Comentários em Amem

Rafa Masen

18/01/2019 às 20:55 • A Visita
Eu imaginei que a visão que Paulo tinha de Flávio seria essa, a do padre que ele nunca foi, que ele gostaria de ter sido. Se eu pudesse contaria isso para o Miguel porque todos nós sabemos que ele tem bastante ciúme. Nada me tira da cabeça que assim que acordou e viu que seu amado não estava na cama, que leu aquela famigerada carta ele foi atrás do Flávio. 
Você bem que podia fazer um capítulo do ponto de vista do Miguel, né? Queria tanto saber o que se passa na cabeça dele, tanto!
Sério, meu coração disparou desde o momento em que Paulo se despediu de Flávio e só se acalmou (um pouco) quando ele estava no mosteiro. Eu pensei tanta coisa, que Miguel ia aparecer e que o convenceria a não ir ou que qualquer outra coisa aconteceria antes de ele pegar o ônibus, mas não aconteceu. 
Gente, sério, eu fiquei tão triste quando Paulo se apresentou no mosteiro por ver a vergonha que ele sentia do que ele tinha feito. Deus! Se ele pudesse naquele momento, ele teria aberto um buraco no chão e ficado lá para sempre. Ele tinha vergonha de amar! Isso é muito triste!
Por mais que o que ele fez tenha sido errado, por ter quebrado normas da igreja e nos olhos de alguns - inclusive no dele - quebrado as normas de Deus, o que ele construiu com Miguel é lindo e ele não deveria ter vergonha de jeito nenhum. Por mais que eu entenda a culpa que ele sente, essa vergonha é mais triste do que qualquer outra coisa.
E esse padre Rafael ai? Cara, eu não gostei! Posso estar sendo ciumenta (até por que não é segredo para ninguém que eu super Shippo Paulo e Miguel), mas não gostei. Paulo ficou todo encantadinho com a beleza do cara, mas ele estava lá todo envergonhado do que tinha feito e esqueceu que TODO MUNDO naquele lugar tinha algo para se envergonhar e ao invés de pensar no quanto o cara seria atrativo se seu coração não tivesse dono, deveria se perguntar o que ele fez de errado. 
Por falar nisso, o que ele fez de errado? A gente vai saber né? Por que eu fiquei curiosa, sério. 
Tudo bem que o Rafael foi legal, tentando colocar o Paulo para cima, mas não sei...
E eu sempre soube que essa história de ficar em um lugar em silencio não é bom, sabia que não faria bem. Quando a gente está com a cabeça cheia de problemas o silencio grita com a gente e só piora o que está ruim. Dois anos nessa tortura não ai ser fácil, coitado dele, nossa! É angustiante, para a gente imagina estando na pele dele.
Eu tenho certeza de que não é o Miguel que foi visitá-lo, certeza absoluta! Para mim é o bispo Meireles ou talvez a mãe dele ou Ângelo. Mas não é o Miguel, cara certeza que ele não faria isso, acho que conheço ele o suficiente para saber disso. 
Fiz bem em esperar chegar em casa para ler, era emoção demais para ler fora de casa, longe do conforto do meu lar kkkkk
Amei o capítulo e não vejo a hora de ler mais! Mil beijos!


Resposta do Autor [Liz Setório]: Sim, o Paulo não poderia sentir nada mais pelo Flávio do que admiração, do que vontade de ser como o Flávio...  Agora eu fico me perguntando se o ciúme que o Miguel sente é do Flávio ou do que o Flávio representa, porque o Flávio é uma representação da Igreja e Miguel, mais do que ninguém, sabe o que a Igreja representa pro Paulo...
Um capítulo no ponto de vista do Miguel? Menina, nem sei como seria, tô tão acostumada aos conflitos do Paulo, que acho que nem saberia lidar com o Miguel, sendo ele tão decidido e mente aberta... Mas se me permite um pequeno spoiler, é realmente pequeno, na verdade nem sei se pode ser considerado spoiler, pode ler sem medo... [Spoiler início] logo saberemos um pouco melhor o que se passa na cabeça do Miguel, não é um capítulo no ponto de vista dele, mas acho que vai dar pro gasto. [Spoiler fim]
Não vou mentir, eu não queria que o Paulo fosse para o mosteiro (não sou tão maldosa quanto pareço), mas isso, de certa forma, por mais estranho que possa parecer agora, foi bom pra ele. O bichinho estava a ponto de surtar. Tudo bem que ele não ficou muito bem no mosteiro, mas com certeza ao lado do Miguel ele ficaria pior.
Sim, o Paulo vê a relação dele com o Miguel como algo pecaminoso e sujo. Realmente é triste alguém ter um amor tão lindo desses e ver como algo vergonhoso :/
Padre Rafael... Ah, esse daí foi um colírio para os olhos cansados de tanto chorar do Paulo... Se o Miguel tivesse visto o Paulo todo derretido assim, era capaz de rolar até porrada. Mas sim, no próximo capítulo saberemos o delito cometido pelo bonitão, digo, pelo Rafael.
Esse silêncio todo está é virando barulho na cabeça do Paulo, tadinho do bichinho :'(
Quem será que foi visitar o nosso Paulinho? Quem será? ~musiquinha de suspense~
Já estou construindo o próximo capítulo não devo demorar pra postar não
Obrigada por ler e comentar ♥
Beijinhos e até o próximo capítulo ♥
 


