Amauri Filho > Recomendações

Renascer

Amauri Filho

29/03/2014 às 21:49
Caramba! Nunca recomendei uma fic tão rapidamente! Eu queria esperar mais um pouco, mas não consegui. É quase um dever moral recomendar essa história e sei que não vou conseguir dormir tranquilo enquanto não fizer isso.
A fic está genial! Cada palavra parece ter sido pensada cuidadosamente para causar o efeito certo no leitor. Cada palavra foi encaixada com uma precisão divina no meio das frases para despertar aquele maravilhoso gostinho de "quero mais" ao final de cada capítulo.
A autora sobe dosar as características mais marcantes de cada personagem, conforme ele se encontram ao final do terceiro livro, e soube encaixar tudo isso em um enredo envolvente com uma habilidade que poucas vezes vi em minha vida! Arrisco dizer que a querida Suzanne Collins está com os dias contados como escritora com uma fic tão boa como essa estando disponível para os leitores.
Leiam! Não vão se arrepender em momento algum!

RUE - As flores, O pássaro e A música

Amauri Filho

01/05/2014 às 22:27
A história de "Jogos Vorazes" narrada pela visão da Rue. É assim que eu resumiria essa história. Parece pouco, mas não é! A autora fez algo impressionante. O final, obviamente, já é esperado, mas a fic assume um tom tão poético que, por alguns instantes, o leitor tem esperanças de que algo mude. A fic é maravilhosa em todos os sentidos da palavra e estou completamente atordoado com a belíssima carga metafórica que a autora desenvolve ao longo da história. Fantástica. Fenomenal. Maravilhosa. Singular. Divina. Poética. Essas e outras palavras são as mínimas necessárias para descrever a grandiosidade dessa história.

Nicotine

Amauri Filho

29/06/2014 às 22:16
Eu protelei muito antes de recomendar essa fic. Então, antes de mais nada, quero pedir mil desculpas à autora pela demora. DESCULPA! Enfim, pedido feito... Vamos à recomendação propriamente dita.
Normalmente, quando eu via que a fic estava classificada no gênero 'hentai', não dava a menor chance e pulava sem ao menos ler a sinopse. Preconceito meu? Com certeza. Assumo sem vergonha alguma. Mas foi um preconceito que "Nicotine" quebrou miseravelmente logo nas primeiras linhas do primeiro capítulo por ser uma história absolutamente fantástica e genialmente bem escrita! Impossível não se apaixonar pela maneira brilhante com que os personagens são desenvolvidos. Impossível não se encantar pela maneira como a história se desenvolveu. Impossível não amar a forma como o passado dos personagens foi explorado. Impossível não admirar o relacionamento desenvolvido pelos protagonistas: uma relação maravilhosa que envolve sentimentos e, obviamente, uma sensualidade absurdamente bem explorada mas que, ao contrário do que eu pensei por se tratar de um hentai, é colocada nos momentos certos da história.
Raramente em minha vida estive tão errado quanto no momento em que julguei os gênero sem ao menos ter dado uma chance e, a cada capítulo novo, idolatro o instante em que, finalmente, minha cabeça dura foi mudada e eu resolvi dar a mim mesmo a chance de me deleitar com essa história fantástica!
Parabéns, arizonas, por essa história incrível e que vale cada segundo de espera por um capítulo novo.
E obrigado por dar as leitores a chance de ler algo tão maravilhoso e emocionante.
Você tem talento e espero ler muitas outras histórias suas.
Beijos.

