos achar um jeito.

Elrond observou:

— Erulissë, mais uma vez eu lhe ofereço um lugar na minha casa. Você, seu marido e seu filho serão bem-vindos para aqui viver e educar seu filho sem risco de rejeição.

Thorin tentou evitar mostrar sua contrariedade. Não era uma solução que lhe agradava. Embora os elfos de Rivendell não parecessem desejar seu mal, Thorin não concordava que seu filho aprendesse costumes desse povo com quem os khazâd tinham tanta animosidade.

Acima disso, porém, estava o fato desse não ser o futuro que ele e Anna planejavam. E sua casinha na gleba de terra em Clearwater? E quanto aos planos de ver Darin brincando com os parentes de Bilbo, uma vida simples no Shire? Thorin tentou dizer que era também por Anna, que sofreria longe de Bilbo. Mas ele não queria ser egoísta. Anna poderia resolver o assunto.

Na verdade, Anna parecia sofrer da mesma angústia, pois olhou para Thorin sem dizer palavra. Depois ela pareceu serenar, como se tivesse encontrado uma grande resposta. Em seguida, com o semblante tranquilo, ela se voltou para Lord Elrond e respondeu:

— Mais uma vez, uma generosa oferta me é feita em Rivendell. Mas pelas mesmas circunstâncias que me fizeram rejeitar essa oferta na primeira vez, sou forçada a declinar agora. Sou necessária no Shire, escolhi lá viver e criar minha família, em paz. Acho que poderei fazer isso se conseguir restringir os poderes de Darin.

O elfo indagou:

— Que quer dizer?

Anna respondeu:

— Tenho a impressão de que sou capaz de conseguir que os poderes de Darin fiquem adormecidos até que ele tenha idade para lidar com eles.

Thorin indagou:

— Como?

Ela deu de ombros:

— Não sei como, mas eu sinto que posso fazer isso. Também sinto que esta é a melhor solução. Darin é pequeno demais.

— Isso não vai prejudicá-lo? — quis saber Thorin. — Poderá ele sofrer, de alguma maneira? Essa não é a natureza dele?

Anna respondeu:

— A troca de pele nada tem a ver com sua herança mágica. Tanto é assim que ele não ergueu sua barreira protetora, o que ele sempre faz instintivamente quando se sente ameaçado. São coisas separadas; uma não interfere na outra. Ademais, não creio que os Valar permitiriam que eu prejudicasse meu próprio filho. Mas, ainda que isso pudesse acontecer, a própria mágica de Darin o protegeria.

Elrond interveio:

— Concordo. Darin carrega o mesmo instinto aguçado que você.

— Essa é uma excelente solução — comentou Thorin. — Se puder ser implementada, será o desfecho perfeito.

— Lord Elrond — pediu Anna —, poderia me auxiliar no ritual? Gostaria que me ajudasse no selamento.

Ele se curvou:

— Seria uma honra, Eldalinossë.

— Então deixem-me preparar Darin. Thorin, por favor, venha também.

Foram encontrar Darin e Estel brincando perto de um chafariz alto, com Authiel supervisionando a brincadeira. O menino logo viu a mãe e gritou:

Amad!

Anna correu para abraçá-lo:

— Oh, meu filho...

Ajoelhada, Anna o apertou em seus braços, finalmente sentindo-se aliviada, assegurada pelo contato com seu garoto.

Amad, Stel! — disse Darin, animado. — Menino!

Anna indagou:

— Você se lembra de seu amigo Estel? Vocês brincavam juntos quando você era um bebezinho.

— Amigo!

— Sim, ele é seu amigo. E meu amigo também. Vamos lá falar com ele.

Mas Darin logo viu outra pessoa que adorava:

Adad!

O garoto correu até o pai enquanto Estel vinha cumprimentar Anna. Agora era um jovem. Ele a abraçou:

— Foi fortuito que tenham vindo. Assim posso me despedir.

— Vai partir?

— Rumo norte, com os Dunedáin — respondeu. — Ficarei com os Rangers. Eventualmente passaremos pelo Shire.

