Tome Tenência, Rapaz escrita por ArnaldoBBMarques


Capítulo 15
Garoto Bom




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/784548/chapter/15

Depois de ajudar a recolher o gado no curral, Caíque deixou-se ficar de papo com os peões. Ficou impressionado de ver como tinha assunto com aquele pessoal, tantas coisas já havia aprendido naqueles meses na fazenda de tia Rita, e como estava gostando daquilo. Não tinha pressa, o tempo lá passava a um ritmo próprio. Aproveitou para comentar com seu Caetano uma coisa que tinha reparado.

— Eu estou notando que uns novilhos estão com umas bolhas no focinho, parecem umas afitas.

Seu Caetano meneou a cabeça antes de responder.

— Isso dá muito, mas vai e vem. Não liga não!

Mas Caíque andava bolado com aquilo, e abordou o assunto com tia Rita, que de início também não deu importância. Mas quando ele começou a descrever como os animais que exibiam aqueles sinais ficavam magros e tinham um andar claudicante, a tia ficou preocupada.

— Será a aftosa que voltou? Mas já estava erradicada por aqui! Vou chamar o veterinário.

Quando o veterinário chegou, Caíque de pronto sentiu uma empatia por ele. Permaneceu ao lado do doutor enquanto ele examinava o gado, dando informações precisas sobre quais animais pareciam doentes, e ouvindo muitas explicações que o deixavam interessado. O veterinário, por fim, confirmou que se tratava de febre aftosa, e distribui medicamentos e vacinas.

— Foi bom a senhora ter descoberto logo! - Disse o veterinário a tia Rita - Está começando uma nova epidemia na região, e quanto mais rápido os fazendeiros aqui começarem a vacinação, melhor!

— Foi esse garoto aqui que descobriu - Disse a tia, orgulhosa, colocando as mãos no ombro de Caíque - Garoto bom!

Caíque foi dar uma volta na cidade, e passou como de costume na pensão de tia Judite. Teve a impressão de que todos lá o olhavam com certa admiração, e lembrou-se das palavras da tia: garoto bom. Sua reputação estava decididamente melhorando entre o pessoal ali, pensou. Só faltava ter melhor sorte com a mulherada, mas agora estava decidido: entre regaterias e patricinhas, dava mais lucro ficar sozinho. Conversou animadamente com a prima Márcia, que contou-lhe de seus planos de fazer faculdade ano seguinte em uma cidade maior. Caíque subitamente lembrou-se de que uma hora precisava retomar a escola, após haver perdido aquele ano.

Ao retornar à fazenda, foi recebido na porta por tia Rita com ar de novidade.

— Tem visita para você!

Lá dentro, Caíque surpreendeu-se ao encontrar a mãe, que tinha um expressão bem alegre no rosto. Abraçou-a e beijou-a, escutando os rasgados elogios da tia, que informava o quanto ele havia melhorado desde que viera, e foi a vez da mãe desfilar as mais sinceras palavras de agradecimento a tia Rita pelo bom trabalho que fizera com ele.

Sentados no sofá, as novidades foram postas em dia. A maior delas era que a irmã mais velha estava de casamento marcado. Mas a mãe tinha planos para ele também.

— Agora depois da virada de ano você vai voltar para casa! Eu sei que você está gostando muito daqui, a sua tia já me falou, mas você precisa retomar a escola! E está todo o mundo com saudade de você...

Caíque sorriu, mas não disse nada. Por sua vontade, ficaria mais tempo ali, mas sabia que o dia da volta chegaria inevitavelmente. Ficou meio taciturno escutando a conversa da mãe com a tia, e soube de mais uma novidade: estava quase certo que a prima Márcia ficaria hospedada na casa dele para fazer faculdade.

— Vai ficar no quarto da Lucinha, que vai ficar vago depois que ela casar, para mim está muito bom!

Saber daquilo deixou Caíque mais animado. A amizade que ele tinha com a prima Márcia fora mais uma coisa que ele descobrira em sua temporada ali.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Tome Tenência, Rapaz" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.