LaimonNada

03/02/2016 às 21:31 • Capítulo 1 - Samambaias Sumidas
O que mais gostou no capítulo?
Saber que tem um elfo carioca e ele é o palhaço da turma (xonei)

Oie, tudo bem? 
Vi um post anunciando sua fic no grupo Nyah! Fanficion Oficial e decidi ler e NOSSA que delicia de leitura *u*
No momento em que eu comecei a ler a carta eu já estava devorando o texto querendo saber o que iria acontecer. Sua escrita é daquela que flui que é uma beleza. Normalmente quando vejo um capítulo muuuuuito grande (acima de 1000 palavras) eu já desanimo, porque ler no pc é um porre para mim, mas NOSSA nem percebi quando já estava na metade do capítulo. Foi algo muito rápido e foi uma leitura sua gostosa. Não! Sério! Parabéns por ter me proporcionado uma escrita tão maravilhosa, eu vou acompanhar sua fic com gosto :3
Ah! Calma. Os elogios não acabaram. Eu adorei a ambientação, as cenas das samambaias foram muito boas; a presença do elfo (e eu tenho uam quedinha por elfos, então adorei o Carioca logo de cara); além disso, os vários ps's no final da carta, aquilo foi tão hue hue br kkkkkk; a divisão de casas foi uma ótima ideia também, sem falar da hora em que os uniformes são tingidos, o fato do Miguel ser gay e ter o uniforme todo colorido foi uma especie de metáfora? Por que, nossa, eu achei essa ideia E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R *U*
Ah! Deixa eu te perguntar, como é um elfo da lua? Fiquei curiosa quanto a aparência deles =s
Mas sabe uma coisa que me deixou triste? Estou escrevendo uma fic de Castelobruxo também e ela começa com uma carta e a protagonista relendo ela várias vezes, mas ai ela tá em um ônibus em São Paulo... enfim, eu fiquei triste porque pode parecer plágio =/ e eu não queria mudar kkkk gostei tanto do resultado :3 
Bem... Eu vou ficando por aqui, porque eu já falei demais (se acostume, eu adooooooro escrever comentários tipo bíblias rs) e vou partir para o próximo capítulo.
 
Beijos de Limão o/
 


Resposta do Autor [M Deville]: Sorry pela demora, mas deixo para responder tudo de uma vez haha
Quando fizer um capítulo focado nos Elfos você vai entender :3
I miga, sei que não é plágio! Esquenta com isso não, sei que sua fic vai ser maravilhosa ^^
 
PS: Cade tu nos outros capítulos? sdds


Alice Pereira

04/02/2016 às 11:44 • Capítulo 1 - Samambaias Sumidas
Uau! Adorei... Teve algumas coisas um pouco semelhantes demais com Harry Potter, mas acho que a mitologia brasileira foi bem explorada, além de ser tudo muito criativo. Muito bem escrito, também. Ganhou uma nova leitora, com certeza. E, pelo que percebi no seu post no grupo Nyah! Fanfiction (Oficial) essa fanfic ainda vai durar bastante, né? Como os livros de Harry Potter, realmente...


Resposta do Autor [M Deville]: Sorry pela demora, mas deixo para responder tudo de uma vez haha
Assim esperooo xD


LadyBelli

04/02/2016 às 12:56 • Capítulo 1 - Samambaias Sumidas
Fiquei curiosa sobre Castelobruxo desde que a tia JK falou sobre a escola... Ok, provavelmente minha casa seria Golfino(É a equivalente á Corvinal, certo?), e caracas, um Infante... Sua fic promete! 
Eu juro que ri algumas vezes que me deparei com nomes brasileiros no meio da história :v (Estou acostumada com Hogwarts mesmo)
Bom, é isso, beijos da ~LaidyBelli


Resposta do Autor [M Deville]: Sorry pela demora, mas deixo para responder tudo de uma vez haha
Haha


BILSS O DESTRUIDOR

12/02/2016 às 16:36 • Capítulo 1 - Samambaias Sumidas

Gostei castelobruxo
V c poderia abrir fichas seria legal xddd


L Lucine

17/02/2016 às 15:59 • Capítulo 1 - Samambaias Sumidas
O que acha que precisa ser melhorado?
Nada. Amei tudo. A escrita está impecável.

