Comentários em O Diabo do Sertão

Yokichan

27/02/2019 às 08:24 • Um anjo caído
ALOU ♥
Nem acredito que esse dia chegou, HAHAHA. Embora eu e, acredito, outros leitores teus, tenhamos te atormentado com pedidos desesperados pra que você postasse essa história logo, agora parece que foi ontem que li o último capítulo de O sangue do mestiço. Talvez essa espera entre uma história e outra não tenha sido tão grande, afinal. Talvez essa sensação tenha me tomado agora porque lembrei do quão incrível é ler algo escrito por ti e de como eu, enquanto leitora, me sinto envolvida pela narrativa. Então, mais uma vez, que coisa maravilhosa poder acompanhar outra história tua!
E que primeiro capítulo, hein?! Não digo isso porque estava aqui roendo as unhas de ansiedade pra poder ler essa nova história, HAHAAH, mas porque ela começou com tudo mesmo. Adorei todo o cenário que você abriu pra gente nesse primeiro capítulo, toda a contextualização narrativa. De fato, deu pra sentir a secura do sertão, a aspereza do solo, todo esse clima árido que o enredo abarca. Já curti também a primeira aparição das personagens. Estou curiosa pra saber mais sobre o passado turvo do Diabo. Também achei a Bia muito interessante. Parece que ela tem algo de especial por conta desse olhar capaz de alcançar a alma de outra pessoa e por conta do modo de falar, de ser impulsiva. Algo nela me pareceu estranho (no bom sentido). E o que falar do José com seu jumento Carlinhos? HAHAHAH, muito bom! Apesar da raiva que a personagem sentia, você fez com que, em certos momentos e de um modo muito sutil, ele parecesse cômico. Fiquei até em dúvida se ele estava com raiva mesmo ou apenas fazendo uma cena, HAHAH. Isso me deixou bastante instigada em relação a ele.
Ah, é claro que também fiquei curiosa sobre esse último personagem que procura pelo Diabo. Será uma espécie de vingador ou caçador de recompensas? Me pareceu que a questão ali não é apenas um trabalho, o de encontrar e matar o Diabo, mas algo bem pessoal. Acho que o Diabo deve ter feito algo muito ruim pra ele, HAHAH.
Você se inspirou em algum outro tipo de obra pra escrever essa história ambientada no sertão? E ela se passa no Brasil, certo? Você não deixou claro na sinopse, mas imagino por conta dos nomes das personagens. Se minha suposição estiver correta, gostaria de deixar uma sugestão que talvez possa enriquecer ainda mais tua história: a de aproximar a linguagem das personagens com a linguagem do Nordeste. Tipo, não imagino um cangaceiro dizendo "oh céus", HAHAH, mas algo como "ê diabo" ou "desgraça!" e coisas assim. Mas é claro que isso são coisas que eu só imagino porque não tenho realmente um contato significativo com a cultura nordestina pra saber se as pessoas lá falam assim mesmo ou não. Isso é algo que você pode avaliar muito melhor do que eu. Enfim, acredito que essa linguagem característica do sertão tornaria tua história mais original, diferente dos outros diálogos que tu já escreveu em outras histórias. Mas é só uma ideia mesmo. Sem pressão, HAHAHAH.
Pra concluir: será um capítulo por semana? ♥ DIZ QUE SIIIIIM. Já estou morrendo de vontade de ler mais. Sei que você disse que esse ano é ano de TCC, mas tenha em mente que teus leitores estarão fazendo rituais satânicos aqui pra que tua vontade de escrever um novo capítulo dessa história seja maior do que a disposição pra escrever um capítulo de TCC, HAHAHAH. Brincadeira, vou torcer pra que você consiga equilibrar as coisas e encontrar tempo pra escrever os dois.
Aguardando ansiosamente pelos próximos passos dessa história.
Parabéns pelo ótimo começo.
Até!