Rafa Masen

22/01/2019 às 00:22 • Heresias
MEU DEUS DO CÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉU!
Sério, você não tem ideia do quanto eu estou chocada agora! Eu estou muito chocada, muito muito chocada! 
Meu queixo tá no chão e eu não estou conseguindo levantar não. 
Caraca! Eu ainda estava me recuperando do último capítulo e esse apareceu do nada! Mano, to muito em choque que nem sei como dizer que ameeeeeei muito!
Primeiramente, eu sabia que não era o Miguel. Por mais que eu acho que ele tenha ido atrás do Flávio e ele tivesse contado onde o Paulo estava ou se tivesse decifrado o enigma da bendita carta, sabia que ele não iria procurar por ele. Por mais que estivesse sofrendo, meu Miguel não iria forçar uma situação assim.
E sério, tem alguém mais nojento que o bispo Meireles? Se tem desconheço e nem quero. Foi muita cara de pau dele fazer uma proposta assim, mesmo que ele não tenha ideia que Paulo saiba de tudo o que ele fez com o Flávio. Isso só faz a gente pensar em como é fácil encobertar as coisas, em como tanta coisa errada continua acontecendo. 
Ah eu estou com tanto medo do bispo ter encontrado o Miguel. Eu sei que ele ficaria chateado se fosse excomungado. Isso é tão sério, uma coisa tão grave que ninguém deseja isso, nem aquelas pessoas que mal vão à igreja quanto mais a uma que a amava o bastante para se tornar padre. 
E olha que o mosteiro fez mesmo muito bem ao Paulo. Não imagina o orgulho que senti quando ele disse que já não mais se arrependia, que percebeu não ter vocação e sim amor pela igreja. Os questionamentos que ele fez são muito válidos, Deus é sim amor e acredito que essa á a maior lição que tiramos de toda a história da nossa salvação: o amor. 
Não sei se sou romântica demais ou se é mesmo esse o caminho, mas para mim, onde existe amor de verdade é só ele que reina, sem pecado, sem porém, sem nada, só o amor. 
E o Rafael (lindo nome, aliás) eu estava meio desconfiada dele, não que eu tenha errado nas minhas desconfianças, mas eu gostei da forma como ele acabou ajudando o Paulo, de como a amizade dele acabou abrindo os olhos dele para ver a verdade, para tomar coragem de voltar para o verdadeiro amor dele. 
Ah, esse bendito mosteiro. 
Agora, vamos falar sobre esse elefante branco que está acenando freneticamente para nós. 
Não fiquei nenhum pouco chocada quando o Rafael beijou o Paulo e se quer saber, achei que o Paulo era quem faria isso. Eu fiquei bem feliz que o amor falou mais alto que um cara bonito. Talvez se esse beijo tivesse acontecido no primeiro dia, Paulo poderia ter pirado a cabeça ficado apaixonadinho, mas depois de um tempo ali, refletindo tudo o que ele precisava refletir, depois da visita do bispo, ele estava tão decidido pelo que sentia, tão disposto a lutar pelo amado que esse beijo não significou nadinha. Amei muito, muito, muito mesmo isso!
E depois, quando o Paulo ficou sozinho pensando no Miguel, pensei que ia rolar uma auto safadeza (Não consigo evitar pensar nesse tipo de coisa kkk) mesmo assim fiquei muitíssimo chocada com o passado do Rafael. Confesso que pensei que ele fosse algo como um padre corrupto ou que agisse de má fé de alguma maneira, nunca pensei que o motivo para ele estar onde estava era tão forte assim, tão grave. 
Sério, fiquei muito chocada. 
E que fique bem claro que eu amei isso. 
Uma das coisas que eu mais gosto no Paulo é que ele vê uma situação e tenta, de algum modo, aprender algo com isso. As coisas que acontecem a volta dele o fazem pensar e tomar decisões, isso é muito bom, mostra que ele é um homem sábio. Se o medo não fosse tão grande, não fizesse parte da estrutura dele, seria tudo muito diferente.
Acho que para a dona Jussara não morrer de desgosto sobre o fato do filho estar apaixonado é ele contando com todas as letras para ela, seria muito mais doloroso ela sabendo de outros meios, como em um escândalo, como aconteceu com a avó do Rafael, afinal é muito melhor se você tirar o santo do altar do que se ele cair de lá. 
E agora, o que mais me angustia, será que Miguel está lá? 
Eu acho que ele está sim, que vai receber o Paulo de braços abertos e um lindo sorriso. Penso assim por que isso significa que Paulo realmente o escolheu, que dessa vez ele realmente deu as costas para a igreja e foi ficar com ele. Se Miguel sabia onde ele estava, ter Paulo de volta significa muito e eu acho sim que ele vai estar ali, que eles vão se acertar. 
Não que eu não ache que o Paulo merece uns chacoalhões, mas eles vão se entender - tomara!
Meu Deus, já falei que eu amei esse capítulo? 
Eu amei muito, amei mesmo, amei demais!
Mal posso esperar por mais! 
Até breve!
Mil beijos


Resposta do Autor [Liz Setório]: Menina, assim que eu postei o outro capítulo já comecei a organizar esse na minha cabeça e logo comecei a escrever. É as férias estão me fazendo bem...
Sim, não é a cara do Miguel fazer isso, principalmente ele sabendo o jeito como o Paulo estava confuso. O Miguel já tinha tentado de todas as formas fazer o Paulo se desvencilhar da Igreja, mas ele não conseguiu e com certeza teria sido pior se o Miguel tivesse ido atrás do Paulo, isso provavelmente deixaria o coitado ainda mais indeciso.
O bispo Meirelles é simplesmente o homem mais nojento do mundo, não tem como alguém ganhar dele não. Pro cara é tudo uma questão de poder, de se mostrar superior... 
Menina, essa coisa de excomunhão é tão séria que até eu, a herege que escreve fic de padre, tenho medo. Te juro que se a Igreja descobrisse minha fic e falassem: "exclui a fic ou a gente te excomunga" eu excluía a fic na hora (se eu ia excluir chorando, é claro que ia). Então, com certeza o Miguel, iria ficar super arrasado caso fosse excomungado :/
Olha, eu super concordo contigo o amor é a coisa mais importante sim. Nada sem amor presta. Um profissional que trabalha sem amor não é um bom profissional, pais que criam os filhos sem amor não são bons pais...  E o amor do Paulo e do Miguel meio que nos mostra que não dá pra resistir ao amor, quando ele é verdadeiro, nos toma por completo.
Eu nunca imaginei o Paulo beijando o Rafael, sei lá, acho o Paulo muito inseguro pra tomar uma atitude dessas... Se esse beijo tivesse acontecido no primeiro dia o Paulo ia surtar de vez, porque ia ser uma tripla indecisão: Miguel, Rafael e Igreja. O Paulo não ia aguentar isso não.
Eu estou aqui profundamente arrependida por não ter colocado uma auto safadeza. O momento era super propício para isso. 
O motivo do Rafael estar ali foi pensado como uma forma de chocar, já que a fic acaba criticando muito a questão da sexualidade dos padres, sexualidade essa que é vista como inexistente, mas na maioria dos casos, não é, essa sexualidade pode aparecer de forma bonitinha e "pecaminosa" como o Paulo e o Miguel, de forma nojenta e inaceitável como o caso do bispo Meirelles ou ainda de maneira inconsequente, cheia de libido e curiosidade como foi o caso do Rafael.
O Paulo é um personagem que eu consegui fazer com que amadurecesse bastante. Ele ainda tem bastante medo de várias coisas, mas aos poucos, ele vem conseguindo repensar atitudes e fico muito feliz que ele já não é mais aquele Paulo que vê o que sente pelo Miguel como uma tentação do demônio. Foi muito gostoso fazer essa lenta e trabalhosa desconstrução desse personagem. O Paulo conseguiu me fazer crescer muito na escrita, porque eu tinha vontade de fazer ele mudar de uma hora pra outra, mas aí eu me dava freio e falava pra mim mesma "vai com calma, você sabe que o personagem não é assim. Ele não vai mudar de ideia de uma hora pra outra." 
Sabe, o Paulo sofreu muito. Desde pequeno ele teve que lidar com situações tensas, mas, como você disse, ele sempre consegue aprender coisas com as situações que acontecem a volta dele, isso foi muito importante pra ele, graças a essa capacidade dele, ele é o homem que é hoje (socorro, me empolguei, parece até que tô falando de alguém real).
Ah, a dona Jussara... Vai ser mega trabalhoso pro Paulo conseguir contar pra ela, porque são muitos pecados (na visão dela, né) em um: homossexualidade, quebra do voto de castidade, abandono de paróquia. Só espero que ela não morra nem mate o Paulo né.
Miguel está lá ou não está? Eis o mistério a ser desvendado no próximo capítulo...
Paulo não merece só uns chacoalhões, merece uns bons tapas também...
O próximo capítulo também deve sair rápido, já tenho várias ideias pra ele, só preciso organizar direitinho e ir escrevendo.
Beijinhos e até o próximo capítulo ♥