O que mais gostou no capítulo?
A escolha das casas, achei simplesmente maravilhoso ♥

Nossa, eu adorei esse capitulo, eu amei esse capitulo, eu não sei nem o que dizer.
Sério, ficou extremamente bom. Adorei todos os personagens e o Miguel é super fofinho ♥
(Uma pergunta pro Miguel: você come pão de queijo todos os dias?) kkkkkk, to zoando migo ♥
Carioca é muito palhação né? Ele me lembra um amigo que a muito tempo eu não vejo. Totalmente atrapalhado, legal e engraçado. Ele é um elfo mesmo? Metade-elfo? 
Achei a Daiana bem interessante, parece ser uma versão feminina do Draco mas só acompanhando a fic pra descobrir né?
E agora, Miguel é um enfante. O que vai acontecer? O que ele vai fazer? Esse ano vai ser tranquilo pra ele? (Acho que não haushau). Vou adorar acompanhar essa fic. Não sou realmente potterhead (até pq tem muitas coisas que eu não sei desse universo) mas eu lembro que quando tinha meus 11 anos fiquei esperando uma coruja na janela da minha casa, queria aquela carta de Hogwarts ;-;
 
As estátuas me fascinaram... imagino eu conversando com Dom Pedro II e perguntando se ele havia cogitado, quando deu o grito da independência, que o Brasil seria esse cocô que é hoje. 
 
Ps: vc tem algum tipo de quis? Queria saber de qual casa eu sou e tal ♥


Resposta do Autor [M Deville]: Sorry pela demora, mas deixo para responder tudo de uma vez haha
Pretendo fazer u.u
Obrigado pela leitura 


The Escapist

20/02/2016 às 21:36 • Capítulo 1 - Samambaias Sumidas
Olá, M Deville
Minha presença aqui é um oferecimento do projeto Critique-me, uma iniciativa da SBLAN e Liga dos Betas. O nome do nosso projeto bonito meio que fala por si, mas, para começarmos bem, preciso explicar um pouco do que vou fazer, está bem? Minha intenção é oferecer uma visão crítica, tentar apontar falhas e sugerir algo que possa melhorar a história. Todavia, eu não detenho a verdade de todas as coisas do mundo, rsrs, então, você poderá discordar do que eu disse. Apenas tenha em mente que eu não pretendo desmerecer seu trabalho de maneira alguma. Eu posso fazer um ou outro comentário engraçadinho, mas o trabalho é muito sério. (mas eu sou legal, prometo).


Tudo certo até aqui? Ok.


Pois bem, como você não apontou um ponto que gostaria que a crítica fosse concentrada, eu tentei ver tudo. Comecei do específico para o geral. Hein? Bom, separei pelos capítulos e fui comentando ponto a ponto, para depois fazer mais alguns comentários que se referem ao todo, se aplicam a toda a história.


Eu coloquei tudo na ordem que aparece na história, então acho que vai ficar fácil de você identificar o trecho referido no comentário.


Bom, acho que é isso. Vamos ao que interessa!
Começamos, então, pela sinopse.



SINOPSE


Logo no começo (Há dez séculos os Infantes não mais vistos.) Acredito que faltou uma palavra entre não e mais; poderia ser “são” ou “eram”, e como se trata de uma narração feita no passado, o eram se torna mais adequado.


Logo em seguida, vem a expressão “por conta”, que aliás, é repetida mais à frente. Bem, isso meio que empobrece o texto. Eu não vou dissertar sobre os motivos para não usar “por conta de”, fica a dica de pesquisar depois; é uma questão de estilo, seu texto ficará mais agradável se for livre desses modismos do português — expressões que nem sempre estão corretas gramaticalmente. Tente trocar por “por causa...”, é mais simples, mas já dá pra perceber a diferença, não?


