Comentários em Relíquia

Clara Tucker

25/05/2017 às 19:46 • Antes havia uma maneira de regressar a casa
O que mais gostou no capítulo?
O começo, os pensamentos do Ben

Olá, amigo!
 
Olha, tenho que dizer, ainda estou de boca aberta. Que capítulo magnífico!
Já te disse que vc tem o condão de criar ótimos vilões (me ensine a fazer isso, pelo amor de Odin). Todas as fanfics do Ben me fazem ter pena dele pq os pais não deram atenção a ele e etc, mas aqui eu tive mais nojo. Um princepezinho mimado que reclama de barriga cheia. E daí que o avô dele foi Darth Vader, todo mundo tem parente esquisito. Esses Jedi se acham demais...
A parte que tive mais raiva dele foi quando comparou a situação dele com escravidão. Querido, menos. Você é amado por seus pais, tem casa e comida, etc. Pena estou da Leia.
Ah, o começo! Adorei o começo! Foi tão bem escrito!
Estarei aqui acompanhando o Ben virar Kei... Kylo com muito prazer.
=***


Resposta do Autor [André Tornado]: Oi amiga Valdie!
Se sentiste aversão por este príncipe mimado - sim, vamos chamá-lo de Ben Amidala (Obi-Wan ainda fica estranho) e vou subtituir nojo, que é uma palavra forte, por aversão - então o meu objetivo foi cumprido.
Quando comecei a escrever sobre Kylo Ren quis distanciar-me do personagem - tanto daquilo que nos foi mostrado no filme, como e muito especialmente por aquilo que se lê em fanfiction que, concordo, mostram-no sempre como um coitadinho. Vê-lo de longe, percebê-lo de longe. E resultou.
O mote desta história é muito simples e para não estragar o que irei contar nos capítulos seguintes ainda não to irei revelar. Depois comecei a seguir as pegadas de Ben/Kylo percebendo-o sempre a uma distância razoável de segurança, até chegar à parte que eu queria contar.
Não, o filho de Han e Leia não é agradável. Não, Kylo Ren não é um vilão romântico. É alguém cruel e obstinado, que adora provocar os outros e inflingir danos. A etapa seguitne neste exercício foi tentar alcançar esse ponto de não retorno numa personalidade confusa e propensa ao abismo...
Também estive a ler com atenção o que existe sobre o personagem para além de TFA e espantou-me saber que ele não recebeu bem o facto de ter Vader como o seu avô - isso é cânone. Tudo o que relatei neste capítulo, a destruição da carreira política de Leia, a revolta de Ben, pertence à timeline oficial de Star Wars. E será a sombra de Vader que, em última análise, vai provocar os instintos mais sombrios de Ben Amidala...
Nesta história, como já revelei noutro comentário, estiquei-me... Ou seja, comecei a elaborar demasiado. Tive receio de que tivesse ficado pesada, mas quando fiz uma primeira leitura corrida, de todos os capítulos, apercebi-me de que adorei o tom e deixei ficar, sem mudar uma vírgula. Espero que continues a gostar...
Devagar, Ben vai ficando em Kei... Kylo.
Como faço para criar vilões? Talvez tenha um vilão dentro de mim... Não, brincadeira! Os vilões são infinitamente mais fáceis de criar por serem lineares - é o que eu acho.
Muito obrigado pelo comentário!
E podes contar com uma notificação minha semanal daqui para a frente.
Beijo!


Clara Tucker

01/06/2017 às 12:37 • Vais carregar esse peso durante muito tempo
Olá!
Continuo gostando muito desses pensamentos do Ben e da forma que ele fala. Acho tão... seco. Tbm egoísta e babaca mesmo, acho que ele seria assim.
Já vi essa teoria de que Rey seria reencarnação do Ani (não acredito, mas enfim). Pensei que a Rey tinha nascido depois que Ben transforma-se em Kylo...
Que interessante essa história do Luke e sua mão metálica. Hum...
A história está perfeita!
=***


Resposta do Autor [André Tornado]: Oi Valdie!
A publicar a outra história de hoje... e eis que vi o teu comentário (mas recebi também a notificação pelo email, por isso está a funcionar). Então, vamos à resposta!
Ben é um desajustado - outro rebelde sem causa como no filme do James Dean - e não existe solução para o seu desajuste, de acordo com a sua perspetiva, pelo que parte para o confronto, para a deserção, para a amargura. O Lado Negro a sobressair em pleno. Por isso continua a ser... um babaca.
Também já vi essa teoria da Rey (não acredito nela, demasiado rebuscado para SW, a par de Snoke ser um viajante no tempo, também demasiado complicado, SW não é assim) e aqui usei-a muito subtilmente. Aliás, se não fizesse a referência nas notas acho que poucos iriam reparar.
Não, a Rey nasce quando Ben tem 10 anos. Kylo nasce quando Ben tem 23 anos - e a Rey 13, portanto. A Força desperta na Rey no filme TFA, quando ela tem 18 e ele 28...
O buraco na mão artificial do Luke foi feito quando ele estava a salvar o Han do Jabba, no episódio VI, naquela confusão junto ao poço do Sarlacc. Existe a cena. Depois quando ele se dirige a Dagobah esconde o buraco chamuscado com uma luva preta - outra cena. Ele passou a usar a luva por causa do dano feito na mão metálica (é assim que vejo) e se em TFA aparece com o esqueleto apenas... deve ter deixado apodrecer o revestimento. Ou passou-se entretanto outra coisa? Já durante a cena da destruição do templo Jedi ele tem apenas o esqueleto dessa mão... Estilo Terminator.
Obrigado, amiga, pelo comentário.
Beijo!