Resposta do Autor [Oliveirando]: Olá ♥
Antes de mais nada, já quero dizer que é muito bom contar com a sua leitura em mais uma história minha. Sério, você sempre me ajuda muito e também me motiva a continuar escrevendo e a melhorar cada vez mais. Então fica aqui meu grande OBRIGADO por tudo isso ♥
Acredite: eu também esperava muito por hoje. Adoro escrever, adoro postar e adoro ler o que as pessoas enxergaram em minhas histórias. Digamos que eu gosto de todas as etapas do processo HAHAHA. E bem, não faz tanto tempo assim de "O Sangue do Mestiço": o último capítulo saiu em outubro. Isso parece ontem, ao menos pra mim HAHHAHA.
Olha, faz um bom tempo que eu quero escrever algo nesse cenário "árido". Eu tenho um projeto de história sertaneja desde meados de 2014, só pra você ter uma noção. Devo dizer que o projeto atual (de 2018/19) é beeeem melhor HAHAHAHA. Uma comparação que sempre fazem em relação ao sertão nordestino são as boas obras do velho-oeste americana. E devo dizer que é um gênero que eu gosto bastante, sendo inclusive uma das influências para "O Sangue do Mestiço" (e continuará sendo aqui, mas com total domínio da brasilidade).
Fico feliz que tenha se interessado pelos personagens logo de cara. Devo dizer que esse será o maior elenco com o qual eu já trabalhei na vida, mas estou beeeem animado para dar vida a todos esses personagens e ver quais histórias cada um deles tem a contar. Diabo foi o pai dessa história (religiosos, não interpretem mal essa frase HAHHAHA), sendo verdadeiramente o princípio da ideia toda. Todos os outros personagens surgiram ao seu redor, mas eu acredito que o verdadeiro protagonista é o sertão enquanto uma "entidade". Isso parece meio louco, mas acho que você captou (caso não, você sempre pode me mandar mensagem perguntando qualquer coisa HAHAHAHA).
Eu sou apaixonado pela Bia e tô louco pra mostrar um pouco mais dela e de sua personalidade. Ela apareceu bem pouquinho neste primeiro capítulo, mas já fiquei feliz em saber que você gostou dela ♥ Quanto a José, que figura, hein? Eu realmente o concebi como uma figura cômica, mas confie em mim que ele é bem mais que isso. Fico feliz que eu tenha conseguido ser sutil e mais ainda que você tenha captado isso. Não tô brincando: você lê bem demais minhas histórias HAHAHA. Ou ao menos consegue pegar várias das minhas intenções hehehe.
Quanto ao nosso vingador misterioso, bem, vou deixar no mistério mesmo. Mas espero que aos poucos tudo vá se encaixando e você possa fazer suas escolhas quanto a quem torcer ou detestar HAHAHA.
Olha, por incrível que pareça a história que me deu a inspiração que faltava para escrever "O Diabo do Sertão" foi a do jogo Red Dead Redemption 2, que se passa no velho-oeste. É meio estranho isso, mas o trabalho com os personagens foi tão encantador que eu ansiava por trabalhar com minhas próprias criações. Daí o cenário árido me remeteu ao Nordeste e aqui estamos agora. No entanto, devo dizer que o âmago dessa história é bem pessoal. Como assim? Olha, eu confesso que eu nutro muita RAIVA pelo que um grande número de famílias desgraçadas fazem aqui no Nordeste, principalmente no interior. Eu cresci numa cidade chamada Caicó e, infelizmente, ela também é vítima dessas famílias. Digamos que eu transformei raiva em arte com essa história. É um reflexo de como me sinto em relação a isso e como um povo, mesmo sofrido, luta para se esquivar desse tipo de coisa. Provavelmente é a história mais "pessoal" que eu já escrevi, mas não se preocupe que eu vou deixar as portas abertas ao máximo para que qualquer pessoa e qualquer lugar possa interpretar como quiser, pois é assim que eu gosto da literatura: livre e com vários caminhos. Então independente das minhas opiniões, fique a vontade para tirar suas interpretações e aproveitar a história como bem entender ♥ Inclusive, isso também serve pra quem quer simplesmente enxergar a obra como entretenimento, sem crítica alguma. Não acho errado querer apenas se divertir depois de um dia cheio e cansativo HEHEHE.
Acho que me prolonguei demais. Agora respondendo sua pergunta: sim, a história se passa no Brasil e, especificamente, no Nordeste. As cidades, no entanto, serão fictícias, pois eu acredito que poderiam se encaixar em qualquer lugar do nosso sertão.
E você já sabe, mas eu amei esse seu toque quanto aos diálogos. Inclusive, após pensar, já coloquei em prática. Espero tornar a história mais rica e original assim. Muito obrigado!
AGORA SIM! TEREMOS UM CAPÍTULO POR SEMANA (gritando de alegria, né)!
Yoki, agradeço demais pelo seu comentário. Já falei um monte, mas amo a sua percepção sobre minhas histórias e seus conselhos. Então novamente: muito obrigado. Conto com você nos próximos capítulos.
Toda quarta no Nyah mais próximo da sua casa. ♥
Beijos!


Matheus Braga

14/03/2019 às 20:42 • Um anjo caído
AE CARALEO, CHEGUEI
*desce da limusine e põe os oclinhos escuros*
Já quero chegar comentando que PORRA
ESSA FIC JA COMEÇA ASSIM??
MELHOR QUE MINISSÉRIE DA GLOBO, OLHA SÓ
Então, né. Sou obrigado a dizer que ainda não simpatizei com ninguém. A Bia pareceu até boazinha, mas já entrou na história distribuindo porrada e já me azedou. Mas confesso: ADORO.
Já vou pular pro próximo, porque esse começo foi muito promissor. :D


Resposta do Autor [Oliveirando]: Aeee carai
Uma estrela na minha história, que honra hahaha
Já começa assim mesmo, e te digo que vai ficando cada vez melhor. Tô louco pra postar o capítulo 30, mas vai demorar HAHAHA.
Você vai ter tempo pra simpatizar com geral (ou odiar geral, né). E eu amo a Bia ♥ HAHAHA Até breve o/


Helen

28/05/2019 às 14:58 • Um anjo caído
O que mais gostou no capítulo?
"Só você me entende, meu lindo"; "Esta terra não é para os fracos, amigo";

Estava passeando pelo nyah quando encontrei essa história.
A capa me chamou a atenção, tanto pelo desenho quanto pelo design. Ficou bem bonita!
Achei estranho quando ele disse "Socorro, preciso da sua ajuda" tão casualmente, até perceber que Socorro era o nome da mulher. Ah, e bom trocadilho em "tinha plena confiança em Socorro de Deus", intencional ou não.
Eu gostei dos nomes que você deu aos cavalos, também. São nomes muito carinhosos e transmitem esse companheirismo que cada personagem tem com os animais. Eu até achei, por um segundo, que Carlinhos era gente de verdade.
Essa história de José ficar saqueando e mentindo não vai dar em coisa boa.
Aliás, sobrenome engraçado, Água-Santa. Me pergunto de onde inventaram esse.
Não sei muito o que esperar. Tenho a impressão de que o verdadeiro Leonardo irá atrás de José, de um forma ou de outra. Do Diabo, se pode esperar qualquer coisa.
Até a próxima e continue o bom trabalho~


Resposta do Autor [Oliveirando]: Olá, Helen. Seja bem-vinda!
É sempre bom ver uma nova pessoa por aqui. Fico feliz que tenha gostado da capa. Deu um trabalhinho decidir qual utilizar (tenho uma alternativa que eu também gosto muito), então é bom saber que a atual conseguiu chamar sua atenção de forma positiva.
Eu gosto muito de brincar com essa questão dos nomes e com a associação que eles fazem em relação a elementos externos as próprias pessoas. É bem legal ver você olhando para esses elementos. Quanto aos cavalos, eu queria que eles, de alguma forma, refletissem a personalidade de seus donos, ainda que de maneira indireta. O jumento Carlinhos é uma graça hehehe.
Certamente muitos problemas aparecerão daqui pra frente, até porque estamos apenas no inícios da história. Uma coisa que eu gosto de fazer é brincar com essa questão dos sobrenomes. Muito são, na verdade, apelidos. O mesmo se encaixa pro Água-Santa, mas você verá mais personagens que seguem esse padrão mais pra frente.
Até breve e muito obrigado por deixar seu comentário! :D