Outro ponto que merece atenção nesta sinopse é que há certa divergência no tempo verbal. “não existia bruxo...” (pretérito),  “descobre” (presente) “se verão” (futuro). Que miscelânea de tempos verbais, não é mesmo?


Além disso, acho que tem informação demais, de forma dispersa. Dá pra ser mais direto e ainda atrair o leitor? Dá sim. A função da sinopse não é dar detalhes, é oferecer uma visão geral.


Então, vamos enumerar os pontos que você poderia abordar na sinopse:


O fato de o Miguel entrar para a escola de magia.
O fato de ele ser um infante e não saber disso ainda.
Um possível mistério envolvendo os antepassados do Miguel.
A Aliança Enfeitiçada.


Ah, Escapist, mas eu falei de tudo isso na sinopse! xD é verdade, eu só achei a redação do texto um pouco cansativa. Evite falar coisas como “grandes mistérios” porque isso é muito vago. “Principalmente buscando sobre aquilo chamado de ‘Aliança Enfeitiçada’, ficou muito solto, sabe? É um pouco estranho.



CAPÍTULO 01 — SAMAMBAIS SUMIDAS



Na carta que o Miguel recebeu, você usa a forma Senhor “Fonseca, Miguel”. Bom, a história se passa no Brasil, certo? Certo. E aqui nós não usamos essa forma de tratamento de colocar o sobrenome antes do nome, principalmente assim em texto escrito. Raramente nos referimos a alguém como Sr. Fonseca, é comum usarmos o primeiro nome seguido do sobrenome. Além disso, ele também tem o sobrenome Apogeu, não é? E por que a carta está remetida ao “sr. portador? Daqui a pouco você traz a informação de que o Miguel recebeu a carta diretamente das garras da águia, o que nos leva a concluir que ela já estava endereçada a ele, portanto poderia ser: “Caro senhor Miguel Fonseca”... 



O mesmo vale para a Isabel Dellila. Also, colocar o cargo dela abaixo do nome seria interessante. Por exemplo: Isabel Dellila, departamento de admissão, ou algo assim.


Ah, sim, por que a escola não tem um nome completo, como Escola de Magia Castelobruxo, por exemplo? Acho que seria legal.


Então, no começo você fala sobre a águia que entregou a carta ao Miguel. Ok que você não queira usar corujas como no original, mas por que águias? Só pensei que águia é um bicho grande e pouco discreto, além de não ser uma espécie da fauna brasileira. Já que a história acontece no Brasil, por que não usar uma arara-azul? Tá, mas a arara-azul tá meio que em extinção, né? Sim, mas aí cê usa da licença poética, rsrs.



Quinze anos de vida, geminiano, gay e fechado”. Tá, não tem nada de errado em descrever as características do personagem principal, aliás, é algo que deve acontecer. Apenas achei esta forma de fazê-lo um pouco deslocada aí nesse ponto da história. Talvez fosse o caso de inserir essas informações de maneira contextualizada, à medida que a história fosse avançando. Also, você tá entregando as informações sobre o personagem sem dar ao leitor a chance de pensar nele e tirar conclusões. Por exemplo, o que é uma pessoa fechada? Um garoto que fala pouco, que não tem muitos amigos...? Em vez de dizer diretamente que ele é “gay e fechado”, mostre-o fazendo ou dizendo coisas que levarão o leitor a concluir isso.



[...] “entretinha o futuro amigo”. Você está dando spoiler, rsrs. Mas falando sério, nesse ponto da história, ainda estamos conhecendo os garotos e não temos ainda muitas pistas do que vai acontecer. Tudo bem que o Rodrigo já aparentou ser um garoto legal, mas já deixar explícito que ele será o amigo de Miguel meio que me dispensa de querer saber como a amizade deles evoluiu, não é? Quer dizer, eles acabaram de se conhecer, até que um laço de amizade se forme, muita coisa pode acontecer.