Lembranças - Hayffie

Amauri Filho

06/07/2014 às 21:27
Pelo amor de Deus! Eu acompanhei essa fic desde o começo até o fim e descobri hoje que nunca tinha feito uma recomendação! Estou me sentindo um completo monstro por isso!
Bem... Antes de mais nada, e gostaria de recomendar A AUTORA! Isso mesmo... "Lembranças - Hayffie" é apenas uma história da queridíssima F Lovett. Um dentre dezenas que são escandalosamente perfeitas! Sempre que encontro tempo no meu dia, abro o Nyah apenas para ler mais uma história dela E NUNCA me decepciono! E tenho certeza que isso não acontece só comigo. Com histórias tão bem escritas e desenvolvidas, tenho absoluta certeza que há centenas de pessoas espalhadas pelo Nyah que são apaixonados por essa autora INCRÍVEL! Uma autoria tão incrível que afirmo com certeza absoluta: os dias mais difíceis para as inimigas são os dias em que ela atualiza suas fics ou os dias em que ela posta fics novas.
Sobre "Lembranças - Hayffie" em si... O que falar? Eu poderia fazer uma lista de palavras que definem essa fic. Entre elas: "perfeita", "fantástica", "viciante"... O problema é que são tantas palavras desse tipo que, se eu, de fato, fosse fazer essa lista, ficaria escrevendo até a estréia de Mockingjay - Parte 2 no cinema e, mesmo assim, ainda não teria terminado. Descobri essa fic enquanto procurava, justamente, por fics Hayffie. Contudo, todas as que eu encontrava, eram absolutamente melosas e isso me enoja a níveis que não consigo descrever. Estava quase desistindo quando me deparei com uma fic cujo primeiro capítulo tinha sido postado a menos de uma hora. E me apaixonei perdidamente logo nas primeiras linhas. Esse é o resumo de uma história de amor em que eu e essa fic somos protagonistas; uma história de amor que, apesar de a fic já ter sido finalizada, não chegou ao fim. Sou um fã alucinado dessa fic e de tudo o que a F Lovett escreve. Escrevo essa recomendação na esperança de que mais e mais leitores possam sentir o mesmo prazer que eu senti ao ler essa fic e que ainda sinto quando leio as histórias dessa autora brilhante.
F Lovett, sou e sempre serei seu fã número 1!
Beijos!

American

Amauri Filho

21/09/2014 às 18:58
Acho que antes de fazer uma recomendação, eu preciso ter uma noção bem clara sobre todo o contexto da história e sobre o enredo. Por isso, foram poucas as fics que recomendei antes de cinco capítulos.
No entanto, deixar passar mais um único dia sem recomendar "American" é simplesmente um pecado que não quero cometer. Motivos? Vários!
Primeiro: Por ainda estar no começo, não tenho aquela noção que eu disse que gosto de ter antes de recomendar uma história; mas eu já conheço outra história da arizonas e tenho plena certeza de que essa vai ser tão fantástica quanto a outra. Por isso, acho mais do que justo das o meu voto de confiança à autora.
Segundo: Como não se apaixonar por cada palavra que escrita pela arizonas? Ele escreve com um cuidado tão grande e com uma riqueza de detalhes que chega a ser impressionante. É uma escrita tão brilhante que tenho certeza que faria vários autores mundialmente renomados se roerem de inveja. Só não cito exemplos desses autores porque seria politicamente incorreto fazer isso hehehehehe
Terceiro: Sério... Qualquer um que leia um único capítulo de qualquer história da arizonas e não ficar absolutamente viciado pode ser considerado louco. Tudo bem que eu não sou um exemplo de normalidade, mas meu caso não é tão drástico a ponto de eu não conseguir reconhecer o brilhantismo e a potencialidade da autora com apenas dois capítulos.
"American" está apenas no começo, mas é uma história que promete ser um verdadeiro blcokbuster do mundo das fics. Coloco minha mão no fogo por essa história. Se você ainda está pensando se vai ler ou não, eu sinto informar que, se optar pelo "não", você estará cometendo um erro do qual vai se arrepender pra sempre!