Clara Tucker

08/06/2017 às 12:13 • Juntem-se, agora, a mim
Olá!
Gosto muito dessa história ser dramática e ao mesmo tempo não ser exagerada. Ben Amidala se acha muito especial, Snoke só o quer porque ele é um Skywalker.
Acho que sua fanfic poderia perfeitamente ter acontecido nesse canon da Disney, todos os elementos de O Despertar da Força estão aí. Inclusive o Tekka.
Não sabia dessa história por trás de "Come Together". Interessante.
Tenho uma suspeita que sua próxima one misteriosa será sobre o Snoke.
=***


Resposta do Autor [André Tornado]: Oi Valdie!
Começo por desenganar-te: a única vez que escrevi até à data sobre o Snoke é este capítulo. Fim. Ainda não sei muito bem quem é - ou o que é - o Snoke, por isso deixo-o estar naquelas sombras, transmissão holográfica incorpórea, um mistério que muito provavelmente não vai ser explciado em SW8. Preciso saber mais sobre esse misterioso líder supremo para escrever sobre ele, ser alguém, ou alguma coisa, passível de ser explorada.
Ou seja, aidna não sabes qual será essa minha outra one misteriosa.
Aos poucos vamo-nos aproximando de O Despertar da Força e daí a inclusão de vários elementos que conhecemos no filme. Aqui tivémos Lor San Tekka, que é um personagem interessante, foi uma pena que tivesse morrido logo no início, talvez para não penar num filme tão insonso...
Gosto de drama, mas não gosto de melodrama. Tentei dosear a mão, porque se sabemos que o aparecimento de Kylo Ren foi uma tragédia, há sempre uma justificação para as más curvas do Destino. O Kylo deriva de Ben Amidala, que é alguém, que por muito malévolo que seja teve os seus momentos inocentes, luminosos e felizes. Quero que se veja o Kylo nessa tridimensionalidade, ele é o personagem principal desta história. Nem é preciso que aceites tudo o que faz... Só é mesmo preciso que o vejas.
Obrigado pelo teu comentário, todas as tuas palavras fazem-me sorrir.
Beijo!


Clara Tucker

15/06/2017 às 12:58 • Porque o céu é azul, faz-me chorar
O que mais gostou no capítulo?
Menção ao Hux, ele quase nunca aparece nas fanfics

Por um momento delirante pensei que estava lendo o meu Christopher (de "Luzes da Ribalta") no começo, mas então eu li "Jedi" e me lembrei de onde estava e o que estava fazendo.
Parece que estou lendo uma crônica ou um relato de um diário. Kylo é diferente do Ben, acho-o mais... adulto. Ainda que continue um chato. Hux mal aparece pq nas fanfics pq já não apareceu muito no filme, mas acho um bom personagem.
Ben não era muito chegado no Vader mas agora parece que aceitou o avô. Kylo é outro personagem.
"Moonlight Sonata"! 
=***


Resposta do Autor [André Tornado]: Oi Valdie!
Gosto do Hux, que não é o ruivo psicopata e execrável, marionete ou amante de Kylo, que (raramente) aparece na fanfiction. Gostei de ler sobre o personagem, nomedamente o facto de ser filho bastardo de um ex-oficial do Império que geria uma Academia militar.
O Christopher é assim tão impositivo e com uma presença tão flamejante, que se destaca onde está ou passa? Ou tem a vaidade de ser maior do que realmente é? Pois este é Kylo, cheio de autoconfiança, gelado por dentro, aço por fora, alheio às emoções humanas, apenas centrado nas suas contradições e nos seus pecados.
O meu Kylo, pelo menos.
Kylo é Ben depois de ter crescido baseado no Mal ensinado por Snoke, o equilíbrio que anula a Luz e que o faz mais poderoso do que um Sith. Kylo não é Ben. Ben era o filho de Han e Leia, Kylo é filho de ninguém.
Estamos a ler, nesta fanfic, uma crónica, certo, em cinco partes. Pequenos quadros que constroem um personagem, com duas noções que atravessam toda a história e qus são a sua "cola" - no último capítulo digo quais são.
Ben teve um choque ao saber que Vader foi o seu avô, enquanto Kylo precisa das trevas de Vader e abraça a sua memória como ponto fulcral para a sua evolução.
Sim, "Moonlight Sonata"!
Beijo!


