Comentários em O Natal de Derek Snowden

Elyon Somniare

06/01/2014 às 10:19 • O Natal de Derek Snowden
Olá, Escapist!
Já há um tempo que queria ler uma das tuas histórias, e agora pensei juntar o útil ao agradável, pegando no conto para o Desafio de Natal. No geral foi uma boa leitura, cujas considerações tomarei em secções, para tentar não me esquecer de nada.
Enredo: O homem que sacrifica a família a favor do emprego sem se dar conta de que o está a fazer é um tema recorrente, em especial durante a época natalícia, o que não é original, contudo, usar isso para abordar o tema do desafio foi original. Se parece que me estou a contradizer, vamos colocar as coisas nestes termos: a ideia base não é original, o modo e o momento como e em que foi utilizada, é. Pelo que tenho lido, a maioria dos concorrentes concentrou-se em explicar porquê que o Pai Natal desapareceu, envolvendo investigações e resgates. Tu concentraste-te mais nos efeitos que esse desaparecimento teve sobre um homem comum, representante da sociedade em geral. Ao mesmo tempo, deste também uma razão ao velhote para ter desaparecido, não só a razão física – aproveitar umas boas férias para ganhar alguma cor, por assim dizer – como uma razão psicológica e simbólica – a crença que a Humanidade já não encarava o Natal com o mesmo espírito, ou com nenhum espírito de todo.
Escrita: Existem algumas gralhas, nomeadamente incongruência entre o singular e o plural, falta de espaços a seguir a alguns dos travessões dos diálogos (notei que ocorreu o mesmo com uma vírgula), “Natal” ora está escrito em maiúscula, ora em minúscula, e muito raramente (na verdade, só me recordo de duas vezes), letras em falta. No geral, tens uma escrita agradável, com bom uso de diálogos e de momentos de reflexão interior. Notei que usas muito o ponto e vírgula, um sinal de pontuação que não costuma ser muito usado pela maioria. Embora quase sempre estivesse bem utilizado, por vezes pareceu-me que uma vírgula ou dois pontos se adequariam melhor.
Personagens: Tal como em relação ao enredo, Derek Snowdan é o tipo de personagem mais utilizado neste tipo de histórias. A sua personalidade e actos, contudo, ficaram bem espelhados, e pareceu-me que os seus “erros” se devessem mais a distracção que a intenção. Gostei da brincadeira com o nome.
Quanto às personagens secundárias, notei que são personagens planas, estando no conto a representar algo, e, nesse caso, cumpriram bem o seu papel na história.
No geral, voltando a repetir-me, considerei um conto bem conseguido, que muitos leitores terão gosto em ler.
Abraço.


Resposta do Autor [The Escapist]: Primeiro, agradeço sua disponibilidade em ler, Elyon, receber um comentário seu significa muito, principalmente pela, hum, profundidade do mesmo. Obrigada.
Assim que vi o tema do desafio do Nyah, tem pensar em algo diferente, mas, convenhamos, o Natal é naturalmente um feriado clichê, então fugir disso estava fora de cogitação; por isso optei por ir um caminho no qual eu mesma me pego pensando várias vezes.
Sua observações sobre a escrita são bastante pontuais e eu agradeço; li um texto no blog da Liga que a autora falava que seria bom revisar o texto pelo menos cinco vezes! Eu já acho que tenho que revisar mais que isso, porque sempre deixo escapar alguma coisa, em especial esses espaço depois do travessão ou da vírgula. Quanto ao ponto e vírgula, parece que eu tenho um tipo de vício por ele, realmente uso bastante, embora reconheça que em alguns momentos abuse desse direito (também confesso que pontuação pode ser considerado o meu Calcanhar de Aquiles, é algo que estou me esforçando para melhorar).
Agradeço mais uma vez por sua atenção e valiosas observações.


Anne L

07/01/2014 às 14:46 • O Natal de Derek Snowden
Gente, que lindo. Tô quase chorando aqui auhahua sério. Foi tão intensa a história. Eu gostei que você pegou um ângulo diferente pra abordar o desafio, mas cumpriu tudo assim mesmo. E ficou muito bem escrita.
Achei bonito o Derek ter aprendido tanto pela ausência do Papai Noel e, mais importante, ter aplicado o que aprendeu. Quando alguém distante assim estica a mão pra nos alcançar, a maior chance é que estiquemos a nossa de volta. Mas ela precisa tomar o primeiro passo. Ele fez isso e não se decepcionou.
Tenho certeza de que os dias que se seguiram foram bem melhores que qualquer Natal :) E acho que alguém no Pólo Norte concordou, dando a resposta com a neve.
Amei mesmo ♥