Yokichan

06/03/2019 às 10:46 • Ambições alinhadas
AHHHHHH era isso que eu tava querendo! ♥
Que capítulo incrível!
Acho que se eu pudesse fazer esse comentário só com gifs escandalosos ele representaria melhor o quanto gostei de ler esse segundo capítulo, HAHAHAHA. Parece que às vezes as palavras não são o suficiente, mas ok, vamos tentar.
Penso que ficaram muito bons esses toques da fala popular do nordestino que você tem inserido nos diálogos dos personagens. É como se eles ficassem mais "vivos", digamos assim. É claro que uma história de ficção não tem a obrigação de seguir a realidade tal como ela é, em todos os aspectos, mas essa preocupação com a verossimilhança é sempre válida. Afinal, ela ajuda que o leitor se sinta mais próximo da narrativa e dos personagens, que consiga imaginá-los melhor enquanto lê. Mas super entendo aquilo que você disse sobre recear que os diálogos não ficassem legais fora da "linguagem padrão". É nessa linguagem padrão que muitos leitores estão acostumados a ler. Então sair disso é um desafio e acho que você está indo muito bem.
E quantos personagens em apenas dois capítulos, HAHAHA! Ok que em O sangue do mestiço também havia muitos personagens, mas acho que nessa história isso me chamou mais a atenção. Então ainda estou tentando assimilar todas essas pessoas e às vezes preciso parar e pensar: "quem é o Zé mesmo? Ah é aquele do jumento que se chama Carlinhos" HAHAHH. Esse estranhamento é normal em qualquer começo de história e é muito legal, porque você começa a criar estratégias de leitura e de aproximação com os personagens. POR ISSO EU AMO LER MDS. ♥ É sempre um novo mundo a conhecer, afinal. Sem contar que tuas histórias são totalmente diferente das que eu escrevo, então, do ponto de vista narrativo, é muito enriquecedor poder lê-las.
Ah, eu já adoro o José e seus princípios, HAHAHAH. Tô curtindo muito esse personagem, acho ele muito divertido. Acho que nunca vou esquecer a parte do primeiro capítulo em que o padre sugere que ele vá caçar umas preás, HAHAHAHA. E o cara lá todo indignado! Nem imagino qual será o papel dele na história, mas já deu pra sentir que tem tudo pra ser um ótimo personagem. E por falar em padre, acho tão interessante esse tipo de enredo em que o padre atua como uma espécie de líder da cidade ou do povoado... É um tipo de relação que não existe nas cidades grandes, por exemplo. Antigamente, em alguns lugares, os padres sabiam de tudo um pouco pra poder administrar seu "rebanho", HAHAH, e ainda hoje em cidadezinhas do interior isso acontece. Então estou curiosa pra saber mais sobre a trajetória desse personagem.
Eita, forte esse negócio de que a política nem sempre é sobre verdade, hein. Nós, brasileiros, sabemos disso muito bem, então não é nenhuma surpresa quando a gente lê esse tipo de coisa, mas acho que o modo como tu colocou essa frase no diálogo deu um brilho especial à ideia em si. E quando eu penso em toda essa "política dos coronéis" que ainda há no nordeste e nos problemas sociais que tu já comentou em relação a isso, a frase ganha mais impacto.
E ESSE FINAL?
Esse foi o final de capítulo que eu li meio sorrindo meio chocada, porque pensei THAT'S IT, ESSE É O SERTÃO DESSA HISTÓRIA, e fiquei muito empolgada! HAHAHAAH. A mudança repentina de comportamento do Lúcio Arcanjo, passando da calma fria à uma explosão violenta de raiva foi incrível. Até arrepiei aqui com ele gritando sobre quem ele é e de quem é filho... Isso ficou tão real na minha mente. Sabe aquele tipo de joguinho idiota da internet em que se você fizer algo errado aparece algo assustador e barulhento na tela e você toma um puta susto? Se você queria suscitar esse tipo de expectativa nervosa no teu leitor, saiba que conseguiu, HAHAHA. Eu devorei esse último trecho na ansiedade de que o Lúcio Arcanjo fosse mandar os outros cangaceiros meterem bala em todo mundo e transformar aquela casa e aquelas pessoas em um cenário bem sangrento. Que bom que não aconteceu, eu acho, HAHAHAH. Mas o negócio foi tenso.
Enfim, só vou repetir mais uma vez que amei esse capítulo. ♥
Até o próximo!


