Filtro Solar > Recomendações

The Escapist

07/02/2015 às 13:19
O Rodrigo diz na sinopse que Filtro Solar é uma daquelas história de menino que encontra uma menina e eles se apaixonam. Claro, à primeira vista, a gente pode pensar que é apenas isso, uma história de amor adolescente e talvez inconsequente, mas o que a torna especial, é o toque de realidade que o autor conseguiu dar. É uma história que poderia acontecer comigo, ou com você, ou com alguém que você conhece.
O toque especial de toda a história é que o autor pegou um enredo simples e transformou isso numa história bonita sobre sentimentos, sobre a importância que você pode ter na vida de alguém sem nem perceber, sobre como suas decisões afetam a sua vida e a vida de outras pessoas, especialmente daquelas a quem você ama.
É uma história que te emociona de várias maneiras. Você rir, chora e sente vontade de chamar o Gabriel para uma conversa e dizer "calma, filho, você vai ficar bem". O autor foi bastante cuidadoso na construção dos personagens, fazendo-os bastante realistas e coerentes. Eu senti uma ligação simultânea com os dois protagonistas: com os sentimentos mais intensos de Gabriel e a vontade de viver o agora da Ana. Ambos são apaixonantes.
Para completar, a cerejinha do bolo, a forma de contar a história do autor é uma coisa deliciosa. A linguagem é simples e a leitura flui sem que você se der conta que já se passaram mais de 20 mil palavras! Ele escolheu citações de dois livros maravilhosos e igualmente emocionantes para encabeçar os capítulos e estas citações conversam direitinho com o que vem depois na história, então foi um detalhe a mais nesta história que já é perfeita por natureza.
Filtro Soltar é recomendada para qualquer leitor que goste de um romance, mas especialmente para quem aprecia histórias sobre pessoas.

chrissie lowe

01/07/2015 às 00:38
Bom, esta é a primeira recomendação que faço na vida, mas acredito que vale a pena o esforço, pois a estória contada aqui é uma das mais bonitas e singelas com a qual já me deparei neste site. Com uma linguagem simples, a aparente estória de amor entre dois adolescentes é cativante e intensa. Ana e Gabriel conseguem capturar facilmente a empatia do leitor, tanto que se torna difícil tomar partido por um ou pelo outro, ninguém está errado, poxa! O uso da metaforização também é um aspecto marcante na estória, deixando-a ainda mais emocionante e foi algo que, honestamente, me deixou impressionada. Isso sem contar com as ótimas citações no decorrer dos capítulos.
Enfim, não tenho muita criatividade para escrever um texto gigantesco, mas saibam que, caso você se depare com esta fic, leia-a sem medo, pois tenho certeza de que a terminará com uma lágrima no canto do olho e um sorriso no rosto e terá uma sensação deveras agradável, pois foi assim que me senti ao ler essa estória, e isso foi espetacular. ♥

Anônimo

01/07/2015 às 21:36
My First Recommendation
O amor é mesmo uma merda... pode falar isso na recomendação produção??
Mas é isso, o amor é um jogo, uma brincadeira do destino, dos deuses, de quem você achar que é a culpa por existir esse sentimento tão cruel e irracional e ainda sim tão complexo e fascinante que é esse sentimento denominado Amor.
É essa a conclusão que eu chego depois de ler essa História Maravilhosa.
Não me entenda mal, eu adorei a fic, ao ponto de quase chorar no penúltimo capítulo pois a emoção descrita se tornou tão real que mesmo a minha consciência dizendo é FICÇÃO eu não pude entender isso enquanto lia.
Filtro Solar te deixa com um gosto doce na boca e que aos poucos se torna amargo e então você chega ao final se perguntando em como classificar a história, se boa ou ruim.
Você lê e parece que horas se tornam minutos, um capítulo de seis mil palavras parece ter apenas mil e quando você se vê lendo a última frase do último capítulo é como se houvesse um vazio inexplicável no momento em que se dá conta de que acabou.
Não é o final dos sonhos, é um final real. Não é uma história de amor é uma história sobre o amor. Tão sóbria que poderia ser a minha ou a sua.
É tão fácil se identificar com Ana e com Gabriel que você pode simplesmente acreditar que não são pessoas de uma história fictícia e sim pessoas reais.
E esse é todo o charme por trás dessa Original esplendida que o Rodrigo nos proporciona com uma leitura leve, limpa e irresistível.

Marinyah Moonlight

10/07/2015 às 10:52
Primeira fic original que recomendo e eu digo que ela é excelente. Representa muito a vida na juventude, ainda mais quando se trata de amor e tem muita reflexão sobre isso, o que te dar uma lição sobre a vida.
Todos dizem que o amor é o único caminho para felicidade, sendo que existe vários outros meios para ser feliz, sendo solteiro ou não. Querem entender um pouco mais sobre o que eu quis dizer com isso? Recomendo ler essa história, se quiserem, é claro XD

Klariza

15/07/2015 às 11:52
Esta foi uma das histórias mais simples, mas, simultaneamente, mais emocionantes que já li.
Ao início achei mesmo que seria o típico romance (anunciado já na sinopse), mas a verdade é que acabei por me surpreender. Sem dar por isso, já tinha lido dez mil palavras e simplesmente não conseguia parar de ler. Acho que esperava um final feliz, mas, no fim, dei por mim a reformular todas as minhas definições de final feliz.
Posso dizer que me identifiquei com as personagens, assisti à forma como elas eram modeladas no decorrer da história, ri com elas, sofri com elas e, no final, também aprendi algo com elas. E achei a comparação entre o filtro solar e a consciência simplesmente genial!
Recomendo esta fic, tanto pela sua simplicidade cativante quanto pelo seu realismo. Recomendo-a a todos os que procuram um bom romance, pois sei que vão amar esta história e não vão conseguir deixar de se emocionar com as personagens!