Rafa Masen

30/01/2019 às 00:49 • Regresso
 Você tem noção do que essa música faz comigo? 
Meus olhos ficaram cheios de lágrimas só quando eu li o nome da música nas notas iniciais, principalmente porque há dias eu estava escutando ela e pensando nos dois, que coincidência, né?
Lendo o capitulo, eu vejo como ela se encaixa bem no ponto de vista do Miguel que se viu abandonado pelo homem que ama, meu Deus, como se encaixou bem. O que eu pensava era em como o Paulo poderia ter se colocado no lugar do Miguel e se ele tivesse se colocado no lugar dele, sabe quando leu a carta que deixou para o Miguel. Tava doendo nele, mas sabia que ia ferir também e esse trecho ficou na minha cabeça: "e nesse desespero em que me vejo, já cheguei a tal ponto me trocar diversas vezes por você só para ver se te encontro" acho que agora, depois de ter recebido uma carta igualmente perturbadora, e depois de todo o tempo que teve para pensar, ele sim está se colocando no lugar de Miguel e se encontrando nessa relação, coisa que ele nunca tinha feito antes e que talvez seja tarde demais agora.
Essa música é maravilhosa e toca demais meu coração. 
Então, nem preciso dizer que chorei um balde de lágrimas, né?
Primeiramente, eu fiquei em desespero quando Paulo não o encontrou em casa, que Miguel não estivesse na cidade, juro que eu não esperava por isso. Imaginei que quando se encontrassem, ele estaria muito mal e judiado, até talvez com outra pessoa ou ainda de volta para a igreja, mas louco para ter o Paulo de volta, mas não imaginei aquilo. 
Mas pensando bem, isso tudo faz muito sentido sim, Paulo ficou na cidade alguns minutos e tudo em volta fazia ele pensar no relacionamento deles, como que meu Miguel suportaria uma coisa dessas por dois anos? É insuportavelmente doloroso.
Meu Deus, coitado do Miguel. 
Imagina como estava a cabeça dele! O desespero que sentiu depois de uma noite linda ver tudo perdido, brigou com o Flávio, querendo colocar para fora um pouco da dor que estava sentindo, como seu coração estava ferido, ele não sentia mais nada ao ponto de ficar com outros homens, mas aposto como só doia ainda mais quando se dava conta de que os braços em que ele se encontrava não tinha o abraço certo, o abraço que ele precisava, que ele queria. Isso o destruiu tanto que o levou ao suicídio.
Deus, ao suicídio!
Isso é o ápice da dor, do desespero. Queria tanto dar um abraço apertado nele, só um. (não é só você que os vê como se existissem. Menina, eles existem desde que você os escreveu).
Nem imagino o que o Paulo está pensando, deve estar anestesiado de dor. Sabe, como quando você queima a mão e só percebe depois de alguns minutos e só depois que você percebe a dor vem. Quando ele se der conta de tudo o que realmente aconteceu, a dor vai derruba-lo também. 
Isso me fez pensar muito em Romeu e Julieta. Onde um não consegue viver sem o outro. Se um tivesse sobrevivido ao que passou, seria assim que seguiriam?
Se o Paulo o encontrar, a música vai pertencer a eles em mais um trecho: "Você bem que podia perdoar e só mais uma vez me aceitar. Prometo agora vou fazer por onde, nunca mais perdê-lo." E vai ter mesmo que fazer por onde, vai ter que desfazer esse trio e ser um casal, um casal que se ama loucamente e tem tudo para ser feliz. 
Eu acho que o Paulo vai sim falar para a mãe dele. O que ele tem a perder? É melhor que ela saiba por ele, que veja e ouça seu lado do que ouvir de qualquer jeito e ficar com raiva. 
A verdade doi, mas é o caminho menos doloroso. 
Ah eu não quero que termine, não quero!!!!
 


Resposta do Autor [Liz Setório]: Coincidência? Bem, eu não acredito em coincidências... Essa música é muito Paulo e Miguel, parece até que foi feita pra eles...
O Paulo antes ficava tão perturbado com aquela coisa de "meu Deus, eu estou pecando" que não conseguia entender o que estava vivendo e muito menos se colocar no lugar do Miguel e o Miguel estava tão imerso no amor que sentia pelo Paulo que só deseja tê-lo por perto... Enfim, é aquela coisa que já falamos antes, um não se colocava no lugar do outro. Se agora é tarde pro Paulo ver o lado do Miguel? Logo você irá descobrir.
Acho que quem não chora lendo essa história não tem coração não, porque até eu, a alma maldosa que faz os nossos mocinhos sofrerem tanto, choro quando escrevo...
O Miguel foi descrito várias vezes pelo Paulo como um homem forte e várias vezes ele se mostrou ser realmente forte, mas a verdade é que o Paulo superestimou a força do Miguel. O coitado do Miguel foi colocado num nível extremo de sofrimento. Imagine ser abandonado assim por alguém que ama? Se ele ficasse na cidade acabaria enlouquecendo.
Às vezes eu fico me perguntando como não deve estar a cabeça do Flávio, porque ele sabe de toda essa relação vista pela Igreja como pecaminosa. Ele não julga o Paulo e o Miguel, mas deve ser minimamente estranho pra ele, ser, de certa forma, cúmplice de um relacionamento entre dois padres.
O Miguel fez exatamente como na música "Vou me perdendo. Buscando em outros braços seus abraços. Perdido no vazio de outros passos..." E talvez isso só tenha sido pior pra ele, porque ele sabia que poderia ficar com todos os homens do mundo, mas nenhum faria ele sentir o mesmo que o Paulo fez, porque felizmente ou infelizmente o Paulo foi feito pro Miguel e vice-versa, não tem jeito, eles são almas gêmeas...
O Miguel merece um milhão de abraços... Às vezes dá vontade de entrar na história pra consolar os dois :/
Eles são tão reais pra mim que às vezes é como se eu fosse encontrar eles na rua rsrs
O Paulo já chegou a sentir um pouco, mas ele ainda está sob o efeito do choque, é como se a anestesia estivesse passando aos poucos...
Acho que quando se ama alguém da forma como o Paulo e o Miguel se amam, a distância desse alguém sempre é terrivelmente nociva. Então, acho que o Romeu não conseguiria viver sem a Julieta e vice-versa e se conseguissem viver um sem o outro, seria uma vida de imensa agonia.
Será que eles vão se encontrar? Será que o Paulo vai fazer por onde? Desculpa ficar com esse suspense todo, mas né, tenho que sustentar o suspense pra história não perder a graça.
Outra questão que vai ficar no ar é essa sobre o Paulo contar ou não pra Jussara sobre a homossexualidade dele.
Se eu tivesse uma mãe como a Jussara não sei nem por onde começaria a contar uma coisa dessas pra ela, porque é nítido o amor dela pelo filho, mas também é nítida a devoção que ela tem por ele. Ela trata o Paulo como se fosse um santo simplesmente por ele ser padre e além do mais, ela é muito conservadora e religiosa.
Ah, eu também não quero que termine. Amo tanto esses personagens...
Bom, muito obrigada por ler e comentar ♥
Beijinhos e até o próximo capítulo♥ 