Me admira um Elfo que não conheça Mean Girls”. Não é que tenha algo de errado com isso, referências são legais, mas eu confesso que não entendi (talvez seja porque não lembro direito do filme), então, se você achar que qualquer pessoa pode entender, ok, mas talvez seja o caso de colocar uma notinha explicando... essa história da Rachel McAdams é alguma piada interna? Rsrs, não entendi mesmo ahahaha.



[...] “Rodrigo havia desaparecido e suas folhas desabrocharam calmamente”. Repare que há certa ambiguidade nessa frase. Como você usou um ponto final antes de “arrotou”, não está claro que a samambaia é o sujeito dessa frase, entende? Então quando você usa a frase citada, “suas folhas” passa a impressão de se referir a Rodrigo.  Eis um exemplo de como o trecho poderia funcionar:


“O rapaz foi envolvido e em poucos segundos desapareceu completamente. A samambaia parou, arrotou e suas folhas desabrocharam lentamente”. Mas isso também dependeria de “conversar” com o resto do parágrafo ^^



“[...] com o vestido verdade escuro cobrindo todo bastão”. De novo, não é que esteja errado. É aquela mesma coisa de entregar o ouro. Você poderia começar dizendo que ela estava suspensa, a uma altura relativa do chão, mencionar o vestido, depois os próprios meninos poderiam cair na real de que ela estava voando. Mas Escapist, por que você tá dizendo pra não ser direto agora e me diz pra não enrolar em outros momentos? Well, vamos e viemos, como diria mainha. Há momentos para cada coisa. Essa é uma fanfiction de Harry Potter, então é presumível que quem conhece a história esteja familiarizado com o fato de uma bruxa voando numa vassoura. Isso é correto dizer. Mas trata-se de uma fanfic de Harry Potter, not Harry Potter itself. Então você pode sim, explicar esses pormenores. Also, o fato de o vestido estar cobrindo todo o cabo da vassoura, meio que inviabiliza a afirmação de que era uma vassoura.



vociferou um cansativo ‘hum’.
vo·ci·fe·rar -  verbo intransitivo.  1. Falar com cólera e gritando. verbo transitivo 2. Pronunciar, gritando. 3. Clamar; bradar; exclamar.
"vociferar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/vociferar [consultado em 20-02-2016].
Logo, um “hum” dificilmente seria vociferado, estaria mais para resmungo ou algo do tipo, não é mesmo?


[...] “Miguel e Rodrigo agarraram suas malas e correram atrás da mulher”. A primeira observação sobre isso é que correr segurando uma mala é difícil, você não acha? Acredito que, como eles levam tudo pra passar um semestre todo na escola, a mala em questão esteja pesada pra caramba. Outra coisa é que as malas não tinham aparecido até agora. Na hora que eles entraram na samambaia, por exemplo, cê nem falou da bagagem, então ficou estranho que eles tenham “agarrado” uma coisa que nem se sabia que estava ali. Aliás, você não acha agarrar um verbo estranho para se referir às malas? Dá pra ficar imaginando os garotos abraçados com elas. Ah, tem também “correram atrás da mulher”, que me pareceu literal demais, sabe? Tipo, os dois perseguindo-a e tals.


[...] “Dom Pedro II, montado em seu cavalo”. Eu quis entender como uma referência à independência, mas como foi citado D. Pedro II não sei se é o caso. Em todo caso, achei que faria mais sentido se fosse o pai dele, até por causa daquela pintura que ilustra o grito da independência.


[...] “todos na mesma faixa etária de Miguel e Rodrigo”. Quando você diz, antes, que eram outros garotos e garotas, e o fato de se tratar de uma escola, a ideia de que eram da mesma faixa etária ficou subentendida, logo, esse trecho em destaque se torna redundante.


[...] “tivemos problemas com dois fujões...” Eu não vi os meninos como fujões. Vamos combinar que eles estavam atrasados, mas não fugindo da escola, não é?