You're Always Here - Hayffie

Amauri Filho

01/02/2015 às 12:10
Eu tentei rascunhar uma recomendação umas 500 vezes durante a noite, mas não deu certo. Não saiu do jeito que eu queria. Então, resolvi escrever essa recomendação na base do feeling mesmo.
Conheci a fofíssima da F Lovett em outra fic Hayffie e, de imediato, me apaixonei pela forma como ela desenvolve esse casal. Ela detalha cada gesto, cada palavra, cada sentimento, cada olhar: tudo parece ser milimetricamente calculado para que, no final, cada capítulo saia perfeito. Tanto nas longs-fics, quanto nas one-shots. E "You're Always Here - Hayffie" não foi exceção!
Essa fic só provou que a F Lovett não se cansa de escrever histórias maravilhosas e perfeita e o quanto a imaginação dela é capaz de fazer mágica.
Recomendo porque merece e, se você não ler, não sabe o que está perdendo.

What The Water Gave Me

Amauri Filho

20/06/2015 às 20:10
Por que raios recomendar essa fic? Bem, vamos lá. A primeira coisa que você, leitor, tem que saber, é que só ofato de ter o nome "arizonas" escrito do lado do título já é um selo incontestável de qualidade (aproveita e brecha pra recomendar todas as outras fics dessa minha Rainha das Divas pra vocês.... Juro, valem a pena!). A segunda coisa que vocês tem que saber é que essa história é linda. Com sempre, a fofa da arizonas escreve com um cuidado e uma sensibilidade que parecem surreais. Cada vírgula parece ser incrivelmente bem trabalhada antes de ser escrita. Cada palavra parece ser friamente calculada para causar o sentimento certo no leitor. E, por isso, a maravilhosa da arizonas consegue escrever uma história com uma naturalidade tão grande que você, várias vezes, vai se perguntar se ela não está de fato acontecendo em algum lugar no mundo. Acreditem quando eu digo que é uma leitura fantástica. E, sério... Com tanta fic mal escrita no mundo, você realmente vai ter coragem de negligenciar essa? Tenha santa paciência! Comece a ler agora ou se arrependa pelo resto da vida! Acreditem quando eu digo que o dia que a arizonas posta capítulo novo ou história nova é o dia que as inimigas morrem de dor de cabeça,
Agora, eu falo diretamente a você, minha Rainha das Divas. Você nunca me decepciona. Desde a sua primeira história, que me fez quebrar centenas de preconceitos, até agora. Você é incrível em tudo o que escreve e eu volto a repetir aquilo que vivo te dizendo: você precisa lançar um livro!
Beijos e abraços, minha Rainha das Divas!

Minha Fraqueza

Amauri Filho

26/06/2015 às 20:00
Eu vivo relendo as histórias que favorito. As vezes eu capto alguma coisa que não tinha captado na primeira leitura, me decepciona e tiro a fic dos favoritos. Mas, as vezes eu me apaixono ainda mais pela história e fico só com mais vontade de conhecer o autor/autora pessoalmente pra dar um beijo na mão dele/dela. E foi exatamente isso que aconteceu: essa história é absurdamente fantástica, bem escrita e MUITO bem detalhada. É uma narrativa incrível e não peca em momento algum! Em várias passagens, inclusive, você vai achar que está lendo algo escrito pela própria JK Diva Rowling (inclusive, apoio totalmente se quiserem mandar esse texto pra ela publicar no Pottermore... Já pensou?). Sério, eu sou completamente apaixonado por essa história. E tenho certeza que não sou o único.

Os Jogos De Annie Cresta

Amauri Filho

21/07/2015 às 12:07
Olha... Eu fiz uma infinidade de rascunhos para recomendar essa fic, mas nenhum saiu do jeito que eu queria. Nenhum ficou digno o suficiente. Então, resolvi fazer essa recomendação no feeling mesmo...
Por várias vezes, eu vi essa fic na lista de favoritos e acompanhamentos de algumas pessoas que eu stalkeava por aqui, mas nunca tinha me chamado a atenção até o momento em que nenhuma das fics que eu acompanhava era atualizada e eu precisava urgentemente de alguma coisa nova pra ler. Foi aí que eu resolvi dar uma chance pra fic. E, meu Deus! Como eu fui imbecil de não ter lido antes... A autora soube captar as essências e as minúcias da série e as trouxe integral e perfeitamente para a fic. Como eu já disse em alguns reviews, ela me fez recuperar uma fé nas fics de Hunger Games que eu já estava perdendo. A fic é incrível e quem não lê não faz a menor idéia do que está perdendo. Vale a pena ler cada linha com o máximo de atenção por a autora é fantástica!

