Comentários em Amortentia

Andressa F21

19/06/2016 às 16:40 • Capítulo único
OMG... O que posso falar da fic? EU AMEI !
Preciso desesperadamente que escreva mais fics de HP.
Fic MARAVILHOSA!


Resposta do Autor [Luna Lovegood]: *---* Obrigadaaaaa! Harry Potter é meu amor eterno, provavelmente vou escrever mais fics nesse universo!


Giovanna B

02/07/2016 às 21:22 • Capítulo único
Que lindezinha!!!!! Adorei. ♥


Resposta do Autor [Luna Lovegood]: Obrigada flor, fico feliz que tenha gostado! =D


G4B1FG

19/09/2016 às 22:09 • Capítulo único
Wont. Que fofo rsrs


Resposta do Autor [Luna Lovegood]: Snape e Lily são sempre fofos ❤


Ana Mesquita

01/11/2016 às 22:13 • Capítulo único
[Critique-me] Olá! Eu sou a beta responsável pela crítica da sua fic. Quero que saiba que a minha única intensão é ajuda-la com sua fic, apontando lugares em que você pode melhorar e também onde você já  está indo bem ^^
» Primeiro vamos começar com a o título, a capa e a sinopse: sobre os dois primeiros eu só tenho elogios, é um título adequado e uma capa atraente. A sinopse também começa bem, mas a frase final sobre “tudo pode acontecer” é um tanto genérico, e indica que você não conseguiu desenvolver mais, entende? Por isso, evite tais frases nas sinopses, são vagas e não instigam o leitor ;D
» Agora, antes fazer a crítica literária de sua história, eu vou apontar alguns desvios gramaticais que encontrei na sua fic. Como você disse que um de seus pontos fracos eram as vírgulas, eu me atentei especialmente a ela e só consegui encontrar um tipo de erro de seu uso:
 
• Vocativos: de acordo com a definição do site “Só Português”, vocativo é o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético. Ou seja, sabe quando você está conversando com uma pessoa, e chama seu nome para pedir que ela faça algo, ou para apenas reafirmar com quem você está falando? Esse é o vocativo. Vou lhe dar alguns exemplos tirados de seu próprio texto:
 
“Boa Tiago”
“Espere Lily”
“Não me obrigue a azará-lo Rabicho”
 
Nesses casos, “Tiago”, “Lily” e “Rabicho” são os respectivos vocativos presentes nas frases. O problema aqui é que esses vocativos têm sempre de vir isolado por vírgulas, ou seja, se ele estiver no início da frase, coloque uma vírgula imediatamente depois dele; se estiver no meio, uma antes e uma depois; se estiver no final, uma vírgula logo antes dele, okay? Isso é necessário para que o vocativo nunca seja confundido com o sujeito da frase ^^
 
• Agora vamos falar sobre crase. Novamente, de acordo com a definição do site “Só Português”, crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. E quando nós juntamos essas duas vogais idênticas, nós indicamos essa junção com um acento grave (`). Para sabermos quando ocorre a crase com a vogal “a”, a dica mais fácil é ver se, ao mudarmos o gênero dos elementos textuais. Para explicar melhor, eu vou usar exemplos tirados do seu próprio texto, e dizer como reconhecemos onde ocorre a crase.
 
“se misturando a multidão”
Vamos supor que, em vez de multidão, fosse “grupo”. Logo, a frase seria “se misturando ao grupo”. Esse “ao” é a junção da preposição “a”, mais o artigo “o”, já que “grupo” é masculino. Portanto, na frase que você escreveu, esse “a” é tanto uma preposição como um artigo, e para representar essa dualidade, a frase ficaria assim: “se misturando à multidão”.
 
“prestar atenção a aula de aritmância”
E se, em vez de “aula” fosse “curso”? “Prestar atenção ao curso de aritmância”.
 
“Observou a cena a sua frente”
E se ele “observou a cena ao seu lado”? Conseguiu entender?
 