Rafa Masen

07/02/2019 às 00:06 • Lágrimas
Em primeiro lugar, quero dizer que você tem um dom para titular os capítulos, isso não é uma coisa bastante rara que merece ser reconhecida. Meus parabéns. 
Acho que ao nomear o capítulo, sabia exatamente a reação dos leitores a ele, não? Nos últimos dias não tem sido difícil me fazer chorar, mas dessa vez foi por uma boa causa. 
Esse capítulo foi de tirar o fôlego!
Sempre soube que essa conversa com a Jussara não seria fácil, mesmo que ela visse o filho como um santo e que fosse tão carola, no fundo imaginei que o amor que ela sentia falasse mais alto. É inegável que ela o ame, dá para ver nas muitas tentativas que ela fez de trazer Paulo para junto dela, de fazer com que ele voltasse para o caminho que ela achava que era o melhor. Tentou fazer o certo fazendo o errado. 
Pobre Paulo. Já havia muita dor no coração dele por não ter encontrado o Miguel e ter que ouvir tudo aquilo da mãe dele ter sido terrível, coitado. Palavras machucam demais, quando são ditas e enquanto são repetidas diversas vezes dentro da cabeça, palavras duras vindas de alguém que você ama dói demais, vindo da mãe então... Feridas que nunca vão sarar. Como se ele não tivesse ferido o suficiente. 
Mas eu adorei a atitude dele. Por mais que fosse dificil disse cada uma das palavras que precisavam ser ditas. Assumiu quem era e quem amava e isso foi emocionante! Amei demais ver isso!
Acho que meu coração parou por um minuto inteiro quando eu li o sonho do Paulo. Cara, eu pensei como ele poderia fazer isso? O Miguel já tinha dito que não resolvia nada, que ficar com outra pessoa não aliviaria a dor que ele sentia. Eu fiquei tão assustada com aquilo que nem depois que tudo se esclareceu eu consegui me acalmar de pronto. Pelo que eu conheço do Paulo, ele não faria isso, não teria coragem, não só por ser tímido e/ou estar usando uma batina, mas por que mais do que nunca ele tem certeza do que ele sente por Miguel.
Como é diferente a maneira dos dois lidarem com a dor. Miguel vive "buscando em outros braços seu abraço", tentando amenizar a dor nos braços de outra pessoa enquanto Paulo não consegue nem pensar nisso, ele se guarda, em corpo, alma e coração. Curioso observar isso, principalmente se pararmos para pensar que mesmo assim, os dois estão sofrendo demais. 
Mesmo depois de tudo isso, fiquei com um pouco de medo de como ele responderia ao Rafael. Eu sabia que o Paulo não ficaria com outra pessoa, mas depois de cinco anos eu fiquei com medo de ele aceitar e fiquei me perguntando, será que se fosse em outras circunstâncias, se eles não estivessem em um mosteiro para padres que sairam da linha e depois de tanto tempo ele teria aceitado as investidas dele? Numa tentativa de curar o coração tão ferido? Seria errado isso?
Meu Deus, cinco anos é muito tempo, na verdade são sete anos sem se ver e um amor que só cresce enquanto isso. Quanto sofrimento, quanta tristeza, quanta incerteza! Como você pode viver uma vida imaginando o que poderia ter sido, como seria diferente se tivesse feito outras escolhas. É torturante!
Como será que está o meu Miguel?
Estou muito orgulhosa do Paulo. Se fosse o homem que conhecemos no começo da história quem recebesse um casal de seminarista apaixonado o que ele teria feito? Dado um sermão nos dois e denunciado para o papa. Foi muito lindo ele ter dado força, orientado os dois e contado sua história. Mostrou o quanto ele mudou. Imagina se aquele rapaz que a mãe pediu para que fosse conversar com ele quando se assumiu gay (esqueci o nome dele) lá no comecinho da história fosse conversar com esse Paulo. Seria outra conversa, não?
Agora eu não sei o que pensar. 
Ainda acho que eles ficarão juntos no final, mas será que Miguel vai aparecer depois de tanto tempo? Será que o Flávio diria agora onde Paulo está? 
Estou muito ansiosa para mais, mas ao mesmo tempo tenho medo que você poste o último capítulo. Ainda não estou pronta para viver sem os dois. 
Amei demais esse capítulo, do tamanho de tantas emoções e lágrimas. 
Mal poso esperar por mais
Mil beijos.


Resposta do Autor [Liz Setório]: Muito obrigada, fico realmente feliz de saber que você gosta dos títulos que ponho nos capítulos. Preciso dizer que essa não é uma tarefa nada fácil, pois eu não gosto de títulos muito grandes e sempre demoro um tempão pra decidir qual(is) palavra(s) colocar como título. Geralmente leio o capítulo várias vezes antes de me decidir...
Esse capítulo foi muito sofrido. Tiveram lágrimas dos leitores e do Paulo também, o bichinho chorou tanto :'(
O problema maior da Jussara é a ilusão tão forte que ela criou. Na cabeça dela padres não podem cometer sequer um pequeno deslize, imagine quebrar o voto de castidade da forma que o Paulo quebrou... Ela não consegue separar o Paulo real da ilusão. A Jussara também se importa muito com o que as pessoas vão dizer, tudo isso só deixou a relação entre ela e o Paulo ainda mais conflituosa.
Isso do Paulo se afirmar e afirmar o amor que ele sente pelo Miguel, faz parte do novo Paulo que temos agora, um Paulo muito mais consciente do que sente e do que quer.
O Paulo está sofrendo mais do que mocinha de novela mexicana e isso é realmente de dar pena :/ A Jussara podia ter pegado um pouco mais leve com ele né.
Vejo que o sonho cumpriu sua função, ele estava ali justamente pra chocar mesmo, pensei até em escrever em itálico, porém isso faria com que os leitores suspeitassem de algo. Não sei se ficou perceptível, mas esse sonho só mostra a necessidade do Paulo de ter controle das coisas (lembre que no sonho ele assume a posição ativa do sexo), já que ultimamente ele tem sido apenas levado pela corrente, o coitado já não controla nada há muito tempo (se é que um dia controlou).
Sim, o Paulo jamais conseguiria transar com alguém que não fosse o Miguel, só de dar um beijo no Rafael ele já ficou perturbado. Imagine se ele transasse com outro homem? Provavelmente ele nem conseguiria completar o ato sexual.
O Paulo e o Miguel sempre tiveram maneiras diferentes de lidar com as coisas. O Paulo é muito mais contido do que o Miguel. Eu acho que na verdade, o que Miguel procura, inutilmente, é um substituto pro Paulo, já que acredita que Paulo escolheu a Igreja ao invés dele, sei lá, é como se ele pensasse "se o Paulo não pode ficar comigo, então eu quero alguém que possa ou ao menos alguém que sirva pra preencher esse meu vazio."
Eu acho que em nenhuma circunstância o Paulo ficaria com Rafael ou com outra pessoa. Ele ama de mais o Miguel e não consegue deixar pensar nele. Na cabeça do Paulo ficar com outra pessoa seria o mesmo que ser infiel e essa infidelidade não seria só com o Miguel, mas também com ele mesmo, ele estaria traindo os seus sentimentos.
O Paulo sequer consegue se concentrar nessa vida de agora. Em realidade, ele nem vive, ele só existe. A vida dele sem o Miguel não tem o menor sentido e é muito triste que ele só tenha percebido isso agora, depois de ter abandonado o amor da vida dele. "Como será que está o meu Miguel?" com certeza essa é a pergunta que o Paulo faz todo dia, a todo momento :/
Sabe eu acho bonito e triste a forma como o Paulo amadureceu. Acho triste, porque ele amadureceu pelo sofrimento e isso não é bom pra ninguém. Infelizmente, muita gente amadurece assim também :(
Com certeza se o Mário (o rapaz que você citou) fosse conversar com o Paulo agora seria uma conversa muito mais leve e muito mais produtiva para os dois. 
Menina, são muitas perguntas e garanto que elas serão respondidas em breve.
Garanto que o próximo capítulo não será o último, mas também não sei se ele será o antepenúltimo ou o penúltimo, porque os personagens são vivos e às vezes eles me mostram uns caminhos estranhos e acontecem coisas que não estavam programadas, o sonho do Paulo nesse capítulo é um bom exemplo disso.
Em breve, o próximo capítulo sairá e nele também teremos muitas emoções, então já vai preparando o coração.
Beijos e até o próximo capítulo ♥


