Contos em Miniatura escrita por Goldfield


Capítulo 2
Duelo




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/459481/chapter/2

Duelo

Inspirado num conto de Moacyr Scliar.

O ano é 1853. A cidade é Red Valley, no Arizona, um lugar esquecido da rota do ouro, onde ladrões e até grandes assassinos se escondem. É uma cidade sem lei, e a única pessoa que pode manter a ordem é o xerife: Ken Goldstar.

Ken nasceu em berço de ouro, numa pequena cidade da Virgínia. Era filho de John William Goldstar, grande minerador, que morreu na explosão de uma mina de ouro no Colorado.

Era dia quatro de julho. Uma diligência do governo estava na cidade, pronta para partir na direção de São Francisco. Ken estava no bar, onde o barman perguntou:

– O que quer beber?

– A “Rolha do Diabo”! – respondeu o xerife.

Ken bebeu um pequeno gole do uísque, sendo possível ouvi-lo engolindo a bebida. Goldstar, se levantando, caminhou na direção de alguns homens, que conversavam fumando charutos ao redor de uma mesa:

– Bem, assaltaremos a diligência hoje à noite, na Garganta da Besta! Atacaremos pelos dois lados, sem piedade!

Goldstar interferiu na conversa:

– Acho que não é um bom plano.

Ken sacou seus revólveres e atirou, arrancando os chapéus de dois bandidos. Estes correram para fora do bar, com Ken atrás deles. Este, que se preparava para atirar, viu os bandidos serem rendidos por um homem loiro, a cavalo:

– Eu me encarrego deles!

– Quem é você?

– Peter Horseman. Fui designado como novo xerife desta cidade.

–Isso é o que veremos!

– Desafia um homem escolhido pelo próprio Presidente?

– Amanhã. Nessa mesma rua. Crivarei uma bala no seu coração.

Retiraram-se, cada um para um lado, com cara de quem mataria o próprio diabo no dia seguinte, e uma certa satisfação em sorrisos insanos. Ken não abriria mão de seu cargo, e Peter não perderia a oportunidade de se livrar daquele que estava em seu caminho.

O dia amanhece na pequena Red Valley. De cada lado da rua, os dois caminham lentamente, prontos para sacar.

Os dois suam. Nos olhos de cada um se vê apenas o adversário. As mãos se aproximam das armas. Os dois sacam e dois tiros são ouvidos, não se sabendo quem foi aquele que atirou. Ken tomba na areia, atingido. Peter ri estranhamente, imóvel, de pé. Dá alguns passos em frente com um enorme sorriso no rosto, e cai de joelhos.

Estavam mortos.

Red Valley era agora novamente uma cidade sem lei. A poeira cobria os dois corpos, cujo sangue tingia a areia.

MORAL: “Às vezes aqueles que governam lutam tanto por seus cargos, que acabam destruindo uns aos outros e esquecendo os problemas do povo”.

Luiz Fabrício de Oliveira Mendes – “Goldfield”.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Contos em Miniatura" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.