Comentários em Sensei

Menta

07/07/2014 às 13:48 • Parsley, sage, rosemary and thyme
Olha, pra começo de conversa tenho de dizer que eu simplesmente amo Scarborough Fair. Escuto Simon & Garfunkel desde que tenho uns 16 anos, e foi graças a eles que conheci esta bela peça das músicas folclóricas medievais inglesas. E não sabia que as ervas escolhidas tinham tamanho significado. Achei lindíssimo, profundamente tocante e muito bem escolhido!
Devo agradecer também a dedicação à história, que bem ou mal realmente me lembrou meu conto Os Jardins de Salley em alguns aspectos. Tomara que a sorte das histórias de jardins místicos esteja com você, e, assim como venci o concurso de contos da página das Leitoras de Fanfics da Depressão, você vença o desafio do nyah também! Tinha pensado em participar, mas não sei até quando será estipulado o prazo para criar uma história, e acho que precisa-se achar leitores beta, algo que nunca usei e não sei como funciona realmente.
Voltando à história... Vi muito de você na personagem principal, o que é interessante, afinal todo escritor deixa um pouco de si em seus personagens. Entretanto, não foi de uma forma "self-insert", mas sim como se deixasse fragmentos de você na personagem. Especialmente por ter 19 anos e ser fascinada pela união ocidental-medieval, heheeheh.
Pelo que compreendi, Violet foi estuprada com 12 anos, foi isso? Enquanto Hannah tinha seus traumas de guerra, Violet teve a pior das violências que um ser humano pode sofrer... Só posso imaginar o horror que é sofrer uma agressão desse nível. Acredito que seja um dos piores pesadelos de toda mulher, já que vivemos dentro das estruturas de patriarcado, e estamos mais sujeitas a este tipo de violência do que os homens.
O detalhe do fantasma (ah, fantasminhas camaradas ♥ Thomas beberia sakê com Seiichi e falariam felizes de suas amadas HAHAHAH) e sua lembrança foi algo certamente delicado e bonito. Conseguiria imaginar uma lenda japonesanesses moldes. Tão singelo, meigo e discreto. O típico romance da cultura japonesa mesmo.
O final foi a parte mais enigmática e certamente criativa do conto. Gostei de tudo, especialmente das descrições da arte das geishas, mas ainda estou me questionando sobre o que realmente aconteceu. O Professor Akira Takano seria uma reencarnação de Seiichi? Algum parente distante? Ou foi apenas uma projeção de Violet?
Só sei que foi um ótimo detalhe justamente o orientador ser parecido com Seiichi. A fórmula perfeita para terminar o conto com a impactante forma de tratamento "Sensei", heheh. Referindo-se tanto a Seiichi quanto a posição que Akira ocupa.
Muito bem construída, amarrada e finalizada. Vou favoritar!
Espero que ganhe o concurso!
Beijos!