Resposta do Autor [Oliveirando]: Esses seus textões ♥
Fico feliz demais que tenha gostado! Olha, acho que já passou da hora do Nyah permitir imagens e gifs nos comentários HAHAHA. Inclusive, respostas aos comentários também, por que não? hehehe. De toda forma, vou imaginar vários gifs ao longo da sua resposta.
Ah, eu tenho muito a agradecer a você por ter me dado esse conselho quanto às falas. Você sabe bem como eu estava meio inseguro, mas foi realmente ótimo poder trabalhar com isso. Sinto que conheço um pouco mais os personagens, ao mesmo tempo em que eles ganham mais uma camada de profundidade. Por exemplo, você sabe que José não teve muito estudo, ao mesmo tempo em que Padre Miguel é mais instruído apenas em decorrência de sua linguagem. Eu estou realmente gostando de fazer isso e acredito que esse exercício está me ajudando a evoluir como escritor. Então mais uma vez: muito obrigado. Esse é só mais um dos motivos pra eu amar seus comentários. Estão sempre acrescentando em algo ♥
Eu não parei pra contar, mas acredito que "O Diabo do Sertão" conta com mais personagens que "O Sangue do Mestiço". Sei que isso pode ser um pouco complicado pro leitor (estou lendo "A Fúria dos Reis" de "As Crônicas de Gelo e Fogo", então sei do que estou falando HAHAHA), mas estou me esforçando para deixar todos os personagens distinguíveis ao máximo. Ao menos o Zé você não se esquece :P. Mas então, acredito que a elevada quantidade de personagens (em relação a meus outros trabalhos) se dá pelo cenário mesmo. Não é apenas numa cidade, mas fora dela e nos seus arredores, então a história realmente pede isso. E sim, essa descoberta de novos universos é uma das coisas que faz "ler" ser algo tão bom ♥
"Sem contar que tuas histórias são totalmente diferente das que eu escrevo, então, do ponto de vista narrativo, é muito enriquecedor poder lê-las". Isso é realmente muito foda. Cada leitura é um aprendizado diferente, pois cada pessoa enxerga e reproduz o mundo de uma maneira muito particular, quase como uma impressão digital.
Acho que você vai ficar feliz se eu disser que José é o personagem com mais espaço durante toda a trama. Espero poder trazer um bom aprofundamento e trabalhar um arco dramático realmente competente para ele, pois é um dos personagens que eu mais gosto de escrever. Ele me lembra o David de "O Sangue do Mestiço", mas com suas particularidades e conhecimentos únicos. Tem muita coisa interessante guardada para ele, apenas aguarde e.e
Sobre padres no interior do Nordeste: eles realmente podem ser bem influentes politicamente. Quanto menor a cidade, maior a influência. Um bom exemplo dessa influência do campo religioso para o político (ainda que ele não seja um padre, mas um místico): Antônio Conselheiro. Caso não o conheça, dê uma pesquisada sobre a Guerra de Canudos. É bem interessante. Temos ainda o Padre Cícero, entre outros nomes mais ou menos famosos.
Eu li algum lugar que a política nada mais é que uma "guerra sem armas". Então a mentalidade vai bem por aí. E olha, conorelismo é algo que me dá muita raiva, como você já deve ter percebido HAHAHA. Então eu torço para que cada um dos envolvidos nesses esquemas dentro (e fora) dessa história se deem mal. Ás vezes a gente não consegue o que quer, mas eu não vou te dar spoiler hehehe.
HAHAHAHA. Você está começando a me assustar. Começou com as drogas do governo, agora está se aliando a cangaceiros frios (nem tanto) e calculistas (será?). HAHAHA. Brincadeiras a parte, eu amei escrever essa cena porque eu consegui sentir o fogo da raiva dentro de mim, quase como se eu explodisse junto de Lúcio Arcanjo. Então foi uma experiência beeeeem intensa e divertida, por mais brutal que seja (agora eu que estou assustando você x.x). E poxa, você acha que eu gosto de colocar sangue nas minhas histórias? JAMAAAAAAAIS. Ok, um pouquinho HAHAHA.
Amei seu comentário e me sinto muito privilegiado por contar com você como leitora fiel, sem brincadeira. Espero te ver em breve!
Abraços ♥


Matheus Braga

20/03/2019 às 20:25 • Ambições alinhadas
Júlio, meu amigo, me perdoa o sumiço. Eu simplesmente não tô conseguindo gerenciar meu tempo direito. Tô querendo sentar e chorar, SOCORRO
Mas enfim, voltei.
Ah mano, PUTA QUE PARIU. Marcondes é PE-TIS-TA. E tenho dito. Petista com P de filho da Puta. O cara tá fazendo exatamente o que o DESgoverno do PT fez com o Nordeste, PQP QUE ÓDIO. E tem certeza que o sobrenome real desse Gustavo aí não é Odebrecht? -_-
NOSSA, O JOSÉ ROUBOU E TA QUERENDO JUSTIFICAR COMO SE ESTIVESSE CERTO?? E ESSA CARVALHA DESSA BIA SO SABE BATER?? CARALEO ESSA É A HISTÓRIA MAIS BRASILEIRA QUE EU JÁ LI ò_ó
Enfim. Esse Breno misterioso chegou de fininho na história e sei lá, senti que vou gostar dele. Parece ser um personagem que promete. :)
Ê caceta, mais cangaceiros sanguinários, SOCORRO CHESSUS *-* Bora continuar lendo, tô gostando muito do climão dessa fic. Menos do calorão, tô com mormaço só de imaginar esse sertão bravo. -_-'


Resposta do Autor [Oliveirando]: Não se preocupe, meu bom. Também ando sumido, mas meu sumiço tem nome: TCC. Então peço desculpas pela demora para responder os comentários. Não gosto de responder de qualquer jeito, então espero ficar com tempinho para dar uma resposta bonitona ♥
Hhahahhahahaha. Mano, infelizmente aqui no interior não tem partido que se salve. As coisas estão bem melhores que anos atrás, mas ainda tem muita sacanagem e eles vivem de troca de poderes. O que ferra mesmo nem são os partidos, mas os sobrenomes. São uma verdadeira oligarquia formada por grandes FDPs. Obviamente eu não usei sobrenomes reias nesta história (ou usei?) HAHAHA.
"ESSA É A HISTÓRIA MAIS BRASILEIRA QUE JÁ LI" OBRIGADO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Olha, se prepare que todo personagem é meio quebrado nessa obra. Então se prepare pra xingar MUITO. Mas espero que você também encontre as coisinhas boas de cada um ♥
Breno vai fazer muita coisa. Esteja... preparado (usei muito essa palavra, pqp).
E AQUI TÁ QUENTE DEMAIS, ENTÃO NEM RECLAME. TÁ MUUUITO PIOR QUE DESCRITO NO LIVRO HHAHAHAHHAHA.
 
Obrigado pelo comentário e até breve :D


Helen

03/06/2019 às 12:49 • Ambições alinhadas
O que mais gostou no capítulo?
"São seus olhos, Gustavo"; "Besta! [...] Crie vergonha na cara!"