Anna sorriu, admirando-o:

— Você cresceu. É quase um homem feito. Ficar entre os Rangers fará muito bem a você.

— Obrigado. E vocês, vieram para uma visita?

— Precisei da ajuda e do conselho de Lord Elrond. Sempre generoso, ele nos ajudou.

Thorin chegou perto dos dois, cumprimentando Estel antes de informar:

— Lord Elrond quer ver Darin e examinar a melhor abordagem para o ritual.

— Certo — disse Anna. — Estel, se puder, visite-nos no Shire. Será sempre bem-vindo.

Eles se despediram, e Darin deu tchau ao amigo. Então eles foram para o pátio externo, que estava fresco e ensolarado. Lord Elrond os esperava lá, com refrescos.

— Sentem-se, amigos. Refresquem-se. Anna, você e Darin devem tomar a água de Gil-Estel. Tolmennorne, essa água também pode fazer-lhe bem.

Eles obedeceram, e Anna viu o filho resplandecer com a água élfica. Ele sorriu para a mãe:

Amad...

Anna adorava quando Darin a chamava pela palavra Khuzdul para mãe. Era uma palavra que soava como "amada", e ela se sentia exatamente assim. Nessas ocasiões Anna sentia como seu filho era especial.

O Senhor de Imladris dirigiu-se a ela, devolvendo-a à realidade:

— Agora estão prontos. Pode começar o ritual.

Por um momento, Anna ficou sem saber o que fazer. Então um pensamento surgiu, na voz de Lady Galadriel.

"Confie em sua mágica, Eruanna. Os Valar jamais a deixarão desamparada."

Ela inspirou fundo e pôs Darin no colo de Thorin. Então ficou frente a frente com o filho, dizendo em élfico:

— [Pode me entender, filho?]

Para sua surpresa, Darin respondeu em sua mente.

"Eu entendo assim, mamãe. Eu vou ficar diferente de novo?"

— Não se você não quiser — respondeu ela. — Mamãe vai dar um jeito se você deixar.

"Está bem, mamãe."

— Você pode sentir um friozinho, mas é assim mesmo. Não precisa se assustar. Seu adad está aqui, eu estou aqui, tio Elrond está aqui. Vai ficar tudo bem.

"Tá bom."

Anna invocou sua magia e ela lhe apareceu, mais límpida que nunca, dourada e cintilante. Ela entoou:

— [Que seu presente fique adormecido, repousando até o tempo certo surgir. Meu presente permanece em você, e sua energia, sua força de vida ajudará no sono deste presente, para que ele desperte forte e puro, como no começo dos tempos, para servir ao propósito do bem e do altivo, longe de impurezas e vilanias. Esta é a força de sua herança, incomparável e inigualável nesta terra, atestada por nosso kin, eldar, de acordo com a vontade de Eru Ilúvatar.]

Enquanto entoava a invocação, Anna viu sua magia resplandecer ainda mais, transformando-se numa luz tão brilhante que Darin gritou de animação, enquanto uma brisa soprava, moldando a magia para deleite do menino. O que Anna não sabia era que essa luz era vista por todos, iluminando o vale mais do que o Sol, fulgurando por toda Rivendell, fazendo elfos e Thorin fecharem os olhos.

Quando tudo se acalmou, Anna abriu os olhos. Darin sorria, Thorin estava boquiaberto e Elrond tinha as duas sobrancelhas arqueadas. Ela intuiu o que se passara e enrubesceu, envergonhada com o próprio poder. Pediu:

— Meu lord Elrond, por favor, poderia concluir o ritual?

Ele se curvou e chegou perto de Darin, pondo a mão em sua cabeça:

— O que os Valar concederam só os Valar podem desfazer. No dia em que completar 16 anos, você, Darin, filho de Thorin, filho de Erulissë, poderá entrar em sua herança.

Anna observou seu filho encarar Lord Elrond e a luz dourada se intensificou por uns segundos antes de esmaecer e sumir. Darin sorria.

