Louis > Recomendações

Erótica

Louis

18/11/2018 às 21:44
Bom, que conste nos autos que essa é a minha primeira recomendação.
Da vida toda.
Me peguei em uma folga de domingo, e como em todos os outros, me lembrei de você. Permitindo depois de uma decepcionante não atualização, voltar e reler Bacanal. Bebi as palavras como se fosse o vinho mais precioso de Dionísio, e percebi que a palavra recomendação dançava entre meus lábios. E toda essa história de palavras bonitas são só pra te contar que eu estou irremediavelmente apaixonada por você. E que essa recomendação vai parecer mais uma declaração de amor, do que outra coisa.
Bacanal já tem três recomendações, e Erótica apenas duas. O que me deixou com sede de simetria. Então, cá estou eu. Pra te contar quão maravilhosa essa história é.
Comecei a ler Erótica em um momento em que precisava de calor propriamente dito, e o nome me pareceu bem sugestivo na ocasião. Já nas notas iniciais, você me contou que eu pouco entenderia dessa história se não lesse a outra história. Então eu fui. E nem vou me alongar falando sobre ela agora, porque eu estou recomendando a segunda temporada, e tenho que manter o foco. Claro que já avisei que estaria me declarando pra você o tempo todo, então que fique claro :
Eu te amo.
Ler algo de tamanha qualidade, e de graça, faz minha alma pobre se encher de alegria. De verdade. Você descreve os personagens de uma forma que eu jamais conseguiria (invejo, inclusive, apesar de meu amor ultrapassar esses sentimentos estranhos). É tão natural a forma como você usa palavras mais formais e ritmadas, como em letras de música, quando é o Apolo. Dá pra ler cantando, fácil. E quando é algo sobre Dionísio, as palavras são simples, as vezes erráticas e te fazem sorrir como uma criança aprendendo a falar. Eros, é algo implícito, malicioso, lascivo, as palavras parecem me cortar, parecem entrar, elas parecem me ver. E Hermes é rápido. Impaciente. Inteligente. E é tão, tão, tão incrível como você consegue captar tudo isso mesmo que o texto não seja em primeira pessoa. É você quem os narra. Quem os dá vida, quem me faz perceber quando se trata de cada um. Hoje, depois de ser apresentada a dois novos personagens (que não vou mencionar aqui) eu vejo que isso é um dom seu. Tudo se tornou tão familiar, que eu conseguiria ler tudo sem os nomes deles. Só pela sua forma de escrita eu saberia de quem está falando.
Isso é incrível.
E, sobre eu estar aqui tecendo minhas palavras quando poderia estar escrevendo sobre meus personagens, tem um motivo :
Você faz isso comigo…
Por tantas vezes, meus personagens não falam comigo. Eu quase imploro, mas me viram as costas. Foi algo que fiz? Pergunto desesperada. Mas você está lá. Pra me fazer reler e esperar que somente eu tenha bloqueios criativos essa semana.
E me desculpe se tudo está soando melancólico demais, eu tô meio, sei lá.
Contudo, isso é uma recomendação, certo? Eu tenho que contar pra quem vai chegar aqui porque a pessoa deve ler Erótica. E não sei listar nenhum.
Eu também não conseguia dizer um motivo razoável para fazer essa recomendação, tampouco para não fazer. Por que não faria? Eu não tinha a resposta. Então percebi que tinha que fazer.
Qualquer pessoa que passe por aqui, e não se atreva a sorrir, chorar, aquecer e esfriar com essas suas palavras, simplesmente está meio vivo. Está incompleto. Incomodado. Estranhamente pacato. Um mar de estupidez. Então mesmo que você não goste do gênero. Que não goste de histórias com teor sexual alto. De histórias com relação homo e bissexuais. De descrições longas. De capítulos longos. De histórias com segundas temporadas. De pensamentos em itálico. De deuses gregos. Você simplesmente tem que ler. E vai descobrir, que nós não nos apaixonamos pelo que nos é igual. E sim pelo que é diferente.
Como opostos complementares…

Continuo apaixonada e rogando pelo seu amor em doces palavras.
Beijos amorosos e até a próxima,
Louis.