Série WHO I AM? - Short Fic Peeta

Amauri Filho

22/11/2015 às 10:23
Vamos começar dizendo que já é um BOM motivo para ler essa fic o simples fato de que o seu título está acompanhado pelos dizeres "escrito por Daniela Arezzo". Isso, por si só, já devia bastar para convencer qualquer pessoa a começar a ler. Afinal, esses dizeres já fazem total referência à qualidade do que está por vir. Mesmo assim, se isso não foi o suficiente, quero ponderar aqui os pontos que chamaram a minha atenção nessa fic e que eu acho que tornam ela fascinante.
Quando li a trilogia Jogos Vorazes, fiquei com curiosidade para saber mais sobre o que teria acontecido com o Peeta, tanto durante a época em que permaneceu na Capital, como nos dias que se seguiram ao seu resgate. Como ele se sentiu? Como foi para ele começar a entender que tudo o que ele acreditava não passava de uma mentira? Como foi para ele descobrir que já não mais sabia quem era?
Pois bem, meus caros... A queridíssima Daniela traz essas perguntas à tona nessa fic com uma maestria que só ela tem. Ela explora a essência de um Peeta Mellark desorientado e buscando por respostas de uma forma tão sutil e envolvente que você vai lamentar (assim como eu) o fato de essa história maravilhosa ser apenas uma short fic. Obviamente, não vou dar spoilers, mas acreditem quando digo que cada passagem parece ser friamente calculada para ser colocada na trama no momento certo. A Dani tem essa habilidade, acreditem.
E, pra você, Dani, eu espero que essa recomendação tenha ficado à altura da grandiosidade da sua fic. Um beijo e um forte abraço!