Tia Ay

05/09/2015 às 11:06
O que falar de uma fanfic que você não consegue as palavras para a descrever? Como falar de algo perfeito, sem ficar repetindo constantemente a palavra perfeito? Como falar o quanto está história me tocou, quando não consigo descrever meus sentimentos? Como dar elogios, quando todos não parecem ser bons o suficiente? Como falar que uma fic com uma simplicidade tão linda, conseguiu me encantar?

O que eu mais amei nesta história foi o simples fato de que não é uma história de amor estilo conto de fadas, é uma história verdadeira, onde nem sempre há o final feliz. E melhor de tudo, é que está não é uma história de amor, e sim uma história sobre o amor. Conseguiu ver a diferença?

Muitas das história que leio não consegue passar nenhuma mensagem sabe? Mas com essa foi diferente, está história passa uma mensagem e a cada novo capítulo você vai descobrindo que a vida não é um conto de fadas, e assim as histórias também não precisam seguir esse caminho. Ao ler essa história eu senti como se a tivesse vivenciando, como se fosse eu lá, vivendo, sentindo e amando e então, você sente aquele vazio...

O Rodrigo conseguiu algo que poucos autores conseguem, de uma forma linda e profunda ele faz com que nós leitores sentíssemos próximo do personagem, tão próximo que parece que somos um só. A cada momento de reflexão, você acaba parando para pensar em sua vida, e isto torna a leitura intensa e profunda.

Os personagens são apaixonantes, de uma forma sem igual.
Gabriel é um rapaz que definitivamente não queria passar as férias com seu pai, principalmente em uma praia que ele visita todos os anos. Ana é o tipo de garota que simplesmente queria passar cada momento de suas férias vivendo aquele momento, sentindo e amando a sensação da areia batendo em suas pernas, de ver o por do sol e sentir a brisa em seu rosto. Gabriel pensava odiar aquilo. Ana desejava aquilo, mas não tinha. Gabriel precisava ser feliz em suas férias. Ana trouxe a felicidade. E no fim, ambos aprenderam e nós ensinaram muitas coisas, principalmente, que o amor pode ser tão perigoso quanto o sol, e que se expor sem proteção pode causar consequências tão grandes como uma queimadura ou um câncer de pele, afinal, deveria existir um filtro solar para o amor.

- Beijos de chocolate




The Stolen Girl

24/12/2015 às 18:19
Sinto que, sempre que tento expor meus sentimentos em palavras, não consigo nada satisfatório. Mas só de começar a escrever essa recomendação, já tenho vontade de chorar. Pode parecer drama, ou exagero, mas Filtro Solar me conquistou. Estava procurando histórias para ler e quase, quase, não coloquei Filtro Solar nos acompanhamentos, simplesmente porque sempre enrolo pra ler histórias com mais de dois capítulos. Porém, quando comecei a leitura por estar entediada numa tarde de domingo, não consigo parar até ler o final dessa história. Mesmo não sendo boa para isso e considerando algumas palavras pouco para dizer, tento expressar a forma como essa história me tocou. E em como eu me emocionei e senti junto dos personagens tudo o que eles sentiram. E além de tudo, a escrita é ótima.
Deixo aqui essa pequena demonstração do carinho que adquiri por essa história, que também me levou a refletir - e quem sabe vá me servir de lição algum dia. Apenas digo que tentarei me proteger do amor da maneira correta e que espero que outras pessoas possam ler Filtro Solar e tentar isso também.

Ana Heifer

17/06/2019 às 09:32
Não sei bem o que dizer dessa história. Eu não sou de ler romances na verdade, que dirá clichês. Ainda assim alguma coisa me levou à leitura, e não posso dizer outra coisa exceto que me surpreendi. O que pareceu começar como uma história inocente, apenas mais um romance adolescente, foi tomando um rumo que me deixou completamente imersa, e angustiada, com aquela sensação que a gente tem quando quer voltar em um ponto específico do passado e mudar alguma coisa. Filtro Solar me fez pensar em histórias do meu próprio passado. Prendeu-me, em apenas 6 capítulos, pois eu precisava ver logo onde tudo isso ia dar. E me surpreendeu, acima de tudo, com o fim que levou. Além do fato de ser muito bem escrita, foi muito bem elaborada, e conduz a um final que o leitor com certeza NÃO queria, ou sequer esperava. Mas não é assim a vida? É isso que torna Filtro Solar fantástica.