F.A.Q


 

 

 

 

*Para facilitar a busca, separamos as perguntas em três categorias:


1. Gerais (questões referentes ao processo como um todo);

2. Seção: solicite um beta (dúvidas referentes ao contato com o beta);

3. Seção: seja um beta (perguntas frequentes de quem quer fazer parte da Liga).

De todos os modos, recomendamos que você use o comando Crtl + f e busque a palavra-chave da sua dúvida (se não encontrar, tente por algum sinônimo, antes de enviar uma mensagem para nós). 

Se o F.A.Q não contempla a sua dúvida, clique aqui.



♥♦♣♠

 

GERAIS




1. O que é um beta reader?

R: Em poucas palavras, um beta reader (e no grupo também chamados de parceiro crítico) é uma pessoa ou um grupo de pessoas (geralmente conformado por escritores) para quem os autores mostram seus trabalhos em andamento. O beta ou parceiro crítico opina em tudo, desde as correções gramaticais (o que não é seu trabalho primordial, porque existem vários corretores ortográficos na internet grátis), até na construção do enredo, composição das personagens e cenário. No entanto, note que ele não te ajuda a escrever a história como um co-autor, mas vai mostrar onde estão todos os pontos falhos, em todos os âmbitos possíveis da história. Para saber mais, consulte a seguinte página: AQUI.


2. Esse serviço é pago?

R.: Para os membros do Nyah! Fanfiction, que têm conta no referido site e terão sua história publicada ali, não. Nos demais casos, sim, e o preço deve ser acordado diretamente com o beta.


3. Eu posso ser beta reader sem fazer parte da liga?

R.: Claro que pode. Nada te impede. No entanto, nós configuramos um grupo de aprendizagem, em que visamos o crescimento pessoal através do compartilhamento de experiências, dúvidas e até mesmo de sucessos. De igual maneira, nos apoiamos e nos protegemos enquanto grupo. Mas não é obrigatório ser parte da Liga para ser beta reader.


4. Qualquer pessoa pode ser parte da Liga dos betas?

R.: Não. Para acompanhar o autor de forma eficiente, há requisitos mínimos para se fazer parte dela. Você pode conferir os requisitos neste link: http://fanfiction.com.br/pagina/32/Seja_um_beta_reader/


5. Sou ficwriter, mas não tenho conta no Nyah. Posso pedir beta na Liga dos betas?

R.: Não. Nosso grupo atende exclusivamente os usuários do Nyah. Para que você seja atendido como usuário externo, o beta poderá fazer um trabalho "por fora", tendo o direito de cobrar pelo acompanhamento realizado, conforme pergunta 29 e sua respectiva observação.


6. Sou ficwriter, tenho conta no Nyah, mas não vou postar a minha história no Nyah. Posso pedir um beta na Liga dos betas?

R.: Não. Nosso grupo tem por visão tornar mais consistentes as histórias postadas no Nyah! Fanfiction. Betar uma fanfic que não será postada no Nyah é, portanto, ir contra as nossas diretrizes. Para que você seja atendido dessa maneira, o beta poderá fazer um trabalho "por fora", tendo o direito de cobrar pelo acompanhamento realizado, conforme pergunta 29 e sua respectiva observação.


7. Sou ficwriter, tenho conta no Nyah, mas não vou postar minha história no Nyah agora, vou postar em breve. Posso pedir um beta na Liga dos betas?

R.: Sim, mas tenha em conta que, se sua história for longfic, o beta vai te acompanhar apenas nos 5 primeiros capítulos ou 10.000 palavras (o que vier primeiro). Depois disso a história tem que começar a ser postada no Nyah.


8. Sou ficwriter, tenho conta no Nyah, mas queria ajuda para meu TCC, ou para revisar um artigo ou entrevista que pretendo fazer. Posso pedir um beta na Liga dos betas?

R.: Não. Nós apenas trabalhamos com os textos ficcionais a serem publicados no Nyah! Fanfiction. Qualquer outro tipo de trabalho deve ser acordado com o beta "por fora" que poderá cobrar pelos seus serviços, conforme pergunta 29 e sua respectiva observação.

9. Sou ficwriter, tenho conta no Nyah e em outros sites de publicação de histórias. Se eu pedir ajuda de um beta, posso postar minha história no Nyah E nesses outros sites?

R.: Sim. Desde que você poste a história no Nyah, pode postar em qualquer outro lugar. Porém, avise os seus leitores de que essa história está sendo publicada em outras plataformas, para que você não sofre denúncias desnecessárias de plágio.