Rafa Masen

13/02/2019 às 00:52 • A Viagem
Vou confessar que desde que li o capítulo anterior toda a vez que eu pensava nos próximos acontecimentos da história (que não foram poucas vezes) meu coração quase saia pela boca imaginando que poderia ser o Miguel ali. Cheguei até a me tremer todinha pensando nesse encontro, mas isso é assunto para daqui a pouco. 
Mais uma vez tenho que exaltar o seu dom para dar nomes, por que se tem um anjo nessa história, sem dúvidas é o Anjinho. Como ele é bom e sábio. E especialmente nesse capítulo, ele fez um bem enorme, perder a mãe é algo terrível, nem imagino o tamanho da dor, mas perder a mãe com que você está brigado, deve ser muito pior. Vou te falar, minha mãe e eu temos uns arranca rabo de vez em quando e enquanto isso dura, fico muito mal imagina nunca poder reverter isso? Deve doer demais. 
Pelo menos isso o Anjinho fez, deu o passo que ninguém queria dar e bem a tempo. Ele tem esse dom de dar uma mensagem, como o anjo Gabriel, passa uma mensagem de coragem para ele lutar pelo amor, para dar a volta por cima e não ficar preso em si mesmo. Trouxe palavras de cura, como o anjo Rafael, para curar toda a mágoa que há muito tinha se formado entre ele e a mãe e, por fim o fez ir a luta, como o anjo Miguel.
Sério, eu entendo o Rafael. Ele está apaixonado, vivendo um amor completamente platônico que por mais que ele tenha esperança, isso nunca vai mudar. o Cara que ele ama pertence a outro de corpo e alma e tudo é frágil ao redor dos dois, uma palavra dita de maneira errada, um mal entendido e tudo pode ser arruinado ai o irmão do Paulo aparece e ele faz essa ceninha. Ah por favor! kkkkkk
Eu quero ver como vai ser quando ele encontrar com o Miguel kkkk
Mas falando sério agora, ele merecia um final feliz também, sem ficar se escondendo naquele mosteiro e vivendo a sombra de algo que já foi há tanto tempo. Se ele está tão aberto ao amor, deveria ir atrás de um. 
Voltando para Paulo e Jussara, não dá para negar que foi muito bonita a conversa que eles tiveram e isso me emocionou bastante, o perceber o erro, perceber o amor, dar e receber o perdão foi realmente muito bonito e um momento desse preceder algo tão terrível intensifica ainda mais a beleza do momento, do amor, do laço familiar. 
Entendo demais a sensação de " meu mundo caiu" quando Paulo enterrou a mãe. Nã haviam muitas coisas que o faziam feliz há tanto tempo e ele mal tinha pensado em se levantar quando cai outra vez. Dói muito, é muito triste. 
Mas mais uma vez, Paulo aprende com o que acontece ao seu redor. Ele escutou a voz do anjinho e estava pensando em retomar a sua vida em seguir em frente, dava apra ver isso. O bom foi que ele esperou. 
Juro que eu fiquei balançada quando vi que era o Miguel ali, sério, menina isso me tirou o ar. Minha cabeça não para de martelar sobre onde ele esteve, como ele está? Como viveu, como sobreviveu? Mas o principal de tudo, eles vão ficar juntos? 
Aaah meu Deus, esperei tanto por esse momento, quero tanto que ele venha! 
Eu sei bem como os personagens fazem tudo o que bem querem com a história deles e por mais que a gente planeje e pense, tem coisas que acontecem sem a agente querer - os meus fazem o mesmo comigo - por isso eu estou torcendo para que eles queiram muitas coisas que prolonguem um pouco mais nossa despedida. 
Eu os amo de verdade!
Vejo vocês no próximo capítulo!
Mil beijos


Resposta do Autor [Liz Setório]: Sim, o Anjinho foi fundamental para que a dor do Paulo não fosse ainda maior, se o Ângelo não tivesse tomado a atitude que tomou, era bem provável que a dona Jussara e o Paulo continuassem brigados, pois nenhum dos dois tinha coragem de dar o primeiro passo, seja por vergonha (caso da Jussara) ou medo (caso do Paulo).
Menina, adorei a comparação que você fez do Ângelo com os anjos e realmente o Anjinho fez tudo isso. Ah, o que seria do Paulo sem esse irmão? O Ângelo tá ali, sempre dando o empurrãozinho que o Paulo precisa.
Olha eu chega sinto pena do Rafael, porque eu sei bem como é ter um amor platônico por alguém (tive um bem forte por um professor no ensino médio) e esse amor platônico não ter a menor chance de ser real, porém quem sente amor platônico fica ali, vivendo de ilusão, se achando, às vezes (quase sempre) até no direito de ter ciúmes do outro e é assim que o Rafael se sente. Ele ficou com ciúmes do Ângelo, provavelmente pensando que era o Miguel. Mas e se fosse? Ele ia fazer o que? Aí coitado do bichinho, viu... Se ele der de cara com o Miguel é bem capaz de infartar kkkk (eu tô rindo, mas tenho pena).
O Rafael carrega consigo uma culpa muito grande, que parece não acabar nunca...
Sabe, eu acho o amor uma coisa muito bonita, seja ele romântico ou maternal/filial como era o caso do Paulo e da Jussara. A forma como a Jussara, apesar dos pesares, amava os filhos era muito bonita e o reencontro dela com o Paulo mostra que ela nunca o odiou, nem por um minuto sequer, ela pode ter sentido raiva, mas ódio jamais e eu gostei muito de ter escrito essa cena, uma cena assim de perdão mãe/filho é realmente muito emocionante.
Pro Paulo foi realmente muito complicado, pois com a morte da mãe ele ficou ainda mais perdido, ainda mais triste... :/
O Paulo provavelmente vai fazer todas essas perguntas ao Miguel (se ele estiver realmente ali, porque pode ser um sonho né, nunca se sabe...) ou talvez o próprio Miguel conte tudo, conte também porque foi parar ali. Enfim, só sei que eles tem muita coisa pra conversar.
No próximo capítulo, que não deve demorar muito a ser postado, veremos quais serão os quereres dos personagens...
Te aguardo no próximo capítulo. Beijos e até lá ♥


Rafa Masen

23/02/2019 às 23:01 • Caminhos Tortos
Vou confessar que li o capítulo com muito, muito medo. 
Só de imaginar que isso poderia ser um sonho machucava meu coração, mas foi com muito, muito, muito alívio que eu vi que era tudo real. 
Esse encontro foi mais emocionante do que eu pensei que seria. Mais de oito anos sem um ver o outro, muitas pessoas poderiam esperar que eles se beijassem e se agarrassem ali mesmo sem pensar em nada, mas eu tenho certeza que desse jeitinho é muito mais emocionante. 
O que esses dois sentem vai além de desejo. É um amor lindo e maior que qualquer coisa e depois dessa distancia enorme que ficou entre eles que quando se reencontraram parecia mesmo um sonho, por isso a confusão, a paralisação diante do outro. 
É impossível impedir que meu coração batesse tao emocionado quanto o do Paulo ao perceber que Miguel realmente estava ali e naquele primeiro beijo depois de tanto tempo, naquele reencontro cheio de amor e saudade. Foi realmente lindo e emocionante. Para ser sincera, a única coisa que eu senti falta foram as palavras do Paulo para o Miguel, queria ter "escutado" a explicação dele para ter ido embora depois daquela noite tão bonita, dele dizendo o quanto foi difícil dar as costas para tudo. 
E cara, como o relato do Miguel me emocionou! Não aguentei a frase "As coisas sem você não tem a menor graça" não aguentei ele tentando descrever o tamanho do amor que sente, mas o que me quebrou mesmo foi quando ele disse que ia dormir com um olho aberto. Ah, mano, tadinho!
Graças a Deus Paulo não saiu do mosteiro!
 