Resposta do Autor [The Escapist]: Ai que fofo, que coments lindo! Obrigada Anne! Eu fico muito contente que tenhas gostado, é tão gratificante saber que o que a gente faz consegue despertar algum sentimento em outra pessoa.
Obrigada
beijos


Héracles

09/01/2014 às 16:21 • O Natal de Derek Snowden
Gostei muito dessa história, de verdade. Para começar, me identifiquei muito com você, também não sou o maior fã de natal e gosto muito dessa música do Coldplay.
O que me chamou a atenção na fic, foi você não ter centrado a história no Noel, isso foi bem inédito. Deixou a fic bemreal, de um jeito dramático, bem diferente das histórias sobre o natal, o que ultrapassa esse desafio, já me cansei de ver filmes piegas sobre o natal.
O personagem Derek ficou bem interessante, muito bem construído. Foi legal o fato dele retratar boa parte de pais de família atuais. Achei incrível ele ter tomado uma atitude pela família e não pelo "espírito natalino'' como motivo principal.
O Noel foi um personagem que também gostei. Achei engraçado ele ter tirado férias. Ele ter sido franco com a situação foi ótimo. Fiquei com uma baita inveja dele, adoraria ir para a Grécia.
Enfim, adorei essa história. Até mais :)


Resposta do Autor [The Escapist]: Ah você gosta da música do Coldplay ♥, já seria o suficiente para me deixar sorrindo e ainda completa com um comentário tão fofo desses. Muito obrigada, eu sempre fico verdadeiramente emocionada quando algo que eu faço desperta algum tipo de sentimento em outra pessoa, é uma sensação boa não é?
Quanto à história, é, eu não poderia abrir mão de um drama, sabe, sou quase uma drama queen e minhas histórias sempre seguem esse rumo. Mas que bom que você gostou. Enfim, obrigada novamente pelo comentário.


Kori Hime

22/01/2014 às 00:11 • O Natal de Derek Snowden
O que mais gostou no capítulo?

"Derek estava se sentindo o coc do cavalo do amigo do bandido." HAHAHAH mas gente. Eu ri demais dessa frase.



Oi, tudo bem? Menção honrosa merecida. É uma história muito boa. Quero agradecer sua participação. Gostaria de vê-la lá no primeiro lugar, mas a gente as vezes deve abrir mão de algumas coisas para que outras possam vir, e eu tenho certeza que isso acontecerá com você.
Derek teve uma bela lição sobre o Natal. Eu não sou mais religiosa, como fui criada, mas respeito as tradições natalinas, ou pelo menos o clima do natal, aquela sensação boa de todos unidos comendo e conversando, iaia e as comidas =X
Beijos amore, bom trabalho


Resposta do Autor [The Escapist]: Tia Kori comentou na minha história! ~se sentindo a rainha do camarote~
Então, quando eu enviei a fic pro desafio nem acreditava que passaria no teste da Liga, eu sou uma pessoa meio enrolada que faz várias coisas ao mesmo tempo, e isso às vezes dá o maior problema, enfim, daí eu entrei pra Liga e pensei que deveria desistir do desafio, mas antes queria falar com a Salieri sobre o assunto. Cabou que eu não fiz nada, eu esqueci; mas regras são regras e os membros da liga não poderiam estar no top 10, é justo, ter uma menção honrosa na primeira página do Nyah! é ser top dos tops, fala sério.
Foi divertido escrever o conto, eu confesso que às vezes eu me sinto meio Derek, sabe? Tem hora que eu me preocupo tanto comigo, com o meu trabalho, com a necessidade de cumprir horários, tarefas e etc, que eu preciso parar um pouco e respirar. O mais engraçado é que o Natal é um feriado sem qualquer significado para mim, quer dizer, exceto pelo fato de eu sair cedo do trabalho, eu nem comemoro nada, por isso foi realmente desafiador.
Obrigada pelo comentário, Kori.


Roberta Pereira

24/01/2014 às 13:18 • O Natal de Derek Snowden
Perfeita!!!
Eu simplesmente amei essa história! Ela é escrita perfeitamente, e mostra todos os detalhes, bem direitinho. Mais uma história que eu li na qual ela mostra o verdadeiro significado do Natal. O amor, o companheirismo. Mostra também que os problemas do dia-a-dia são apenas empecilhos pra mostrarmos o nosso lado bondoso e gentil.
Por mim esse conto já estaria em primeiro lugar. :)


Resposta do Autor [The Escapist]: Ownnn, muito obrigada pelo seu comentário, querida, me deixa muito contente que tenhas gostado do conto.