Após Columbine

Louis

07/04/2019 às 18:08
Se você gosta de ação, teorias de conspiração, mais alguma ação, investigação criminal e passado sombrio você pode ler. Se você gosta de personagens bem construídos, fins que justificam os meios de forma convincente, mais personagens bens construídos e escrita objetiva, você pode ler.
Se você gosta de terror, apreensão e aquela adrenalina que dá vontade de continuar, você pode ler. Se você gosta de sangue,suor e lágrimas,você pode ler.
Se você não gosta...
Leia de qualquer forma. Vai te surpreender.

Pouco Além (A Harry Potter Story)

Louis

14/04/2019 às 22:06
Atenção! Isso não é uma recomendação.
É uma declaração.
Declaro,por meio desta, que todos os cidadãos Nyhanianos estão devidamente avisados que é OBRIGATÓRIA a parada nessa história. Não só pare,como fique.
Enfim, foram avisados.
Essa história é sobre Harry Potter. Mas também não é. É sobre mistérios, romances, crianças agora crescidas e teorias de conspiração.
Ok,as teorias eu que acrescentei.
Temos uma nostalgia gostosa e temos também novidades dignas de novos livros. Temos o trio conhecido,e temos alianças até então desconhecidas. E tudo tão bem inserido e bem colocado, que é como se entrássemos pela primeira vez de novo em cada um dos Universos que você já citou,e seria a primeira vez. A empolgação e adrenalina é inédita. E podemos vivenciar isso de novo,e de novo,e de novo…
E sempre é uma novidade.
Os personagens, bem. Bem desenvolvidos a ponto de você imaginar as feições deles quando falam ou fazem algo. E dá até pra imaginar o que o personagem faria quando ele não está em cena.
Imaginei os olhares fulminantes de Thaila mais de uma vez.
A trama, pois é. Está bem amarrada a ponto das surpresas pegarem realmente, mesmo eu,que sou boa em descobrir o que vai acontecer. Não aqui. É tão surpreendente que se torna familiar. Você não pára pra pensar porque disso ou daquilo, porque é assim. E mesmo que você conheça os filmes, os livros,os tweets e tudo mais de HP, não é como se antes não fosse da forma que Matt escreveu. A costura do enredo não dá espaço pra furos e dúvidas. Não carece de explicações.
Partindo disso, espero que todos apaixonem como eu me apaixonei. Pelas palavras bem colocadas e simples de entender. Pelo mundo bruxo,pelos Guerreiros, por mais que eu sei que vem por aí. Pela ansiedade que dá uma história tão boa. Diz a ciência que o estado de paixão dura aproximadamente um ano,pra depois surgir o amor companheiro. Você está escrevendo há tantos anos, e eu só cheguei agora,mas bem. Vamos ver.
E se,mesmo depois de tanto, não quiserem parar por aqui…
Bem,foram devidamente avisados.

Tormentas

Louis

16/04/2019 às 11:12
Primeiro que não recomendar seria até um crime da minha parte.
Segundo que quando terminei de ler, tinha um pequeno buraco no meu peito e não consegui comentar nadinha. Então acho que consigo pegar pra resumir aqui.
Se é que eu posso resumir.
Quando você me disse que era um drama pesado, eu disse ok,posso lidar com isso. E bom, eu pude. Mas nada ok. O sofrimento dela ultrapassou a tela direto pro meu coração. A vontade dele em ficar com ela, passar por cima de tudo, um amor que foi profecia. E tão mais do que isso...
Você arrasou com meu coração. E nunca poderia agradecer mais por algo tão duro quanto essa queda. Algo que me faz voltar à realidade,mesmo que sejam personagens fantasiosos de alguma forma, é real aqui. É identificável. É fácil de sentir. E difícil de aceitar. O que nos leva aos porquês que não tem explicação.
Sua escrita é poesia. O tom é sempre mais artístico do que auto explicativo. As lembranças bem amarradas aos fatos atuais. O enredo bem feito, costurado pra um fim que você sabe qual é,mas não sabe. Talvez eu tenha criado esperanças junto com Hermione.
Enfim, todos devem ler. Eu terminei com aquela vontade de pegar um microfone e sair gritando "Leiam Tormentas, c****** !"
Porque precisamos disso. E bem,agora que meu coração já está devidamente colado, posso dizer que estou completamente apaixonada.
Obrigada por isso.