Amad, não tô diferente.

Anna estava ajoelhada junto dele, que estava nos braços do pai, sentado. Indagou:

— Você está triste?

— Não, amad. Ó a luzinha aqui.

Darin ergueu a mão e dela saiu um raio dourado, um que emocionou Anna. Ele lhe assegurava que sua mágica estava intacta, ainda que não pudesse mais trocar de pele. Ela beijou o topo da cabeça de seu filho, sussurrando:

— Meu menino especial...

Anna encarou Thorin, os olhos cheios d'água de tanto amor. Lá estava ele a seu lado, com seu filho, parecendo confuso, mas confiante nela. Anna encostou sua testa na dele à moda dos khazâd. E então uma vozinha apareceu no seu pensamento.

"Podemos ir para casa agora, amad?"

Ela sorriu:

— Aye, inùdoyduh. Vamos nos despedir de nossos amigos eldar, que foram tão gentis em nos receber.

Elrond indagou:

— Pretendem ir embora agora?

Anna disse:

— Acho melhor. Bilbo pode ficar preocupado se não dermos notícias. Sei que parece ingratidão, sair assim correndo...

— Não pense assim — interrompeu-a. — E não deixe nunca nenhuma insegurança a torturar. Você saberá lidar com os talentos de seu menino. O filho de Erulissë e Tolmennorne é por nós chamado de Belthil, pelas qualidades do pai e da mãe. São os melhores pais para esse pequeno. Sempre que precisarem, nossas portas estarão abertas. E venham sempre que quiserem.

Anna comentou:

— Estel me disse que está indo para o norte, para se juntar aos Rangers.

— Os Dunedáin são seu povo — lembrou Elrond. — Ele precisa achar seu caminho.

— Sim. Mas para mim ele sempre será o menino quieto e doce que encontrei na sua biblioteca. Como ele cresceu rapidamente!

— É o que as crianças fazem: crescem e aprendem. Confie no futuro, Erulissë. Confie em si mesma.

Anna fez um cumprimento élfico, profundamente agradecida. Thorin também meneou a cabeça, em gratidão.

— Não temos palavras para agradecer.

— Não são necessárias. Vocês são kin. — Ele se ergueu. — Lindir trará seus pertences ao portão principal.

— Por favor — pediu Anna —, meu lord, transmita minhas lembranças a Lady Arwen e seus irmãos, a quem dedico profunda afeição. E também nosso kin em Lothlórien.

— Tomei a liberdade de separar uma ânfora da água de Gil-Estel. O pequeno deve tomar pelo menos duas taças por dia até a próxima lua. Você deve tomar uma por dia.

— Mais uma vez, meu caro, eu agradeço.

— Adeus, meus amigos. Vão em segurança e sob as bênçãos dos Valar.

Então eles começaram a viagem de volta ao Shire. Primeiro caminharam até sair do vale, depois voltaram de águia até o Bosque Bindbole, que fica Além da Colina. Lá Anna pôde voltar a sua forma original sem ser vista. Quando chegaram a Bag End, o sol começava a se pôr.

Como sempre, assim que entraram, Anna fez os dois tirarem as botas. Bilbo veio até eles:

— Por Yavanna, que bom que vocês voltaram.

Darin correu até ele:

— Bibo!

O anfitrião saudou-o:

— Ei, rapazinho, como está? Foi tudo bem com Lord Elrond?

O menino quis responder, animado:

— Tio Elrond tchau pro diferente, mas luzinha da mamãe aqui ó! E meu amigo brincou! Stel!

Sem entender direito o que o entusiasmado anãozinho falava, Bilbo sorriu para a criança:

— Vai me contar tudinho, Darin. Fico feliz em vê-los. A viagem foi boa?

Thorin garantiu:

— Foi melhor do que eu esperava.

Anna indagou, surpresa:

— Foi? Eu estava tão assustada, mas você parecia ter tanta certeza de que tudo ia terminar bem.