Clara Tucker

22/06/2017 às 20:34 • E no fim, o amor que recebes é igual ao amor que dás
Foi um bom pré- O Despertar da Força. Se me perguntassem o que deveria ler antes de ver o filme eu diria: "leia Relíquia e não veja o filme."
Faltou, no filme, a explicação do surgimento da Primeira Ordem. Se pensarmos como uma sequência de Retorno de Jedi não faz sentido nenhum, eles acabaram de se livrar do Império e de repente surge outro assim... está certo que se passaram vários anos... mas pra mim não passou.
Nos livros devem explicar alguma coisa, mas eu queria ver o filme mesmo. Acho que vc explicou bem aqui. E acho que essa fanfic toda foi um pequeno protesto seu pq não conseguiste achar uma fanfic com o Kylo que o representasse bem rsrsrs (desculpe, ainda gosto de imaginar uma amizade entre Kylo e Hux). O problema é que O Despertar da Força foi tão vago a gente pode ter várias ideias já que nada foi explicado. Acho isso um problema sim, gosto de coisas definidas. Algumas dúvidas sim, mas só algumas.
Han e Leia mereciam mais, tadinhos. Ben teve seus momentos mas no geral foi um babaca. Gostei dele como vilão nessa fanfic. No filme ele foi muito fraco. Só fazia choramingar, comicamente destruir a nave do Hux, cair no chão, "ah, pq meu pai", cair no chão de novo...
Finalizando meu comentário/crítica de O Despertar da Força. Achei sua fanfic muito boa, levemente satisfeita por ela ter acabado pq a maldade do Kylo me fazia sentir mal mas tbm triste por ter acabado pois eu gosto muito da sua escrita.
Gostei muito do final, ele conversando com o avô. E "O último jedi". Você ainda amargurado com o plural (acho) srrsrs vá se acostumando pois a Disney não dar nada que a gente quer...adoraria um Ben Amidala, Kylo e Hux, Rey Skywalker... sonhos impossíveis...
=***


Resposta do Autor [André Tornado]: Oi Valdie!
Não era para ser totalmente um pré-Despertar da Força, era apenas para ser uma história que responderia à pergunta: como o capacete de Vader apareceu nas mãos do neto? (entre outras perguntas que ficaram por responder depois desse episódio VII).
Depois Ben surgiu, assim como Kylo Ren e não podia ignorar a transformação de um noutro, o percurso que levou da luz às sombras, com um precário equilíbrio no meio.
Tens razão, nunca vi um Kylo satisfatório em fanfiction - salvo raras exceções - e quis saber quem era Kylo, quem fora Ben, para poder escrever e formar a minha versão. Surpreendi-me com o que descobri, ou pelo menos com aquilo que existe, neste momento, como cânone (o personagem ainda está a ser construído, a meu ver), o que poderá também surpreender muita gente, talvez, no episódio VIII.
De facto, o plural do título The Last Jedi confunde-me, já que com Luke Skywalker sempre existiu um único Jedi e assim é referido por Snoke em SW7. Talvez outra ideia mirabolante da Disney amada...
O surgimento da Primeira Ordem aqui retratada é retirado do cânone e presumo que dos livros oficiais de SW. Gostei de conhecer o mecanismo político e turbulento que se seguiu à desagregação do Império. Teve aquela lógica que aprecio, aquela normalidade de acontecimentos que podem mesmo acontecer, passo o pleonasmo. Por exemplo, um dos grandes pecados que aponto nas prequelas, especialmente em A Ameaça Fantasma, é a falta de credibilidade em todo o processo que leva à queda da República. Até hoje não me convence.
Vejo Kylo e Hux como rivais, mas pode existir espaço para a amizade. Existe uma competição surda entre eles, mas cada um tem o sue papel dentro da Primeira Ordem, como referi. Enquanto Hux é um militar de carreira, Kylo é alguém exterior à hierarquia - como Vader o foi - e por isso existe, no fundo, uma grande controvérsia entre eles. Se Hux acredita, como o faz, na superioridade de um exército não vê com bons olhos a figura de Kylo, que se movimenta àparte. Mas isso não invalida uma amizade, algures. O que a poderá invalidar é a "intolerância crónica" de Kylo Ren a tudo o que é gente...
Kylo é mau, é vazio, é negro. Quero tê-lo como vilão em SW8 e em SW9.
Não é fácil ler/ver a maldade. Também não é fácil escrevê-la. Somos todos humanos, afinal.
Muito obrigado, amiga, pela tua leitura e pelo teu sempre presente carinho.
Esta história, como todas as outras, é escrita a pensar em ti e em todos os leitores. Obter um retorno destes é maravilhoso.
Beijo!!