O pobi do Valter, parece eu quando chego na cozinha e meus pais tão lá. Minha mãe diz que eu pareço um fantasma andando, faço barulho nenhum skjmdskd
Os Maia há décadas no poder... isso me é familiar.... estranhamente familiar...
Na vida eu sou a Bia, mandando o povo criar vergonha na cara e fazer o que é certo. É difícil manter a moral em tempos de crise...
Gostei do Antônio. Ele parece ser do tipo de pessoa que pode-se ficar horas conversando sem se cansar.
Diabo ainda tá dormindo? Rapaz...
Tem gente que parece que gosta de deixar as coisas difíceis. Ô, Manoel, entregasse as joias e pronto. É injusto? Talvez, já que não sei o que tu fez pra conseguir essa dívida, mas é a vida.
Tenho a impressão de que esses três cangaceiros ainda vão aparecer no assentamento da Lagoa. Marrapais, eu tenho é medo do que pode acontecer...
Até a próxima~


Resposta do Autor [Oliveirando]: Olá, Helen. É bom vê-la aqui novamente :)
O meu pai propositalmente dá sustos na galera de casa. Já alertei pra ele NÃO fazer isso enquanto eu segurar uma faca, porque pode dar problema HAHAHAHA.
E, quanto aos Maias, infelizmente é uma realidade, ao menos aqui no RN. Imagino que em vários estados do Brasil também, cujas famílias se revezam no poder e o pessoal aplaude como se elas tivessem fazendo algum favor. Infelizmente é bem real mesmo.
Bia é uma linda ♥ E Antônio certamente é alguém com uma conversa boa. Imagino que ele tenha muuuuitas histórias de vida pra contar.
Diabo dorme, mas os outros cangaceiros estão bem acordados HAHAHA. Coitado do Manoel HAHAHA. A vida não está nada fácil, hein?
Olha, pode ter certeza que os núcleos vão se cruzar de alguma forma. O resultado disso? Só lendo hehehe.
Muito obrigado pela leitura e pelo comentário :D
Até logo!


Yokichan

12/03/2019 às 12:55 • Confissões de todos os tipos
 Olá!
Que maravilha não precisar esperar até amanhã pra ler esse capítulo. ♥ Se você estava ansioso pra postar ele, você que já conhece os rumos da história, imagina eu que ainda tô tateando no escuro, digamos assim, HAHAHAH. Mas a espera tem compensado porque a cada capítulo vou descobrindo um pouco mais desse universo e moldando cenários e personagens na minha imaginação. ♥
Acabei não comentando sobre minhas suspeitas no capítulo anterior, mas logo vi qual era o problema da Bia, HAHAH. Ri aqui dela pensando, bem preocupada, que o José é um imprestável e ladrão, HAHAHAHHA. Muito normal que, nessas condições, ela tenha dúvidas sobre a capacidade dele de assimilar a notícia e dar conta do recado, HAHAHA. E por falar em José, que ótima essa cena dele no curral, extravasando toda a sua raiva no trabalho indigesto. Muito divertida, HAHAHAH! Fiquei imaginando a cara dele, refletindo sobre o que o Antônio tava falando, ao soltar aquele "comprexo". Quando lembro o que você disse sobre o José ser um dos personagens principais da história, fico muito curiosa pra ler mais sobre ele, HAHAHAH.
Adorei o padre nesse capítulo. A gente sabe que um padre é gente como a gente, que é um homem comum, apesar da sua missão santa, HAHAH, mas ver um padre com raiva, lutando contra impulsos violentos, é sempre um contraste bem interessante. Afinal, até ele não consegue engolir o tal do Marcondes. Pensei que, no confessionário, ele fosse responder algo ao homem sobre "politizar a missa", HAHAH. O padre faria muito que bem se rachasse a cabeça desse Marcondes com um castiçal da igreja, AHAHAHAHAH. Mas vamos aguardar pra ver o que acontece.
AHH GENTE, tô curiosa pra saber qual é a história desse cangaceiro que tá perseguindo o Diabo. Acho que pela perseguição obstinada e pelo modo como tu se referiu a ele agora, como "homem queimado", lembrei um pouco do início da série A torre negra (do King), quando o pistoleiro aparece seguindo o homem de preto pelo deserto, HAHAH. Não sei se tu conhece a série, é muito boa.
Agora, algumas sugestões de revisão, HAHAH. O trecho sobre a Socorro que diz "ela, ainda dentro da cabana, chamou" ficou meio esquisito por causa da ordem das palavras. Eu sugeriria "ela chamou, ainda dentro da cabana". A construção parece ficar melhor. Ah, na parte da Bia, tem um "careca" ali que acho que era pra ser "careta", HAHAH. E, por último, acho que houve um erro de digitação na frase "Adiar isso só vai tonar...". Talvez seria "tornar". Enfim, só uns detalhes que passam pela gente no calor da hora de escrever, HAHAH.
Amei o capítulo!
E reforçando, se decidir mesmo mudar a postagem dos capítulos pra domingo ou segunda-feira, vai ser incrível voltar a começar a semana com a leitura dessa história. ♥
Até!