♥♦♣♠




SEÇÃO: SOLICITE SEU BETA




10. Solicitei um beta, mas ele não me responde, o que eu faço?

R.: O beta tem até oito dias para te devolver o contato. Se ele não fizer isso, POR FAVOR, escreva à Lady Salieri ou ao Edgar Varenberg para que eles possam resolver isso. Na mensagem, escreva o nome do beta a quem você solicitou contato.


11. Qual é a diferença de um beta "disponível" para um beta "disponível para one-shots" e um beta "indisponível"?

R: *Beta disponível (status verde): pode betar tanto histórias longas quanto curtas.
*Beta disponível para one-shots (status azul): pode betar histórias curtas.
*Beta indisponível (status vermelho): está totalmente comprometido e não pode betar nada.


12. Na lista de betas só tem betas "disponíveis para one-shot" ou "indisponíveis", e eu preciso de beta para minha long fic, o que eu faço?

R.: Fique de olho. Betas podem mudar seus status a qualquer momento, assim como podemos adicionar novos betas na liga a qualquer momento. Não adianta reclamar disso, porque quem controla seu status é o próprio beta, e todos que estão indisponíveis já estão comprometidos com muitos usuários. Nós trabalhamos sempre para ter os melhores betas disponíveis para todo mundo, mas o serviço ainda é novo e precisa de reajustes.


13. Posso convidar um beta reader a olhar somente a parte gramatical da minha história?

R.: Não recomendamos. Para ajustar a gramática do seu texto, existem vários corretores sintáticos e ortográficos espalhados pela web. Um beta reader pode fazer muito mais pela sua história. No entanto, nada te impede de tentar, mas é bom deixar esse ponto claro desde o início para não haver mal-entendidos, haja vista que o trabalho primordial do beta reader NÃO é revisar gramaticalmente uma história.


14. Como encontrar um beta reader?

R.: Consultando a seguinte página: http://fanfiction.com.br/pagina/31/Solicite_seu_beta/


15. Como contactar um beta reader?

R.: Por MP no Nyah. E seguindo os requisitos colocados na página http://fanfiction.com.br/pagina/31/Solicite_seu_beta/. 

16. Eu posso contactar um beta através do contato do blog ou do ask.fm?

R.: NÃO. Apenas por MP no NYAH, porque sua solicitação já vai direto para o beta que você procurou. Qualquer solicitação de beta reader feita através do ask ou do blog será totalmente ignorada.


17. Se eu mandei a mensagem certinha para o beta, vi que ele beta meu fandom e minha categoria, ele é obrigado a aceitar minha fanfic?

R.: Não. Exatamente por isso pedimos uma mensagem detalhada para facilitar a resposta do beta para você. O beta fará uma avaliação da sua fanfic, verá se beta os gêneros, fandom etc aos quais sua fanfic pertence, antes de ver se pode ou não betar sua história. Alguns betas têm uma exigência maior em certos aspectos, outros betas têm menos. Tudo isso conta.


18. Tenho uma fanfic que queria muito que fosse betada, mas ainda não a postei no Nyah, postarei em breve. Posso requisitar um beta? Como fazer isso?

R.: Nesse caso, é interessante você colocar todos os dados pedidos, mas, em lugar de colocar o link da fanfic, mandar um trecho dela ou mesmo o primeiro capítulo. Isso facilita muito a resposta do beta. Nesse caso em específico, no entanto, o beta poderá te acompanhar por 5 capítulos ou 10.000 palavras, o que vier primeiro. Depois disso é necessário que você comece a postar sua história no NYAH!


19. O beta criticou minha história inteira, o que eu faço? Posso mandá-lo para o inferno?

R.: Bom, se o beta criticou sua história inteira, significa que ele está fazendo bem o trabalho dele. Elogiar sua história e dizer que tudo está perfeito, convenhamos que não ajuda muito, não é verdade? Mas é bom ter em conta, de todas as maneiras, que o beta não quer que você concorde com tudo o que ele diga, mas que discuta os pontos que ele apontou. Ninguém detém a verdade absoluta. Contudo, discussões construtivas nos ajudam a perceber coisas que não tínhamos percebido. Repare bem que se o beta criticou sua história, ele criticou sua escrita e não sua pessoa, então não é nada pessoal. Não há motivos para ficar chateado, mas para ver nisso uma oportunidade de melhora.