— Eu tinha certeza de que o problema se resolveria — disse Thorin, sentando-se à mesa da cozinha. — Só não imaginava que a solução seria tão... duradoura.

Bilbo quis saber:

— O que quer dizer?

Anna respondeu:

— Quer dizer que só teremos que lidar com algo assim quando Darin completar 16 anos. E até lá espero ter ensinado a ele sobre suas habilidades.

O hobbit se entusiasmou:

— Isso é muito bom! Ficarão tranquilos até lá e Darin estará seguro.

Anna disse, pesarosa:

— Eu sei, mas me sinto culpada. Parece que estou roubando parte da herança dele.

Thorin garantiu:

— Não há motivos para se sentir assim. Quando ele entrar em sua herança, terá entendimento e discernimento. Você foi sábia, yasîth: uma verdadeira sanamad.

Anna sorriu para o marido, que beijou sua mão. Bilbo sugeriu:

— Já que tudo parece ter terminado bem, que tal jantarmos um pouco mais cedo?

— Boa ideia — disse Anna. — Darin deve estar com fome. Vamos jantar, meu filho?

Darin respondeu:

— Fome, amad.

Bilbo se entusiasmou:

— Isso é um bom sinal! Um menino precisa comer para crescer forte.

Anna instruiu:

— Pode brincar um pouco. Já chamo quando for hora do jantar. Vamos, Bilbo, eu o ajudo.

Thorin lembrou:

— Lord Elrond ressaltou a importância de uma boa alimentação para vocês dois, minha pequena. Ele mandou lembranças para você, Bilbo.

O hobbit comentou:

— Muito gentil.

Anna quis saber:

— Quando ele falou de Bilbo? Não me lembro.

— Você e Darin estavam adormecidos — respondeu Thorin. — Eu não pude dormir. Quando amanheceu, conversamos até que vocês despertassem.

— Sobre Bilbo?

— Entre outras coisas. Ele fez muitas perguntas sobre nossa vida. Eu o convidei a conhecer nossa casa, quando ficar pronta. Espero que não se importe.

— Oh, Thorin, vou adorar. Obrigada por ter feito o convite.

Bilbo comentou:

— Alegra-me ver que está superando suas divergências com elfos, Thorin.

Ele deu de ombros, respondendo:

— Não é segredo que estou disposto a fazer qualquer coisa por minha família. Os elfos de Rivendell querem o melhor para Anna, e sei que posso confiar neles. — Ele fechou a cara. — Há elfos piores. Você sabe do que falo.

Anna observou:

— Mesmo entre esses a quem chama de "piores elfos", há bons amigos. E até mais do que isso, se pensar em Kíli.

Thorin assentiu, com um sorriso, lembrando-se de Tauriel.

— Essa é uma decisão para ele tomar.

— Você disse a ele o que pensa de um romance com Tauriel? — indagou Anna. — Kíli considera muito a sua opinião.

— Sim, eu falei com ele. Mas avisei que nosso povo pode censurá-lo por escolher uma parceira de uma raça diferente. Foi o que fizeram conosco, ghivashel.

Anna sorriu para o marido com ternura, lembrando-se de tudo que passaram para ficar juntos. Bilbo indagou:

— Esperem! Kíli e uma elfa? Quando isso aconteceu?

— Eles se conheceram em Mirkwood — respondeu Thorin. — Na vinda para cá, eles parecem ter reavivado a paixão. Dwalin estava muito desgostoso.

O hobbit estava surpreso. Anna revelou:

— Não sei se lhe contei, Bilbo, mas ela ajudou no parto de Darin. Foi quando eu vi que ela era uma boa pessoa. Kíli fez uma boa escolha.

— Falando em elfos e escolhas — indagou Thorin —, eu sei que eles a chamam por nomes élficos. Mas por que me chamavam de Tolmenão-sei-o-quê?

Anna picava legumes, respondendo:

— Ora, é só o seu nome na língua deles: Tolmennorne quer dizer escudo de carvalho.

— E o que é o nome para Darin? Beltiu? Por que Elrond disse que esse nome tem a ver com nossas qualidades?