Resposta do Autor [Oliveirando]: Olá!
Hoje foi um dia beeem estressante, então postar este capítulo hoje foi meio que um alívio, sabe? É sempre prazeroso expor minhas histórias (ainda que as vezes bata um medinho e uma insegurança HAHAHA) e receber feedback. Então eu fico ainda mais feliz em saber que tem alguém que se alegra genuinamente com as postagens. Obrigado por isso ♥
Acho que uma das experiências mais legais que se tem como escritor é ver a percepção que os leitores tem sobre o universo desenvolvido. Quer dizer, eu já sei tudo que vai acontecer, então não há surpresa. Mas você? Como bem disse, ainda está "tateando no escuro". Isso é muito massa e me deixa ainda mais empolgado para mostrar todos os capítulos seguintes. Mas paciência que já já a gente chega lá HAHHAHA.
Eu não julgo a Bia, o José não passa a melhor das impressões e não é exatamente um bom argumentador para mostrar seu ponto como um rapaz honesto e responsável. Ok, nem tão honesto. Nem tão responsável. Melhor mudar de assunto HAHAHA. O fato é que eu gosto muito desse "balanceamento" de personagens. Bia perdida em preocupações sobre o futuro, enquanto o Zé está "p" da vida com o presente. Inclusive, a cena dele no trabalho foi uma das mais divertidas de se escrever, no sentido de que eu realmente dei risadas enquanto a desenvolvia hehehe. E pode apostar que cada vez mais nós saberemos mais sobre o amado José. Espero que você possa entendê-lo e se divertir com a pessoa que ele é :)
Eu adoraria que o padre abrisse a cabeça do Marcondes com qualquer objeto pontudo, mas também me sentiria mal HAHAHAHA. Bem, é ficção, então a gente pode ser maldoso HAHAHAHA. De toda forma, esse tipo de contraste não é exatamente algo original, mas torna (ao menos pra mim) toda narrativa mais divertida, tanto para escrever como para ler. Sabe, sendo essa história o meu segundo romance desde "O Sangue do Mestiço", eu me esforço pra não me "repetir", pois sei que alguns temas e cenários podem ser semelhantes. Então esses contrastes (ou as vezes falta) me ajudam a tentar dar um pouco mais de originalidade a essa obra. Inclusive, a questão da linguagem tem ajudado bastante e eu nunca vou agradecer você o suficiente por isso HAHAHAHA. Obrigado ♥
Eu ouvi falar bastante da série, mas não a assisti ainda. Estou atrasado em tudo, na real. Até mesmo o meu amado Justiceiro está esperando há meses HAHAHA. Capítulo que vem teremos mais detalhes dessa perseguição, ou ao menos o que e/ou quem se associa a tudo isso. Sim, estou ansioso para postá-lo também HAHAHA. Mas vou me segurar até domingo/segunda (até lá eu te digo quando será a postagem hehehe).
Belas sugestões, como sempre. Muitas vezes eu falo que nem o Yoda, então acabo passando isso pros textos quando não deveria. Então muito obrigado por se atentar a isso e também me alertar dos errinhos de digitação. É meio vergonhoso de minha parte, mas eu juro que reviso. Não sei como passa, então eu agradeço dez vezes por contar com você pra me ajudar nisso hehehe. Mais uma vez, obrigado ♥
Amei seu comentário, como sempre :3
Eu vou te dizer a data certinha assim que eu encontrar uma. Mas é bem provável que eu volte a fazer como em "O Sangue do Mestiço", postando nos domingos mesmo. Se eu seguir isso, dia 17 teremos capítulo novo (ou 18, no mais tardar). Até lá vou adiantando o que posso (e o que o TCC deixar HAHAHA) para ter uma boa reserva de capítulos. Mas adianto que estou bem feliz com o que fiz até agora e estou louco para compartilhar com você e outros leitores. Espero que se divirta, sério!
Até breve ♥


Matheus Braga

20/03/2019 às 21:41 • Confissões de todos os tipos
Ô CARALEO, esqueci de comentar no capítulo anterior, mas EU SABIA que essa Via tava grávida. Do nada a guria enjoa e sai correndo? Ah, dá licença, tá óbvio que ela foi brincar no mato com o José, hahahahahaha
Aff, e esse discursinho autopiedoso do José não cola. "Ain, ninguém me ama, ninguém me quer, minha vida é uma droga". Papo de gente fraca, PQP
Mas confesso, achei interessante essa antítese nos pensamentos da Bia e do José. Ela achando ele um imprestável e ele pensando que pode confiar nela. Quero ver no que isso vai dar. :V
Mudando de assunto, cabe aqui uma observação. Essa descrição da missa e do povo indo embora para suas casinhas me lembrou muito o clima de Red Dead Redemption. Mais especificamente do vilarejo de Armadillo, no meio do deserto lá no sudoeste do mapa. Várias casinhas de madeira simples iluminadas por velas e candeias e uma noite linda e estrelada toldando o céu. Confesso, queria estar lá pra ver. ❤️
Ah, PQP, lá vem o Petralha aparecer de novo, CARALEO QUE QUE ELE TA FAZENDO AQUI??? O filadaputa vem cobrar politicagem de um padre???? Ah nem moço, se joga de cabeça dentro do poço aí, vai. -_- AH CARALEO O BRENO APARECEU DE NOVO, mas sei não, viu, essa cena me deixou com uma pulga atrás da orelha. Tem caroço nesse angu aí.
Eita, ferro, ainda tem mais esse cangaceiro aí caçando o Diabo, tô curioso pra saber o que diabos aconteceu entre eles. :D


Resposta do Autor [Oliveirando]: Todo mundo diz que sabia DEPOIS que o negócio é revelado. Tô começando a suspeitar que meus leitores são uns pilantras, isso sim HAHAHAHA.
Oh, José é o melhor personagem do universo. Ok, ele não é. Mas eu o amo assim como amo Beatriz também ♥ Espero que eles consigam ficar juntos. Se isso vai rolar? Não sei. Quer dizer, eu sei, mas você sabe como é. Sabe? Sabe.
Nada fez sentido no parágrafo anterior, mas vida que segue.
E você já deve ter notado, mas eu adoro trabalhar com antíteses. Faço isso há uns bons anos e vou continuar fazendo porque proporciona oportunidades lindas ♥
CARA, EU ZEREI RED DEAD REDEMPTION 2 NO FINAL DO ANO. QUE JOGO, MEU DEUS! E sim, ele foi uma das minhas grandes inspirações para essa obra como um todo, sem brincadeira. O jogo é maravilhoso e eu recomendo 100%. Eu acho que eu nunca chorei tanto num game e uma história nunca me tocou tanto como RDR 2 fez. É algo fora da curva e eu recomendo pra qualquer pessoa, sério. Então sim, tem algo de Red Dead em Água Funda, Lagoa da Esperança e lugares próximos hehehe.
SEMPRE TEM CAROÇO NO ANGU, acredite. E cara, infelizmente politicagem em missa é algo que sempre existiu e ainda existe em cidadezinhas menores. Torço pra que os envolvidos recebam o que merecem, seja em Terra como em lugares mais quentes HAHAHAHA. É o meu lado mau falando, perdão.
"O que diabos aconteceu com Diabo?", pensei nisso aqui e me pareceu curioso. Talvez eu narre algo assim no futuro HAHAHA
 
