A Areia Vermelha escrita por Phantom Lord


Capítulo 14
Capítulo 13, O conselho de Plutarco


Notas iniciais do capítulo

Eu peço desculpas pela demora com as postagens dos capítulos, mas é que recentemente, tenho tido problemas constantes com minha internet. Em todo o caso, continuem lendo e boa leitura!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/441575/chapter/14

Relatórios chegam de todos os distritos e estou exausto e preocupado. Quase não faço mais visitas aos meus jardins e à minha estufa secreta. Durante a maior parte do tempo estou sentado no meu cadeirão de presidente, de frente para o televisor holográfico, assistindo as cenas repetidas de conflitos que se iniciaram entre pacificadores e os malditos revolucionários, em especial, áreas do distrito 8 sendo consumidas por bombas da Capital, na tentativa de amenizar a revolução que foi inciada. Depois, há um relatório extenso sobre o distrito 12, onde temo que a coisa se agrave pela presença da principal e mais inofensiva das conspiradoras.

_ O rapaz a quem ela chama de primo foi pego com um peru selvagem, senhor presidente. Ao que tudo indica, ele escalou a cerca e matou a ave ali mesmo.

_ E então?_ pergunto sem esconder minha impaciência, crescente à cada relatório inútil que ouço dos pacificadores-chefe.

_ Houve uma confusão enquanto ele recebia a sentença. A garota se intrometeu e acabou sendo acertada também. O rapaz Mellark e aquele bêbado estúpido Abernathy interviram também e um pacificador tentou...

_ VOCÊS CHICOTEARAM KATNISS EVERDEEN?

O pacificador hesita por um momento, torcendo o rosto numa careta de culpa. Ele confirma com um aceno de cabeça e eu me ponho de pé abruptamente, fazendo o cadeirão oscilar antes de cair para trás. Estou queimando por dentro, com uma raiva que eu mesmo não posso limitar.

_ Seu maluco idiota, tem ideia do que você fez?! Eu não deixei ordens expressas para que vocês não à ferissem?

_ Ela me desafiou, se colocou entre eu e ele, senhor pr...

_ SILÊNCIO._ grito, tremendo de fúria. O olhar do pacificador se esquiva para um canto qualquer de sua sala e eu escorrego meus dedos pelo meu cabelo, suspirando profundamente.

Penso no que fazer com esse imbecil. Pessoas invadem meu gabinete. Três auxiliares e o idealizador chefe dos Jogos Vorazes, Plutarco Heavensbee, aparecem diante de mim, perguntando-me se está tudo bem. Aguardo com paciência que meu cadeirão seja erguido com algum esforço por uma auxiliar que está pálida e trêmula. Ela faz isso e vai embora rapidamente, temendo uma possível reação agressiva e arrogante de minha parte, mas meus pensamentos não estão dentro daquela sala.

_ Plutarco._ digo e o homem me olha com certa apreensão._ Eles a agrediram. Se o sangue de Katniss Everdeen foi visto por alguém naquele maldito distrito, a revolução será despertada em breve lá.

_ Um erro, sem dúvida._ comenta Plutarco se aproximando da minha extensa mesa e voltando o olhar para o pacificador na tela._ Mas conte-me mais, por favor, senhor Thread.

O pacificador explica que Everdeen se interpôs entre ele e o rapaz. Ele a acertou despropositalmente.

_ Rendeu-lhe alguma marca? Onde foi o golpe?_ a voz paciente de Plutarco não me tranquiliza na expectativa pela resposta.

Thread torna a hesitar. Ele ergue os olhos e responde com um tom de temor.

_ No rosto, senhor. Não vi o rosto dela muito bem depois que eu o acertei, mas...

_ No rosto._ eu interrompo, rouco de raiva e de medo das consequências.

Há um breve silêncio.

_ Muita gente viu, sr. Thread...

_ Bom, era uma sentença pública, mas...

_ Não, não._ corta-o o idealizador chefe e vejo uma expressão séria perambular em seu rosto._ Não foi uma pergunta. Muita gente assistiu, obviamente já que era uma sentença aberta.

_ As consequências podem ser terríveis, Plutarco. Se houver um levante no doze, as pessoas podem pensar que Katniss está liderando isso e antes que possamos controlar o fluxo das notícias, teremos levantes em todos os outros e temo que os prefeitos distritais comecem a se juntar aos revolucionários. O resultado seria o caos total e absoluto e a possibilidade de extingui-lo seria a execução em massa.

As palavras saem um pouco sombrias demais e vejo os olhares de Thread e Plutarco vacilarem, temendo a possibilidade daquilo. Não o peço em voz alta, mas o idealizador compreende que é hora de dizer algo, um conselho inteligente, como ele sempre faz.