— Belthil — corrigiu Anna. — É um nome que traduz nossas características. Quando Darin era um bebê e ficava teimoso, Authiel o chamava de Belethien, que quer dizer "homem forte" - ou teimoso. Mas quando ele estava pacífico, ela o chamava de Belthil.

Thorin indagou:

— E o que quer dizer?

— Significa "força divina" — esclareceu Anna. — A força é da raça do pai, os khazâd, e a outra parte é minha.

— Que nome lindo — disse Bilbo. — E Darin quer dizer algo na língua de seu povo?

— Thorin me explicou que é algo como milagre do Pai dos khazâd.

— Isso mesmo. — Thorin sorriu. — Mais uma vez, Mahal não deixou um filho de Durin ficar desamparado.

Darin interrompeu a conversa dos adultos:

— Fome, amad!

Anna disse:

— Darin, o jantar está quase pronto. Não precisa dizer mais de uma vez, está bem?

— Tá, amad.

Bilbo comentou:

— Pode não estar desamparado, mas está faminto!

Anna sorriu:

— Sim. Meu menino saudável e impaciente, como o pai.

Thorin arregalou os olhos, surpreso:

— Eu sou impaciente?

— Normalmente não, meu amor. Mas quando está com fome, eu sei que tenta se controlar.

Bilbo observou:

— Ainda bem que hoje temos um cozido com legumes, ou teríamos anões esfomeados e mal-humorados.

Anna brincou:

— Mahal proíba!

Os três terminaram sorrindo, contagiando Darin para uma refeição gostosa e bem-humorada. Anna temia que toda a aventura de Darin e a ida a Rivendell afetassem o menino, mas ele sorria e brincava como antes.

Depois do jantar, como sempre, Anna foi colocá-lo na cama. Nessa hora, havia historinhas, músicas e essas coisas. Mas naquela noite Darin perguntou:

— Luzinha, amad?

Anna indagou:

— Quer ver a luzinha, filhinho?

— Aham.

Anna conjurou a luz dourada na forma de um cobertor, e cobriu Darin com ele. O garoto riu alto, e Anna disse:

— Essa luzinha é sua também, filhinho. Quando você for mais velho, vai fazer sua própria luzinha.

— Menino grande? — indagou ele — Como Stel?

— Sim, como Estel. Quando for grande, você vai poder fazer coisas que sua mamãe faz, como ser uma águia e voar. Ou ser um lobo e correr pelos campos. Para isso, precisa crescer forte e cuidar-se muito. Mas sempre cuide de sua luzinha.

— O tio Elrond tem uma luzinha, né?

— Ele tem, sim, mas é uma outra, diferente da sua e da minha.

— A luzinha não foi embora, amadith.

— Não, ela estará sempre com você, Darin. — Anna sorriu para o menino. — Você pode falar comigo ou com seu adad. Mamãe e papai vão sempre estar aqui quando precisar. Prometa que vai falar conosco quando precisar.

— Tá bom.

— Agora é hora de dormir. — Anna se esticou para beijar a testa do filho. — Boa noite, meu amorzinho.

— Boa noite, amad.

Anna cobriu-o e suspirou, sentindo-se grata pela maneira como tudo tinha se resolvido. Ela se sentia mais confiante de que poderia criar seu filho num mundo tão diferente do seu, um menino especial a quem amava mais que a própria vida. Apagou a vela e saía do quarto quando em sua cabeça uma vozinha soou:

"Eu te amo, mamãe."

E essa era a compensação mais que adequada para qualquer angústia e preocupação, pensou ela.

Fim

Palavras em Khuzdul

adad = pai, papai

amad = mãe, mamãe

fukurduh = minha vida

ghivasha = tesouro

ghivashel = tesouro de todos os tesouros

inùdoy = filho

inùdoyduh = meu filho

khazâd = anões, povo anão

khuzd = anão

sanamad = mãe perfeita

yasîth = esposa


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Mahal não desampara um filho de Durin" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.