• É a vez de falar sobre os “porquês” ^^
“Porque você está sorrindo tanto?”
“Porque você despreza o meu amor?”
Em ambos os casos, apresenta-se uma pergunta. Logo, entendemos que o locutor que saber por qual causa tal situação ocorreu, ou seja, o uso correto do “porquê” aqui é o separado e sem acento, que é quase sempre utilizado nas perguntas. Então ficaria assim:
“Por que você está sorrindo tanto?”
“Por que você despreza o meu amor?”
 
• Sobre a pontuação de diálogos, eu recomendo que leia esse link aqui: http://www.ronizealine.com/2016/02/dialogos-como-pontuar-corretamente.html, e gostaria que você se atentasse apenas na parte que explica quando usar a letra maiúscula ou minúscula e onde fica o ponto final em diálogos ^^ de resto, está tudo perfeito
 
• Por fim, alguns casos isolados que eu queria apontar:
 
“Não sei como ela sequer ela sequer”
Há uma essa pequena repetição em um trecho da fic ^^
 
 “Assim que se auto proclamavam”
No caso, “autoproclamar” é junto, então ficaria “autoproclamavam” XD
 
 “Severus”
Vi que a Lily usa o nome original do Snape, no entanto, os outros personagens como o Potter e o Pettigrew são chamados por seus nomes traduzidos. Recomendo que ou você padronize, usando apenas ou originais (James Potter, Peter Pettigrew e Severus Snape), ou então os traduzidos (Tiago Potter, Pedro Pettigrew e Severo Snape)  ^^
 
» Crítica literária:
 
Como você não a crítica sob nenhum foco, eu tentei fazer um apanhado de tudo, no entanto, vou comentar sobre os pontos fortes e fracos (além da sinopse e vírgula, que eu já citei) que você colocou no formulário e comentar se concordo ou não.
 
A ideia é boa, e cumpriu seu propósito, por isso não acho que a previsibilidade (como você colocou no formulário) seja um problema, afinal como apontou, a intenção era ser um enredo simples para explorar os sentimentos de Snape, e isso foi alcançado com sucesso. A amizade da Lily e do Severo foi retratada de uma forma doce, e a dinâmica entre eles é linda. Você tem razão ao dizer que seus pontos fortes são as descrições de sentimentos e a fidelidade dos personagens, apesar de discordar de ti a respeito da interpretação deles, eu reconheço que você colocou seu ponto de vista e se manteve fiel a ele até o fim!
 
No entanto, a cena em que Pedro bebe a poção está um tanto quanto corrida demais, esse foi o único problema de desenvolvimento que eu encontrei. Por ser o ápice da história, ela requer um pouco mais de cuidado e desenvolvimento. A reação de Pedro após tomar a poção é muito abrupta, por isso, pouco convincente, e toda a cena em si poderia ser um pouco mais longa ;D
 
Por fim, não acredito que a ausência de descrições de ambientes seja algo ruim, uma vez que elas não trariam nada de relevante para a história. Se você não fica confortável com esse tipo de descrição, só a faça quando for extremamente necessário.
 
Espero ter ajudado
Ana Mesquita


Resposta do Autor [Luna Lovegood]: Primeiro, me desculpe por não respondê-la antes, eu fiquei ocupada demais escrevendo. Segundo, muito obrigada por todos os pontos da sua crítica, eu consegui compreender muito melhor o quê me incomodava nessa história.
Eu vou comentar alguns pontos da sua crítica, calma, eu não vou reclamar de nada o que você apontou ou justificar meus erros, mas eu apenas tenho essa mania irritante de achar que tudo merece uma resposta. Vamos lá?
Sinopse. Indo mudar ela agora, porque odiei esse "tudo pode acontecer" também.
Vírgulas. É sério que eu errei apenas o uso delas como vocativo? A única regra que eu sei, a única que eu lembro, e eu não usei nesse texto! >Batendo minha cabeça na parede repetidamente...< De certa forma eu fico feliz, porque isso significa que as outras aplicações da vírgula eu acertei! 
Crases. Minha regra para crases funciona assim: coloca crase, tira a crase, coloca a crase de novo... Enfim, obrigada por me ajudar nessa!
Por que? Confesso que raramente me atento ao uso dos porquês. E vergonhosamente eu só me lembro do uso de dois deles. Mas obrigada por puxar minha orelha nisso, serei mais atenta.
Pontuações no diálogos. Meu erro, minha completa culpa. Eu recebi esse mesmo texto na última vez que mandei uma história para o critique-me. Eu disse a mim mesma para corrigir o restante das histórias, mas a preguiça foi um pouquinho mais forte. Mas obrigada por me alertar!
Ah, e vou consertar essa questão dos nomes, eu prefiro os originais, vou mudar os outros.
Quanto a crítica literária, eu sempre soube que havia algo que me incomodava na história e eu nunca consegui identificar o que era, eu achava que era essa questão da previsibilidade do enredo. Eu acho que você tem razão quanto a cena em que Pedro bebe a poção, ocorre muito rápido e provavelmente eu irei reescrevê-la.
 Realmente muito obrigada pela crítica. Foi de grande ajuda! 
 