_ Presidente Snow, sei que tais consequências poderiam acarretar a destruição de Panem, mas existe uma possibilidade de que as chamas não se espalhem a tal ponto. O que quero dizer é que Katniss está prestes a voltar para a Capital, como o senhor bem sabe.

Ele faz uma pausa, lança um olhar rápido para o pacificador na tela e olha para mim, dizendo em um tom mais baixo, curvando-se para mais perto da lateral direita do meu rosto.

_ O torneio irá começar em breve, está tudo pronto. Katniss não terá tempo para se preocupar com isso e sem ela no distrito, o medo dos distritais aumentará. Eles não se arriscarão sabendo que não estão seguros, cercados de tropas e mais tropas de pacificadores que estão sendo enviadas para todos os distritos.

Ele se endireita, recuperando o tom normal de sua voz, suave e pensativo.

_ Ela própria está com medo, como o senhor já observou antes. E em breve, definhará atingida pelo seu anúncio._ ele deu uma risada e continuou._ Por ora, penso que não devemos fazer nada. Deixe que o impacto daquele golpe perturbe as pessoas e elas ficarão entre a raiva e o medo. O medo as vencerá em breve, quando Katniss for arrancada de seus braços.

Eu penso e concordo depois de um instante, suspirando. Quando meus olhos encontram o televisor, eu fito o rosto do pacificador Thread com intensidade. Seu nome tremula numa faixa branca com o símbolo de Panem na ponta, na parte inferior da tela.

_ Muito bem, então._ digo por fim._ E quanto à Thread? O que sugere que eu faça?

Plutarco também ergue os olhos e meu olhar atravessa à tela até que eu sinto o temor controlado que faz o pacificador empalidecer. Seus lábios se comprimem em uma linha tênue e o pomo-de-Adão se move para cima e para baixo em sua garganta, quando ele engole em seco.

_ Deixei-o no controle._ responde Plutarco com simplicidade, sem despregar os olhos do rosto lívido que tremeluz na tela._ Quando Everdeen o ver, ela será lembrada do significado de se desafiar um pacificador.

Thread não se move, mas o alívio o atinge e ele expira o ar que prendera na expectativa da sugestão de Plutarco. Uma nuvem de ar gelado e branco sai de suas narinas e ele simplesmente assente em um agradecimento silencioso. Mais uma vez, Plutarco Heavensbee me surpreende com sua inteligência sutil que eu admiro com certo orgulho. Thread abre a boca para perguntar algo, mas eu pressiono um botão no painel embutido de minha mesa e o televisor se desliga, transformando-se numa linha fina e tremeluzente antes de ser sugada para o dispositivo de projeção.

_ Você está se tornando o meu secretário-chefe, não?_ eu digo, esboçando um sorriso cansado para Plutarco. Ele sorri em resposta.

_ Gosto disso. Katniss está nas nossas mãos antes mesmo de vir para a Capital. Vou gostar de assisti-la jogar com outros campeões. Especialmente com Finnick e Johanna.

Sorrisos maquiavélicos dançam em nossas bocas e Plutarco espia num relógio de bolso que carrega consigo. É um bonito objeto cor de ouro, polido até que a luz brilhasse como estrelas ao incidir sobre ele. Plutarco estala o relógio ao abri-lo e espia para dentro.

_ Bonito relógio._ digo.

_ Obrigado senhor. É um original, feito especialmente para mim._ ele diz, fitando os ponteiros com um brilho estranho nos olhos._ Ah, e como eu disse...está tudo pronto. É melhor eu ir conferir algumas coisas de última hora. Boa noite, senhor presidente.

Ele despede-se com um aceno cordial e passa pela porta, desaparecendo nos corredores da mansão. Eu me pego distraído depois de alguns minutos e me levanto, atento a algo que subitamente começa a me perturbar. Poderia Plutarco Heavensbee ser um conspirador? A pergunta me aturde de certo modo, mas conforme caminho para meus aposentos, na ala leste da mansão, as dúvidas são lentamente consumidas quando me lembro dos inúmeros conselhos que me foram dados e que em suas ausências, eu poderia estar com problemas maiores à esta altura.

No dia seguinte, eu ordeno a retirada do programa de vigilância no distrito 12. É um gasto desnecessário agora que todos conhecem a potencialidade da sentença para o crime de fuga e ultrapassagem da cerca e novas medidas de segurança foram tomadas. Estou pouco mais tranquilo em relação a isso. Sei que tudo voltará ao normal em breve, quando a garota em chamas será posta em minhas mãos novamente. As palavras de Plutarco me deixaram realmente mais tranquilo e decido que é hora de abandonar um pouco a exaustiva rotina de Presidente Snow, e me transformo novamente em Coriolanus, o jardineiro. É uma diversão que aprecio muito, passar horas em meus jardins e na estufa. Minhas rosas são minhas confidentes e mesmo na manhã fria, insisto em visitá-las por algum tempo.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "A Areia Vermelha" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.