Resposta do Autor [The Maiden]: Minha querida Menta, que honra teu comentário ter sido o primeiro nesse pequeno conto! ♥ Thank you very much :) Puxa, Simon e Garfunkel tem uma das melhores versões de Scarborough Fair, a ouvi milhões de vezes. A hora em que eles fundem as vozes, misturando diferentes letras, me arrepia só de lembrar. Scarborough Fair é uma música que me marcou tanto e que eu amo tão intensamente que sou incapaz de escolher uma versão - amo todas. É como se eu amasse aquela música perdida, feita lá atrás. A história sobre como encontrei essa música tem um quêzinho de bruxaria: Muitos anos atrás, quando ganhei meu primeiro teclado, havia muitas músicas tradicionais nele, que permitiam que você trocasse o instrumento solista. E eu troquei adivinha por qual? Sim, umshamisen! Essa 'versão' ficou comigo desde essa época, e desde então amo muito essa música. Quando decidi tentar escrever um conto, depois de ter tido a ideia que disse nas notas, decidi que não poderia colocar outra música nesse filhinho querido meu.
Uma coisa muito engraçada é que escrevi esse conto em um completo frenesi, numa madrugada. Depois dele pronto, lembrei do desafio, fiz uns cortes e decidi jogar a sorte para participar, vai saber xD Mais pela diversão mesmo. Duvido que se a ideia não fosse muito antiga conseguiria escrever :/ Mas seria maravilhoso que você participasse! Vai demorar para o prazo fechar, e creio que beta não é imprescindível, só recomendável. Quanto a mim, só de lerem essa historieta fico muito feliz, sério rs' Me senti muito honrada por essa história ter lembrado seu conto tão maravilhoso, e tão finamente escrito. É engraçado que eu nem tinha pensado no fato do fantasma no começo, acho que foi uma coisa meio inconsciente. No começo vi algumas influências deMorro dos Ventos Uivantes,Madame Butterfly,The Painted Veil, e principalmente, d'O Fantasma de Canterville, do meu ídolo máximo, Oscar Wilde, especialmente na relação fantasma-menina. Mas depois, no final, me lembrei do Thomas e realmente, notei que foi por sua causa que acho que relembrei essa ponta romântica, agridoce e nostálgica que um romance pode ter, depois de tanto tempo escrevendo histórias mais amargas rs' Por isso a dedicatória. Espero que tenha gostado.
Eu realmente quis me distanciar das minhas personagens anteriores ao criar a Violet. Queria que ela fosse única, e bem menos self-insert (até por que eu sempre tinha a mania de escrever e nunca terminar, então recomeçava sempre com a 'mesma' personagem). Tentei até descrevê-la menos, só aqueles olhos violetas e o cabelo negro. Mas por outro lado, fico contente que traços do escritor tenham restado de uma forma positiva! Acho que sempre deixamos nossas digitais em nossas criaturas, e isso é muito bom :)
Sobre o que Violet sofreu: Tentei deixar algo mais sugestivo e em aberto, justamente para levar o leitor a sentir o conto mais que pensar, a la Oscar Wilde. Mas, ao escrever, eu tinha algo de violência sexual em mente, realmente. Acho que, como você disse, é uma das piores dores que um ser humano pode sofrer, e tentei passar uma mensagem no estado destroçado da alma frágil dela durante muito tempo. Ela esteve condenada ao silêncio e a dor muda até conhecer osensei, como tantas mulheres pelo mundo. Isso é muito triste.
Sobre Seiichi: Devo afirmar que gostei de tê-lo criado, apesar dele ter praticamente pulado pronto daquela casa, quase vivo hehe Me senti contente por criar um homem que foge ao estereótipo do homem japonês, especialmente os mais antigos, e não seja necessariamente um personagem de anime ou dorama, embora ele seja uma exceção e tanto, admito :v Gostei muito também da relação mulher branca/homem oriental inusitada, já que sempre vemos o contrário, conforme mandaHollywood. O romance 'de porcelana' deles foi um dos meus pontos favoritos. Acho belíssimas essas descrições nas histórias japonesas. Não imagina a emoção que senti quando imaginei a ceninha que você pintou desse seu personagem tão sedutor e cativante e meu pequeno sensei♥ Achei interessante que, apesar de tão diferentes, há uma centelha de doçura em ambos. Talvez seja o arquétipo do homem apaixonado no fundo de nossas mentes.
Fiquei realmente extasiada por teres gostado do fim! Tive medo de ficar muito anticlimático pela curta duração do conto, e pela quebra temporal, mas amei suas reações, fiquei tipo ''MDS, que pfção!'' As descrições das geishas foi mais por tietagem minha por elas [rs'] e pela beleza estética que elas conferem, assim como para ilustrar o desvio da razão em que Violet se encontrava. Mas a minha parte favorita do seu comment é sua dúvida ♥ Sempre quis escrever um fim assim, que ficasse como o leitor imaginasse. Meu caro Akira Takano pode ser qualquer coisa: Uma reencarnação de Seiichi, já que estamos num ambiente budista marcado por essa crença de várias vidas como é o Japão; um Oyashiki parente distante que guarda os traços dele; uma projeção (amei essa hipótese, deu um ar fantástico a fic que eu nem tinha concebido)... Enfim, ele é um símbolo de que, com sua vida reconstruída por ela mesma, Violet poderia e merecia ter tudo, inclusive o amor.
O detalhe final foi intencionalmente meio cíclico hehe Não é legal terminar uma história com a mesma palavra que começou?
Falei demais obviamente, tagarelei e respondi coisas que você nem perguntou, mas me perdoe, é que fiquei muito feliz por seu review e seus comentários tão profundamente acertados por essa pequena gravura japonesa em forma de conto. Leitores maravilhosos como tu são mais valiosos que qualquer desafio, mas agradeço muito seu incentivo! Muitíssimo obrigada, Menta! Talvez devêssemos colocar essa erva no verso:Parsley, sage, rosemary and mint! :)Beijo ♥