E esse pedido de casamento? Cara, é claro que o Paulo está desesperado com medo de perder Miguel de novo, mas eu sei que esse pedido de casamento foi só por amor e nada mais. Teve muita intensidade, teve muito carinho ai. Foi lindo!
 Adorei o gesto do Miguel de ter atirado a batina. De fato ele matou o padre e fez daquele homem seu. Miguel tomou para si aquele homem, não da forma que ele já tinha feito, agora foi definitivamente. Eles são um do outro, para sempre. 
E menina, esse foi sem sombra de dúvidas a melhor cena de sexo da história!
Adoro os detalhes, não só do ato (e cá para nós os detalhes foram muito bons) mas do que eles sentiam na hora, na forma como ele se excitou com o perigo de ser pego, em como se sentiu estando no comando, como se excitou com os olhares que trocavam. Para mim, é o que faz a cena de sexo ser boa e essa foi. 
O Paulo já mudou muito, mas a insegurança ainda é muito forte nele, tadinho kkkkk e o Miguel está tão feliz com o amor de sua vida que nem se incomodou, achei muito bonitinho as provocações que ele fez. Adorei muito isso, deu para ver o novo tom do relacionamento deles, mais leves e isso deixa eu coração feliz e tranquilo, quase, quaaaase conformado com o fim, se ele terão um final feliz.
Vou fazer uma confissão aqui: eu fiquei pensando em como Paulo colocou a batina sobre o corpo nu e saiu com o Rafa, pensando em como o Rafa é apaixonadinho no Paulo se ele ia perceber a "nudez" dele e o clima que ficaria ali kkkkkkk Meus pensamentos vão bem longe, né? Escrevendo o tipo de história que eu escrevo, não poderia ser diferente kkkkkkkk
O que será que vai rolar nessa conversa? Paulo não sabe guardar as coisas para si, será que vai contar tudo? E o Rafa os denunciaria por ciúmes ou seria cúmplice do amado? E meus Ex-padres favoritos? Vão sair dali logo? 
Ah! Adorei o capítulo!
Sinto muito a demora para comentar, eu tenho corrido tanto que não tenho tempo para pegar meu computador e não escrevo bem pelo celular. 
Mal posso esperar pelo próximo!
Mil beijos. 
  


Resposta do Autor [Liz Setório]: Desculpa por deixar essa dúvida se era sonho ou real, mas enfim pra ler essa fic tem que ter coração forte, ao menos agora você sabe que não tem nenhum problema cardíaco rsrs
Menina, acho que o Paulo não ia ter coragem de beijar o Miguel ali não, o próprio Miguel não teria coragem disso. O amor deles é forte, mas o medo da excomunhão também.
O amor deles é uma coisa tão bonita, tão elevada, que às vezes eu me questiono se na vida real pode existir um amor assim...
Talvez essa explicação apareça em algum momento. Eu cortei a fala do Paulo, porque naquele momento ele fez um resumo de tudo que ele passou e eu achei que ficaria meio chato pro leitor ter que ler tudo de novo, por isso eu preferi focar no que o Miguel traria, já que seriam informações novas para o leitor.
Aí realmente dá muita pena do Miguel, o bixinho fica desesperado só de pensar na possibilidade de perder o Paulo novamente :/
Sim, felizmente o Paulo não saiu do mosteiro, mas é como eles falam no capítulo "Deus escreve certo por linhas tortas." Bom, nesse caso não é Deus, sou eu né kk
O pedido de casamento foi amor e também uma forma de meio que se desculpar com o Miguel, foi o jeito que o Paulo encontrou de dizer "não se preocupe, de agora em diante não pretendo sair do seu lado."
Agora não tem quem separe eles dois, é como minha mãe diz "o que é do homem o bicho não come" e o Paulo é do Miguel e bicho (que aqui bem que poderia ser a Igreja) nenhum vai comer.
 
Cena de sexo pra mim sempre é um desafio, acho que essa acabou saindo assim boa, por causa da experiência que fui adquirindo com essa fic e também pelo momento em que os personagens estavam, que era um momento de entrega total.
O Paulo sem insegurança não é o Paulo kk. A evolução dos dois personagens é algo bonito de se ver. Por mais doloroso que tenha sido, de alguma forma, esse tempo separados fez bem a eles, eles puderam repensar várias coisas e também deu pra eles perceberem a força que o amor deles tem.
Se o Rafa percebesse ele ia ficar todo assanhado, socorro. Agora até os meus pensamentos foram longe kkk, mas não podemos pensar nisso, o Paulo é um homem comprometido kk
Eita, como sempre muitos questionamentos... Prometo que irei responder todos no próximo capítulo. Inclusive, não demorarei muito para postar, já fiz um rascunho, agora é só dar uma aprimorada nas coisas e postar, mas como a minha revisão é meio lenta, nem posso dar prazo de quando postarei.
Muito obrigada por ler e comentar ♥
Beijos e até o próximo ♥ 
 


Rafa Masen

17/03/2019 às 22:42 • Vida Nova
 Menina do céu! Que capítulo maravilhoso!
Meu coração ficou apertadinho pelo Rafael por entendermos a fundo tudo o que ele sente. O desespero que ele sentiu quando percebeu que tinha perdido Paulo sem nunca ter tido, nossa isso partiu meu coração de verdade. 
E disso tudo o que eu mais gostei foi de Miguel colocando prazos e firmeza. Apesar de achar que ele tinha todo o direito do mundo que ele exigisse que Paulo voltasse lá e falasse naquela hora e naquela hora mesmo ele pedisse para sair daquele mosteiro. 
Mas mais uma vez essa história nos dá uma lição, uma lição digna de padres, já que é na bíblia diz que o amor é paciente. 
Oito anos separados e eles agem com cautela, com paciência que só o verdadeiro amor traz. O verdadeiro amor que o Rafa sente também que esperaria o tempo que fosse para ter uma chance com o Paulo, esperaria a vida inteira por ao menos uma migalha de amor. 
Isso é muito bonito. 
Torço de verdade para que o Rafa encontre seu lugar no mundo, um lugar que ele pertença de verdade e não apenas caiba nele. Na verdade quem não deseja isso, não?
Duvido que o Paulo vai querer olhar na cara do Meirelles de novo. Tomara que Miguel também peça a licença e que eles possam ficar em paz, sem que ninguém os persiga nem a consciência de Paulo que a gente sabe que pega pesado, né?
Que lindo esse encontro definitivo dos dois. Nossa, dá um alivio ver ele finalmente bem. O que será que Miguel está aprontando?
Só desejo muita felicidade para eles!
Obrigada por esse capítulo maravilhoso!
Vejo você no próximo!
Mil beijos
 


Resposta do Autor [Liz Setório]: Eu também fico muito triste pelo Rafael, principalmente por já ter passado por uma situação parecida. É muito doloroso gostar de quem não gosta da gente :( 
O tempo que o Paulo e o Miguel passaram separados foi sofrido, mas também de muito aprendizado para ambos. Sim, o Miguel poderia ter exigido que o Paulo fosse embora imediatamente com ele, o Miguel poderia chegar e contar tudo pro Rafael, mas não, ele preferiu respeitar o tempo do Paulo. Afinal, eles já tinham passado muito tempo separados, dois dias não são nada, quando comparados a oito anos... O Miguel foi muito empático com o Rafael também, acho que porque ele sabe como é perder alguém que se gosta de forma abrupta.
Sim, todos queremos encontrar o nosso lugar e o Rafa, com certeza merece muito isso.
Sabe, eu tava aqui pensando e vi que o maior vilão dessa história toda acabou sendo o próprio Paulo que a todo momento se sabotava e não conseguia se aceitar como realmente era. Todos os desencontros dele com o Miguel, todo o sofrimento dos dois foi causado por pensamentos e ações, equivocados do Paulo.
Felizmente, agora o Paulo está conseguindo organizar melhor a sua forma de ver o mundo. O olhar moralista dele já caiu bastante. Agora ele pode finalmente amar o Miguel e a si mesmo também.
A surpresa do Miguel será revelada em breve (ou não tão breve assim) o próximo capítulo está me dando um trabalhinho, digamos que eu tive um leve bloqueio e bom, minhas aulas voltaram, então o tempo para escrever está bem menor, mas prometo que farei o possível para postar antes do começo de abril.
Muito obrigada por ter acompanhado a história até aqui. Seus comentários, sem dúvidas, foram e são muito importante para mim ♥
Beijos e até o próximo capítulo ♥


