O que é um beta reader?





1. O que é "beta reader"

Em linhas gerais, um beta reader (ou leitor beta) é aquele que avalia o trabalho do autor antes de ele ser "lançado ao mundo", ou seja, publicado. É uma espécie de leitor teste, que pode ajudar a analisar se determinada história "está pronta" ou se ela ainda precisa de alguns ajustes. E isso não apenas no aspecto gramatical, mas também no que diz respeito à redação, à estética, à construção do enredo, das personagens etc.

Paralelamente ao termo beta reader, há outro termo que é também muito importante para nós, da Liga dos Betas: o critique partner (ou parceiro crítico). Seu trabalho, mais refinado que o do beta (que normalmente pega uma fanfic pronta para ler) é acompanhar o escritor em todo o seu processo de composição da história, discutir com ele todos os pormenores do texto, dando um feedback honesto, motivando o autor a chegar mais longe ao mesmo tempo em que "lhe puxa a orelha" em certas situações.

Como no Nyah as fanfics são publicadas capítulo a capítulo, muitas vezes o trabalho na Liga dos betas se torna mais o de um critique partner que de um beta reader. Ainda assim, decidimos ser chamados de betas, porque além de não haver um limite claro entre um trabalho e outro, esse termo é bem mais popular no mundo das fanfic.



2. O que um beta reader (da Liga dos Betas) faz e o que ele não faz


a. Um beta reader não olha apenas a parte gramatical da sua história, ele aponta as falhas no enredo, na composição das personagens, no cenário, progressão da história, na coesão das frases, na coerência dos fatos, etc.

b. Um beta reader não é um leitor comum, por isso ele precisa saber de todos os pormenores da sua história, todas as surpresas, o final... simplesmente, TUDO o que você tem planejado para o seu texto.

c. Um beta reader NÃO te ajuda a escrever a história, não é um COAUTOR, ele aponta as falhas, pode até apontar caminhos, mas quem tem de encontrar as soluções é você.

d. Um beta reader NÃO edita a sua história para você, nem conserta erros, ele APONTA os erros e sugere as correções, quem os conserta é você.



3. Por que ter um beta reader?

Quando lemos as histórias de desconhecidos, ou mesmo dos nossos colegas, temos sobre elas uma visão objetiva que não temos a respeito de nossas próprias histórias, com as quais estamos profundamente envolvidos, por mais críticos que sejamos. Dessa maneira, um beta reader, como um leitor "de fora", estará mais capacitado a ver algumas inconsistências que nos passam despercebidas, como:

a. Criarmos uma expectativa no leitor com a história que não desenvolvemos propriamente;

b. Escrevermos de uma maneira que faça sentido para nós, por termos determinada imagem na cabeça, mas não para quem está lendo;

c. Deixarmos partes importantes pela metade, porque sabemos o que elas significam;

d. Não desenvolvermos adequadamente uma personagem, porque estamos acostumados com ela;

e. Repetirmos algumas palavras ou termos, que podem deixar o texto cansativo;

f. Utilizarmos cenas clichê sem querer ou perceber;

g. Fazermos algo muito legal na história, mas que acaba ficando em segundo plano.



4. Como encontrar um beta reader (da Liga dos betas) que vá me ajudar ao invés de me atrapalhar?


1. Tenha certo na sua cabeça o gênero e categoria da sua história: não é só porque é um trabalho voluntário que muitos betas da Liga têm preferências, mas porque cada um se sente mais confortável, e tem mais experiência de leitura, em determinada "área". Isso significa que o betatem mais habilidades para identificar as falhas certas na sua história, além de entender com mais facilidade o que você está escrevendo e porque o está fazendo de determinada maneira.


2. Procure uma pessoa com a qual você se identifique: isso vai te ajudar a se sentir mais seguro na hora de expressar suas opiniões, e saber que o seu beta as entenderá e te ajudará a expressá-las da melhor maneira possível.

3. Procure um beta que faça parte do seu público-alvo: não adianta nada você mandar uma história de ação para um beta que avalia romances, porque ele estará muito mais preocupado, por exemplo, com os sentimentos das personagens que com o andamento do enredo, sendo que este é o requisito principal para uma boa história de ação, o que o público-alvo dessas histórias está buscando.

4. Tenha muita paciência e muita vontade de negociar: não é porque o beta tachou 100 vezes sua fanfic que você tem que cortar os pulsos ou aceitar as 100 marcações e escrever a fic inteira do jeito que o beta quer. Leia com calma cada comentário e discuta com ele, defenda seu ponto de vista, explique os motivos que o levaram a escrever aquilo daquela maneira... O beta e o escritor estão no "mesmo barco", não é porque o beta está lendo que ele é melhor que o escritor. Às vezes ele não entendeu determinada cena, e com o autor explicando-lhe, pode ser que ele mude de opinião.


Boa sorte na sua procura. Qualquer dúvida consulte nosso F.A.Q ou entre em contato por meio da aba contato.