Halina

12/07/2014 às 00:02 • Parsley, sage, rosemary and thyme
Ler a história ouvindo a música me levou para dentro da narrativa de um jeito quase místico. E neste momento ainda estou me recuperando, mas não posso esperar para dizer: que história maravilhosa! Dá para ver que você realmente deu o melhor de si para fazer algo diferente do comum, com uma beleza que não é facilmente encontrada nos contos com os quais nos deparamos no dia a dia. Acho que nunca quis tanto conhecer o Japão como quero agora. E eu amo essas histórias de amor incomuns, que brincam com a imaginação, nos levam para um tipo de universo à parte e, ao mesmo tempo, parecem estar mais perto de nós do que a realidade.
O único apontamento que tenho a fazer é que acho que talvez seria melhor você ter explicado, desse seu jeito poético e gracioso de explicar, alguns dos termos em japonês que usou. Eu tive que fazer umas pesquisas básicas no google. E, nossa, como foi difícil me desprender da história para pesquisar.
De qualquer modo, essa sua fanfic foi um presente, já está entre as minhas favoritas. Espero que você continue escrevendo histórias tão bonitas quanto essa e que eu tenha a oportunidade de ler alguma outra um dia desses.
Até :3


Resposta do Autor [The Maiden]: Eu fiquei realmente emocionada, e muito honrada, quando encontrei esse comentário aqui na minha pequenina fic! Ainda mais vindo de alguém que escreve tão maravilhosamente bem, e tem uma escrita tão prolífica. Foi maravilhoso, de fato, saber que minha história tenha te agradado tanto. Agradeço imensamente!
Fiquei enlevada pela forma que você descreveu a imersão que o artifício da música proporcionou! Quis criar uma ambientação confortável para o meu leitor, mas nem em meus sonhos ela seria tão incrível como disseste, que maravilhoso xD Acho que a música, acima de tudo reflete a união de mundos, pessoas, sentimentos, espaços e tempos através do amor imortal que a fic ilustra ao demonstrar a relação de Violet e Seiichi. É como se fosse um fio condutor que no final, arremata tanto. Fico tão maravilhada em saber que ela cumpriu o papel mágico de fisgar a quem estava lendo! A alma da história é justamente o que você disse sobre estar se recuperando do impacto dela: Quis criar uma coisa pequena, mas marcante no espírito, como um pôr do sol bonito, mas fugaz. Nunca pensei que tivesse me aproximado desse objetivo, fiquei emocionada com sua declaração.
Confesso que tive que lapidar muito essa história para que ela chegasse ao formato atual, tenho o grave erro de escrever demais desnecessariamente ;-; Foi uma excelente lição para poder treinar-me em escrever histórias curtas e, como eu desejava, incomuns. A ambientação no Japão foi a parte que mais gostei de fazer: Sou absurdamente fascinada pela cultura japonesa, em especial a tradicional, e quis temperar a história com essa magia misteriosa que ela emana, atraindo quem lesse a sua fonte. Gostei e agradeço a sua observação sobre o vocabulário, e realmente, my fault xD Estava tão imersa na ambientação que acabei me esquecendo de que alguns leitores não poderiam conhecer essas minúcias típicas japonesas xD Como a história já estava no limite de palavras, após sua dica fiz um pequeno glossário nas notas para quem tivesse dúvidas, mas eu me lembrarei disso para as próximas que eu escrever xD
''E eu amo essas histórias de amor incomuns, que brincam com a imaginação, nos levam para um tipo de universo à parte e, ao mesmo tempo, parecem estar mais perto de nós do que a realidade.'' Teu comentário que foi um presente para mim, creia-me. Você enunciou nessa frase um sentimento que eu queria expressar na história, mas nem sabia explicar direito. Ficarei imensamente honrada se voltar a encontrá-la nas minhas histórias! Arigatou gozaimasu, Halina-sama, mata ne! :3


Kori Hime

12/08/2014 às 11:46 • Parsley, sage, rosemary and thyme
Lendo o conto me recordei de um documentário que assisti sobreAokigahara, a floresta do suicídio. A taxa de suicídio no Japão é muito alta, e costumam-se ir até essa floresta para se matarem, chegam a recolher 100 corpos por ano. É muito triste.
Então, sobre a história. Eu já estava vendo a menina se matando, até aparecer o "sensei" foi curioso o decorrer da história a partir daí. Um pouco (muito) sobrenatural hehe.
Gostei, ficou bem bonito o texto.
E o final deu aquele toque de magia que só os contos podem nos proporcionar.
Beijos.