Rafa Masen

12/04/2019 às 00:06 • Sagrado & Profano
Oi, meu bem! 
Em primeiro lugar, eu quero dizer que estou muito feliz por esse AINDA não ser o último capítulo. Sabe eu me sinto com oito anos de novo comendo meu doce favorito beeem devagarzinho com medo de ele acabar, por que é o que eu estou sentindo medo de me despedir dessa história tão querida para mim!
Bom, vamos falar desse capítulo que provou que meu coração não é nada fraco? 
Desde o último capítulo eu fiquei imaginando o que Miguel tinha preparado para Paulo, mas jamais pensei em algo assim, jamais. 
Quando eu vi os dois na igreja e Paulo reparou que estava arrumada para um casamento eu primeiro deu um grito e fechei o computador. Preciso dizer que dei uma choradinha antes mesmo de ler e depois de alguns minutos tentando me recompor eu voltei para ler e chorei um pouco mais. 
Um casamento é uma celebração do amor. E esse "casamento" foi muito bem isso, uma celebração desse amor que passou por maus momentos, por uma separação dolorosíssima e praticamente infinita, mas que sobreviveu a tudo isso e ao fim só ficou mais forte e resistente a tudo o que poderia vir a frente. 
Ah.. foi tão emocionante, gente eu tenho muita muita vergonha de não ter gostado do Flávio no começo. Como ele foi doce, como ele foi compreensível! Como ele fez bem para esse casal, como me deixou feliz!
Eu nem consigo me expressar direito, fiquei verdadeiramente emocionada com esse capítulo, muito feliz pelos meus meninos terem conseguido um final de etapa, essa do namoro conturbado pela insegurança e pela distancia e por terem iniciado essa vida nova de ma maneira tão bonita, com a benção de Deus, que eles tanto queriam. 
Só consigo dizer que foi lindo, que eu amei de mais e que vou voltar um milhão de vezes para reler esse capítulo. 
Obrigada por ele!
Miga, mal posso esperar para ver as safadezas que vão rolar aqui em breve!
Mil beijos, até mais!


Resposta do Autor [Liz Setório]: Oi ^^
Eu me apeguei tanto a esses personagens... Eu gosto tanto de escrever sobre eles, que para mim também está sendo difícil finalizar a história. Eu acho que mesmo quando eu finalmente escrever o capítulo final, Paulo e Miguel ainda ficarão rondando a minha mente por um longo tempo...
Esse "casamento" deles foi muito difícil de ser escrito. Eu fiquei com medo de que as coisas, sei lá, acabassem ficando inverossímeis, mas felizmente acho que eu consegui acertar e tudo ficou no ponto certo. Eu consegui deixar o amor dos dois bem em evidência. 
Acho que você não deveria sentir vergonha de não ter gostado do Flávio no início, porque ele, assim como os outros personagens, evoluiu bastante. Logo quando o Flávio apareceu parecia que ele ia ser um vilão que ia destruir o amor dos nossos protagonistas, só depois ficou claro que não era bem assim. No começo ele só protegeu Paulo e Miguel pra poder de alguma forma se vingar do Meirelles, só depois ele veio de fato a ser compreensivo com os dois. Flávio era muito "não vou falar nada, mas não compactuo com isso".
Digamos que a fase complicada e de apertar o coração já passou, agora é só alegria.
Bom, as safadezas estão em construção e logo, logo (talvez não tão logo) elas estarão disponíveis para leitura.
Muito obrigada por ler e comentar ♥
Beijos e até o próximo capítulo ♥ 


Sweet Cherry Pie

26/04/2019 às 12:51 • Homens de Fé
Olá! Venho acompanhando você desde Maldito Gosto e sinto muito não ter comentado nos outros capítulos. Foi por pura preguiça mesmo. Mas sinto que esse também foi o fim de uma jornada linda pra mim e me senti crescendo com todos eles. Muito obrigada por essa história maravilhosa, por tudo o que ela me ensinou e por toda a felicidade que estou sentindo agora por tudo ter dado certo. É estranho me sentir assim por uma narrativa fictícia, mas você tem uma escrita densa e que toca bem no coração. Parabéns e mal posso esperar pela próxima.
 
P.s.: eu bem que queria o padre Flávio com um cara bem gostosão. Se quiser escrever sobre isso, estamos aí hahahahahaha


Resposta do Autor [Liz Setório]: Fico muito feliz que tenha comentado nesse último capítulo, é muito bom saber que alguém já me acompanha há tanto tempo assim.
Sabe, eu acho que a história acabou te tocando tanto (e me tocando tanto também), porque eu entrei de fato nesses personagens, para mim era como se eles fossem reais, quase todos os dias eu pensava neles e na história deles...
O padre Flávio com um gostosão? Isso seria algo bem surpreendente viu?! rsrsrs 
Muito obrigada por ler e comentar ♥
Beijos e até mais ♥
 


