Guia básico para encontrar um beta


O manual da Tia Kori Hime para aqueles que desejam encontrar o beta dos sonhos

Nome grande para um manual grande



Por: Kori Hime


Avisos Importantes:


1. Este manual irá ajudá-lo encontrar o beta de seus sonhos. Entretanto, esse processo pode ser longo, árduo e cansativo;

2. Aos preguiçosos, deixem de preguiça;

3. Aqueles que seguem ao pé da letra a seguinte frase “escrevo por diversão, não sou profissional” repense sua vida inteira. Todos precisamos escrever bem. (Sim, até mesmo quem não é profissional. Pasmem!)

♥♦♣♠




Breve inicio



Encontrar um beta não é tarefa fácil. E, acredite, ser beta também não é. Os dois precisam se entender. Ter sintonia, é que nem um namoro. Vai ter briga, DR, choradeira, momentos felizes, momentos tensos. Vocês vão criar um vínculo profissional.

Até vocês dois conseguirem essa sintonia, antes de mais nada, precisam se conhecer.

Para chegar ao beta dos seus sonhos, é capaz de você encontrar muitos outros no caminho. Por isso eu disse: é que nem namoro.

Antes de continuar, vou descrever algumas situações hipotéticas, respondidas pela Anne_L, moderadora do Nyah! Fanfiction, beta reader da Liga dos betas, cantora, compositora, escritora, e futura engenheira. Ufa!


Primeira situação: Eu ainda não escrevi a minha história, mas tenho uma ideia MUITO boa. Tenho tudo em mente, mas na hora de escrever, bloqueio total. Preciso de alguém que leia minhas ideias (sempre anote as suas ideias, por mais bobas que sejam) e, a partir dessas ideias, eu queria que essa pessoa me dissesse se a história ficaria boa. Como um beta pode me ajudar?


Anne_L: Um beta poderia dar algumas sugestões ou, se for da Liga, indicar alguns textos no blog da Liga ou fora, mas ajudar literalmente a começar não é bem trabalho de beta, é de coautor (alguém que escreve a história com o autor, outro autor).


Segunda situação: Eu escrevi uma história, mas não sei se ela está boa. Tenho receio de postá-la no Nyah! Fanfiction e as pessoas não gostarem. Gostaria de saber como um beta pode me ajudar.

Anne_L: Um beta não é bem um “leitor amigo”. Ele leria a história e faria uma crítica a respeito, que poderia ser boa ou ruim.


Terceira situação: Eu já escrevi minha história, aliás, ela foi postada no Nyah! Fanfiction, no entanto, estou em dúvida quanto ao final. Perdi o fio da meada, deixei o bonde passar. O clima escapou, como um beta pode me ajudar?


Anne_L: De novo, o beta pode dar sugestões de acordo com o que veio antes na história, mas quem escreve é o autor.


Quarta situação: Tenho uma história concluída e já postada no site. Mas ultimamente eu venho pensando em reescrevê-la, porque eu acho que, na época que eu escrevi a história, não a fiz exatamente como eu queria. Como um beta pode me ajudar nessa situação?


Anne_L: Aí depende. Se o beta ler a versão original, pode fazer uma crítica neutra a respeito, boa ou ruim, e, se o autor quiser, talvez sugerir algumas formas de melhorar. Se for depois de reescrita, ele corrigiria eventuais erros e faria a crítica.


Quinta situação: Minha história está concluída, eu preciso de um beta, entretanto, não vou postar no site Nyah! Fanfiction. Algum beta, da Liga dos Betas, pode me auxiliar?


Anne_L: Não. Os betas da Liga dos Betas trabalham apenas com histórias postadas ou que serão postadas no Nyah! Fanfiction.


Sexta situação: Eu tenho uma história, mas escrevo muito mal, queria ajuda de alguém para escrever comigo. O beta pode me ajudar?

Anne_L: Não. O beta pode auxiliar o autor com sugestões, críticas e corrigir os erros, mas ele não escreve a história. Quem faz isso é um coautor.


♥♦♣♠



Procurando um beta na Liga dos Betas



Antes de prosseguir, você precisa ler. Sim, ler. Não diga que está com preguiça; não faz sentido, já que você se cadastrou em um site de histórias! A leitura é o foco principal.


1. Leia com atenção a página Solicite seu beta.

2. Leia com atenção a página deveres do escritor e do beta reader.


Observação: Não, você não precisa decorar os textos de regras do site, é por isso que os links ficam disponíveis para que todos possam tirar suas dúvidas. E o suporte também, estamos lá para tirar dúvidas.


EU QUERO UM BETA, POR FAVOR, VAMOS PARA O QUE INTERESSA!