Resposta do Autor [The Maiden]: Obrigada! Fiquei muito emocionada ao descobrir teu comentário ^_^ Como comecei a trabalhar me ausentei um pouco, mas qual foi a minha surpresa ao ver o resultado do desafio, e ainda mais o seu comentário aqui! É mesmo uma honra, muitíssimo obrigada!
Uma das motivações sobre essa história foi justamente o tema do suicídio no Japão, sobre o qual li muito [inclusive vi um documentário sobreAokigahara também!] e nada melhor, na minha cabeça, que trabalhar um tema polêmico de uma maneira mais consciente, ainda mais sendo um tema profundamente ligado ao país que eu escolhi. Fiquei contente de que realmente foi surpreendente que ela não tenha se matado, e que a história não tenha se entregado desde o começo! :) Sobre o sobrenatural, realmente quis colocar uma tênue divisa entre a realidade e o irreal ^_^
Seus elogios são demais, fico extremamente contente que tenhas gostado! À maneira japonesa, arigatogozaimasu! Beijo! ^_^


sakura2000

26/08/2014 às 10:11 • Parsley, sage, rosemary and thyme
amei a fanfic, nunca tinha lido uma fanficcom personagens originais, agora que li amei.Parabens pelo talento


Resposta do Autor [The Maiden]: Puxa, eu me sinto muito honrada em saber que essa foi sua primeira fic original e você gostou tanto! Deixa a gente tão feliz que dá vontade de nunca parar de pensar em escrever xD Muito obrigada, fico lisonjeada com os elogios, mesmo ♥


GraaziKenway

26/08/2014 às 10:15 • Parsley, sage, rosemary and thyme
MEU DEUS, MEU DEUS!


Resposta do Autor [The Maiden]: Puxa, Graazi, sua MP-comentário [hehe] me deixou boba de tão contente. Sabe quando você fica rindo pro monitor, escondendo o rosto com as mãos e falando coisas como 'Kya!'? Poisé AUEHAUHEUAHEA Sério, muito obrigada! Fiquei muito contente que você tenha gostado da minha abordagem sobre o amor, é meio diferente, gosto de pensar numa espécie de comunhão de almas, às vezes me parece meio metafísico demais, mas é como gosto de imaginá-lo xD Puxa, me sinto muito feliz em saber que a história mexeu contigo e te deixou curiosa [me esforço muito nesse sentido, adoro deixar os leitores curiosos xD ] Quando você falou o nome do meu parzinho na sua MP fiquei 'aawwnn'. Muito obrigada pelo comentário, minha cara, me deixou muito feliz mesmo! Espero vê-la em outras histórias, se elas vierem! ^_^


Sah Amaterasu

26/08/2014 às 14:09 • Parsley, sage, rosemary and thyme
O que mais gostou no capítulo?

essa é a primeira fic original que leio aqui no nyah,simplesmente perfeita! :D me encantei por ela,ainda mais por ser misteriosa. o conteudo é otimo,e sua escrita é profissional,hein? amei,e favoritei!



.

Resposta do Autor [The Maiden]: A rimazinha do final 'amei feat favoritei' me deixou tão contente hehe Muito obrigada *0* Puxa, eu realmente me sinto muito honrada em saber que você, dentre outras pessoas, gostou tanto da fic mesmo ela sendo a primeira original que leu. É tão 'OMG, que honra' hehe Mistério me encanta também, é tão gostosa uma história misteriosa, né? 'Escrita profissional' geeente xD Ainda estou muuito longe disso, mas me sinto muito honrada xD Arigato, Sah-san! xD


Rebeca

29/08/2014 às 08:21 • Parsley, sage, rosemary and thyme
O que mais gostou no capítulo?

Tudo hajshbuzrkjs



Cara, sério, mt pft :O


Resposta do Autor [The Maiden]: Geente, como assim tudo? Muito obrigada por ter achado perfeito, arigato! *0*


Phoebe

29/08/2014 às 16:33 • Parsley, sage, rosemary and thyme
O que mais gostou no capítulo?

A história é linda .



Tem continuação ????? , pelo amor de deus me responda.


Resposta do Autor [The Maiden]: Respondendo xD Sorry pela enrola, arrumei um trabalho, então já viu ;-; Bem, sobre a continuação, eu realmente não tinha pensado nisso, já que essa história foi bolada como um conto, mas... Seu comentário me fez pensar nisso, sério! E obrigada pelo elogio, bjs *0*


Vagabond

30/08/2014 às 15:44 • Parsley, sage, rosemary and thyme
O que mais gostou no capítulo?