Rafa Masen

09/07/2019 às 23:55 • Homens de Fé
Eu sempre gostei muito de histórias. Minha vida nunca foi fácil e sinto que elas me fazem fugir da realidade e tudo fica bem melhor. O que eu mais gosto nas histórias é poder me apaixonar, não só pelo personagem, mas por sua trajetória, por sua história e por seus amores e foi isso que aconteceu com Amem.
Nesse tempo todo em que eu convivi com esses personagens eu meio que me via pensando no que iria acontecer no próximo capítulo ou no quanto eu queria que o Paulo relaxasse e curtisse, no quanto eu queria que Miguel tivesse mais paciência... eu pensava quase todos os dias neles e qualquer coisa me lembrava os dois.
Acho que foi por isso que eu protelei tanto para finalizar essa história, no fundo eu não queria que acabasse, sem falar que eu sou péssima com despedidas, mas como elas são inevitáveis, eu finalmente vim aqui, vim testemunhar esse final tão cheio de amor e de felicidade, felicidade que mais do que ninguém, Paulo e Miguel super mereciam.
Como não poderia deixar de ser, tenho que dizer que a noite de núpcias. Não sei por que, mas para mim o sexo depois do casamento, ao menos nas histórias é o que mais libertador. Tem aquele tom de agora pertencemos um ao outro e isso torna tudo mais intenso, mais concreto e com esses dois não foi nada diferente. Foi tão doce que me deixou com um sorriso de orelha a orelha.
Se quer saber, era sempre assim que eu recebia os comunicados de atualização da história, apesar de algumas vezes meu coração estava na boca ansiosa, temerosa pelo que aconteceria, eu sempre ficava feliz em saber que meus padres favoritos estavam de volta. E quantas emoções nessa história, quantas risadas, quanta vergonha alheia (né Paulo kkkk) quanto choro também.
Ah... eu já sinto tanta saudade!
Fiquei feliz em saber que Meirelles foi preso, mesmo que ele consiga sair logo da cadeia, todo mundo sabe o monstro que ele é e o quanto ele merece ser punido. No começo do ano, um bispo e um padre de uma diocese vizinha daqui (Limeira SP) foi preso também por pedofilia e abuso sexual, acho que você deve ter ouvido falar. Acredito que ele vai ter sim sua punição, sei que a igreja já escondeu e muito essas coisas, mas não agora com o mundo desse jeito, com toda essa violência sexual em todos os lugares.
Gente e essa lua de mel deles? Achei que meu rosto paralisou num sorriso eterno! Ai que lindo, como eu amo saber que estão juntos e felizes, fico tao, tão feliz!
Gostei de eles terem pedido afastamento de padre. Acho que isso deixou o Paulo com a consciência mais tranquila, ele pode viver feliz com o seu marido e mesmo que ele sempre vai ser um padre, era o melhor que podia fazer quanto a isso.
Gente e o Flávio! Ah.. meu coração!
Ele foi tão doce, tão querido fazendo um “casamento” religioso e agora comparecendo ao casamento no civil. Gente, como ele é bom e amigo. Se eu estou com um pouco de vergonha de ter pensado mal dele no começo imagina como o Miguel não está se sentindo kkk
Que bom homem ele é.
Eu gosto que a igreja seja conservadora e que mantem o mesmo pensamento de quando foi criada. O que era pecado quando Jesus caminhava no nosso meio continua pecado e isso nunca vai mudar, mas acredito sim que a igreja tem que acolher todas as pessoas. O amor é o mais importante, o amor ao próximo, sabe, amar o pecador, não o pecado. O papa Francisco parece passar essa lição e eu torço para que em breve as pessoas aprendam ♥
O Miguel nunca vai mudar né? Esse ciúme é crônico! Kkkkk
Mas sabe o que eu acho? Miguel deve ser uma dessas pessoas que só aprecem seguras e no fundo tem um medo absurdo de perder o homem que ama. Isso ai é amor, muito muito amor, sabe quando você ama tanto que fica se perguntando como é que eu tive tanta sorte? Por que essa pessoa maravilhosa que podia ser de qualquer pessoa quer ser minha? Isso o deixa irritado, isso o deixa com os nervos a flor da pele e cheio de vontade de brigar. Mas isso é amor, muito amor!
Como eles são lindos juntos!
Ah... e o Rafa! Fico tão feliz por ele ter um final feliz também, por ter encontrado o amor e a felicidade! Depois de tanta desgraça ele merecia muito também.
Amo finais felizes.
E por falar em finais felizes, eu não poderia imaginar que seria assim tão feliz.
Uau, Paulo e Miguel voltando de mãos dadas para a igreja não emocionou apenas o casal. Menina, até no último capítulo eu tive que chorar.
Termino de ler essa história com o coração tão leve, tão contente que tudo deu tão certo para esses dois, que encontraram um meio termo, que encontraram a felicidade!
Meu Deus como eu vou sentir saudade dos meus meninos!
Liz, minha querida Liz, acho que nem se eu viver 1500 anos e tiver Alzheimer vou me esquecer dessa história.  
Muito obrigada por seu tempo, por seu carinho e por essa história maravilhosa!
Obrigada por ter dado vida a esses dois que vão morar para sempre no meu coração.
Muito, muito obrigada!
Eu jamais vou ter palavras para dizer o quanto eu amei! ♥


Resposta do Autor [Liz Setório]: Eu acho que difícil seria não amar "Amem". Afinal, o próprio nome da história já nos pede para amá-la. Então, eu te digo que não foi só você que amou essa fic e os personagens dela. Eu também amei tudo isso e a cada capítulo eu ia gostando ainda mais de escrever essa história.
Menina, até hoje tem horas que fico pensando em Paulo e Miguel, pensando em coisas que gostaria que eles fizessem ou sobre como cada um reagiria a uma determinada situação, é como se na minha cabeça a história não tivesse terminado.
Realmente não seria possível terminar a história com um dos dois ou ambos infelizes, acho que eu não suportaria um final assim. Confesso que a princípio (não sei se já comentei algo com você sobre isso) a fic teria um final triste, mas depois eu não conseguia nem mais pensar num final triste. Eu amo tanto esses personagens que fazê-los sofrer seria insuportável para mim. Nos meus planos iniciais, a história terminaria quando Miguel pega o ônibus, Paulo não iria com ele e Miguel acabaria morrendo num acidente. Depois disso, Paulo decidiria ir pro mosteiro.
Eu concordo contigo, o sexo após o casamento pra eles foi realmente libertador, principalmente pro Paulo, já que ele teve a benção do Flávio, que querendo ou não era a benção da Igreja e pro Paulo saber disso o deixava mais em paz, o fazia abandonar a ideia de que estava pecando. As núpcias também trouxeram uma segurança/liberdade pro Miguel, porque ele sabia que dali em diante, levando em conta tudo que tinha acontecido, as chances do Paulo abandonar ele novamente, eram praticamente inexistentes.
O Meirelles é um personagem que não tem nada que preste. Ele é simplesmente repugnante e me dói muito saber que existem pessoas como ele vinculadas a Igreja. Eu só espero que pra cada Meirelles existam uns dez Flávios, porque o Flávio sim é um exemplo de religioso, de amor e de tolerância.
A lua de mel deles foi como um reencontro, um momento em que enfim eles puderam se amar sem culpa.
Sim, com certeza foi a melhor decisão que eles tomaram. Não dava mais pra eles continuarem vinculados à Igreja, isso com certeza acabaria se transformando em culpa em algum momento e/ou fonte de discussões entre os dois, já que a maioria das brigas deles era por causa da Igreja.
O Flávio é um anjo e o Miguel só implicava com ele por causa dos ciúmes que tinha e com certeza ele deve se arrepender muito de ter pensado mal do Flávio.
Espero que as pessoas aprendam logo essa questão do amor, porque por enquanto isso às vezes parece tão distante :/ Muita gente ainda usa a religião/Igreja pra julgar os outros e/ou disseminar discursos de ódio. 
Eu admiro muito o Papa Francisco e espero que ele consiga passar pra mais e mais pessoas essa ideia do amor e do respeito ao próximo.
Ciúme e Miguel são praticamente sinônimos kkkk. O Miguel é uma pessoa forte, no sentido de conseguir enfrentar as coisas ruins da vida, mas quando se trata do Paulo ele é muito frágil e como você falou, ele tem muito medo mesmo de perder o Paulo e bom, eu não julgo o Miguel por isso, até porque o Paulo já abandonou ele uma vez. Então sempre vai rolar um medinho de que isso aconteça novamente.
O Rafael precisava muito encontrar o caminho dele e foi tão bom ele ter se encontrado, isso parece ter livrado o Paulo de uma certa culpa por não ter conseguido corresponder a ele.
É como eu já te disse, eu não conseguiria fazer um final triste pra eles. Eu sou muito coração mole e com certeza iria sofrer muito se a história acabasse mal, por isso fiz com que tudo terminasse da melhor forma.
Menina, eu também me emocionei com esse final. Foi muito doloroso dizer adeus para Paulo e Miguel, mas também foi prazeroso poder fechar essa história com chave de ouro, fazendo com que os dois permanecessem felizes.
 Eu acredito que nunca esquecerei nem da história nem de você, você foi uma leitora maravilhosa que sempre me motivou muito com seus comentários. Acho que já falei isso antes, mas era você quem me dava força, através dos comentários, para continuar com a história. Então, posso dizer que se essa fic maravilhosa existe, também foi por sua causa e pelos seus comentários. Espero que todo autor tenha a chance de ter uma leitora como você e que você possa continuar motivando outros autores também.
Beijinhos e muito obrigada por todos os comentários ♥