20. E se o beta me ofendeu de verdade? Disse que eu nunca serei um bom escritor ou que eu devia voltar para o jardim de infância?

R.: Comunique-nos imediatamente que ele será expulso. Como dissemos na pergunta 19, criticar a escrita é uma coisa, criticar a pessoa é outra totalmente diferente! Ofensas pessoais são inaceitáveis na Liga!


21. O que diferencia a grosseria da sinceridade de um beta, quero dizer, quando posso considerar que ele está sendo mal educado e não criticando minha fic?

R.: Quando o beta fizer as críticas ao seu texto, podendo dizer coisas como "clichê", "sua personagem parece pouco profunda", "a história está rasa", o beta está falando do texto. Agora, quando ele começa a dizer que "você é mau escritor", que "você não sabe diferenciar A de B", que "você nunca deveria escrever", aí é pura grosseria, porque o beta já está falando de você e não da sua história, e isso não pode ser tolerado. Mande imediatamente uma mensagem à Lady Salieri ou ao Edgar Varenberg com um print screen da mensagem ofensiva, informe o nome do beta que ele será imediatamente desligado, sem conversa.


22. Eu posso ter mais de um beta acompanhando a minha história?

R.: Depende. Você pode ter um beta da Liga e outro de fora da Liga (ou varios de fora da Liga), mas não pode ter dois betas da Liga acompanhando a mesma história. É por questão de disponibilidade mesmo, para que possamos atender um número maior de autores.


23. Qual é o número máximo de betas que eu posso ter acompanhando a minha história?

R.: Vide pergunta 22. 


24. Posso trocar de beta por qualquer razão?

R.: Sim, mas, por favor, seja civilizado e avise o beta que você não precisa mais dos serviços dele. A gente não se ofende com isso. No caso de você não o avisar e escolher outro, nós te incluiremos no "arquivo morto" e muito dificilmente um beta da liga acompanhará de novo a sua história. Na Liga, todas as fics, todos os betas e todos os autores são devidamente reportados em relatórios específicos, então todos sabemos da existência de todos.


25. O que é "arquivo morto"? Como eu sei se faço parte dele?

R.: Arquivo morto é um relatório da Liga para onde vão todos os autores cuja relação com o beta foi problemática ou autores que feriram as diretrizes da Liga de algum modo (como ter uma história betada e não publicá-la no Nyah, por exemplo). Você saberá se conforma parte dela quando seu beta te avisar que não vai mais acompanhar sua história, explicar os motivos e avisar que você agora conforma parte do arquivo.


26. Se eu fui para o arquivo morto, ninguém nunca mais vai betar minha fic?

R.: Não diremos ninguém, nem nunca mais, apenas diremos que suas chances diminuem muito depois disso.


27. Eu sou mandado para o arquivo morto, assim, sem conversa?

R.: Depende. Se foi um caso de relação problemática, nós fazemos uma longa reunião com todos os betas e discutimos muito o caso antes de colocar alguém ali. De todas as formas, o arquivo morto é uma coisa que a gente sempre evita, portanto, se o caso foi para lá é porque foi realmente grave. Agora, se você não publicou uma história betada, vai diretinho, sem conversa. 


28. Eu tenho que aceitar tudo o que o beta fala para eu mudar na história?

R.: De jeito nenhum. Você tem de defender os pontos que acha importantes para sua história, ela é sua. Mas, por outro lado, não levar em conta nenhum conselho do beta, nem discuti-los, também é inaceitável, porque, se for assim, convenhamos que você não precisa de um beta, certo? Você está seguro sobre tudo o que está escrevendo e, de acordo com sua visão, você não tem pontos fracos. Dessa forma, nossa ajuda é inútil.


29. O beta que eu escolho é meu "pra sempre"? Eu posso desaparecer e depois voltar e ele vai estar me esperando?

R.: Não. De acordo com os deveres do autor, quando você se compromete a ter a história betada, você se compromete também a ser um autor ativo no Nyah. Desse modo, é necessário que um capítulo seja publicado pelo menos a cada 3 meses, de modo a manter a relação beta x autor. Se você começar a sumir, não responder contato, não atualizar sua história. Tudo isso dará margem para que o processo de betagem seja rompido. Mas tudo isso é avisado pelo beta, ele não pode simplesmente romper a betagem porque deu na cabeça dele. 