Policromo

25/01/2014 às 12:00 • O Natal de Derek Snowden
Li essa fanfichá dois dias e só agora pude arranjar palavras que descrevessem os meus sentimentos. E, apesar disso, creio que não pude "arejar" muito bem os meus pensamentos, mas vamos lá.
Real. É isso o que eu posso dizer dessa narrativa tão singela. Confesso que não são muito fã do Natal - talvez seja porque o capitalismo dominou e distorceu alguns de meus valores em relação a essa data -, mas eu gosto do climanatalino; quando as famílias se reúnem, brindam e festejam um dia no qual todos possam estar juntos. E esse, sim, é o verdadeiro significado do Natal: a união. E, bem, isso foi muito bem abordado em sua fanfic.
Existem milhões de "Derek's" espalhados em nossa sociedade: homens cuja mentalidade se resume em "trabalho, trabalho, trabalho!" É comum e extremamente desanimador. Quantos pais sequer passam um dia com os filhos, pensando apenas no emprego que pode sustentar sua família? Tudo bem, trabalhar é bom, mas tudo tem um limite. E Derek é um indivíduo que já ultrapassou esse limite há muito tempo.
Tenho que enfatizar uma coisa que você provavelmente já deve saber ao ter visto os comentários (xD): o fato de você ter utilizado um temaatualecomumtornou sua história especial e original. O personagem em questão está... Como podemos dizer...? Envolvido implicitamente no sumiço do Papai Noel. Ele não está em nenhuma investigação para descobrir o paradeiro do Bom Velhinho, e sim participando de modo implícito nos fatos: acompanhando tudo de sua televisão e analisando as emoções das pessoas; de sua família. Eu achei isso incrível, porque ao mesmo tempo que écomum, essa história éinovadora.
Parabéns pelo excelente trabalho. Vou reler essa história inúmeras vezes. =)


Resposta do Autor [The Escapist]: Bem, a única coisa que eu posso dizer é obrigada. Me agrada demais quando alguém curte o que eu escrevo, acho que é uma recompensa significativa para um autor.
Obrigada por seu comentário


Michi Swan

22/02/2014 às 13:08 • O Natal de Derek Snowden
Incrível como demora para percebermos onde estamos errando. Coisas tão banais, e aparentemente corriqueira que fazemos, podem ser hábitos horríveis que nos tornam egoístas, incapazes de olhar para o próximo. Sim, precisamos de um bom velhinho que nos mostre isso. Acredito que Deus faz isso por nós, que ele envou o alguém que nos dá esperança e mostra o amor.

Muito bem representado nesta linda história, que mostra de forma tão realista o que passamos. Rs embora não acredite em um papai Noel.

Essa história faz as pessoas refletirem sobre elas mesmas. E dá capacidade de serem melhores.
Parabéns por esse dom. Foi uma grande leitura:)


Resposta do Autor [The Escapist]: Eu fico contente que tenhas gostados e mais ainda por seu comentário tão lindo e fofo!


Frida

03/03/2014 às 09:52 • O Natal de Derek Snowden
Bem inovadora a ideia da história! Gostei muito da mensagem por trás também. A carta no final foi um ótimo encerramento e mesmo que o sumiço do Noel tenha sido um pano de fundo para o conflito, achei interessantíssimo a resolução do mistério. Enfim, ótima história.
Beijokas da Frida ;*


Resposta do Autor [The Escapist]: Obrigada pelo seu comentário, Frida, fico contente que tenhas gostado.
beijos


wondervaldez

05/03/2014 às 15:18 • O Natal de Derek Snowden
O que acha que precisa ser melhorado?

NADA!



O que mais gostou no capítulo?

TUDO!



Minha dica: se torne escritora profissional.


Resposta do Autor [The Escapist]: Sua dia está anotada, ehehe, mas eu acho que ainda preciso treinar um pouco enfim, obrigada pelo comentário.


Amora Hyuuga

05/03/2014 às 21:38 • O Natal de Derek Snowden
Cara , adorei . Realmente , quando li , que o Sr.Noel estava de férias , pensei que era mentirinha , que , sei lá , Derek iria acha-lo ... Mais, não . Estava errada , prefiro assim. você poderia estar entre as 10 melhores, agora , não estou conformada , " PROTESTO , O NATAL DE DEREK SNOWDEN TEM DE IR ÁS 10 MELHORES " .
Beijos De Amora ;) :)


Resposta do Autor [The Escapist]: Oi, querida, muito obrigada pelo comentário, fico muito feliz que tenha gostado. Sobre estar entre os 10, regras são regras, né? E não seria justo com os outros autores.
Beijos!