Deveres do escritor e do beta reader


 

1ª Parte: O que um beta reader faz e o que um beta reader não faz


1. Um beta reader não olha apenas a parte gramatical da sua história, ele aponta as falhas no enredo, na composição das personagens, no cenário, progressão da história, na coesão das frases, na coerência dos fatos etc. 

2. Um beta reader não é um leitor comum, por isso ele precisa saber de todos os pormenores da sua história, todas as surpresas, o final... Simplesmente, TUDO o que você tem planejado para o seu texto. 

3. Um beta reader NÃO te ajuda a escrever a história, não é um CO-AUTOR, ele aponta as falhas, pode até apontar caminhos, mas quem tem que encontrar as soluções é você. 

4. Um beta reader NÃO edita a sua história para você, nem conserta erros, ele APONTA os erros, e sugere as correções, quem os conserta é você.


2ª Parte: Dos deveres do beta reader para com o escritor:

I.Preferencialmente betar o capitulo antes de ser postado e betá-lo por pelo menos duas vezes. 

II. Uma vez consolidado o "casamento" com o escritor, e caso o escritor não falhe com nenhum de seus deveres, o beta deverá se comprometer a betar a história até o final, entregando os capítulos até o prazo máximo estipulado nos classificados. 

III. Apontar as falhas e inadequações da história com o máximo de civilidade possível, não criticando a pessoa do escritor em nenhum momento. Ofensas pessoais de qualquer tipo não são toleradas e configura na expulsão imediata do beta. 

IV. Não demorar mais de 3 semanas pra entregar um capítulo betado. 

V. Não desaparecer sem justificar o sumiço ANTES. 

VI. Não passar mais de 3 semanas sem responder um contato. 

VII. Responder as dúvidas do autor em tempo hábil. 


3ª Parte: Dos deveres do escritor


01. O tempo de entrega do capítulo é estipulado pelo beta no classificado. Dessa maneira, cobranças feitas pelo escritor fora desse tempo poderá acarretar no rompimento do processo de betagem. 

02. O escritor deve, no mínimo, ponderar e discutir as intervenções feitas pelo beta na estrutura da história. O escritor que não tiver a disposição sequer para refletir sobre os desvios apontados, e ignorar todas as intervenções do beta, dará margem para o rompimento do processo de betagem. *

03. O escritor deve revisar uma última vez a própria história antes de enviá-la ao beta. É recomendável passar o capítulo em um corretor ortográfico antes, de maneira a sanar alguns erros mais visíveis. Sugerimos o seguinte corretor ortográfico online: http://www.flip.pt/FLiP-On-line/Corrector-ortografico-e-sintactico.aspx 

04. O escritor tem total direito de não seguir com o beta que o acompanha, mas deverá avisá-lo que não quer/precisa/aceita mais o seu acompanhamento antes de procurar por outro beta. O escritor que simplesmente sumir e depois vier solicitar outro beta na Liga, entrará para o "arquivo morto" do grupo. 

05. O escritor não deve cobrar do beta comentários na sua fanfic. 

06. O escritor deve ser ativo no Nyah e publicar pelo menos um capítulo de uma história a cada três meses, estando em contato contínuo com o beta. Caso o escritor desapareça por mais de três meses, receberá um aviso do beta que pode resultar no rompimento da betagem. 

07. O escritor que ainda não publicou sua história no Nyah, poderá ter apenas os cinco primeiros capítulos betados ou 10.000 palavras, o que vier primeiro. A partir disso, a cada três capítulos betados ou 5.000 palavras, o que vier primeiro, um capítulo ou parte deverá ser publicado, ou um capítulo ou parte a cada três meses deverá ser publicado. 

08. Não sumir sem justificar o sumiço ANTES. 

09. Não ter mais de um beta da Liga para a mesma fic. 


Ou seja:

Uma vez firmada a parceria escritor e beta, ambos se comprometem a cumprir suas obrigações, respeitando as regras da Liga e a situação pessoal de cada um. O beta não pode abandonar a fic do escritor sem que haja um motivo justo, tentando, independentemente do motivo, primeiro estabelecer um acordo com o escritor; e este, por sua vez, deve ponderar e refletir sobre as intervenções do beta, não sendo obrigado a estar de acordo com todas, mas discuti-las antes de assumir uma postura definitiva.


Atualizado em: 22/04/2017