[...] “Sem mais enrolação...” Por descolada que seja a escola, e por legal que seja a diretora, você não acha improvável que ela use gírias durante a cerimônia de abertura do ano letivo?


[...] “gargalharam baixinho” [...] uma gargalhada também é algo que não parece ser baixo; se você parar e considerar, gargalhar é rir alto, concorda?


CAPÍTULO 2 — JOUVIDULUS



O banquete do jantar já havia se esvaído para dentro do estômago dos jovens bruxos...” É uma frase muito longa para dizer apenas que o jantar já estava perto do fim; além disso, esvair não me parece um verbo que combine com o contexto. Tente substituí-lo por um sinônimo, como evaporar, por exemplo, e veja como fica estranho. A ideia de um jantar evaporando não me parece interessante.


[...] assim como Maria, que já se tornava amiga íntima da dupla”. Calma lá, jovem, amiga íntima com pouquíssimas horas que se conheceram? Você não achar que está exagerando um pouco com isso?


Até nos sonhos? — perguntou Miguel, irônico”. No começo, você apresenta o Miguel como um menino fechado, o que nos leva a supor que ele é mais do tipo introvertido, calado e tals, assim, parece-me improvável que faça uma piadinha dessas, ainda mais porque ainda tá conhecendo as pessoas. Digamos que não combina com a personalidade dele.


Na parte inferior, classes estudantis de professores que já frequentaram a casa na época de estudo, que abrigam todos os alunos da escola para suas aulas”. Acho que essa frase ficou um pouco confusa, aliás, ficou muito confusa. Não deu pra entender por que cê fala de “classes estudantis de professores”; você quis se referir a pessoas que já frequentaram a escola e agora são professores? Sugiro que reformule a frase, tornando-a mais clara.


No quarto, Miguel se ajeitava na parte debaixo de uma das duas beliches, enquanto Rodrigo ficava em cima e os outros dois rapazes, Fernando, um sulista de Santa Catarina que parecia ter saído de um dos filmes adolescentes da Disney, loiro de olhos azuis, e Diego, um boliviano radicado no Brasil, dividiam a outra”. Esta é uma frase bem longa e com muita informação junta. Convém dividir em frases menores, usar ponto final não faz mal nenhum. Novamente, você poderia mostrar os personagens fazendo ou dizendo coisas que dessem pistas do lugar de onde eles vieram, em vez apenas dizer que um era sulista e o outro boliviano.


Yo soy boliviado, mas sei falar português muy bien! — exclamou Diego, falando propositalmente em espanhol. O que seria boliviado? Um erro de digitação ou uma piada? Além disso, não ficou claro se “falando espanhol” era uma ironia, já que o que ele disse tá mais para um portunhol.


Aparentemente, aquilo que Amara disse sobre o galo cantar era bem literal, tinha uma ave cantando... Madonna”! Essa informação é redundante, porque você começa o parágrafo dizendo que música está sendo cantada, depois acrescenta que é uma voz galinácea.


“[...] a qual detinha uma privilegiada visão da janela de seu quarto.” Mais um trecho ambíguo. Eu posso entender que a floresta tinha uma visa do quarto, e não o contrário. Se você mudar para “da qual” pode diminuir essa impressão, mas eu também aconselharia a mudar o pronome em uso. O qual soa-me um pouco estranho nessa construção.


“[...] foi até o banheiro e instantaneamente se trocou”. Well, então ele nem tomou banho? Usou magia pra trocar de roupa? Se foi assim, por que não fazer na cama mesmo? Demorar pouco pra se trocar é ok, mas fazer isso instantaneamente é improvável.