Paciência, pequeno gafanhoto, paciência.



Pergunta: Li tudo o que foi solicitado. Já compreendi quais são meus direitos e deveres como autor. E agora o que eu faço? Como acho meu beta?


Agora que já sabe como funciona o trabalho de um beta, precisa encontrar o beta que se encaixa no perfil da história que você escreveu (ou está escrevendo).


A lista de betas é classificada assim:



1. Disponíveis (Verde): Aqueles que estão disponíveis para betar histórias pequenas ou longas, dentro de sua descrição de exigências.

2. Disponíveis apenas para One-Shots (Azul): Aqueles que estão disponíveis apenas para histórias de 01 capítulo, desde que a história esteja dentro de suas exigências descritas.

3. Indisponíveis (Vermelho): São aqueles que já atingiram o limite máximo de fanfics para betar, ou estão ausentes temporariamente por motivos pessoais.


Pergunta: Ah! Então eu tenho que ir lá na lista e achar alguém pra enviar meu texto?


Resposta: Calma lá, campeão! Estamos apenas no início do processo.


Pergunta: Mas eu já estou cansada, não tem um jeito mais rápido?


Resposta: Não.


Pergunta: Então deixa para lá, vou ficar assim mesmo.


Resposta: Você sabe quem foi Thomas Edison? Ele disse: "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo para vencer é tentar mais uma vez". Você vai desistir, pequeno gafanhoto?


Continuando...



Você vai precisar ler mais um pouco (AHH! Não!). Sim, vai ler.


Para encontrar o beta dos seus sonhos, os esforços valem a pena. E ler não é tão ruim assim, por favor, que mundo é esse de gente preguiçosa que não gosta de ler? Os homens evoluíram todos esses anos para que a futura geração volte a desenhar nas cavernas?


4. Na lista, cada beta dá as informações iniciais sobre o que ele gosta e não gosta.


Vamos pegar, por exemplo, o perfil da moderadora Anne_L (Minha beta, beijos)


ESSE PRINT É APENAS UM EXEMPLO DE PERFIL, ELE PODE SER EDITADO PELO BETA A QUALQUER MOMENTO


O que você deve olhar?


Tudo. Tudo, tudo mesmo. Seja um bom Stalker, como eu sou.


Anne (assim como todos os betas) faz uma breve apresentação sobre seu trabalho. Marca os pontos forte e fracos, a preferência de categoria que beta e também o que não beta. (Você não pode se sentir ofendido por ela não betar a categoria X, talvez seja apenas porque ela não leu/assistiu sobre o que você escreve.) E também os gêneros que ela não beta de jeito nenhum.


Mas no final ela diz: Qualquer coisa é só entrar em contato via MP.


Gostei da Anne_L, quero tentar a sorte. E agora?


Supondo que eu tenho uma história da categoria Crepúsculo (ela falou que podemos conversar, não disse que Não definitivamente). Na minha história, Bella é vítima de um estupro (Gênero que ela NÃO beta), porém, eu não descrevi o ato em si. A história se passa depois do ocorrido. Será que a Anne_L betaria minha fic?


Olha ai uma dúvida cruel. Como vou saber a resposta?


Entrando em contato com a Anne_L. É claro que existem outros que também betam essa categoria na lista (sugiro que leia a lista toda antes de enviar a primeira MP), vamos supor que eu já li tudo (o que eu realmente fiz; sempre que entram novos Betas, eu vou lá conhecê-los).


Vamos tentar a sorte. Mas, veja, Anne_L só está disponível para One-Shots, significa que: se a sua história tem mais de um capítulo, ela não poderá ser útil no momento.


Por coincidência, a minha história é de apenas um capítulo (grande, mas é). Então, eu vou continuar. Caso contrário, eu procuraria o próximo. Simples assim.

♥♦♣♠

O primeiro contato: Enviando uma Mensagem Privada



Lembra-se da página Solicite seu beta? Lá, informa como entrar em contato com o beta. Veja um dos avisos importantes:


Especifique o máximo de informaçõespossíveis, assim como seus dados principais, ou seja, seu link, as categorias às quais pertencem, os gêneros e os avisos. Isso facilita muito mesmo as respostas. Os betas não são leitores comuns, precisam saber todos os detalhes, inclusive o final.

♥♦♣♠

Compondo sua mensagem privada



Aqui vai um exemplo do primeiro contato autor x beta

.


Espere até uma semana para que o beta retorne o contato. Não saia procurando mil betas a esmo ou fique chateado porque a resposta não veio imediatamente. Lembre-se de que o nosso trabalho é voluntário e conciliado com provas, com faculdade, com trabalho formal, etc.