Eu de Letras, ela de Irônicas

Amauri Filho

04/06/2016 às 22:32
Como se diz em inglês, "first things first".
Parafraseando o ditado popular, eu diria que "em terra de internet, quem escreve bem é rei". Não quero dizer que não existam pessoas que escrevam maravilhosamente bem nos milhares de sites de compartilhamento de histórias internet afora. Não, de forma alguma. Mas é de consenso geral que os bons escritores, são muito parecidos com uma baleia-azul: até existem, mas estão em extinção. Bem, o que tenho pra dizer aqui é que o Sr Devaneio é uma grande baleia-azul. Todas as pessoas cometem erros na hora de escrever. Isso é óbvio, ninguém é perfeito e ninguém é obrigado a conhecer e saber usar cada minúsculo detalhe da vastíssima gramática da língua portuguesa. No entanto, existe alguns erros que eu, em toda a minha "leiguitude" (por falta de uma palavra melhor, precisei apelar pra licença poética) , considero escabrosos e minimamente básicos (alguns deles são, pra mim, tão gritantes que são, por si só, motivos pra abandonar a leitura). É com muito prazer e satisfação que eu anunciou que o Sr Devaneio não cometeu nenhum deles. Sério, quase tive um surto de alegria quando li o primeiro capítulo umas 5 vezes e não vi nenhum deles. Inclusive, acho que foi esse o primeiro dos vários motivos que fez com que eu me apaixonasse pela história.
Em segundo lugar, mas não menos importante, eu quero deixar claro que tomei conhecimento da história após fazer um pedido no grupo do Nyah no Facebook. Como eu estava num dia muito bom da minha vida e, por isso, excessivamente alegre, acabei me empolgando e fiz um pedido de histórias com características que, geralmente, eu não leria (nem sequer daria uma mísera chance). Quando os comentários começaram a surgir com as histórias, eu acabei me arrependendo: fiquei com dó dos autores que, humildemente, postavam suas histórias na esperança de conquistarem um novo leitor e (por que não?) ganharem alguns comentários. Como também sou autor, me solidarizei e acabei lendo e comentando todas (mesmo não gostando de algumas). Mas "Eu de Letras, ela de Irônicas" foi diferente: apesar de (como eu já disse) a história ter chego até mim com base em um pedido de histórias com características que eu geralmente não leria, eu me apaixonei desde o primeiro capítulo. Me apaixonei tanto que, mesmo alguns dias depois, quando o estado de euforia que me motivou a fazer o pedido já havia desaparecido, eu continuava amando a história. Eu adoraria falar de pontos específicos do enredo que me levaram a me apaixonar pela história mas, como isso configuraria spoiler, prefiro ficar quieto sobre esse quesito. Mas, de tudo o que essa história tem de bom, é possível fazer uma listinha rápida:
1) Atenção aos detalhes: o Sr Devaneio tem uma atenção absurda aos menores detalhes possíveis. Ele consegue inserir no enredo alguns pormenores que fazer a diferença e trazem uma verossimilhança impressionante (particularmente, eu valorizo isso MUITO). E ele consegue fazer isso sem se estender muito e sem deixar o ritmo da história cansativo. Ele faz essa mágica com algumas palavras e (em alguns casos) algumas cenas que parecem terem sido cirurgicamente inseridas no capítulo.
2) Qualquer pessoa que goste de ler sabe o quanto é bom se identificar em alguns personagens. E o enredo é tão bem construído que qualquer pessoa, homem ou mulher, irá se identificar com o protagonista. Existem outros personagens com os quais é possível ocorrer essa identificação (sinceramente, eu digo e repito: vi muito da minha própria mãe na mãe do Andrew hahahaha). Qual a vantagem disso? Bem, em vários momentos da história eu me peguei pensando se aquilo não poderia de fato estar acontecendo em alguns lugar do mundo. Porque é bem possível que esteja sim! E o melhor disso tudo é que essa identificação surge ao longo do enredo sem que o autor precise apelar para estereótipos e clichês.
3) O autor responde os reviews. Sério, nem sei porque eu to escrevendo isso aqui. Tipo, ao meu ver, isso é meio que uma obrigação. Sabe, tipo entrar no elevador e dar "bom dia" pra quem estiver lá dentro... O problema é que tem tanta gente "famosinha" na internet que isso acabou se tornando uma virtude. Então, como tal, acho justo destacá-la. E ele não só responde como faz isso de uma forma animada (o que aliás, eu não sei como ele consegue... obrigações e virtudes a parte, responder reviews, na maioria das vezes, é um pé no saco.... principalmente quando se tem tantos reviews assim) e está sempre disposto a ouvir opiniões e interagir com os leitores. Então, ponto positivo ai!
Sinceramente, eu gostaria de me estender um pouco mais, só não vou porque acho que já consegui passar um pouquinho do meu amor pela história e porque isso aqui já está tão grande que o funcionário(a) da moderação que irá avaliar já deve estar com tanta raiva de mim que daqui a pouco eu vou ter o meu perfil deletado hahahahaha
Bem, é isso. Espero que a recomendação tenha ficado minimamente digna para a história.

O QUE EU ME TORNEI DEPOIS DE VOCÊ

Amauri Filho

21/11/2016 às 13:08
E aqui vou eu recomendando mais uma fic dessa lindeza que é essa autora maravilhosa. E por que raios vou fazer isso? Pelo simples motivo de que a sensibilidade existente na história não se encontra em qualquer esquina por ai, muito menos na grande maioria das leituras que eu faço na internet. A autora conseguiu criar uma história linda e de uma delicadeza ímpar a partir de um tema mórbido e uma situação extremamente inconveniente e infeliz. Apesar da complexidade e das nuances do tema, essa história é a prova de que até na morte pode existir um pouco de poesia. E essa prova é apresentada de uma forma sutil e inocente por uma personagem que já perdeu a esperança de viver. Uma personagem que tem a vida radicalmente mudada diante de circunstâncias nada comuns. E é exatamente por isso que não é possível não recomendar essa história. Uma abordagem ímpar de temas complexos, uma análise sensível e apaixonante sobre o valor da vida e uma maravilhosa distinção entre o "vive" e o "sobreviver". Potencial para sair da internet e ir para as prateleiras? Pode apostar que sim. E eu acho que eu nunca falei isso com tanta convicção como eu estou falando agora.