GERAL


Repetições


Há alguns problemas com repetições de palavras, algumas vezes bem próximas. Tem um trecho que você repete “o que?” 3 vezes seguidas. “respondeu ele”, “disse ele”, “ironizou”, etc., também aparecem muitas vezes no texto. Sabemos que os verbos dicendi são necessários para marcar quem está falando, mas você precisa prestar um pouquinho de atenção e tentar conter os exageros. Sobre o uso de “ironizou”, eu achei bem estranho. Você pode trabalhar o diálogo de modo que, quando o personagem falar, seja possível perceber a ironia sem que você precise dizer isso.


Verbos


A história é narrada no passado, mas você deixou muitos verbos no presente e isso não pode. Eu não marquei todas porque ia dar um trabalho danado transcrever os exemplos para o comentário. Mas vamos ver apenas um para ilustrar. Do capítulo 1:


“[...] mas no Brasil, diferente das escolas inglesas, ele não pode simplesmente chegar a uma loja e escolher a que agrada. Aqui, o bruxo deve fabricar a própria varinha, de acordo com itens que a natureza lhe oferece [...]”


Veja um exemplo de como a frase poderia ser reescrita.


“Ele não poderia simplesmente ir a uma loja e escolher a varinha que o agradasse. No Brasil, o bruxo deveria fabricar a própria varinha, usando os itens que a natureza oferecia.


Há também o bendito gerúndio. Você usa uma quantidade significativa de verbos no gerúndio. Além de nem ser parecer adequado, a terminações –endo, -ando começam a dar ritmo ao texto, fica maçante, rimando.
A título de exemplo, vamos ver esse aqui:
“— Foi como ficaram os índios, vendo os portugueses levando tudo e deixando eles sem nada”. Se essa fala fosse dita sem gerúndio ficaria assim:
“Foi como ficaram os índios quando os portugueses levaram tudo e os deixaram sem nada”.
A mim, parece mais agradável, e a você?


Acentuação


Meu caro, você escorregou em várias questões de acentuação. Os verbos em terceira pessoa — está, por exemplo — que requerem o acento estão quase todos sem ele. Além de outras palavras, tipo estátua, propósito, entre outras. Então vai precisar fazer uma revisão e encontrar essas palavras, para dar a elas o acento merecido.


Advérbios


O Stephen King diz que advérbios são como uma praga, você começa com um, daqui a pouco o texto tá infestado e ninguém consegue mais acabar com eles. Ok, você ainda não tá usando muitos, porém, há no seu texto as locuções adverbiais (que são modificadores do verbo, não é?) Por exemplo, você costuma dizer “disse ele, irônico”, mas isso é o mesmo que dizer “ironicamente”. Como eu já comentei, é melhor trabalhar a cena de modo que a ironia possa ser percebida sem que você tenha que usar um advérbio ou locução adverbial.
E há o “seguidamente” que apareceu diversas vezes no texto e me deu uma dorzinha no coração sempre que o via. Essa palavrinha não acrescenta nenhuma beleza ao texto e é até cansativa. Você pode substituí-la por “Logo depois”, “em seguida”, “depois”. Na dúvida, opte pelo mais simples, sempre!


Pontuação nos diálogos.


Sobre isso, eu vou deixar apenas um link de um artigo que explica algumas regras sobre pontuação nos diálogos, e quando e onde se deve usar maiúscula ou minúscula.


http://ligadosbetas.blogspot.com.br/2014/11/como-pontuar-dialogos.html


Referir-se aos personagens por suas características físicas.


Felizmente, isso não aconteceu muitas vezes, hehehe, mas achei por bem comentar. Tem uma parte que você se refere ao personagem como “o musculoso” e isso não fica legal (assim como não fica legal dizer “a ruiva” “o moreno”, o “de cabelo azul”, e etc.).


Bom, acho que, com relação à escrita, isso é tudo, rsrs, vou falar um pouquinho sobre o enredo agora, ok?


Na inscrição do Critique-me você apontou o enredo como provável ponto fraco da história. Eu não diria tanto, mas concordo com o “menos Hogwarts” que você usou. A questão é que você tá seguindo muito o roteiro do Harry Potter, por assim dizer. Tem os três amigos, a garota esperta, a professora aparentemente séria, mas super bondosa (Minerva), o professor que faz sucesso com as alunas (Lockhart), e também a questão dos quatro fundadores.


