Amor de Cais > Recomendações

Jude Melody

02/08/2016 às 01:13
Eu não sei o que estou fazendo aqui, pois meu sentimento é de que nada que eu escrever será minimamente bom para essa fanfic. Tenho um fraco por "Capitães da areia" desde que li o livro na época da escola. Já começa por aí. Não sei se é minha mente pregando-me peças, mas eu gostava particularmente do Professor, pois ele era traça de livros igual a mim. E gostava da Dora por ela ser como uma mãe para os meninos. E gostava do Bala por ser... o Bala. E estão todos na fic. Isso é lindo! Eu juro que essa história não tem três mil palavras. Juro. Porque eu li umas quinhentas, e ela acabou. E eu não entendi como ela tinha acabado. Estava tudo tão lindo, tão fluido. As metáforas, as falas, o mar, a areia, as estrelas... E a história acabou... Simples assim. Mas a nostalgia permanece.

Melanie North

30/05/2021 às 17:25
Eu li o livro Capitães de Areia pela primeira vez quando eu tinha quatorze anos e com o passar dos anos fui relendo e me apaixonando cada vez mais pela história, o cenário, pelas personagens, pela forma como Jorge Amado fazias as coisas parecerem tão cruelmente sofridas e ao mesmo tempo lindas para aquelas crianças. Me apaixonei por todo o mundo que ele desenhou com suas palavras.
Essa fic me fez sentir quase a mesma coisa, me fez sentir quase como se eu estivesse novamente lendo a obra magnífica do mestre Jorge mais uma vez. O(a) autor(a) conseguiu captar a essência das personagens de uma forma que mesmo que eles sejam adultos agora várias vezes é possível enxergar neles as crianças que foram. Além de responder perguntas que tenho certeza que não apenas eu me fiz, como "o que aconteceu com as crianças do tapiche quando cresceram?" Essa fic é uma resposta, "foi isso que aconteceu".
Realista, romântica na medida certa e com um final de certa forma lindamente cruel.
Amei, todos deviam ler essa perfeição.