 


Nowhere Unnie

07/11/2016 às 20:01 • Capítulo único
Amei essa fic, ver o Tiago se dando mal é sempre bom, ainda mais de forma tão divertida! kkkkk O momentos de cumplicidade e amizade entre Lily e Snape, além de lindos, são muito bem retratados aqui! ♥


Resposta do Autor [Luna Lovegood]: Muito obrigada =D eu fico mega feliz que tenha gostado dessa pequena história. Hahah, não há nada melhor do que Tiago se dando mal e Lily e Snape tendo uma amizade fofa! 


Maga Clari

08/02/2017 às 14:39 • Capítulo único
Oi, oi, querida! Como vai?
Eu estou com essa história nos meus acompanhamentos há séculos (nem lembro mais como foi que eu encontrei ela), mas só pude ler agora. 
Estou simplesmente apaixonada pela one, acho que alguém me deu amortentia (será?) pra eu gostar tanto assim! Foi muito amorzinho e adorei a Lily sendo arteira. E adorei o Pedro atrás do Tiago e adorei o trocadilho para rimar Tiago com quiabo. ÉPICO!
Adorei mesmo, de verdade!
Obrigada por escrever isso, e pelo amor de Merlim, escreva mais ones potterheads, porque cacei no seu perfil e não encontrei mais nenhuma, só de Arrow kkkkkkkkk
Beijocas no coração


Resposta do Autor [Luna Lovegood]: Oi, oi, oi, eu vou muito bem, obrigada! Melhor agora com essa recomendação tão linda e fofa que você fez pra essa fanfic ♥
Talvez eu tenha borrifado um pouquinho de amortentia nas palavras... É sério flor, eu fico muito feliz que tenha se apaixonado por essa história. Eu tentei fazer meu melhor com esses personagens que tanto amo e fico contente que tenha gostado tanto assim.
Eu que agradeço, por ler, deixar seu comentário e uma recomendação tão linda. Eu morro de vontade de escrever mais ones potterheads, mas sempre fico com o pé atrás de mexer com uma história que é tão importante para mim, e na qual eu não mudaria nada. Mas não desista de mim, eu prometo tentar pelo menos mais uma!
Beijinhos, e novamente obrigada pelo carinho!


Ladra de Estrelas

09/02/2017 às 21:37 • Capítulo único
Amei!! Na verdade eu achei que ia ser o Sirius se declarando, mas o Remo foi ainda melhor hasuhas


Resposta do Autor [Luna Lovegood]: Fico feliz que tenha amado! Obrigada por deixar seu comentário :)


nay

24/08/2017 às 19:30 • Capítulo único
Que fic mais Amorzinho e engraçada também, RI demais ao imagino o Pedro correndo atrás do Tiago,achei bem feito!
Ótima fic ♥


Resposta do Autor [Luna Lovegood]: Obrigada! Fico feliz que tenha gostado dessa pequena fic :)


Wizard Apprentice

12/06/2022 às 20:03 • Capítulo único
Oie, eu adorei a fic. Totalmente bem escrita e totalmente possível de ter acontecido na época dos marotos.
Nunca gostei de amor platônico, acho que por isso nunca simpatizei com Snape. É como se algo gritasse que aquela pessoa é perfeita e necessária simplesmente porque achamos que é.
Mas enfim, ele se mostrou ser muito corajoso, como sabemos.
Parabéns pela fic!