Mas, por outro lado, o background que você criou para a origem da escola me pareceu bastante interessante, assim como o uso de todas essas referências ao folclore do nosso país; sem dúvida esse é um diferencial para a história. Acredito que você tem muito material com que trabalhar e a história tente a ficar mais interessante, à medida que as informações sobre a Aliança forem sendo inseridas.


Tem aquela parte dos que são escolhidos para mais de uma casa, achei bem legal; a maneira como aconteceu a seleção também foi bem bolada. A cena do javali ~entrando por trás~ foi bem comédia, devo dizer.


Há também o fato de o Miguel ser gay. Apesar de eu não ter achado a maneira como essa informação foi inserida na história interessante, isso já o diferencia do personagem que o inspirou. Eu ainda não percebi quem poderia ser o “par” dele, porque não creio que seja o Rodrigo. Mas você também citou o romance como uma fragilidade. Nesse ponto, eu não sei bem qual será seu objetivo. Acho que o Rodrigo funciona melhor como amigo mesmo, e para desenvolver o lado do romance do Miguel, você pode ir usando os elementos comuns da vida de um adolescente, as descobertas, a curiosidade e tal.


E eu quase me esqueço de falar da capa! Não sou daquelas que olha pra capa, sinceramente, na maioria das vezes nem reparo, rsrs, mas como parte do trabalho, observei a sua e a achei belíssima. ^^


Então é isso! Tratando-se de enredo, sua história é legal, parece promissora. Você precisa, no entanto, tomar mais cuidado e ter um pouco de atenção na hora de redigir o texto. Você comentou que seu propósito é divertir os leitores e a si mesmo, mas podemos nos divertir com coerência, coesão e um português lindíssimo que é melhor, não é mesmo?


Eu espero que essas dicas possam ajudá-lo com a continuação da história, assim como com trabalhos futuros. Gostei muito de ter sido a beta designada pra sua história, fazia tempo que não lia nada do universo de HP, deu saudade ♥.


Em nome da Liga, agradeço seu interesse e disponibilidade em participar do projeto. Nós não existiríamos sem autores como vocês. Ownn.... Um abraço


The Escapist.


Resposta do Autor [M Deville]: HEEEEY Escapist, tudo bem? Brigadão por ter feito essa crítica maravilhosa *-*
Tentarei ser breve e responder as perguntas que você fez hehe.
 
Sobre a Sinopse confesso que foi algo de momento - e de falta de talento - sou péssimo com elas! Não sei resumir sem dar spoiler ou usar dos clichês haha, mas pode deixar que vou melhorar :D
 
A questão da águia entregando a carta foi algo proposital, mas a frente falaremos sobre o ambiente onde Miguel cresceu, que era propício a Águia Cinzenta. Resumindo, não existe uma ave específica para entregar a carta. Depende da fauna região onde o bruxo vive, de acordo com a ave mais comum na região.
Confesso também que me odeio demasiado por conta da descrição fútil de Miguel... Por que diabos fui fazer assim?
A parte do Elfo que não conhece Mean Girls, vem do fato que que a Rachel, a Regina George do filme, ser uma elfa e o Rodrigo não conhecer mesmo assim.
Dom Pedro II teve uma ligeira importância para os bruxos, a qual falarei depois.
Na parte inferior, classes estudantis de professores que já frequentaram a casa na época de estudo, que abrigam todos os alunos da escola para suas aulas”. Nessa parte tentei explicar que professores dormiam nas torres da casa que pertenciam, e que suas classes também ficam lá.
Yo soy boliviado, mas sei falar português muy bien! — exclamou Diego, falando propositalmente em espanhol. Teclado virtual me matando de vergonha, é Boliviano haha, e ele fez um portunhol para os amigos entenderem.
Então, agradeço muito por esse toque de realidade haha, logo começarei a corrigir os erros que você me apontou. Muito obrigado mesmo, sua crítica vai ser essencial para minha história evoluir *-*
Beijos!!