30. Gente, meu beta é muito ruim, ele não corrige meus textos, mas piora minhas ideias, o que eu faço?

R.: Mande uma mensagem para a Lady Salieri ou um e-mail para a Liga dos Betas que o beta poderá ser excluído da Liga por isso.



♥♦♣♠




SEÇÃO: QUERO SER UM BETA READER




31. Se eu quiser ser beta reader, eu vou receber por esse trabalho?

R: Não. O serviço prestado é totalmente voluntário. Inclusive, sempre que alguém fora do Nyah! Fanfiction solicitar o serviço, deve-se aconselhar a pessoa a fazer um cadastro e publicar sua história no portal. Obviamente, se houver algum trabalho exterior ao Nyah! Fanfiction, o preço é diretamente acordado contigo e o site não tem nada a ver nem com o trabalho, nem com o pagamento/recebimento.

OBS: NO ENTANTO, NÃO SE DEVE ENVOLVER ESSA SEÇÃO EM NENHUM TIPO DE ACORDO OU TRANSAÇÃO COMERCIAL. NÃO SE DEVE APROVEITAR DESTA SEÇÃO PARA DIVULGAR SEU TRABALHO COMO REVISOR. PROPAGANDAS/DIVULGAÇÕES DESSE TIPO ESTÃO PROIBIDAS NA SEÇÃO E PARA A SEÇÃO. O MEMBRO QUE AS FIZER SERÁ IMEDIATAMENTE EXPULSO SEM AVISO PRÉVIO.


32. Eu posso ser membro da Liga para betar minha própria fanfic?

R.: Não, isso não tem razão nenhuma de ser. Até porque é impossível betar a própria fanfic.


33. Vocês, dentro da Liga, ensinam técnicas especiais de betagem, de crítica literária e revisão textual para os membros que não ensinam para as demais pessoas?

R.: Não. Tudo o que os membros da liga “ensinam” está no blog, na página do facebook e nas aulas de português, fora isso não há nada. O foco na Liga dos betas é a prestação de serviços, e todo ensinamento que você tiver proverá da sua experiência como beta e do compartilhamento de experiências dos demais membros. Nós não ensinamos ninguém a ser beta reader.


34. Como eu aprendo, então, a ser beta na Liga?

R.: Você não aprende a ser beta na Liga, você beta fanfics e adquire experiência. Você compartilha sua experiência com os demais betas, eles compartilham as experiências deles com você e é assim que todos aprendemos.


35. Quando as inscrições do processo seletivo para beta são abertas?

R.: No início das páginas "Seja um beta reader" e "Acompanhe o processo de seleção" estão fixadas as datas de todos os processos seletivos do ano vigente. 


36. Por que vocês ignoraram a minha inscrição?

R.: Provavelmente, por dois motivos:
1. Você se inscreveu fora da época;
2. Você não seguiu o formato de inscrição.


37. Não fui aprovado, posso tentar fazer o teste de novo?

R.: Sim. Você pode tentar o teste quantas vezes quiser.


38. Se eu mandar uma inscrição depois do período estipulado, minha inscrição vai valer para o próximo mês?

R.: Não, ela apenas será ignorada. Para sua inscrição valer, ela tem de ser feita no período certo. Até porque, todo mês, tanto o teste a ser criticado como a própria estrutura do processo pode estar passível de mudança.


39. Esqueci-me de mandar algum dado importante na hora de me inscrever, o que eu faço?

R.: Se estiver dentro do prazo de inscrições, responda à mesma MP com os dados que faltam.


40. Esqueci-me de mandar algum dado importante na hora de me inscrever, mas só vi isso depois do período das inscrições, o que eu faço?

R.: Sua inscrição será ignorada, volte a tentar no seguinte processo.


41. Perdi o tempo de enviar o teste porque estava sem internet, e agora?

R.: Sua inscrição será ignorada. Espere o próximo período de inscrições e volte a se inscrever no seguinte processo.


42. Como é o teste?

R.: Você pode conhecer o processo clicando AQUI.


43. Mandei meu teste às 00 h 01 do dia seguinte ao dia estipulado, vocês podem aceitá-lo?

R.: Não. Volte a se inscrever no seguinte processo.


44. Eu não passei, e não sei por quê... Posso pedir um feedback da minha avaliação?

R.: Estamos tentando colocar o feedback disponível para todos, mas caso você queira algo mais detalhado, pode conversar com os responsáveis pela seleção: Lady Salieri e Edgar Varenberg.


** Atualizado em: 21/09/2017