Muito obrigado pelo comentário e pela paciência para aguardar minha resposta. Até breve :D


Helen

10/06/2019 às 15:52 • Confissões de todos os tipos
O que mais gostou no capítulo?
"Pense numa mulher pra me dar trabalho [...] E qual não dá?"; "Comprexo"; "mas ele se continha, obviamente"; "...Se Deus quiser"

Marrapais, tu também é do RN? É bom encontrar um conterrâneo por aqui! :D (deve ter sido por isso que esse lance dos Maias foi tão familiar, hahah)
É bom saber que a Bia vai ter uma pessoa como a Socorro pra ajudar nessa fase. Espero que essa criança chegue bem, mesmo com essa arruma de cangaceiro ;w;
Estou só imaginando a reação do Zé quando descobrir que vai virar pai. Do jeito que ele é meio lerdo skjdmskjdm fico na expectativa
Antônio parece eu: Vai ajudar mas acaba parando pra responder. Sei fazer duas coisas ao mesmo tempo não! kdsmsd Mas o que ele disse é muito verdade. Viver com os outros dói, mas imagine viver sozinho. Ainda mais no sertão! São males que vêm para o bem.
Ler "Acreditando estar diante de alguém confiável[...]" apitou alguma coisa na minha cabeça. Pode ser paranoia minha, mas esse outro pode acabar virando farinha do mesmo saco dos Maia. Eu desconfio é de tudo, quando se trata de política ksjdmskjdsm
É, rapaz, a fome não escolhe...
Tô curiosa pra saber dessa traição do Diabo. Pra que danado um homem tão ruim ia trair e fugir? Sei lá. Coisas para os próximos capítulos, creio eu ksjskm
RIP Dragão. A gente nem se conheceu, mas devia ser um cavalo brabo.
Até a próxima~


Resposta do Autor [Oliveirando]: Olá!
Sou sim hehehe. Nasci em Caicó, mas moro em Natal desde 2015 por motivos de faculdade HAHAHA. E você, de onde é? E sim, acho que fui meio indiscreto com os sobrenomes, mas vale pra todas essas grandes famílias da política shuahsuahsa.
Socorro é uma dessas personagens que falam relativamente pouco, mas que eu tenho grande apreço. Ela certamente pode ajudar Bia de várias formas (e com certeza fará isso se tiver oportunidade). Acredito que a criança esteja em boas mãos hehehe. Olha, acho que do Zé a gente pode esperar tudo, ainda mais levando em conta sua lerdeza e senso de humor peculiar xD
Eu também me encaixo no tipo que tem que fazer uma coisa de cada vez, então entendo perfeitamente o Antônio e você HAHAHA. E foi um belo destaque esse que você fez. É como dizem: não somos ilhas. Socializar é uma necessidade, em determinado nível.
Sobre paranoias e desconfianças: prefiro não responder nada. Ás vezes, uma suposta paranoia pode salvar sua vida (ou arruiná-la) hsuahsuahsa. Será o caso?
Mas assim, concordo contigo. Com político, o sinal SEMPRE deve apitar.
As respostas virão com o tempo, não se preocupe. Ainda assim, sinta-se livre pra especular conforme as ideias forem vindo hehehe.
Grande Dragão. Mal te conheci, mas já tenho saudades HSUAHSUAHS.
Muito obrigado pela leitura e pelo comentário! Até breve :D


Yokichan

18/03/2019 às 07:25 • O sonho acabou
Olá!
AEEEEE, agora que as postagens vão ser nas noites de domingo, posso ler os novos capítulos cedinho. ♥ Adoro começar a manhã com uma boa história. Parece que o dia engrena melhor, HAHAH. Principalmente quando o dia de que falamos é uma segunda-feira.
Mas vamos lá. Confesso que o título do capítulo me causou um pouco de receio aqui. Fiquei me perguntando que tipo de sonho poderia ter acabado quando recém estamos no quarto capítulo! HAHAHAH. Então já fiquei imaginando tragédias. De fato, o final do capítulo foi bem trágico, mas fiquei com medo de a tragédia se abater sobre algum dos personagens que mais gosto. Menos mau que não foi o caso, HAHAH. Olha, quando o Breno Farias começou a discursar para o povo com os tais papéis na mão, logo pensei "isso vai dar ruim", e fiquei aqui imaginando quanto tempo ia demorar para o Marcondes encomendar a morte do adversário, HAHAH. Parece que não demorou muito (supondo que tenha sido ele mesmo).
E como é fácil convencer uma multidão, né? Incrível. Basta você saber usar as palavras certas, tocar os sentimentos certos. É claro que culpados são os que enganam o povo, os que manipulam, mas é interessante perceber esse "efeito de manada". Um ou dois começam a gritar, e logo todos estão fazendo o mesmo. Ontem assisti algo na tv que dizia que as pessoas não são movidas pela verdade, mas pela ilusão. Lembrei disso agora ao ler essa cena do teu capítulo.
Então os cangaceiros "do mau" têm uma espécie de assentamento. Foi muito instigante ler sobre a família Arcanjo, sobre o tipo de vida que essas pessoas levam e sua relação com o Queimado. O que assusta é que agora deu pra sacar que não é apenas ele que está procurando pelo Diabo, mas essas pessoas todas. Oh lord. Nem quero pensar no que vai acontecer se uma comitiva dessa chegar a Lagoa da Esperança.
Parece que a Joana Arcanjo tem bastante influência nesse grupo. Talvez por ser a viúva do antigo líder, talvez por ser mãe do Lúcio Arcanjo, todos a respeitem. Ou talvez também porque ela parece ser uma mulher forte. Além disso, deu pra sacar que o filho não lida muito bem com a influência da mãe, que se sente pressionado por ela. Fiquei curiosa pra saber mais sobre a relação que existe entre eles. Gostei também da esposa do Lúcio, que teme pelos três filhos e que tenta afastá-los, na medida do possível, de todo o universo de violência dos cangaceiros. Será que o Lúcio também sente algo parecido em relação às crianças? Seria muito louco se ele, com todo o seu poder dentro do grupo, no fundo não quisesse que os filhos seguissem seu caminho. Mas vamos ver o que você tem reservado pra esses personagens, hoho.
Ahhhh, adorei o José tentando ler Machado de Assis, HAHAHAHAH. Amo esse livro. ♥ Essas cenas com o José quebram um pouco a tensão da história, dão um toque de humor a esse universo violento e de tantas apreensões. E quando é que a namorada vai contar pra ele sobre a gravidez?! VAI LOGO, MULHER, HAHAHAH.
Também tenho que comentar que amei o início do capítulo, com essa espécie de sonho ou delírio do Diabo. Será que ele estava lembrando de algum episódio da infância ou apenas alucinando? Simplesmente adorei toda a descrição que você compôs para ilustrar esse momento, os detalhes, a realidade árida do cenário... Senti aqui que você mergulhou nesse universo pra poder descrevê-lo, e tudo ficou muito real durante a leitura. Incrível mesmo.
Não ligue para o fato de eu ter escrito esse comentário do final para o começo. O importante é que está tudo aí (eu acho, HAHAHA). Não tem aquele negócio que dizem? "A ordem dos fatores não altera o produto". Não entendo nada de fatores nem de cálculos matemáticos, essas coisas loucas das exatas, mas acho que ilustra bem minha justificativa, AHAHAHHA.
Capítulo maravilhoso, como de costume. ♥
Até o próximo!