Honora

11/03/2016 às 21:49 • Capítulo 1 - Samambaias Sumidas
Oi! Eu li o primeiro capítulo e apesar de não acompanhar eu queria deixar um comentário... Bem, eu não vou acompanhar porque não é o tipo de história que eu gosto, sabe? É questão de gosto mesmo, nadinha particular! Até porque tua escrita tá MARAVILHOSA, tá tudo bem detalhado e escrito divinamente, parabéns por isso! Como eu disse, só não acompanharei porque não faz meu gosto, mas boa sorte com a história, ela parece ser MUITO promissora.
Bichento. ♥


Resposta do Autor [M Deville]: Obrigado ^^
 
 


MaryDuda2000

02/04/2016 às 12:01 • Capítulo 1 - Samambaias Sumidas
O que acha que precisa ser melhorado?
Somentes alguns errinho de digitação, nada alarmante. Uma letra ou outra faltando aqui ou ali.

O que mais gostou no capítulo?
Uma escola de bruxaria brasileira. Uma Hogwarts mais orginal, mudandando até as casas.

Olá! Perdoe-me a demora em vir aqui, ler e comentar, mas estava realmente sem tempo e como o capítulo é grande, precisa ter bastante para ler e prestar atenção a cada detalhe.
Bom, vale dizer que precisarei de tempo para me acostumar com essa ideia de Duque, Condesa e Infante. Confesso que isso me lembrou de Divergente e não resisti em soltar uma curta gargalhada enquanto lia.
Gostei bastante deles. Miguel parece ser um doce só, tímido e fofo. Rodrigo bastante esperto, apesar de atrapalho. Só um apontamento leve... O caso do "maix" - o sotaque carioca é no "s" mais puxado, mas geralmente dizem que é na substituição por "x" na pronuncia (digo por experiência própria já que sou carioca e tenho parte desse sotaque, mesmo tendo morado metade da vida em outros lugares do Brasil). O "x" é mais puxado em estados como Amazonas (morei lá por 3 anos e acredite, tem uma diferença boa). Exemplo: Exxplique - Amazonas. Hisstória - carioca. Sem querer corrigir, é só um apontamento mesmo, pois o equívoco geralmente causa exagero na hora que outras pessoas vão reproduzir na pronuncia (e chega a ser irritante dependendo da pessoa).
Confesso que ficou sensacional o estilo de narrativa. Todo o contexto e os detalhes, o modo como se deixa em pleno dispor para explorá-los juntamente as ideias pouco mais originais como o caso da estrela.
Vou indo agora. Meus parabéns e até a próxima!


Resposta do Autor [M Deville]: Sorry pela demora, mas deixo para responder tudo de uma vez haha
 
Fico demasiadamente feliz que tenha gostado :D


Chess Melo

27/05/2016 às 21:04 • Capítulo 1 - Samambaias Sumidas
O que mais gostou no capítulo?
Imagino que deva doer bastante um tapa vindo de uma estátua. xD

Parabéns pra você...
Hahahaha, amo todas essas referências, elas dão um toque a mais à história. Sobre essa questão do infante, príncipe e conde: foi uma ótima ideia.
Gosto muito do mundo de HP e você está fazendo algo novo num universo que ainda não tivemos muitas informações. Eu consigo ver e imaginar tudo o que você descreve como um pedacinho do canon.
Muito obrigada por escrever.
Faloooooow. c:


Resposta do Autor [M Deville]: Poxa, eu que agradeço por sua leitura ^^
 
 


Isadora Nardes

28/05/2016 às 20:29 • Capítulo 1 - Samambaias Sumidas
Posso falar a verdade?? Não vou mentir
ADOREI
Nossa, não esperava tanto ♥ estou apaixonada por essa fic, parabéns ♥ 


Resposta do Autor [Laz]: ♥