Caso Elisabeth Von R. escrita por freudlicious


Capítulo 1
Capítulo 1 - Sintomas




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/787539/chapter/1

POV Elisabeth Von R:

No outono de 1892 fui examinada por um novo médico. Freud, Sigmund Freud. Eu vinha sofrendo há mais de dois anos de dores nas pernas que variavam bastante de intensidade - me cansava rapidamente ao andar e ficar de pé. O descanso diminuía a dor, mas não fazia com que ela sumisse. Por esse motivo, apesar de ser desconfortável ficar pulando de médico para médico, eu aceitei de bom grado ser examinada pelo Dr. Freud. Ele acabou se mostrando um homem muito inteligente, gentil, cuidadoso e de boa aparência. Pena que é casado, pensei.

Pov Freud:

Um médico meu conhecido pediu-me que examinasse Elisabeth. Depois de conversar com ela, percebi que ela era uma moça inteligente, e de opiniões fortes que nem sempre se expressava da maneira que era esperada de uma mulher, apesar disso ela era muito amável, tinha senso de humor e demonstrava ter muita consideração com as pessoas próximas, além de ter um senso moral aguçado.

O foco da dor de Elisabeth era em uma área grande e mal definida da superfície anterior da coxa direita. Era daí que as dores irradiavam com mais frequência, e onde atingiam maior intensidade. Na região de irradiação das dores, a pele e os músculos eram particularmente sensíveis à pressão e beliscões (apesar que ela era meio indiferente a picadas de agulha nessa mesma área). Toda a extensão das duas pernas estava bastante sensível a dor. Sendo que os músculos eram mais sensíveis a dor do que a pele, e as coxas eram as partes mais sensíveis nas pernas. Ela tinha boa força motora nas pernas, e reflexos na média. Andava com a parte superior do corpo inclinada para frente, mas não usava nenhum apoio.

A princípio não havia nenhuma indicação habitual de que o caso de Elisabeth era de neurose (histeria é uma neurose;), mas meu amigo me disse que conhecia um pouco Elizabeth e sua família, e nos últimos anos ela teve muitas tristezas e poucas felicidades. O pai dela havia morrido, e ela foi sua cuidadora durante todo o processo de tratamento, a mãe teve que se submeter a uma cirurgia nos olhos, sua primeira irmã casou-se com um homem sem consideração que atrapalhara seus planos de recuperar a felicidade de sua família, e sua segunda irmã morrera tragicamente de uma doença cardíaca enquanto esperava seu segundo filho.  


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Inicialmente a equipe shippava o Freud com a Elisabeth, mas aí descobrimos que na época ele era casado ╥﹏╥. Então não, este ship não está sailing!



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Caso Elisabeth Von R." morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.