Resposta do Autor [Oliveirando]: Olááá! Tudo bem com você?
Sim, eu tô bem feliz com o retorno das postagens aos domingos. Sei que não faz sentido, mas me passa a impressão de poder postar com mais velocidade. Nas quartas (ou terças), o tempo parecia andar com mais lentidão. A lógica nisso? Nenhuma, mas vida que segue HAHAHA.
Olha, o título foi claramente inspirado nos Beatles, o que destoa de toda a história. Ainda assim, a referência principal era o sonho do Diabo e o ocorrido com Breno Farias. A verdade é que eu gosto muito de brincar com essa ambiguidade. Acho divertido gerar dúvidas e uma certa "ansiedade" sobre o que vai ocorrer. Talvez seja um traço meio maligno na minha personalidade HAHAHA.
Olha, infelizmente as pessoas são convencidas muito mais pela emoção provocada em um discurso do que pela razão. Daí que o carisma de alguém se mostra mais valoroso (do ponto de vista do público) do que o próprio conhecimento. E isso vale pra todos os lados, porque você pode apostar que o Marcondes também tem suas palavras doces para encantar o povo de Água Funda HAHAHA. Infelizmente isso é realidade no Brasil, mas com uma força especial no interior do nordeste.  Falta ceticismo, sabe? Eu me lembro de uma frase que li há alguns anos numa crítica de um jogo. "Não é porque emociona que é inteligente". O mesmo serve pra esse tipo de discurso xD
Olha, um grupo de cangaceiros na Lagoa seria algo para exterminar a Esperança. Ba dum tss. Desculpa, momento cômico (ou nem tanto) mal colocado. Vida que segue. Olha, eu adorei escrever sobre os cangaceiros. Anos atrás, eu assisti a um filme beeeem antigo na escola. Não lembro o nome, mas mostrava o dia a dia no cangaço e isso ficou gravado na minha mente. É um cenário que eu gosto de trabalhar, o verdadeiro "faroeste" nordestino HAHAHA.
Olha, sabe aquele lance dos filhos pagarem pelos erros dos pais? Talvez seja algo parecido com o Lúcio. Então sim, ele sente a pressão e uma obrigação "moral" (dentro do código do bando) de seguir em frente com isso. Pior: ele também vê importância em passar uma imagem de cangaceiro forte, ainda que isso não reflita em quem ele é. Não se preocupe, não vou dar spoilers, esses são alguns traços que já podemos ver. Como ele vai reagir e quais eventos serão desencadeados? Isso só a história vai dizer. Mas eu estou ansioso para mostrar todos esses conflitos (internos e externos) se encontrando e gerando consequências perenes.
José é um homem culto que ainda não se descobriu HAHAHAHA. Ou ao menos tenta, né. Eu amo escrever sobre ele e realmente me ajuda a desafogar toda essa tensão e violência (muitas vezes implícita) que a história traz. E a Bia é um amor, mas está realmente se complicando nessa demora para contar sobre a gravidez. Espero que ela conte antes da história acabar HAHAHAHA.
" Senti aqui que você mergulhou nesse universo pra poder descrevê-lo, e tudo ficou muito real durante a leitura. Incrível mesmo." EU SÓ TENHO A AGRADECER POR ISSO. Sério ♥ É como se fosse um prêmio saber que eu escrevi algo que conseguiu te transportar pra dentro do livro, de certa forma. Então eu tô lendo seu comentário e esboçando um sorrisão, sem brincadeira HAHAHA.
Ah, foi bem dinâmico seu comentário. No fim, passado, presente e futuro são a mesma coisa vista de ângulos diferentes. Profundo? Não sei. Faz sentido? Sei lá. Mas achei que casaria bem com seu comentário HAHAHAHA. Eu também costumo falar que "A ordem dos tratores não altera o viaduto" HSUAHSAUHSAUS
Muito obrigado pelo comentário maravilhoso ♥ Eu fico muito feliz e honrado em saber que estou contribuindo para o dia de alguém com meus escritos hehehe ♥
Até breve!