“Eu quero postar logo, vou surtar aqui!”


Eu poderia citar aqui várias frases como: O mundo foi feito em 7 dias.


Mas eu não acredito nessa teoria, vamos à realidade: se você realmente está interessado em ajuda, espere a resposta. Todo mundo tem suas obrigações, ninguém vai ficar 24 horas disponível exclusivamente para você.

♥♦♣♠

A resposta do beta



Anne_L respondeu. Dependendo da resposta, vamos dar continuidade à conversa ou então passaremos para o plano B (encontrar outro beta).


Viva! Ela aceitou betar a história e estipulou os prazos para entrega do material. Concordando com as exigências estipuladas, eu envio outra mensagem com mais informações e aguardo.
É claro que a vida nos prega peças.


Sabendo que o caminho para achar o beta dos sonhos é árduo, nós temos que aceitar quando ocorrem pequenos contratempos.


Encontrei uma pedra no meio do caminho


— Anne_L entrou em contato comigo, dizendo está com problemas pessoais e o prazo para a entrega será estendido umas três semanas, ou até mais.


E agora? Você pode tomar duas decisões:


— Continuar aguardando pacientemente até ela ter disponibilidade;


— Procura por outro beta na lista.


Decidi procurar outro beta. Volto à lista. Leio o perfil de todos os disponíveis novamente (porque podem mudar a qualquer momento) até encontrar alguém que poderá me auxiliar.


Achei outra pessoa que se encaixa. Vamos ver o perfil dela:



ESSE PRINT É APENAS UM EXEMPLO DE PERFIL, ELE PODE SER EDITADO PELO BETA A QUALQUER MOMENTO


Depois de stalkear a Annye (hehe, a parte mais legal) vou entrar em contato, contando não somente sobre a minha história, mas também o que aconteceu com minha antiga beta, Anne_L, que ficou indisponível por motivos pessoais, e agora eu preciso de alguém para me ajudar. Você precisa dar todas as informações necessárias para essa nova beta. E aguarde a resposta dela:


Infelizmente, eu acabei enviando a mensagem na mesma hora que a Annye ficou indisponível para betagem. Esses contratempos podem acontecer. Aqui você pode já estar cansado, mas lembre-se do que foi dito, é uma tarefa árdua. Um processo que requer tempo e paciência.


“Eu já teria postado a história e ganhado um monte de review nesse tempo todo.”


Oh! Sim, poderia. Mas o que estamos tratando aqui não é somente isso. Vai além de uma correção ortográfica ou comentários.


“Mas eu não estou aqui para escrever um livro, é somente uma fanfic.”


Livro, fanfic, manual, guia, post de blog, avisos ou cartazes de protesto. Independentemente do que seja, a qualidade do texto e o respeito com o seu leitor, devem ser levados em consideração. Infelizmente o nosso amado idioma tem sofrido bullying. Vamos acabar com o bullying contra o Português.


Eu não desisti ainda, continuei procurando um beta para me auxiliar. Mas quase ninguém beta a categoria/gênero de que eu estou precisando. E então achei uma pessoa que pode me ajudar:



ESSE PRINT É APENAS UM EXEMPLO DE PERFIL, ELE PODE SER EDITADO PELO BETA A QUALQUER MOMENTO


A FranHyuuga não disse que Não beta a categoria, ela apenas especificou que ela betaria Universo Alternativo. Perfeito, vou mandar a mensagem.



A resposta chegou e eu posso comemorar, ela aceitou betar:


Depois do prazo estipulado pelo beta via mensagem privada, e muitos emails trocado com várias informações, não houve nenhum contratempo nesse período, recebi o email da história. Antes de sair correndo para postar, é preciso ainda fazer uma última revisão e então, se tudo estiver certo, postar no site.


O beta me ajuda a escrever uma sinopse?


Ele não vai escrever a sinopse para você, mas pode te auxliar na sinopse que você escreveu.

♥♦♣♠

Conclusão



“Então você está dizendo que a FranHyuuga é o beta dos seu sonhos?”


Nós trabalhamos juntas e ela me ajudou bastante com o desenvolvimento da minha história. Até escrevi uma continuação onde a Bella se casa com o Edward e eles têm uma filha. Mas, quando entrei em contato com a FranHyuuga, ela estava indisponível porque vai viajar de férias.


Decidi então voltar a lista de betas. Procurei por minhas opções anteriores: Anne_L e Annye.


Por sorte, Anne_L está de volta e sua disponibilização para betar é livre. E a minha história atual tem 05 capítulos, mas só escrevi 01.


O que eu devo fazer?