Obi Wane-Shots

Amauri Filho

13/09/2020 às 15:23
Eu já devia ter vindo aqui recomendar essa história há alguns séculos e, pra ser sincero, não sei porque ainda não fiz. Mas, cá estou, antes tarde do que nunca. O Obi-Wan é um personagem mega bem explorado no universo de Star Wars, seja nos filmes, seja nos quadrinhos ou seja nas séries de TV. Talvez por isso ele seja uma dos personagens mais amados da franquia. O mérito da Pugamegold nessa fanfic é conseguir ir ainda mais fundo nesse personagem, mostrando situações pontuais da vida dele em capítulos sempre muito bem escritos e emocionantes. Nessa fanfic, o leitor encontra uma forma de entrar um pouquinho mais na mente do Obi-Wan, o que deixa ainda mais evidente o quanto ele é um personagem incrível e complexo. Recomendo demais a leitura.

Tales of Star Wars

Amauri Filho

13/09/2020 às 15:27
É incrível o quanto o universo de Star Wars é amplo, complexo e multifacetado porque, mesmo com as milhões de mídias em que essa história se desenvolve no cânone, a Gabi ainda consegue trazer mais diversas situações que poderiam facilmente ser encaixadas no meio de um dos filmes (ou até, dar origem a um quadrinho inteiro, por que não?). Nessa fanfic, você, leitor, vai encontrar contos únicos sobre os personagens em várias situações e vai poder conhecer um pouquinho mais fundo da visão da Gabi sobre eles (e, acreditem em mim, é uma visão que vale a pena conhecer). São contos sempre muito sutis e deliciados e cuja leitura é o ponto alto do meu dia desde que ela começou a postar. Gabi, minha querida, parabéns pela fanfic e obrigado demais por postar.

A Song of Kyber and Beskar

Amauri Filho

20/09/2021 às 23:00
Se tem algo que eu nunca fui muito fã, foram os road-movies. Não sei ao certo porque, mas sempre me cansam muito rápido. E, surpreendentemente, cá estou eu, recomendando uma fanfic cuja estrutura muito se assemelha a um road-movie. Afinal, esse termo é mais do que ideal pra definir o que uma parte bem grande do fandom de Star Wars acredita que foi o tão misterioso e desejado year on the run. E é incrível como a Gabi faz tudo parecer tão simples quando ela coloca, na mesma história, não só um ship, mas diversas tramas do universo de Star Wars que, até a data dessa recomendação, não temos esclarecimento no canon, interligando tudo em uma fanfic maravilhosa, com situações emocionantes, personagens com conflitos reais (dentro da medida do possível da galáxia tão tão distante) e questões políticas muito maiores do que todos esses personagens. O resultado é uma fanfic de capítulos que, apesar de imensos, são super gostosos de ler, sempre nos aprofundando em uma questão a mais dos personagens, revisitando temas do canon e explorando, aos poucos, o que a liberdade criativa da Gabi resolveu trazer para eles. Obi-Wan está perfeito, Qui-Gon está perfeito, Satine está perfeita, Bo-Katan está perfeita... Todos com descrições e evoluções que respeitam os personagens que já conhecemos e os direcionam para os momentos de suas vidas em que os encontramos em A Ameaça Fantasma e em Clone Wars. A mente da Gabi é uma caixinha de surpresas, com um tiro diferente no peito do leitor a cada capítulo, expandindo o universo que já conhecemos e criando uma história extensa e instigante, que te prende mais e mais a cada novo capítulo. Definitivamente, um must-read.