A leveza mesclada profundidade.



Engraçado, essa fic chamou-me a atenção quando entrei no site e a vi como uma sugestão de leitura. Já no início, fiquei deliciosamente presa à narrativa fluente, aos acontecimentos descritos com leveza, profundidade e encantamento. Gosto quando surge uma história que lembra algumas que já li e vi (Em algum lugar do passado, é um filme com essa temática do amor superando o tempo físico), mas que possui a sua originalidade intrínseca por tratar-se de um contexto novo e com uma poesia admirável. O Japão foi uma escolha perfeita, assim como o universo feminino que se desdobra em tantas possibilidades que cada uma de nós pode imaginar durante a narrativa.
A música escolhida é uma das minhas favoritas e pertenceu a minha adolescência, preparando-me para conhecer, mais tarde, outras pérolas que me descortinariam a tradição celta com Loreena Mckennitt, Enya e também, o som místico e envolvente do japonês Kitaro.
Obrigada por nos presentear com tanta beleza em um único capítulo. Dizem que alguns tesouros possuem aquela peça em especial que se torna mais valiosa que todo o montante. Assim é a tua fic, a peça única que merece ser recomendada e divulgada!!! Bjs, XD


Resposta do Autor [The Maiden]: Puxa, seu comentário me deixou tão contente que fiquei encarando o computador durante um bom tempo, pensando: ''Meus deuses, como vou responder esse comentário da forma que ele merece?''. Mas como geralmente não adianta eu pensar antes, vou pensando enquanto respondo xD
Uma coisa que amei a respeito dessa one-shot foi o fato das pessoas [como você disse], 'esbarrarem' nela e serem capturadas por ela, mesmo sendo uma original. Isso me deixa tão contente! Me sinto encantada pelo fato de você ter se sentido envolvida pela narrativa. O tema de amor vs. tempo realmente é bem recorrente na literatura [assisti Em Algum Lugar do Passado, mas faz tanto tempo que só lembrei agora quando você citou hehe ], e me sinto lisonjeada em ver que você considera que fui capaz de inová-lo mesmo assim.
Sobre o Japão, sou completamente apaixonada por ele, apesar de não ter tido uma formação muito forte na cultura pop japonesa [poderíamos dizer otaku, no bom sentido?], não tendo lido muitos mangás nem ter visto muitos animes. Acabei me apegando muito à cultura antiga e tradicional mesmo, lendo livros de autores japoneses, filmes de samurai, doramas de época e coisas do tipo, e especialmente estudando muito sobre a cultura gueixa e oiran. Quando fui escrever essa fic fiquei com medo de escrever um Japão irrealista demais, mas depois decidi idealizá-lo na minha escrita - e ficou assim, a despeito da minha protagonista gaijin hehe Ela mesma foi uma inovação para mim, pois não costumava escrever muito do ponto de vista de uma personagem como ela, e me sinto muito feliz por ter conseguido enxergar um pouquinho além dentro do universo feminino. E especialmente por encontrar comentários como o seu sobre isso ♥
A música é um ponto tão importante dentro da narrativa que tive medo que ficasse dissonante do cenário e da história, por ser uma música tão específica da Inglaterra medieval. Ela me marcou muito durante a adolescência [escutei ela pela primeira vez com uns doze anos!], e também foi a porta de entrada para esse mundo das músicas etéreas. Não conhecia Kitaro, certamente darei um jeito de ouvir!
Quanto a seu último comentário, eu que tenho que lhe agradecer. Vi tanta sinceridade nele que fiquei comovida, de verdade. Isso dá uma força enorme para quando você olha para um texto no Word e pensa: ''Mas... Publicarei ISSO?'', como aconteceu enquanto eu escrevia "Sensei". É maravilhoso saber que mesmo sendo tão humilde esse pequeno texto te agradou tanto. Obrigada por me presentear com esse comentário tão perfeito! Beijos! ♥ *-* xD


JujubaJ

02/09/2014 às 19:28 • Parsley, sage, rosemary and thyme
Estouapaixonada...Queficlinda...Seuspersonagenssãotãomarcantesepuros...Parabénseuameeei


Resposta do Autor [The Maiden]: Own, arigatogozaimasu! ♥ Muito obrigada, Jessyyy! *0*