Enviar uma Mensagem Privada com todas as informações dessa nova história, como foi feito com todos os contatos. Nesse caso, você não tem a história completa, disse que serão 05 capítulos.


“Espera, espera. Então a Anne_L é o beta dos seus sonhos?”


Neste momento em que ela está trabalhando comigo na nova história, sim. Como foi com a Fran. E mesmo que ela fique indisponível novamente, seu trabalho e sua atenção são de grande ajuda.


“Kori Hime você está querendo dizer que não existe apenas 01 beta dos sonhos?”


Espertinho.


Existe uma lista (que aumenta a cada mês) de pessoas interessadas em te ajudar. Eles se esforçam ao máximo para oferecer um bom atendimento. O beta dos sonhos só é possível quando o autor também faz sua parte. Nesse processo, você poderá conhecer muitas pessoas com críticas diferentes, até porque ninguém é igual a ninguém, e é por isso que o beta dos seus sonhos pode ser diferente a cada nova história que você escrever.


“Me sinto ludibriado. Achei que você daria a fórmula secreta.”


Não posso fazer isso, pequeno gafanhoto. Eu, Kori Hime, também tenho minhas dificuldades para achar o beta certo. Mas depois de um tempo nessa estrada, tenho meus planos A, B, C, D...


Sabendo o ponto forte e fraco deles, eu sempre peço para a pessoa certa betar a história mais adaqueada. Principalmente quando tem domínio do que estou escrevendo.


Minha humilde tabela pessoal para servir de exemplo:


Anne_L
Originais, séries, livros, filmes... (Domina) (Yaoi)


Nyuu_d
Animes (Bleach, One Piece, Prince of Tennis) (Yaoi/Yuri)


Kisa
Séries (House M.D., Teen Wolf,...) (domina) (Yaoi/Hétero)


Eileen
Livros (Percy Jackson) (domina) (Yaoi/Hétero)


Nath ou Vall
Anime (Fairy Tail) (dominam mais que eu) (Hétero)


Arth
Contos de terror, suspense (mestre) (Tudo)

Esse foi um exemplo básico do meu filtro de betas.


“Tia Kori Hime, você usa 07 pessoas para betar uma história?”


Não, né? Eu classifico meus betas como Categoria e Gêneros que dominam, quando começo a escrever uma história, já tenho em mente quem pode me auxiliar, mas isso porque eu já conheço muitas pessoas (não citei todos na lista).
E se alguém não estiver disponível naquele momento, pulo para o plano B, C, D...


— Como escritora, prezo muito aquilo que meu beta vai falar. Quero críticas construtívas e verdadeiras. Eu já tenho um vínculo com essas pessoas que citei acima, eu confio no que eles me dizem.


Vocês também podem, mas como eu disse, é um caminho longo, árduo, mas gratificante.

Eu escrevo fanfics desde 2007, mas antes disso já escrevia história. Estou com 29 anos e ainda tenho muito para aprender. Escrever não é somente um dom, eu acredito que seja prática. Você melhora com o tempo, esforço e treinamento. E quando eu falo que todos precisam de um beta, digo todos mesmo.


“Eu ainda tenho dúvidas”


Não tenha vergonha disso. O melhor a fazer quando se tem dúvidas, é perguntar. Não existem dúvidas bobas, ruim mesmo é viver com elas. Por isso estamos disponíveis para esclarecer suas dúvidas.


Links Importantes para enventuais esclarecimentos:

Blog Liga dos Betas

F.A.Q. Liga dos Betas

Ask.fm da Liga dos Betas

Aulas de Português do Nyah! Fanfiction

O que é um Beta Reader?


♥♦♣♠

Notas Finais da Tia Kori



- Agradeço a colaboração da Anne, Annye e Fran.


- Não houve nenhum tratamento especial (já que sou moderadora do site), enviei as mensagens e fui respondidacomo qualquer outra pessoa. O tratamento é igual. E caso ocorra algum desentendimento,envie uma MP paraLady Salieri,com um print da mensageme com o nome do beta. Isso serve também para o usuário que destratar um beta.


- Todo esse trabalho é para servir e ajudar a todos no site.


- Se você quer ser um beta, verifique a página Seja um leitor beta.


- Se alguém quiser o link da minha ficha de exemplo, o link da versão maior esta aqui: http://i.imgur.com/lq40pIW.jpg
(Quanto mais detalhes melhor)


- Ufa, falei (digitei) bastante. Espero que tenha sido proveitoso para você. Eu sei que pode ocorrer X situações ao qual eu não detalhei, mas já dei metade do trabalho mastigado, agora é sua vez de trabalhar.


Kori Hime