25/09/2016 às 23:29

Venha participar da Liga dos Betas!

 

[As respostas para os comentários de vocês estarão sempre em um comentário de alguém da Staff ou da Liga (tem uma faixinha neles). Para facilitar a identificação, colocaremos @ e o seu nick em negrito] 

Oi, gente! 

Vim aqui remover a poeira das notícias do Nyah! para convidar vocês para participarem da última seleção do ano feita pela Liga dos Betas. Caso você se interesse, pode ler aqui sobre o processo e se inscrever. 

Tirarei a poeira da bola de cristal da Kori Hime para responder algumas perguntas e dúvidas:

Desculpa, Anne, não faço ideia do que seja uma Liga dos Betas...

A Liga representa o grupo oficial de beta readers e critique partners do Nyah! Fanfiction. Eles ajudam autores a melhorar suas histórias tanto na parte de revisão (ortografia, gramática, etc.) quando avaliando o conteúdo do texto (coesão, coerência, personalidade dos personagens, clichês, etc.). Qualquer um pode pedir um beta indo nesta página e lendo os requisitos de quem está disponível para betar novas histórias.

Mas por que eu me candidataria a beta, Anne?

Bom, eu posso citar uma variedade de razões:

1) Ajudar os outros (sim, isso é legal): por acaso você já deu dicas para um autor ou pensou em dar ao ler uma história? Achou aquela fic que parece maravilhosa, mas que tem uns problemas que acabam diminuindo um pouco a magia do texto? Eu já. Sendo um beta da Liga, você pode ajudar esses autores. Além disso, depois que eu entrei na Liga, por exemplo, acabei percebendo que as minhas histórias tinham alguns probleminhas e passei a trabalhar neles, o que nos leva ao item 2:

2) Melhorar sua escrita e seu senso crítico: nem posso dizer quantas vezes já vi betas da Liga falando que conseguiram melhorar seu desempenho em português e em redações da escola, arrumaram novos leitores em suas fics ou resolveram seguir rumos diferentes em suas histórias e estilos de escrita por conta da Liga. Nós temos um blog, em que postamos textos sobre inúmeros assuntos relacionados a escrita e betagem, além de grupos no Facebook sobre o assunto ou simplesmente para interação. Estar em constante contato com histórias diferentes e conversando com pessoas diferentes acaba mostrando a você novos pontos de vista, novas ideias, novas maneiras de pensar.

3) Fazer novos amigos: conheci pessoas maravilhosas na Liga dos Betas, que inclusive já vi pessoalmente e com quem converso todos os dias. É sempre um prazer encontrar gente com gostos parecidos com os seus e aqui não é diferente. Também nem só de betagens vive um beta: fazemos jogos, desafios de escrita, amigos secretos (trocamos histórias)... Há ainda projetos como os do grupo SBLAN, que promove competições amigáveis como o UFC Fanfics e uma amostra da experiência de ter um beta com o Critique-me. 

Não sei se conseguiria ser um beta...

Nós não temos restrição idade e, naturalmente, não exigimos nenhum nível supremo de conhecimento em português ou algo parecido. Há, sim, alguns requisitos, que você pode conferir na página de inscrição, mas o principal é ter tempo e disposição para aprender. Não tema! Venha para a Liga! Mesmo que sua primeira tentativa não dê certo, você sempre pode se inscrever de novo. Muitos betas foram aceitos depois da segunda ou terceira tentativa.

Vi no edital que precisa ter Facebook. Posso criar um fake?

Pode, sim. Nós pedimos que os candidatos tenham Facebook porque a interação entre os membros da Liga se dá nos grupos e chats de lá. Nossos projetos são organizados nessa rede social e todos os documentos importantes estão nela. Você não precisa criar um com seu nome e uma foto sua. Pode colocar qualquer coisa.

Não escrevo fics, só leio... Posso ser um beta?

Pode, sim. Não temos restrições quanto a isso. 

Não sou brasileiro. Posso participar?

Pode, sim. Temos vários betas portugueses, por exemplo, incluindo a moderadora e coordenadora geral da Liga dos Betas, Ana Coelho

Já ouvi dizer que o pessoal da Liga é metido, feio, bobo e chato.

Como somos todos pessoas (betas, autores), às vezes, as coisas podem não dar muito certo, e isso é normal. Muitos reclamam que nunca encontraram um beta disponível para suas histórias, porém, não temos como atender todos usuários do Nyah!, que são dezenas de milhares de autores. Por essa razão também a sua participação é tão importante. Quanto mais membros tivermos, mais usuários poderemos ajudar. Ser um beta, ao contrário do que alguns pensam, não lhe dá nenhum status especial nem no site nem em qualquer lugar. Nós trabalhamos bastante e, como qualquer prestação de serviços, há alguns dissabores eventuais. Isso não justifica, no entanto, que um beta trate um autor mal ou desapareça sem explicações. Caso você tenha tido problemas com algum, basta enviar uma mensagem para a Ana Coelho ou para a Lady Salieri.

Qualquer outra dúvida, é só perguntar aí embaixo.

As inscrições vão até dia 2 de outubro.

Até mais!



Comentários

Anne L

01/02/2017 às 14:54

@Beah Padfoot acredito que por volta de março. Estamos modificando algumas coisas.

Beah Padfoot

26/01/2017 às 11:11

Tem previsões sobre quando irá começar as seleções dos betas de 2017?

sheilacosta

04/01/2017 às 13:36

Pena que só vi agora. Estou impressionada com o profissionalismo na escolha dos betas. Uau! Deve ter terminado já a 3ª fase. No acompanhamento não consta. Parabéns aos selecionados!

Anne L

27/10/2016 às 17:34

@Sevastra: o site não impede ninguém de ser beta se quiser. A única diferença é que na Liga é mais fácil de encontrar um que procurando aleatoriamente no site ou no grupo e que o autor sabe que o trabalho será bem feito, porque fazemos os testes e todo o processo de seleção (e, por isso, ele é importante, para garantir a qualidade). 

Se você acha que o site tem algum problema, é só mandar um ticket para o Suporte explicando qual é.

Sevastra

27/10/2016 às 16:08

Vocês deviam mudar essa plataforma de BETA, conheço um site gringo que não precisa de seleção ou aprovação para isso... Na verdade é muito pelo contrário, qualquer ajuda é bem-vinda! E nessa grande demanda de BETAS surgem várias pessoas excelentes para auxiliar fics com suas condições mais requisitos. E eles mesmo, independentes do site de Fanfics, carregam o selo honorífico de BETA, sem precisar de uma autorização do site dizendo: "pronto! Você tem nossa autorização para ser um BETA aqui!". Bom, essa é minha opinião. Fora outros problemas do site.

Fuck Mean Girl

26/10/2016 às 19:16

Já saiu o resultado! É só ir na página "Acompanhe o Processo Seletivo".

St Jude

26/10/2016 às 14:27

ACHEI.

Palavra Perdida

26/10/2016 às 14:27

Aonde saiu o resultado da segunda fase?

Isallen

26/10/2016 às 13:04

omo ;-; obrigada miga do coment de baixo ♥

BridgesInTheSky

26/10/2016 às 12:35

Olha eu erradinha: https://fanfiction.com.br/liga_dos_betas/pagina/39/Acompanhe_o_processo_seletivo/