New Legends - Cavaleiros do Zodíaco

Louis

07/05/2019 às 16:03
Olha eu aqui! E não tô no lugar errado não.
Já li metade dessa história que nossa, eu nem posso dar spoiler aqui. E me sinto preparada pra dar uma recomendação.
Nem pelas armaduras (que são maravilhosas) nem pelos locais (que realmente são bem explorados e detalhados), nem mesmo pelo Mattverso (o qual apenas eu decidi que o nome é esse). Mas pelas pessoas. Os personagens são bem desenvolvidos, são fortes, poderosos e inteligentes. E são adolescentes. As vezes, são apenas crianças. E são bem mais do que isso…
Batalhas emocionantes que lidam com os corações deles, com os medos e com os sonhos. Viagens pro desconhecido e pro conhecido. Inimigos à altura e nada do poder do protagonismo que tanto desanima. Parece poético, eu sei. Mas só tô tentando não dar spoiler.
Vale acrescentar que não sou nenhuma fã de Cavaleiros do Zodíaco, mas depois de ler, já quero minha armadura. Não precisa conhecer o Universo pra gostar, Matt fez seu próprio Universo com referências pra quem conhece e com novidades pra quem não conhece.
É longa, eu sei. É BEM longa. Mas que viagem boa é feita tão rapidamente? Esqueça os menores frascos e compre esse catálogo todo. Você pode parcelar assim como eu, ou maratonar. Só leia.
Não dá pra se arrepender de ler uma parada dessas. Nunquinha. E a escrita tá boa… Na ação você consegue imaginar e visualizar as expressões deles, os gritos, as quedas, porque a narração é rápida e simples, o tempo voa, e você não pode perder nada…
New Legends me conquistou completamente. E parece poesia, mas só não posso dar spoiler…

Cracóvia

Louis

04/08/2019 às 17:58
Então. É difícil falar algo sobre essa história porque os sentimentos que ela me causam não são exatamente felizes. Mas vamos lá.
A ideia da história me pareceu interessante desde o início. O cenário da Guerra é bem forte e impactante, e é ótimo ver que você realmente entende o que se passou pra poder escrever.
O drama, a mesclagem de acontecimentos que não acontecem nos mesmos anos, nos mesmos lugares, mas que tem alguma ligação no início. E cada vez mais passam a ter… Mais ligação.
Os gêmeos, são um ponto a parte. Nem sempre me sinto preparada a sofrer com eles e por eles, mas sigo firme. E mesmo que suas situações sejam desesperadoras em algum ponto, dá pra notar muitas diferenças entre eles e seus contextos atuais.
A escrita é boa e envolvente. O narrador, no caso, se insere quase (quase!) como personagem, me fazendo notar pequenos detalhes. A divisão dos acontecimentos é interessante, e proporciona uma boa experiência de leitura porque não fica dramalhão. É Guerra, é tudo rápido e tudo passa rápido pelos olhos. Nem mesmo eles tem tempo pra ter seus lutos pessoais. Espero estar preparada pra ver o que tudo isso trará a eles, caso sobrevivam.
Enfim, o resto é spoiler.
Pontos pra você por me fazer ler uma história tensa e triste, e gostar dela. E gostar bastante.